A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Daniel Pereira dos Santos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Daniel Pereira dos Santos"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Daniel Pereira dos Santos
PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS Daniel Pereira dos Santos

2 PROJETO TELECENTROS COMUNITÁRIOS
INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS PROJETO TELECENTROS COMUNITÁRIOS

3 HARDWARE Conjunto que representa a forma completa de interação homem, hardware e software.

4 HARDWARE Peopleware Peopleware são pessoas que trabalham diretamente, ou indiretamente, com a área de tecnologia da informação, ou mesmo com Sistema de Informação, é a parte humana que se utiliza das diversas funcionalidades do computador. People = pessoas ware = conjunto People+Ware = conjunto de pessoas

5 Chrome Windows Mozila Linux Skype Antivírus World Counter-Strike
HARDWARE Softwares Chrome Windows Mozila Linux Skype Antivírus World Counter-Strike

6 Parte Física da Máquina
HARDWARE Parte Física da Máquina Tudo aquilo que se pode tocar na Máquina, as peças que contsituem o computador.

7 HARDWARE

8 HARDWARE CPU X GABINETE Procesador Componente central do computador;
Administra e controla todos os dispositivos; Elemento que influencia diretamente no rendimento da máquina; Se mede em Mhz.

9 Unidades de medida de armazenamento
HARDWARE Unidades de medida de armazenamento

10 HARDWARE Placa Mãe é (do inglês: mainboard ou motherboard) é a parte do computador responsável por conectar e interligar todos os componentes do computador, ou seja, processador com memória RAM, disco rígido, placa gráfica, entre outros. Além de permitir o tráfego de informação, a placa também alimenta alguns periféricos com a energia elétrica que recebe da fonte do gabinete.

11 HARDWARE Hd é Disco Rígido ou Disco Duro, popularmente chamado também de HD (derivação de HDD do inglês hard disk drive) ou winchester (termo em desuso), "memória de massa" ou ainda de "memória secundária" é a parte do computador onde são armazenados os dados. O disco rígido é uma memória não-volátil, ou seja, as informações não são perdidas quando o computador é desligado, sendo considerado o principal meio de armazenamento de dados em massa. Por ser uma memória não-volátil, é um sistema necessário para se ter um meio de executar novamente programas e carregar arquivos contendo os dados inseridos anteriormente quando ligamos o computador. Nos sistemas operativos mais recentes, ele é também utilizado para expandir a memória RAM, através da gestão de memória virtual. Existem vários tipos de interfaces para discos rígidos diferentes: IDE/ATA, Serial ATA, SCSI, Fibre channel, SAS, SATA.

12 HARDWARE Memória são todos os dispositivos que permitem a um computador guardar dados, temporária ou permanentemente. Memória é um termo genérico para designar componentes de um sistema capazes de armazenar dados e programas. Memória ROM (Read Only Memory) ou memória somente de leitura. Não permite gravação. Já vem com dados armazenados de fábrica. Memória permanente (não volátil): não apaga quando se desliga o computador. Memória RAM (Ramdom Access Memory) ou memória de acesso aleatório. Permite ler e gravar dados na mesma. Memória temporária (volátil): os dados são perdidos quando se desliga o computador.

13 HARDWARE Cooler são sistemas de refrigeração à base de ar. Ele é composto por um dissipador, que é uma peça de cobre ou alumínio que faz contato com o processador, e um ventilador que gira constantemente para remover o calor excessivo da CPU. Bios em computação Basic Input/Output System (Sistema Básico de Entrada/Saída). O termo é incorretamente conhecido como Basic Integrated Operating System (Sistema Operacional Básico Integrado) ou Built In Operating System (Sistema Operacional Interno). O BIOS é um programa de computador pré-gravado em memória permanente (firmware) executado por um computador quando ligado. Ele é responsável pelo suporte básico de acesso ao hardware, bem como por iniciar a carga do sistema operacional.

14 HARDWARE Dissipador térmico é dissipador de energia térmica ou promotor de calor, mais conhecido, de forma pouco adequada por dissipador de calor, é um objeto de metal geralmente feito de cobre ou alumínio, que, pelo fenômeno da condução térmica, busca maximizar, via presença de uma maior área por onde um fluxo térmico possa ocorrer, a taxa de dissipação térmica, ou seja, de calor entre qualquer superfície com a qual esteja em contato térmico e o ambiente externo. Dissipadores térmicos têm por objetivo garantir a integridade de equipamentos que podem se danificar caso a expressiva quantidade de energia térmica gerada durante seus funcionamentos não seja deles removida e dissipada em tempo hábil. Fonte de energia do computador ou, em inglês, PSU (Power Supply Unit / Unidade de Alimentação de Energia), é responsável por converter a voltagem da energia elétrica, que chega pelas tomadas, em voltagens menores, capazes de ser suportadas pelos componentes do computador.

15 HARDWARE Estabilizadores são equipamentos eletrônicos responsáveis por corrigir a tensão da rede elétrica para fornecer aos equipamentos uma alimentação estável e segura. Eles protegem os equipamentos contra sobretensão, subtensão e transientes. Uma pequena margem de estabilizadores também possuem um filtro de linha interno. Filtro de linha é o nome que se dá, genericamente, no Brasil ao protetor contra surtos na linha da rede elétrica, em geral, destinado à proteção de computadores e eletrônicos. Fonte de alimentação ininterrupta, também conhecida pelo acrônimo UPS (sigla em inglês de uninterruptible power supply) ou No-break, é um sistema de alimentação secundário de energia elétrica que entra em ação, alimentando os dispositivos a ele ligados, quando há interrupção no fornecimento de energia primária.

16 HARDWARE Periféricos São aparelhos físicos ou placas que enviam ou recebem informação do computador, ou seja, é qualquer equipamento que esteja ligado ao computador.

17 Periféricos de Entrada Periféricos de Entrada e Saída
HARDWARE Quais são os tipos de periféricos? Periféricos de Entrada Periféricos de Saída Periféricos de Entrada e Saída

18 HARDWARE Joystick Webcam. Teclado Scanner Rato (Mouse)
Periféricos de Entrada Os periféricos de entrada transmitem a informação ao computador. Joystick Webcam. Teclado Scanner Rato (Mouse)

19 HARDWARE Teclado permite que o utilizador insirá dados através de diversas teclas, inclusive com combinações, dividi-se em três partes (Alfanúmerico, Numérico e de Funções). Mouse permite ao utilizador posicionar uma seta, através da interface gráfica dos aplicativos e executar comandos. Joystick é o periférico que serve normalmente para ser utilizado em jogos.

20 HARDWARE Escaner é um periférico de entrada, também conhecido como digitalizador de imagens. Faz a captura de imagens impressas (foto, livros, documentos) através da decodificação de reflexos gerados por impulsos luminosos. Webcan é um periférico de entrada que captura imagens estáticas e em movimento, é muito utilizada para vídeo conferências.

21 HARDWARE Periféricos de Saída
Os periféricos de saída, fazem a transmissão do computador ao usuário. Caixas de áudio Monitor Plotters Impressora Placa de vídeo

22 HARDWARE Monitor é o principal periférico de saída, exibe ao usuário as principais informações do sistema. As Impressoras são periféricos que permitem passar o trabalho feito no computador para papel ou acetatos. Hoje existem vários tipos de impressora, diferem entre si no custo, qualidade de impressão e na velocidade. As Caixas de Áudio permitem ao usuário ouvir os sons emitidos a partir do computador.

23 HARDWARE A Placa de Vídeo de um computador controla o sinal de vídeo que é enviado para o ecrã. A memória existente na placa de vídeo determina as resoluções que se têm no computador (desde que o ecrã permita) e a velocidade de refrescamento de imagem.  Uma tela (português brasileiro) ou ecrã (português europeu) (na grafia francesa écran) é uma superfície esticada, feita com tecido ou vidro, utilizada para cobrir um vão ou projetar uma imagem sem impedir a passagem de luz. Os Plotters são utilizados para efetuar impressões de mapas cartográficos, plantas arquitectónicas, e desenhos técnicos em geral. Hoje são instrumentos essenciais em qualquer stúdio de de desenho.

24 Impressora Multifuncional Leitor de cartão de memória
HARDWARE Periféricos de Entrada e Saída Estes periféricos, tanto recebem como transmitem informação ao computador. Monitor TouchScreen Impressora Multifuncional Headfones Driver e Suportes Modem Leitor de cartão de memória Placa de rede

25 HARDWARE Monitor Touch Screen é um tipo de tela sensível à pressão, dispensando assim a necessidade de outro periférico de entrada de dados, como o teclado. Driver permite a entrada ou saída de informação, através dos suportes correspondentes. Moden permite a comunicação (troca de informação) entre computadores (nos dois sentidos) através da linha telefónica.

26 HARDWARE A placa de rede é um dispositivo de hardware responsável pela comunicação entre os computadores de uma rede. Multifuncional permite a entrada ou saída de informação ao computador, através dos de escaner, impressora e Wifi integrados. Headfones permitem a comunicação entre o usuário e a máquina e outros susuários através da integração microfone e altofalantes.

27 HARDWARE O leitor de cartão de memória é um dispositivo responsável pela comunicação entre o computador e o susuário, através do armazenamento e descarregamento de informações. Roteador permite a comunicação entre computadores, através do uso de cabos de rede ou Wifi. O Pen Drive, assim como o leitor de cartão de memória é um dispositivo por armazenamento e descarregamento de informações, hoje estão cada vez menores e com maior capacidade.

28 HARDWARE SIMBORA PARA A REVISADA? Montem a máquina Processador
Placa Mãe Memórias Placas Off board Fonte Monitor Drive de CD/DVD Mouse HD Teclado

29 Então vamos responder algumas questões?
HARDWARE Entenderam? Então vamos responder algumas questões?

30 HARDWARE Qual diferença entre software e hardware?
a) Um é INTEL outro é HP b) Um é windows outro é linux c) Um é físico o outro é lógico d) Um é placa outro é fonte e) Um é lógico o outro é físico

31 HARDWARE 2. Qual item abaixo não é uma unidade de entrada?
a) Um Leitor de código de barras b) Um Microfone c) Uma Impressora d) Uma Webcam e) Um Mouse

32 HARDWARE 3. Qual item abaixo não é uma unidade de saída? a) Um Monitor
b) Um Plotter c) Uma Placa de vídeo d) Uma Impressora e) Um Headfone

33 HARDWARE 4. Qual item abaixo está dividido em ROM e RAM? a) HD
b) Gabinete c) Memória d) CPU e) Cooler

34 HARDWARE 5. Estão contidos no gabinete exceto? CPU Placa Mãe
c) Memória d) HD Externo e) Fonte

35 HARDWARE Referências Site Google Imagens. Disponível em: < Acesso em: as 8:20. Site Olhar Digital. Disponível em: < Acesso em: as 8:20. Site Tecmundo. Disponível em: < Acesso em: as 08:20. Site Wikpédia.org. Disponível em: < Acesso em: as 8:20.

36 INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS
Obrigado!


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Daniel Pereira dos Santos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google