A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

C M B H C F B / Química Parte II Cap Otacílio

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "C M B H C F B / Química Parte II Cap Otacílio"— Transcrição da apresentação:

1 C M B H C F B / Química Parte II Cap Otacílio

2 PROPRIEDADES DA MATÉRIA
PROPRIEDADES GERAIS PROPRIEDADES FUNCIONAIS PROPRIEDADES ESPECÍFICAS

3 Propriedades Gerais da Matéria
* São as propriedades da matéria observadas em qualquer corpo, independente da substância de que ele é feito. Massa Volume Extensão Inércia Impenetrabilidade Compressibilidade Elasticidade Divisibilidade Indestrutibilidade

4 Propriedades Gerais da Matéria
Extensão: Propriedade que a matéria tem de ocupar um lugar no espaço. O volume mede a extensão de um corpo.

5 Propriedades Gerais da Matéria
Inércia: propriedade que a matéria tem em permanecer na situação em que se encontra, seja em movimento, seja em repouso. Quanto maior for a massa de um corpo, mais difícil alterar seu movimento, e maior a inércia. A massa mede a inércia de um corpo.

6 Propriedades Gerais da Matéria
Impenetrabilidade: Dois corpos não podem ocupar, simultaneamente o mesmo lugar no espaço.

7 Propriedades Gerais da Matéria
Compressibilidade: propriedade da matéria que consiste em ter volume reduzido quando submetida a determinada pressão.

8 Propriedades Gerais da Matéria
Elasticidade: Propriedade que a matéria tem de retornar seu volume inicial - após cessada a força que causa a compressão.

9 Propriedades Gerais da Matéria
Divisibilidade: Propriedade que a matéria tem se reduzir-se em partículas extremamente pequenas.

10 PROPRIEDADES FUNCIONAIS
Hidrocarbonetos são inflamáveis. Os ácidos têm sabor azedo. Os sais fundidos conduzem corrente elétrica. As propriedades funcionais são aquelas apresentadas por um grupo de substâncias, chamado função química .

11 PROPRIEDADES ESPECÍFICAS
Temperatura de Fusão / Solidificação Temperatura de Ebulição / Liquefação Densidade ou Massa Específica As propriedades específicas caracterizam cada tipo de substância .

12 Temperatura de Fusão / Solidificação
Temperatura de Fusão é a temperatura em que uma substância muda do estado sólido para o estado líquido. Temperatura de Solidificação corresponde ao processo inverso, embora as temperaturas sejam equivalentes. Obs. A TF e a TS são obtidos em uma dada pressão, quando esta não é citada, considera-se a pressão atmosférica

13 Temperatura de Ebulição / Liquefação
Temperatura de Ebulição é a temperatura em que uma substância muda do estado líquido para o estado gasoso. Temperatura de liquefação corresponde ao processo inverso, embora as temperaturas sejam equivalentes. Obs. A TE e a TL são obtidos em uma dada pressão, quando esta não é citada, considera-se a pressão atmosférica

14 Curva de Aquecimento da água
T°C 100 - 20 tempo G L e G L S e L S

15 Curva de Resfriamento da água
T°C 100 - 20 tempo G L e G L S e L S

16 Curvas de Misturas Comuns
Aquecimento Resfriamento

17 Curvas de Misturas Eutéticas
Aquecimento PF Resfriamento PS

18 Curvas de Misturas Azeotrópicas
Aquecimento PE Resfriamento PL

19 Influência da Pressão P >P >T T
Quanto maior a pressão maior a Temperatura de Ebulição

20 Influência da Altitude
> A  < P  < T A  P  T Quanto maior a Altitude menor a Temperatura de Ebulição

21 Densidade Densidade é a relação da massa pelo volume de uma substância a uma dada Temperatura e Pressão: d = m / V

22 Influência da Temperatura
V1 >T V2 > T  > V  < densidade

23 Influência da Pressão P >P > P  < V  > densidade

24 Influência do Estado Físico da Substância
sólido > líquido > gasoso Aumento do volume A DENSIDADE é maior quanto maior o estado de agregação da matéria

25 Exceções a Regra Água líquida é mais densa que o gelo.
Prata, Ferro e Bismuto, todos diminuem de volume quando fundidos, portanto fase líquida mais densa.

26 Transformação de Unidades
Unidade de massa T Kg g mg X X X 103 Unidade de Volume KL L mL µL m dm cm mm3 X X X 103

27 Exercícios de fixação:
Dada a tabela: PF PE Clorofórmio – 63°C 61°C Fenol 43°C 182°C Cloro – 101°C – 34,5°C Determine o estado físico de cada substância nas condições ambientes ( 25°C e 1 atm). Clorofórmio  Fenol  Cloro 

28 Exercícios de fixação:
Dada a tabela: PF PE Clorofórmio – 63°C 61°C Fenol 43°C 182°C Cloro – 101°C – 34,5°C Determine o estado físico de cada substância nas condições ambientes ( 25°C e 1 atm). Clorofórmio  Líquido Fenol  Sólido Cloro  Gasoso

29 Exercícios de fixação:
2) Com relação ao gráfico, indique as proposições verdadeiras: tempo (min) T°C + 85 + 20 + 10 (01) O gráfico representa o aquecimento de substância pura (02) O ponto de fusão da substância é 85°C (04) O ponto de solidificação da substância é 20°C (08) Na temperatura ambiente (25°C) a substância é sólida (16) Entre 35 e 50 minutos a substância forma um sistema bifásico (32) Se o gráfico dado mostrasse apenas o referente ao aquecimento de um sólido, nada poderíamos afirmar sobre a pureza do mesmo.

30 Exercícios de fixação:
2) Com relação ao gráfico, indique as proposições verdadeiras: tempo (min) T°C + 85 + 20 + 10 (01) O gráfico representa o aquecimento de substância pura. ( V ) (02) O ponto de fusão da substância é 85°C. ( F ) (04) O ponto de solidificação da substância é 20°C. ( V ) (08) Na temperatura ambiente (25°C) a substância é sólida. (F) (16) Entre 35 e 50 minutos a substância forma um sistema bifásico. ( V ) (32) Se o gráfico dado mostrasse apenas o intervalo referente ao aquecimento de um sólido, nada poderíamos afirmar sobre a pureza do mesmo. ( V )

31 Exercícios de fixação:
3) O gráfico está representando a ebulição de duas amostras, iguais ou diferentes, em experiências distintas realizadas cada uma a pressão constante. As quais foram realizadas em sistemas abertos. tempo (min) T1 B T°C T2 A (01) Se a amostra A e B forem idênticas, então a pressão é diferente para cada experiência (02) Se a pressão é a mesma, então A e B poderão ser amostras idênticas em quantidades diferentes (04) A e B são substâncias puras (08) A e B podem ser misturas (16) Se A e B são amostras idênticas, A foi realizada numa pressão maior que B (32) Se A e B são amostras idênticas, A foi realizada numa altitude menor que B (64) B pode ser uma substância pura e A, ser uma mistura azeotrópica.

32 Exercícios de fixação:
3) O gráfico está representando a ebulição de duas amostras, iguais ou diferentes, em experiências distintas realizadas cada uma a pressão constante. As quais foram realizadas em sistemas abertos. tempo (min) T1 B T°C T2 A (01) Se a amostra A e B forem idênticas, então a pressão é diferente para cada experiência. ( V ) (02) Se a pressão é a mesma, então A e B poderão ser amostras idênticas em quantidades diferentes. ( F ) (04) A e B são substâncias puras. ( F ) (08) A e B podem ser misturas. ( V ) (16) Se A e B são amostras idênticas, A foi realizada numa pressão maior que B. ( F ) (32) Se A e B são amostras idênticas, A foi realizada numa altitude menor que B. ( F ) (64) B pode ser uma substância pura e A, ser uma mistura azeotrópica. ( V )

33 Exercícios de fixação:
4) Responda a essa questão considerando três frascos contendo massas iguais de líquidos diferentes, A, B e C, cujos valores de densidade em g/mL são respectivamente: 0,8; 1,0; 1,2. I II III A alternativa que indica cada frasco com seu respectivo líquido é: I – A, II – B, III – C. I – A, II – C, III – B. I – B, II – C, III – A. I – B, II – A, III – C. I – C, II – B, III – A.

34 Exercícios de fixação:
4) Responda a essa questão considerando três frascos contendo massas iguais de líquidos diferentes, A, B e C, cujos valores de densidade em g/mL são respectivamente: 0,8; 1,0; 1,2. I II III A alternativa que indica cada frasco com seu respectivo líquido é: I – A, II – B, III – C. I – A, II – C, III – B. I – B, II – C, III – A. I – B, II – A, III – C. I – C, II – B, III – A.

35 Exercícios de fixação: Desafio
5) (UFMG) As figuras abaixo representam densímetros como os usados em postos de gasolina. O primeiro contém etanol puro (d = 0,8 g/cm3). Dos dois restantes, um está cheio de etanol e água e o outro gasolina (d = 0,7g/cm3), não estão necessariamente nessa ordem. Com base nessas informações, pode-se afirmar corretamente que: d(água) = 1g/cm3 I II III A densidade da bola preta é maior que 1g/cm3 A densidade da bola branca é menor que 0,8 g/cm3. A mistura no densímetro II, tem densidade menor que 0,8g/cm3. A mistura no densímetro III, contém água. As duas bolas apresentam densidade menores que 0,7g/cm3.

36 Exercícios de fixação: Desafio Exercícios de fixação:
5) (UFMG) As figuras abaixo representam densímetros como os usados em postos de gasolina. O primeiro contém etanol puro (d = 0,8 g/cm3). Dos dois restantes, um está cheio de etanol e água e o outro gasolina (d = 0,7g/cm3), não estão necessariamente nessa ordem. Com base nessas informações, pode-se afirmar corretamente que: I II III A densidade da bola preta é maior que 1g/cm3 A densidade da bola branca é menor que 0,8 g/cm3. A mistura no densímetro II, tem densidade menor que 0,8g/cm3. A mistura no densímetro III, contém água. As duas bolas apresentam densidade menores que 0,7g/cm3.

37 Exercícios de fixação: Desafio
6) Uma torneira defeituosa goteja a cada 36 segundos. Sabendo-se que cada gota de água pesa 0,25g, quanto tempo levará para encher uma lata de 0,01 m3 ? d(água) = 1g/cm3

38 Exercícios de fixação: Desafio
6) Uma torneira defeituosa goteja a cada 36 segundos. Sabendo-se que cada gota de água pesa 0,25g, quanto tempo levará para encher uma lata de 0,01 m3 ? d(água) = 1g/cm3 1 m3 = cm3 0,01 m3 = cm3 d = m/V m = d . V m = = g Nº gotas = / 0,25 = gotas 1 gota = s gotas = x x = = s = 440 horas


Carregar ppt "C M B H C F B / Química Parte II Cap Otacílio"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google