A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Na estação própria farei descer chuva; haverá chuvas de bênçãos. As árvores do campo produzirão o seu fruto, a terra produzirá a sua safra e as ovelhas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Na estação própria farei descer chuva; haverá chuvas de bênçãos. As árvores do campo produzirão o seu fruto, a terra produzirá a sua safra e as ovelhas."— Transcrição da apresentação:

1

2 Na estação própria farei descer chuva; haverá chuvas de bênçãos. As árvores do campo produzirão o seu fruto, a terra produzirá a sua safra e as ovelhas estarão seguras na terra. Ezequiel ,27

3 E Deus viu que tudo o que havia feito era muito bom. A noite passou, e veio a manhã. Esse foi o sexto dia. Gênesis 1.31

4 A despeito de todos os problemas ambientais na terra, ela permanece no seu lugar exato onde Deus a colocou para o nosso prazer.

5 Deus criou as estações do ano para o equilíbrio do planeta, dos seres vivos e, em especial, do homem, a obra-prima da criação!

6 Deus fez tudo equilibrado e perfeito. O desequilíbrio é resultado da ação direta, inconseqüente e pecaminosa do homem, que, por sua ganância, compromete o equilíbrio da natureza.

7 Deus, em Sua Soberania, envia tanto a chuva física, para que a terra regada produza seu fruto, quanto a chuva de bençãos para a nossa vida espiritual. Esta é uma metáfora perfeita!

8 O cuidado de Deus com a Sua criação é revelado nas quatro estações...

9

10 As estações do ano são distintas em suas características, porém importantes nas suas peculiaridades.

11 As estações mostram claramente que a vida na terra depende de um ciclo equilibrado e interdependente, gerando saúde para todos os seres vivos do planeta.

12 Uma metáfora entre as estações do ano e a minha vida: OUTONO – do latim autumno. Preparação para abundância. O inverno chegará e há necessidade de economia e armazenamento de energia;

13 Uma metáfora entre as estações do ano e a minha vida: INVERNO – do latim hibernu. Está associado ao ciclo biológico de alguns animais que entram em hibernação durante o período de frio intenso. É o período do recolhimento;

14 Uma metáfora entre as estações do ano e a minha vida: PRIMAVERA – do latim primo vere. Significa início do verão. Tempo de clima temperado e agradável, muitas flores e reprodução entre os seres vivos;

15 Uma metáfora entre as estações do ano e a minha vida: VERÃO – do latim tempus veranus. Significa tempo de frutificação. Muito calor e dias mais longos. As árvores estão verdes, e algumas carregadas de frutas. As chuvas são mais abundantes e refrescantes.

16 Em nossa vida espiritual também precisamos das quatro estações de Deus!

17 Assim como na natureza, em nossa vida comunitária a diversidade não é um problema – é uma solução divina!

18 As quatro estações dos Pequenos Grupos: CULTIVO – Evangelismo CUIDADO – Serviço (ministério) CRESCIMENTO – Discipulado COLHEITA – Adoração (celebração) obs: O propósito COMUNHÃO acontece em todas as estações, durante todo o ano.

19 1) Estação - CULTIVO Cultive as sementes que Deus entregou a você!

20 O preguiçoso não ara a terra na estação própria; mas na época da colheita procura, e não acha nada. Provérbios 20. 4

21 O cultivo é a estação do evangelismo, a prioridade é incluir nos PGs pessoas sem Jesus; A estação do cultivo é uma estação que exige esforço para arar a terra e preparar o solo; O melhor solo é aquele que possui todos os nutrientes para gerar vida. A semente pode ser boa, mas, se o solo for ruim, não vai germinar;

22 Na estação cultivo vamos nos concentrar nas novas sementes que Deus vai nos trazer por meio do evangelismo da igreja local (eventos-pontes, celebrações, etc), e também pelo evangelismo pessoal; Na estação cultivo vamos acolher os novos na fé e integrá-los na família de Deus;

23 Lembre-se: Se algumas sementes não germinarem, não desista! Isto também faz parte do processo da semeadura e germinação. (A Parábola do semeador em Lucas )

24 Somos apenas cooperadores de Deus aqui na terra! Portanto, trabalhe como se tudo dependesse de você, e ore como se tudo dependesse de Deus.

25 2) Estação - CUIDADO Cuide dos brotos que Deus fez nascer!

26 Seus brotos crescerão. Seu esplendor será como a da oliveira, sua fragrância como a do cedro do Líbano. Oséias 14. 6

27 O cuidado é a estação do ministério. O foco é servir e assim levar seu irmão a crescer em todas as áreas; O broto ainda é muito frágil, acabou de nascer e precisa proteção ostensiva contra o sol ou chuva em excesso, pragas ou animais predadores; Na prática, significa acompanhar o que as pessoas novas na fé costumam assistir na televisão, o que acessam na internet, que literatura estão lendo, quais ambientes ainda freqüentam, etc.

28 Você é o agente de Deus na vida do novo na fé! Portanto, sinalize as rotas e forneça as ferramentas para o seu crescimento de forma integrada e intencional.

29 A melhor definição de serviço é AMAR. Portanto... Invista tempo no cuidado de pessoas; Esteja sempre perto do novo na fé, caminhe ao seu lado; Acompanhe-o no seu processo de restauração, chorando suas derrotas e celebrando suas vitórias;

30 Leia bons livros, prepare-se melhor, para que você tenha sempre o que repartir; Indique o que você está lendo, dê testemunho de como você está crescendo; Aponte caminhos, ofereça oportunidades.

31 Lembre-se: Você foi chamado para plantar discípulos chamados carvalhos de justiça e não crentes pé de alface!

32 3) Estação - CRESCIMENTO Vislumbre o crescimento da nova vida!

33 Também lhes suprirá e multiplicará a semente e fará crescer os frutos da sua justiça. 2 Co 9.10

34 O crescimento é a estação do discipulado; Nesta estação novos líderes começam a despontar. Todos crescem e aparecem; Através do discipulado você consegue identificar onde cada membro do seu PG se encontra no Trilho da Maturidade;

35 O foco do início ao fim é verificar se ele está vivendo a vida perfeita de Jesus no comportamento, caráter e nas atitudes, 24 horas por dia, 7 dias da semana; Nessa estação também acontece a poda, para que todo ramo que dá fruto, dê ainda mais fruto; Ninguém que vai ser usado por Deus para uma grande obra pode ficar sem poda.

36

37 É ótimo saber que o seu trabalho árduo tenha construído algo. É ainda melhor saber que o seu trabalho duro construiu alguém. Craig Johnson

38 4) Estação - COLHEITA Celebre a colheita dos novos frutos do Senhor!

39 Porque o lavrador quando ara a terra e o debulhador quando debulha, devem fazê-lo na esperança de participar da colheita. 1 Co 9.10b

40 A colheita é a estação da celebração! É o tempo de adorar a Deus e celebrar por tudo que Ele fez durante todas as estações do ano; É o tempo de colher o que foi cultivado, cuidado e, assim, cresceu e multiplicou;

41 É tempo de celebrar, desfrutar e repartir; É tempo de multiplicar e enviar novas sementes para outros pequenos grupos, reiniciando o ciclo com você e com os outros.

42 Lembre-se: Os frutos serão colhidos depois de terem passado pelo processo correto das estações.

43 Pequenos grupos doentes não se multiplicam, esquecem-se de que todos os propósitos precisam ser colocados em prática.

44 É preciso celebrar a colheita, mas também é preciso liberar as pessoas para experimentar o maravilhoso desafio de liderar um novo pequeno grupo.

45 Este é um princípio maravilhoso da vida cristã: RECEBER CELEBRAR REPARTIR

46 Toda colheita tem hora certa!

47 Celebre os frutos!

48 Vejam como o agricultor aguarda que a terra produza a preciosa colheita e como espera com paciência até virem as chuvas do outono e da primavera. Tiago 5.7

49 Na estação colheita devemos enfatizar que somos gratos a Deus pelo que Ele fez, faz e fará em nossos pequenos grupos para encontrar mais adoradores que O adorem em espírito e em verdade.

50 Relembrando: Todas as estações são apropriadas à COMUNHÃO!

51 O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade. Pv 17.17

52 A dor não tem hora para chegar! Por isso, em todo o tempo o pequeno grupo é lugar de apoio, abrigo, amizade e pastoreio. É o lugar parachorar com os que choram, e se alegrar com os que se alegram.

53 Lembre-se: O fruto tem que ser da mesma espécie da árvore! Se o seu pequeno grupo está enfermo, é sinal de que sua liderança não está saudável.

54 Toda árvore é reconhecida por seus frutos. Ninguém colhe figo de espinheiros, nem uvas de ervas daninhas. Lucas 6.44

55 Árvore boa dá fruto bom! Isso significa que as pessoas que você está cuidando precisam gerar frutos iguais, ou melhores do que os que você tem dado.

56 Como ser efetivo em cada estação?

57 Fazendo a sua parte em cada etapa!

58 Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fez crescer. 1Co 3.6

59 Você está pronto para o DESAFIO?

60


Carregar ppt "Na estação própria farei descer chuva; haverá chuvas de bênçãos. As árvores do campo produzirão o seu fruto, a terra produzirá a sua safra e as ovelhas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google