A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Propriedades da Matéria A Química é a ciência que estuda a constituição da matéria, sua estrutura interna, as transformações, as relações entre os diversos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Propriedades da Matéria A Química é a ciência que estuda a constituição da matéria, sua estrutura interna, as transformações, as relações entre os diversos."— Transcrição da apresentação:

1

2 Propriedades da Matéria A Química é a ciência que estuda a constituição da matéria, sua estrutura interna, as transformações, as relações entre os diversos tipos de materiais encontrados na natureza, além de determinar suas propriedades, sejam elas físicas – como, por exemplo: dureza, cor, ponto de fusão, densidade, etc. – ou químicas, que estão relacionadas as transformações de uma substância em outra.

3 Matéria a tudo que tem massa, ocupa lugar no espaço e pode, portanto, de alguma forma, ser medido. Por exemplo: giz, bauxita, pepita de ouro, ar, etc. Corpo como uma porção limitada da matéria, como uma tora de árvore, uma barra de ouro, etc. Objeto é um corpo produzido para um caráter de utilidade, como exemplo, uma cadeira de madeira, um anel de ouro, etc.

4 Propriedades Gerais da Matéria Matéria tem 8 propriedades gerais, isto é, 8 características comuns a toda e qualquer porção de matéria: inércia, massa, extensão, impenetrabilidade, compressibilidade, elasticidade, divisibilidade e descontinuidade. Massa: É uma propriedade relacionada com a quantidade de matéria e é medida geralmente em quilogramas. A massa é a medida da inércia. Quanto maior a massa de um corpo, maior a sua inércia. Massa e peso são duas coisas diferentes. A massa de um corpo pode ser medida em uma balança. O peso é uma força medida pelos dinamômetros.

5 Inércia : A matéria conserva seu estado de repouso ou de movimento, a menos que uma força aja sobre ela. No jogo de sinuca, por exemplo, a bola só entra em movimento quando impulsionada pelo jogador, e demora algum tempo até parar de novo. - extensão: Toda matéria ocupa um lugar no espaço. Todo corpo tem extensão. Seu corpo, por exemplo, tem a extensão do espaço que você ocupa. - Impenetrabilidade : Dois ou mais corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo.

6 Divisibilidade : Os corpos podem ser divididos em partes cada vez menores sem alterar suas características. Compressibilidade : Os corpos possuem a propriedade de poder diminuir de tamanho, sob a ação de forças externas, tal fenômeno é mais expressivo nos gases. Elasticidade : Os corpos possuem a propriedade de voltar à forma e volume originais, cessada a causa que os deformou.

7 - descontinuidade: Toda matéria é descontínua, por mais compacta que pareça. Existem espaços entre uma molécula e outra e esses espaços podem ser maiores ou menores tornando a matéria mais ou menos dura.

8 Propriedades Funcionais da Matéria São propriedades observadas somente em determinados grupos de matéria. São as chamadas funções químicas como: os ácidos, as bases, os sais e os óxidos. Ex: A acidez encontrada no vinagre é devido a presença do ácido acético. Propriedades Específicas da Matéria São propriedades que permitem identificar uma determinada espécie de matéria. Dentre as propriedades específicas, podemos citar:

9 Propriedades físicas: São valores obtidos experimentalmente para o comportamento de uma matéria específica quando submetidos a determinadas condições de pressão e temperatura, como: ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade, solubilidade, etc. Propriedades organolépticas: São propriedades que impressionam pelo menos um dos nossos 5 sentidos, como: dor, paladar, tato, audição, etc. Ex.: O iodo na fase sólida é cinza, já na fase gasosa apresenta coloração violeta.

10 – Propriedades químicas: São propriedades que determinam o tipo de fenômeno químico que cada material específico irá sofrer. Ex: A propriedade de se transformar em queijo é uma característica química do leite, e a propriedade "enferrujar" é uma característica química do ferro.

11 29. A ponderabilidade é um atributo essencial da matéria? Da matéria como a entendeis, sim; não, porém, da matéria considerada como fluido universal. A matéria etérea e sutil que constitui esse fluido vos é imponderável. Nem por isso, entretanto, deixa de ser o princípio da vossa matéria pesada. A gravidade é uma propriedade relativa. Fora das esferas de atração dos mundos, não há peso, do mesmo modo que não há alto nem baixo.

12 30. A matéria é formada de um só ou de muitos elementos? De um só elemento primitivo. Os corpos que considerais simples não são verdadeiros elementos, são transformações da matéria primitiva. 31. Donde se originam as diversas propriedades da matéria? São modificações que as moléculas elementares sofrem, por efeito da sua união, em certas circunstâncias.

13 32. De acordo com o que vindes de dizer, os sabores, os odores, as cores, o som, as qualidades venenosas ou salutares dos corpos não passam de modificações de uma única substância primitiva? Sem dúvida e que só existem devido à disposição dos órgãos destinados a percebêlas.

14 A demonstração deste princípio se encontra no fato de que nem todos percebemos as qualidades dos corpos do mesmo modo: enquanto que uma coisa agrada ao gosto de um, para o de outro é detestável; o que uns vêem azul, outros vêem vermelho; o que para uns é veneno, para outros é inofensivo ou salutar.

15 33. A mesma matéria elementar é suscetível de experimentar todas as modificações e de adquirir todas as propriedades? Sim e é isso o que se deve entender, quando dizemos que tudo está em tudo! (1)

16 (1) Este princípio explica o fenômeno conhecido de todos os magnetizadores e que consiste em dar-se, pela ação da vontade, a uma substância qualquer, à água, por exemplo, propriedades muito diversas: um gosto determinado e até as qualidades ativas de outras substâncias. Desde que não há mais de um elemento primitivo e que as propriedades dos diferentes corpos são apenas modificações desse elemento. o que se segue é que a mais inofensiva substância tem o mesmo princípio que a mais deletéria. Assim, a água, que se compõe de uma parte de oxigênio e de duas de hidrogênio, se torna corrosiva, duplicando-se a proporção do oxigênio. Transformação análoga, se pode produzir por meio de ação magnética dirigida pela vontade.

17 O oxigênio, o hidrogênio, o azoto, o carbono e todos os corpos que consideramos simples são meras modificações de uma substância primitiva. Na impossibilidade em que ainda nos achamos de remontar, a não ser pelo pensamento, a esta matéria primária, esses corpos são para nós verdadeiros elementos e podemos, sem maiores conseqüências, tê-los como tais, até nova ordem.

18 a) - Não parece que esta teoria dá razão aos que não admitem na matéria senão duas propriedades essenciais: a força e o movimento, entendendo que todas as demais propriedades não passam de efeitos secundários, que variam conforme à intensidade da força e à direção do movimento? É acertada essa opinião. Falta somente acrescentar: e conforme à disposição das moléculas, como o mostra, por exemplo, um corpo opaco, que pode tornar-se transparente e vice-versa.

19 34. As moléculas têm forma determinada? Certamente, as moléculas têm uma forma, porém não sois capazes de apreciá-la. a) - Essa forma é constante ou variável? Constante a das moléculas elementares primitivas; variável a das moléculas secundárias, que mais não são do que aglomerações das primeiras. porque, o que chamais molécula longe ainda está da molécula elementar.

20 INVESTIGAÇÕES PSÍQUICAS NA EUROPA A Faculdade de Psicologia da Universidade de Amsterdã – Holanda, abriu o Departamento de Estudos de Cognição Anômala. Objetivo: estudar e analisar clarividência, precognição e efeitos PK (ação da mente sobre a matéria). O coordenador desse setor é o Professor Dick Bierman.

21 Na atualidade a contenda se faz menos compulsiva, pois a ciência caminha a passos largos para descobrir a existência do Espírito, após provar, ela própria, que a Matéria não existe (desfeito o mito do átomo) e que tudo é ENERGIA, como atesta Elaine de Beauport, cientista, em suas pesquisas. Ela diz que o cérebro humano é um sistema de energia.

22 Créditos Texto: Allan Kardec - Livro dos Espíritos. Imagens: Internet. Música: Zamfir – Einsarmer Hirte Formatação: Kaoma -


Carregar ppt "Propriedades da Matéria A Química é a ciência que estuda a constituição da matéria, sua estrutura interna, as transformações, as relações entre os diversos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google