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I – Metodologia e Amostra. I – Metodologia e Amostra.

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2 I – Metodologia e Amostra

3 Metodologia LOCAL DA PESQUISA – Município do Rio de Janeiro.
UNIVERSO – população de 16 anos ou mais, que reside na cidade há pelo menos 2 anos. PERÍODO DE CAMPO – de 13 a 19 de março de 2008. DIMENSIONAMENTO – entrevistas domiciliares com questionário estruturado. AMOSTRA –A amostra foi desproporcional por Área de Planejamento para permitir análise regionalizada. Os resultados totais foram ponderados para restabelecer o peso de cada região, conforme fatores abaixo: Área de Planejamento (AP) Entrevistas realizadas Entrevistas Proporcionais Fator de Ponderação Centro 399 91 0, Sul 371 0, Norte 805 2, Barra/ Jacarepaguá 231 0, Oeste 497 1, Total 1.995 MARGEM DE ERRO – O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos para o total dos resultados, e de 5 pontos percentuais para cada uma das Áreas de Planejamento.

4 Metodologia Bairros que compõem cada Área de Planejamento:
Centro –Caju, Gamboa, Santo Cristo, Saúde, Centro, Catumbi, Cidade Nova, Estácio, Rio Comprido, Benfica, Mangueira, São Cristóvão, Paquetá e Santa Teresa. Sul –Botafogo, Catete, Cosme Velho, Flamengo, Glória, Humaitá, Laranjeiras. Urca, Copacabana, Leme, Gávea, Leme, Ipanema, Jardim Botânico, Lagoa, Leblon, São Conrado, Vidigal, Alto da Boa Vista, Praça da Bandeira, Tijuca, Andaraí, Grajaú, Maracanã, Vila Isabel e Rocinha. Norte - Bonsucesso, Manguinhos, Olaria, Ramos. Brás de Pina, Cordovil, Jardim América, Parada de Lucas, Penha, Penha Circular, Vigário Geral, Abolição, Água Santa, Cachambi, Encantado, Engenho de Dentro, Engenho Novo, Jacaré, Lins de Vasconcelos, Méier, Piedade, Pilares, Riachuelo, Rocha, Sampaio, São Francisco Xavier, Todos os Santos, Colégio, Irajá, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Vila Kosmos, Vista Alegre, Bento ribeiro, Campinho, Cascadura, Cavalcanti, Engenheiro Leal, Honório Gurgel, Madureira, Marechal Hermes, Oswaldo Cruz, Quintino Bocaiúve, Rocha Miranda, Turiaçu, Vaz Lobo, Bancários, Cacuia, Cidade Universitária, Cocotá, Freguesia (Ilha do Governador), Galeão, Jardim carioca, Jardim Guanabara, Moneró, Pitangueiras, Portuguesa, Praia da Bandeira, Ribeira, Tauá, Zumbi, Anchieta, Guadalupe, Parque Anchieta, Ricardo de Albuquerque, Acari, Barros Filho, Coelho Neto, Costa Barros, Parque Columbia, Pavuna, Del Castilho, Engenho da Rainha, Higienópolis, Inhaúma, Maria da Graça, Tomás Coelho, Jacareinho, Complexo do Alemão e Maré. Barra/ Jacarepaguá –Anil, Curicica, Freguesia (Jacarepaguá), Gardênia Azul, Jacarepaguá, Pechincha, Praça Seca, Tanque, Taquara, Vila Valqueire, Barra da Tijuca, Camorim , Grumari, Itanhangá, Joá, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande, Vargem Pequena e Cidade de Deus. Sul –Botafogo, Catete, Cosme Velho, Flamengo, Glória, Humaitá, Laranjeiras. Urca, Copacabana, Leme, Gávea, Leme, Ipanema, Jardim Botânico, Lagoa, Leblon, São Conrado, Vidigal, Alto da Boa Vista, Praça da Bandeira, Tijuca, Andaraí, Grajaú, Maracanã, Vila Isabel e Rocinha. Oeste – Bangu, Padre Miguel, Senador Câmara, Campo grande, Cosmos, Inhoaíba, Santíssimo, Senador Vasconcelos, Paciência, Santa Cruz, Sepetiba, Barra de Guaratiba, Guaratiba, Pedra de Guaratiba, Campo dos Afonsos, Deodoro, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Realengo e Vila Militar.

5 Mapa Áreas de Planejamento
Metodologia Mapa Áreas de Planejamento Centro Norte Oeste Centro Barra/ Jacarepaguá Sul

6 Metodologia

7 I – Caracterização dos respondentes

8 Perfil da amostra total
% Sexo Idade Base: 1.995 Base: 1.995 Escolaridade Renda Base: 1.995 Base: 1.995

9 Perfil da amostra total
% Religião Católica Apostólica Romana Assembléia de Deus Batista/ Metodista/ Presbiteriana Outras Evangélicas específicas Espírita/ Kardecista Afro-Brasileiras (Umbanda, Candomblé, etc) Universal do Reino de Deus Testemunha de Jeová Evangélica - Não sabe especificar Igreja Internacional da Graça Outras religiões É religioso mas não segue nenhuma/ Agnóstico Ateu, não tem religião Não opinou Cor 22% total de Evangélicas Base: 1.995

10 Perfil da amostra total
% Região Tempo de Moradia Norte 40% Oeste 25% Centro 5% Barra/ Jacarepaguá 12% Sul 19% Base: 1.995

11 Perfil da amostra por AP
% % Centro Sul Norte Barra/Jaca-repaguá Oeste 46 43 47 54 57 53 Sexo Homem Mulher % Centro Sul Norte Barra/Jaca-repaguá Oeste 16 a 24 21 17 22 23 25 a 29 11 9 30 a 39 20 18 40 a 49 19 50 ou + 31 38 30 26 Idade

12 Perfil da amostra por AP
% % Centro Sul Norte Barra/Jaca-repaguá Oeste Até 4ª série do fund. 33 37 32 38 5ª a 8ª série do fund. 24 18 29 Ens. Médio 22 21 17 Superior 20 19 10 Escolaridade % Centro Sul Norte Barra/Jaca-repaguá Oeste Até 1 SM 16 6 9 De 1 a 2 SM 24 20 26 23 32 De 2 a 5 SM 40 36 37 30 35 De 5 a 10 SM 13 11 Mais de 10 SM 3 10 2 Não opinou 5 17 Renda

13 II – Como os cariocas percebem a cidade

14 Como se sente por morar na cidade do Rio de Janeiro?
Como os cariocas percebem a cidade Orgulho de morar Como se sente por morar na cidade do Rio de Janeiro? % Muito orgulhoso Nada orgulhoso 10 1 Média 7,0 > Os mais escolarizados são os que delacaram sentir menos orgulho por morar no Rio (58%) Por outro lado, residentes na zona Sul são os que sentem mais orgulhosos (70%) Base: 1.995

15 Como os cariocas percebem a cidade
O que existe de melhor no Rio %

16 Como os cariocas percebem a cidade
O que existe de melhor onde mora %

17 Como os cariocas percebem a cidade
O que existe de pior no Rio %

18 Como os cariocas percebem a cidade
O que existe de pior onde mora %

19 Como os cariocas percebem a cidade
Atributos da cidade % 10 1 Numa escala de 1 a 10, como o(a) sr(a) classifica a cidade do Rio de Janeiro? Média > Preconceito Diversidade 5,8 Desigualdade Igualdade 4,6 < Injusta Justa 4,6 < Base: 1.995

20 Como os cariocas percebem a cidade
Expectativa para a cidade daqui a 10 anos % 49% Os mais escolarizados, aqueles com renda familiar entre 5 e 10 sm e os residentes nas APs Zul e Barra/Jacarepaguá são os mais otimistas 25% Por outro lado, os mais pessimistas são os que t6em ensino médio, renda maior do que 10 sm, e os residentes na zona Norte Base: 1.995

21 Como os cariocas percebem a cidade
Qualidade de vida % Comparando a sua qualidade de vida hoje com a que o(a) sr(a) tinha há 12 meses, o(a) sr(a) diria que a sua qualidade de vida melhorou, piorou, ou continua igual a de um ano atrás? 38% Jovens de 18 a 24 anos e os moradores da zona sul são os mais percebem melhora na qualidade de vida (45% e 44%) Jovens de 18 a 24 anos e os moradores da zona sul são os mais percebem melhora na qualidade de vida (45% e 44%) 17% Moradores com 50 anos ou mais e os do Centro dizem mais que a qualidade vida piorou (24% e 21%) Base: 1.995

22 Como os cariocas percebem a cidade
Situação econômica % Considerando os últimos 12 meses, o(a) sr(a) diria que a situação econômica da sua família melhorou, piorou, ou continua igual a de um ano atrás? 36% Jovens, moradores com ensino médio e aqueles com renda familiar superior a 10 sm são os que mais declaram melhoras na situação financeira 16% Moradores da Zona Norte, os que tem renda de até 2 sm e entre 5 e 10 sm são os que mais percebem piora na situação financiera nos últimos 12 meses Base: 1.995

23 Como os cariocas percebem a cidade
Situação econômica % Fatores que mais afetaram a situação econômica da família* (até 3 opções) (*) Principais citações

24 Como os cariocas percebem a cidade
Urbanização e meio ambiente % Muito bom/ boa Muito ruim 10 1 Média A iluminação pública no seu bairro O estado de conservação das ruas do seu bairro Os parques e as áreas verdes públicas do seu bairro O estado de conservação das calçadas do seu bairro 5,9 5,2 4,8 4,4 > < < < Base: 1.995

25 Como os cariocas percebem a cidade
Urbanização e meio ambiente % Muito bom Muito ruim 10 1 Média Grau de ocupação de espaços públicos com barreiras, anúncios, etc Grau de ocupação de espaços públicos por camelôs Nível de barulho na cidade Grau de ocupação de espaços públicos por comerciantes, bares, etc Nível de poluição visual Grau de ocupação de espaços públicos com entulho e lixo Nível de poluição do ar Nível de poluição das praias Grau de ocupação de parques e áreas verdes naturais por favelas e construções ilegais Nível de sujeira, acúmulo de lixo em logradouros públicos (ruas, praças) Grau de ocupação de espaços públicos com carros Nível de poluição de rios, córregos e riachos Nível de poluição das lagoas < 4,7 4,6 4,5 4,3 4,2 4,1 4,0 3,5 < < < < < < < < < < < <

26 Como os cariocas percebem a cidade
Atitude cidadã da população % Muito bom/ boa Muito ruim 10 1 Média < Honestidade nas relações com vizinhos Solidariedade com as outras pessoas quando precisam de ajuda Honestidade na condução de serviços à coletividade Comportamento dos pedestres Respeito às normas básicas de convivência Respeito aos idosos e às crianças Respeito às pessoas com deficiência Respeito às normas de construção Cuidado e respeito com os espaços públicos Cuidado com os idosos, deficientes e crianças no metrô e ônibus Comportamento dos motoristas Cuidado e respeito com os bens públicos Respeito às normas ambientais 5,4 5,2 5,1 4,9 4,8 4,7 4,6 4,5 4,4 < < < < < < < < < < < <

27 III - Avaliação dos serviços
pelos usuários

28 Avaliação dos serviços
Educação % No seu domicílio tem crianças menores de 6 anos? E estas crianças durante a semana, normalmente, permanecem em: Quantas crianças e jovens entre 6 e 17 anos de idade moram neste domicílio? Base: 1.995

29 Avaliação dos serviços
Educação % Destas crianças e jovens, quantos estão neste momento matriculados no estabelecimento ..... Base Educacional Privado 233 Educacional Público 633 Não estão matriculados em nenhum estabelecimento 30 Base: 831

30 Razões para não estarem estudando (espontânea – até 3 opções)
Avaliação dos serviços Educação % Razões para não estarem estudando (espontânea – até 3 opções)

31 Avaliação dos serviços
Educação % de 6 a 17 anos que estão estudando % Tem crianças/ adolescentes 42 Base: 1.995 Muito Boa Muito Ruim 10 1 Média Qualidade da educação nas escolas onde estão matriculados 7,3 > Qualidade da educação nos últimos doze meses Base: 831

32 Justificativa para avaliação* (espontânea – até 3 opções)
Avaliação dos serviços Educação % Justificativa para avaliação* (espontânea – até 3 opções) (*) Principais citações

33 Procurou um atendimento médico no sistema público de saúde:
Avaliação dos serviços Saúde Pública % Procurou um atendimento médico no sistema público de saúde: Nos últimos 6 meses Nos últimos 12 meses Não procurou atendimento médico no sistema público nesses períodos Base: 1.995

34 Perfil do usuário % % % Saúde Pública Centro Sul Norte
Barra/Jaca-repaguá Oeste Procurou 55 44 46 42 57 Não procurou 45 56 54 58 43 AP % 16 a 24 24 a 49 50 e mais Procurou 43 48 51 Não procurou 57 52 49 Idade % Procurou 39 55 Não procurou 61 45 Sexo Homem Mulher

35 % Procurou atendimento médico
Avaliação dos serviços Saúde Pública % no sistema público nos últimos 12 meses % Procurou atendimento médico 48 Base: 1.995 Muito Bom Muito Ruim 10 1 Média Qualidade do atendimento médico recebido no sistema público de saúde < 5,0 Qualidade do atendimento recebido no sistema público de saúde nos últimos doze meses Base: 958

36 Justificativa para avaliação* (espontânea – até 3 opções)
Avaliação dos serviços Saúde Pública % Justificativa para avaliação* (espontânea – até 3 opções) (*) Principais citações

37 Qualidade do serviço de água nos últimos doze meses
Avaliação dos serviços Fornecimento de água % Abastecido por água encanada % Domicílio Base: 1.995 Muito Bom Muito Ruim 10 1 Média > Qualidade do serviço de fornecimento de água prestado 7,8 Qualidade do serviço de água nos últimos doze meses Base: 1.971

38 Justificativa para avaliação (espontânea – até 3 opções)
Avaliação dos serviços Fornecimento de água % Justificativa para avaliação (espontânea – até 3 opções)

39 Avaliação dos serviços
Esgoto % Ligado à rede de esgoto % Domicílio 83% na Barra/ Jacarepaguá Base: 1.995 Muito Bom Muito Ruim 10 1 Média Qualidade do serviço de esgoto > 7,3 Qualidade do serviço de esgoto nos últimos doze meses Base: 1.892

40 Avaliação dos serviços
Esgoto % Justificativa para avaliação (espontânea – até 3 opções) (Para quem avaliou com notas de 1 a 5) Vias ficam alagadas/ bueiros entupidos Má conservação da rede de esgoto/ falta de manutenção Cheiro ruim nos esgotos/ esgoto à céu aberto A rede de esgoto é insuficiente Demora nos reparos Não dão atenção ao cliente nas reclamações Custo elevado das tarifas Não sabe/ Não opinou Base: 382

41 Avaliação dos serviços
Fornecimento de energia elétrica % Abastecido por energia elétrica % Domicílio Base: 1.995 Muito Bom Muito Ruim 10 1 Média Qualidade do serviço de energia elétrica > 7,9 Base: 1.973

42 Avaliação dos serviços
Fornecimento de energia elétrica % Justificativa para avaliação (espontânea – até 3 opções) (Para quem avaliou com notas de 1 a 5) Custo elevado das tarifas Interrupções no abastecimento Baixa de luz ou de voltagem Demora para religar Demora nas reparações Atendimento ruim ao cliente nas reclamações Excesso de racionamento e cortes Cobram mais pelo consumo Usuário paga por ligação clandestina Não sabe/ Não opinou

43 Qualidade do serviço de abastecimento de gás nos últimos doze meses
Avaliação dos serviços Fornecimento de gás encanado % Abastecido por gás encanado % Domicílio 14 46% na Zona Sul Base: 1.995 Muito Bom Muito Ruim 10 1 Média Qualidade do serviço de abastecimento de gás encanado 8,6 > Qualidade do serviço de abastecimento de gás nos últimos doze meses Base: 285

44 Qualidade do serviço de telefonia nos últimos doze meses
Avaliação dos serviços Telefonia % Com telefone fixo % Domicílio 68 Base: 1.995 Muito Bom Muito Ruim 10 1 Média Qualidade serviço de telefonia > 7,6 Qualidade do serviço de telefonia nos últimos doze meses Base: 1.356

45 Qualidade do serviço de coleta de lixo nos últimos doze meses
Avaliação dos serviços Coleta de lixo % com coleta de lixo % Domicílio 89% na Zona Sul Base: 1.995 Muito Bom Muito Ruim 10 1 Média Qualidade serviço de coleta de lixo > 8,6 Qualidade do serviço de coleta de lixo nos últimos doze meses Base: 1.912

46 Avaliação dos serviços
Coleta de lixo % Justificativa para avaliação (espontânea – até 3 opções) (Para quem deu notas de 1 a 5) O caminhão deixa cair muito lixo O caminhão não passa com regularidade Não há garis/ lixeiros em número suficiente O caminhão passa poucas vezes por semana O caminhão passa longe do domicílio Não avisam sobre as mudanças de horário Não há coleta seletiva O caminhão revolve o lixo já separado para reciclagem As tarifas são altas Não tiram o lixo direito Recolheram as lixeiras das ruas Política Munic. não obriga condom. a recolher o lixo Não sabe/ Não opinou Base: 119

47 Principal meio utilizado para se locomover na cidade no dia-a-dia
Avaliação dos serviços Locomoção % Principal meio utilizado para se locomover na cidade no dia-a-dia Ônibus de linha comum A pé Veículo particular do domicílio Vans Metrô Bicicleta Ônibus Executivo Trem Moto Táxi Não opinou Base: 1995

48 Avaliação dos serviços
Locomoção % Ônibus linha comum, táxi, bicicleta ou trem % Usa metrô, ônibus executivo, vans, 60 Base: 1.995 Muito Bom Muito Ruim 10 1 Média Qualidade do meio de transporte que utiliza 6,8 > Locomoção por este meio de transporte na cidade nos últimos 12 meses Base: 1.204

49 Justificativa para avaliação (espontânea – até 3 opções)
Avaliação dos serviços Locomoção % Justificativa para avaliação (espontânea – até 3 opções)

50 Tempo médio de deslocamento entre a casa e o trabalho, ida e volta
Avaliação dos serviços Locomoção % Tempo médio de deslocamento entre a casa e o trabalho, ida e volta Trabalha em casa Até 15 minutos Mais de 15 a 30 minutos Mais de 30 minutos a 1h Mais de 1h a 1:30h Mais de 1:30h a 2h Mais de 2h Não trabalha (espontâneo) Não sabe/ Não lembra/ Não opinou Média 1 hora e 30 minutos Base: 1995

51 Classificação da segurança no bairro
Avaliação dos serviços Segurança Pública % Classificação da segurança no bairro Muita segurança Nenhuma segurança 10 1 Média < 4,8 Base: 1.995

52 Justificativa para avaliação* (espontânea – até 3 opções)
Avaliação dos serviços Segurança Pública % Justificativa para avaliação* (espontânea – até 3 opções) (*) Principais citações

53 Avaliação dos serviços
Segurança Pública – Ocorrência de Violência % Considerando os últimos 12 meses, na cidade do Rio de Janeiro, gostaria de saber se.... Teve dinheiro ou algum bem furtado (sem que percebesse) Teve dinheiro ou algum bem roubado com uso de violência Foi usada arma de fogo? Base: 229 E o(a) sr(a) pessoalmente, foi agredido fisicamente Algum parente seu foi assaltado Alguém que o(a) sr(a) conhece foi assaltado Foi abordado de maneira brusca ou indevida por uma autoridade policial? Foi testemunha de algum ato violento praticado por autoridades policiais contra cidadãos comuns? Base: 1.995

54 Avaliação dos serviços
Acesso a cultura, lazer e esporte % Classificação da oferta de cultura e oportunidades de lazer e esporte na cidade Muito Boa Muito Ruim 10 1 Média 6,1 > Oferta de cultura e oportunidades de lazer e esporte na cidade nos últimos doze meses Base: 1.995

55 Atividades de lazer nos últimos 12 meses (estimulada – até 3 opções)
Avaliação dos serviços Acesso a cultura, lazer e esporte % Atividades de lazer nos últimos 12 meses (estimulada – até 3 opções) (*) Principais citações

56 Avaliação dos serviços
Tabela Resumo 1

57 Avaliação dos serviços
Tabela Resumo 2 Muito bom/bom Regular Muito ruim/ ruim % Centro Sul Norte Barra/ Jacarepaguá Oeste Coleta de lixo 5 10 84 8 86 7 88 3 17 80 2 6 92 Energia elétrica 11 83 12 13 9 21 68 16 74 Água 19 75 15 76 Telefone fixo 71 14 Esgoto 22 62 69 67 20 66 Educação 23 18 73 63 Transporte 64 24 57 65 27 52 Saúde 31 45 41 40 49 39 29 32 37 Segurança 47 26 36 28 58 30 42 Gás encanado 91 1 100

58 IV - Cultura política

59 Questões que deveriam receber mais atenção do Prefeito (até 3 opções)
Cultura política % Questões que deveriam receber mais atenção do Prefeito (até 3 opções)

60 Principal função da Câmara de Vereadores
Cultura política % Principal função da Câmara de Vereadores Defender os cidadãos das decisões do prefeito ou das entidades do município Encaminhar os pedidos das comunidades e/ou dos cidadãos perante os poderes constituídos ou órgãos adequados Elaborar leis municipais para regular a administração da cidade e a conduta dos cidadãos Servir de intermediária e representante entre os cidadãos e o Prefeito Aprovar o orçamento do município e selecionar os setores, comunidades ou temas aos quais será destinado o orçamento Nenhuma destas Não sabe/ Não opinou Base: 1.995

61 Principal função da Prefeitura
Cultura política Principal função da Prefeitura (espontânea) %

62 Como vota, na maioria das vezes
Cultura política Como vota, na maioria das vezes % Pelo conjunto de propostas que avalia como melhor Por aquele candidato que promete mais melhorias para o seu bairro, ou sua causa Por simpatia por determinado candidato Por candidatos indicados por amigos e parentes Por simpatia por determinado partido Vota nulo (Esp.) Nenhuma destas Não sabe/ Não opinou Base: 1.995

63 Acompanhamento do desempenho de candidatos eleitos
Cultura política % Acompanhamento do desempenho de candidatos eleitos Pelo rádio, TV, outros Pelo jornal Por ouvir falar O candidato presta contas (internet ou outro meio) Não costuma acompanhar o desempenho do candidato eleito Não sabe/ Não opinou Base: 1995

64 Confiança nas Instituições
% De maneira geral, o(a) sr(a) diria que confia ou não confia em cada uma destas instituições: Corpo de Bombeiros/ Defesa Civil Correios Procon Forças Armadas Guarda Municipal Ministério Público Poder Judiciário Polícia Civil Prefeitura do Rio de Janeiro Tribunal de Contas do Município Subprefeituras/ administrações regionais Câmara Municipal do Rio de Janeiro Polícia Militar Base: 1.995

65 Participação em Associações
Inclusão e cidadania % Participação em Associações Igreja ou grupo religioso Clube ou grupo esportivo Sociedade de amigos de bairro Grupo de música, grafite, dança, teatro, etc Outro tipo de associação Sindicato Partido político Cooperativa Não participa de nenhum Não sabe/Não opinou Base: 1.995

66 Inclusão e cidadania % Fez
Reclamou pela má qualidade de um produto ou serviço Participou de um abaixo-assinado Entrou em contato com um funcionário público ou político para fazer uma reivindicação ou denúncia Trabalhou ou fez uma doação a uma outra organização ou associação Entrou em contato com meios de comunicação Participou de alguma manifestação pública Comprou algum produto por razões éticas, de meio ambiente, ou políticas Trabalhou ou fez uma doação a um grupo ou partido político Integrou algum Conselho Comunitário ou Associação de bairro Base: 1.995

67 Cultura política % Na sua opinião, o fato de um Prefeito eleito prestar contas publicamente de seu mandato à população é: 2 3 4 22 68 Base: 1.995

68 V - Movimento Rio Como Vamos

69 Movimento Rio Como Vamos
Interesse % Pensando no seu interesse em apoiar um movimento que tenha por missão acompanhar a Câmara de Vereadores e lutar pela transparência da gestão pública, o(a) sr(a) diria que pessoalmente tem: Base: 1.995

70 Movimento Rio Como Vamos
Conhecimento % O(a) sr(a) conhece, mesmo que só de ouvir falar, o Movimento Rio como vamos? Base: 1.995

71 Movimento Rio Como Vamos
Conhecimento % E através de quais destes meios o(a) sr(a) tomou conhecimento sobre o Movimento Rio como vamos? (até 3 opções) (Para quem conhece) Jornais televisivos Em jornais Conversa com amigos/ parentes Entrevistas e notas pelo rádio Pela Internet Na escola/ no trabalho Associação de moradores Boletins ou relatórios do projeto Não sabe/ Não opinou Base: 159

72 VI - Considerações Finais

73 Considerações Finais Os fluminenses, em sua grande maioria, sentem orgulho (63%) por morar no Rio de Janeiro, ressaltando as belezas naturais e atrativos turísticos como o que há de melhor na cidade. Também a maioria relativa é otimista em relação ao futuro da cidade para os próximos 10 anos. Ao mesmo tempo, as avaliações que fazem sobre a sua qualidade de vida e sua situação econômica mostram estabilidade ou pequena melhora nos últimos 12 meses. Por outro lado, o quadro crítico da segurança pública é revelado nas citações do há de pior na cidade e no local onde mora (75% e 37%, respectivamente), e na obtenção da pior nota entre os serviços avaliados. Chama a atenção também, os sentimentos de Desigualdade Social e de Injustiça que se destacam como traços negativos da cidade.

74 Considerações Finais Apesar de demonstrarem um forte sentimento de ligação com o Rio de Janeiro, é clara a percepção de que a população não está comprometida com o cuidado da cidade no que tange à urbanização e meio ambiente (também responsabilidade do poder público) e da atitude cidadã de seus moradores. Na escala de avaliação utilizada, onde a média é 5,5, todos os quesitos recebem notas abaixo dela. Alguns serviços básicos, tais como coleta de lixo, fornecimento de água, luz e gás, saneamento básico/esgoto, transporte e educação obtêm avaliações acima da média, MAS ….. Os serviços essenciais de Saúde Pública (5,0) e Segurança Pública (4,8) deixam a desejar.

75 Considerações Finais A oferta de cultura e oportunidades de lazer e esporte também recebe nota acima da média (6,1), mas a grande maioria declara que sua principal atividade nos últimos 12 meses foi freqüentar a praia (52%), bem distante das demais. Observa-se um grande distanciamento da população em relação ao universo político, revelado através do alto desconhecimento dos papéis constitucionais da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, e na falta de hábito ou de interesse em acompanhar os desempenhos dos candidatos eleitos. Também é baixo o índice de participação em associações e de práticas que revelam pró-atividade na busca por melhorias para si próprio e para a sociedade.

76 Considerações Finais Por fim, o Movimento Rio Como Vamos, ainda tem baixo conhecimento, mesmo que de ouvir falar, por apenas 8% dos entrevistados, e desperta pouco interesse para o acompanhamento das ações da Câmara dos Vereadores e a Prefeitura, mas ao mesmo tempo cobram transparência da gestão pública. O grande desafio do Rio Como Vamos será o de conscientizar a população da importância da sua participação ativa, seja diretamente ou através dos representantes eleitos para a conquista de melhorias para a cidade e nas condições de vida da população.

77 FIM


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