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Metodologia LOCAL DA PESQUISA – Município do Rio de Janeiro. UNIVERSO – população de 16 anos ou mais, que reside na cidade há pelo menos 2 anos. PERÍODO.

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3 Metodologia LOCAL DA PESQUISA – Município do Rio de Janeiro. UNIVERSO – população de 16 anos ou mais, que reside na cidade há pelo menos 2 anos. PERÍODO DE CAMPO – de 13 a 19 de março de DIMENSIONAMENTO – entrevistas domiciliares com questionário estruturado. AMOSTRA –A amostra foi desproporcional por Área de Planejamento para permitir análise regionalizada. Os resultados totais foram ponderados para restabelecer o peso de cada região, conforme fatores abaixo: Área de Planejamento (AP) Entrevistas realizadas Entrevistas Proporcionais Fator de Ponderação Centro399910, Sul , Norte , Barra/ Jacarepaguá , Oeste , Total1.995 MARGEM DE ERRO – O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos para o total dos resultados, e de 5 pontos percentuais para cada uma das Áreas de Planejamento.

4 Metodologia Bairros que compõem cada Área de Planejamento: Centro –Caju, Gamboa, Santo Cristo, Saúde, Centro, Catumbi, Cidade Nova, Estácio, Rio Comprido, Benfica, Mangueira, São Cristóvão, Paquetá e Santa Teresa. Sul –Botafogo, Catete, Cosme Velho, Flamengo, Glória, Humaitá, Laranjeiras. Urca, Copacabana, Leme, Gávea, Leme, Ipanema, Jardim Botânico, Lagoa, Leblon, São Conrado, Vidigal, Alto da Boa Vista, Praça da Bandeira, Tijuca, Andaraí, Grajaú, Maracanã, Vila Isabel e Rocinha. Norte - Bonsucesso, Manguinhos, Olaria, Ramos. Brás de Pina, Cordovil, Jardim América, Parada de Lucas, Penha, Penha Circular, Vigário Geral, Abolição, Água Santa, Cachambi, Encantado, Engenho de Dentro, Engenho Novo, Jacaré, Lins de Vasconcelos, Méier, Piedade, Pilares, Riachuelo, Rocha, Sampaio, São Francisco Xavier, Todos os Santos, Colégio, Irajá, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Vila Kosmos, Vista Alegre, Bento ribeiro, Campinho, Cascadura, Cavalcanti, Engenheiro Leal, Honório Gurgel, Madureira, Marechal Hermes, Oswaldo Cruz, Quintino Bocaiúve, Rocha Miranda, Turiaçu, Vaz Lobo, Bancários, Cacuia, Cidade Universitária, Cocotá, Freguesia (Ilha do Governador), Galeão, Jardim carioca, Jardim Guanabara, Moneró, Pitangueiras, Portuguesa, Praia da Bandeira, Ribeira, Tauá, Zumbi, Anchieta, Guadalupe, Parque Anchieta, Ricardo de Albuquerque, Acari, Barros Filho, Coelho Neto, Costa Barros, Parque Columbia, Pavuna, Del Castilho, Engenho da Rainha, Higienópolis, Inhaúma, Maria da Graça, Tomás Coelho, Jacareinho, Complexo do Alemão e Maré. Barra/ Jacarepaguá –Anil, Curicica, Freguesia (Jacarepaguá), Gardênia Azul, Jacarepaguá, Pechincha, Praça Seca, Tanque, Taquara, Vila Valqueire, Barra da Tijuca, Camorim, Grumari, Itanhangá, Joá, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande, Vargem Pequena e Cidade de Deus. Sul –Botafogo, Catete, Cosme Velho, Flamengo, Glória, Humaitá, Laranjeiras. Urca, Copacabana, Leme, Gávea, Leme, Ipanema, Jardim Botânico, Lagoa, Leblon, São Conrado, Vidigal, Alto da Boa Vista, Praça da Bandeira, Tijuca, Andaraí, Grajaú, Maracanã, Vila Isabel e Rocinha. Oeste – Bangu, Padre Miguel, Senador Câmara, Campo grande, Cosmos, Inhoaíba, Santíssimo, Senador Vasconcelos, Paciência, Santa Cruz, Sepetiba, Barra de Guaratiba, Guaratiba, Pedra de Guaratiba, Campo dos Afonsos, Deodoro, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Realengo e Vila Militar.

5 Metodologia Mapa Áreas de Planejamento Centro Sul Oeste Norte Barra/ Jacarepaguá

6 Metodologia

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8 Perfil da amostra total Sexo % Idade EscolaridadeRenda Base: 1.995

9 Religião Católica Apostólica Romana Assembléia de Deus Batista/ Metodista/ Presbiteriana Outras Evangélicas específicas Espírita/ Kardecista Afro-Brasileiras (Umbanda, Candomblé, etc) Universal do Reino de Deus Testemunha de Jeová Evangélica - Não sabe especificar Igreja Internacional da Graça Outras religiões É religioso mas não segue nenhuma/ Agnóstico Ateu, não tem religião Não opinou Base: Cor % Perfil da amostra total 22% total de Evangélicas

10 Região Centr o 5% Sul 19% Norte 40% Oeste 25% Barra/ Jacarepaguá 12% Base: % Tempo de Moradia Perfil da amostra total

11 % CentroSulNorte Barra/Jaca- repaguá Oeste 16 a a a a ou % CentroSulNorte Barra/Jaca- repaguá Oeste Homem Mulher Sexo Idade % Perfil da amostra por AP

12 % CentroSulNorte Barra/Jaca- repaguá Oeste Até 1 SM De 1 a 2 SM De 2 a 5 SM De 5 a 10 SM Mais de 10 SM Não opinou % CentroSulNorte Barra/Jaca- repaguá Oeste Até 4ª série do fund ª a 8ª série do fund Ens. Médio Superior Escolaridade % Renda Perfil da amostra por AP

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14 Como os cariocas percebem a cidade Orgulho de morar % Média 7,0 Muito orgulhoso Nada orgulhoso 10 1 Base: Como se sente por morar na cidade do Rio de Janeiro? > Os mais escolarizados são os que delacaram sentir menos orgulho por morar no Rio (58%) Por outro lado, residentes na zona Sul são os que sentem mais orgulhosos (70%)

15 % Como os cariocas percebem a cidade O que existe de melhor no Rio

16 % Como os cariocas percebem a cidade O que existe de melhor onde mora

17 % Como os cariocas percebem a cidade O que existe de pior no Rio

18 % Como os cariocas percebem a cidade O que existe de pior onde mora

19 Média 5,8 Diversidade Preconceito 10 1 % Base: Numa escala de 1 a 10, como o(a) sr(a) classifica a cidade do Rio de Janeiro? 4,6 Igualdade Desigualdade 4,6 Justa Injusta Como os cariocas percebem a cidade Atributos da cidade > < <

20 Base: % Como os cariocas percebem a cidade Expectativa para a cidade daqui a 10 anos 49% 25% Os mais escolarizados, aqueles com renda familiar entre 5 e 10 sm e os residentes nas APs Zul e Barra/Jacarepaguá são os mais otimistas Por outro lado, os mais pessimistas são os que t6em ensino médio, renda maior do que 10 sm, e os residentes na zona Norte

21 Base: Comparando a sua qualidade de vida hoje com a que o(a) sr(a) tinha há 12 meses, o(a) sr(a) diria que a sua qualidade de vida melhorou, piorou, ou continua igual a de um ano atrás? Como os cariocas percebem a cidade Qualidade de vida % 38% 17% Jovens de 18 a 24 anos e os moradores da zona sul são os mais percebem melhora na qualidade de vida (45% e 44%) Moradores com 50 anos ou mais e os do Centro dizem mais que a qualidade vida piorou (24% e 21%) Jovens de 18 a 24 anos e os moradores da zona sul são os mais percebem melhora na qualidade de vida (45% e 44%)

22 Base: Considerando os últimos 12 meses, o(a) sr(a) diria que a situação econômica da sua família melhorou, piorou, ou continua igual a de um ano atrás? Como os cariocas percebem a cidade Situação econômica % 36% 16% Jovens, moradores com ensino médio e aqueles com renda familiar superior a 10 sm são os que mais declaram melhoras na situação financeira Moradores da Zona Norte, os que tem renda de até 2 sm e entre 5 e 10 sm são os que mais percebem piora na situação financiera nos últimos 12 meses

23 % Como os cariocas percebem a cidade Situação econômica Fatores que mais afetaram a situação econômica da família* (até 3 opções) (*) Principais citações

24 Como os cariocas percebem a cidade Urbanização e meio ambiente % 5,9 5,2 4,8 4,4 Muito bom/ boa Muito ruim 10 1 A iluminação pública no seu bairro O estado de conservação das ruas do seu bairro Os parques e as áreas verdes públicas do seu bairro O estado de conservação das calçadas do seu bairro Média Base: > < < <

25 % Muito bom Muito ruim 10 1 Média 4,7 4,6 4,5 4,3 4,2 4,1 4,0 3,5 Grau de ocupação de espaços públicos com barreiras, anúncios, etc Grau de ocupação de espaços públicos por camelôs Nível de barulho na cidade Grau de ocupação de espaços públicos por comerciantes, bares, etc Nível de poluição visual Grau de ocupação de espaços públicos com entulho e lixo Nível de poluição do ar Nível de poluição das praias Grau de ocupação de parques e áreas verdes naturais por favelas e construções ilegais Nível de sujeira, acúmulo de lixo em logradouros públicos (ruas, praças) Grau de ocupação de espaços públicos com carros Nível de poluição de rios, córregos e riachos Nível de poluição das lagoas Como os cariocas percebem a cidade Urbanização e meio ambiente < < < < < < < < < < < < <

26 % Muito bom/ boa Muito ruim 10 1 Média 5,4 5,2 5,1 4,9 4,8 4,7 4,6 4,5 4,4 Honestidade nas relações com vizinhos Solidariedade com as outras pessoas quando precisam de ajuda Honestidade na condução de serviços à coletividade Comportamento dos pedestres Respeito às normas básicas de convivência Respeito aos idosos e às crianças Respeito às pessoas com deficiência Respeito às normas de construção Cuidado e respeito com os espaços públicos Cuidado com os idosos, deficientes e crianças no metrô e ônibus Comportamento dos motoristas Cuidado e respeito com os bens públicos Respeito às normas ambientais Como os cariocas percebem a cidade Atitude cidadã da população < < < < < < < < < < < < <

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28 No seu domicílio tem crianças menores de 6 anos? E estas crianças durante a semana, normalmente, permanecem em: Base: Quantas crianças e jovens entre 6 e 17 anos de idade moram neste domicílio? Avaliação dos serviços Educação %

29 Destas crianças e jovens, quantos estão neste momento matriculados no estabelecimento..... Não estão matriculados em nenhum estabelecimento Educacional Privado Educacional P ú blico 233 Base Avaliação dos serviços Educação % Base: 831

30 % Razões para não estarem estudando (espontânea – até 3 opções) Avaliação dos serviços Educação

31 Média 7,3 Muito Boa Muito Ruim 10 1 Base: 831 Qualidade da educação nos últimos doze meses Qualidade da educação nas escolas onde estão matriculados Base: de 6 a 17 anos que estão estudando % Tem crianças/ adolescentes 42 Avaliação dos serviços Educação % >

32 % Justificativa para avaliação* (espontânea – até 3 opções) Avaliação dos serviços Educação (*) Principais citações

33 Não procurou atendimento médico no sistema público nesses períodos Procurou um atendimento médico no sistema público de saúde: Nos últimos 6 meses Nos últimos 12 meses Base: % Avaliação dos serviços Saúde Pública

34 % 16 a 2424 a 4950 e mais Procurou Não procurou % CentroSulNorte Barra/Jaca- repaguá Oeste Procurou Não procurou Idade % Perfil do usuário Saúde Pública AP % Procurou3955 Não procurou 6145 Sexo Homem Mulher

35 Qualidade do atendimento médico recebido no sistema público de saúde Média 5,0 Base: 958 Muito Bom Muito Ruim 10 1 Qualidade do atendimento recebido no sistema público de saúde nos últimos doze meses Base: no sistema público nos últimos 12 meses % Procurou atendimento médico 48 Avaliação dos serviços Saúde Pública % <

36 % Justificativa para avaliação* (espontânea – até 3 opções) Avaliação dos serviços Saúde Pública (*) Principais citações

37 Base: Média 7,8 Base: Muito Bom Muito Ruim 10 1 Qualidade do serviço de fornecimento de água prestado Abastecido por água encanada % Domicílio Qualidade do serviço de água nos últimos doze meses > Avaliação dos serviços Fornecimento de água %

38 % Justificativa para avaliação (espontânea – até 3 opções) Avaliação dos serviços Fornecimento de água

39 Média 7,3 Base: Muito Bom Muito Ruim 10 1 Qualidade do serviço de esgoto Ligado à rede de esgoto % Domicílio Base: Qualidade do serviço de esgoto nos últimos doze meses > Avaliação dos serviços Esgoto % 83% na Barra/ Jacarepaguá

40 Base: 382 (Para quem avaliou com notas de 1 a 5) Vias ficam alagadas/ bueiros entupidos Má conservação da rede de esgoto/ falta de manutenção Cheiro ruim nos esgotos/ esgoto à céu aberto A rede de esgoto é insuficiente Demora nos reparos Não dão atenção ao cliente nas reclamações Custo elevado das tarifas Não sabe/ Não opinou Justificativa para avaliação (espontânea – até 3 opções) Avaliação dos serviços Esgoto %

41 Base: Média 7,9 Base: Abastecido por energia elétrica % Domicílio Muito Bom Muito Ruim 10 1 Qualidade do serviço de energia elétrica > % Avaliação dos serviços Fornecimento de energia elétrica

42 (Para quem avaliou com notas de 1 a 5) Custo elevado das tarifas Interrupções no abastecimento Baixa de luz ou de voltagem Demora para religar Demora nas reparações Atendimento ruim ao cliente nas reclamações Excesso de racionamento e cortes Cobram mais pelo consumo Usuário paga por ligação clandestina Não sabe/ Não opinou Justificativa para avaliação (espontânea – até 3 opções) % Avaliação dos serviços Fornecimento de energia elétrica

43 Média 8,6 Base: 285 Muito Bom Muito Ruim 10 1 Qualidade do serviço de abastecimento de gás encanado Base: Abastecido por gás encanado % Domicílio 14 Qualidade do serviço de abastecimento de gás nos últimos doze meses % Avaliação dos serviços Fornecimento de gás encanado > 46% na Zona Sul

44 Média 7,6 Base: Muito Bom Muito Ruim 10 1 Qualidade serviço de telefonia Base: Com telefone fixo % Domicílio Qualidade do serviço de telefonia nos últimos doze meses 68 % Avaliação dos serviços Telefonia >

45 Média 8,6 Base: Muito Bom Muito Ruim 10 1 Qualidade serviço de coleta de lixo com coleta de lixo % Domicílio Base: Qualidade do serviço de coleta de lixo nos últimos doze meses % Avaliação dos serviços Coleta de lixo > 89% na Zona Sul

46 (Para quem deu notas de 1 a 5) O caminhão deixa cair muito lixo O caminhão não passa com regularidade Não há garis/ lixeiros em número suficiente O caminhão passa poucas vezes por semana O caminhão passa longe do domicílio Não avisam sobre as mudanças de horário Não há coleta seletiva O caminhão revolve o lixo já separado para reciclagem As tarifas são altas Não tiram o lixo direito Recolheram as lixeiras das ruas Política Munic. não obriga condom. a recolher o lixo Não sabe/ Não opinou Base: 119 Justificativa para avaliação (espontânea – até 3 opções) % Avaliação dos serviços Coleta de lixo

47 Ônibus de linha comum A pé Veículo particular do domicílio Vans Metrô Bicicleta Ônibus Executivo Trem Moto Táxi Não opinou % Base: 1995 Avaliação dos serviços Locomoção Principal meio utilizado para se locomover na cidade no dia-a-dia

48 Média 6,8 Muito Bom Muito Ruim 10 1 Base: Base: Ônibus linha comum, táxi, bicicleta ou trem % Usa metrô, ônibus executivo, vans, 60 Qualidade do meio de transporte que utiliza Locomoção por este meio de transporte na cidade nos últimos 12 meses % Avaliação dos serviços Locomoção >

49 Justificativa para avaliação (espontânea – até 3 opções) % Avaliação dos serviços Locomoção

50 Trabalha em casa Até 15 minutos Mais de 15 a 30 minutos Mais de 30 minutos a 1h Mais de 1h a 1:30h Mais de 1:30h a 2h Mais de 2h Não trabalha (espontâneo) Não sabe/ Não lembra/ Não opinou % Base: 1995 Média 1 hora e 30 minutos Tempo médio de deslocamento entre a casa e o trabalho, ida e volta Avaliação dos serviços Locomoção

51 Classificação da segurança no bairro Média 4,8 Muita segurança Nenhuma segurança 10 1 Base: Avaliação dos serviços Segurança Pública % <

52 % Justificativa para avaliação* (espontânea – até 3 opções) Avaliação dos serviços Segurança Pública (*) Principais citações

53 Considerando os últimos 12 meses, na cidade do Rio de Janeiro, gostaria de saber se.... Teve dinheiro ou algum bem furtado (sem que percebesse) Teve dinheiro ou algum bem roubado com uso de violência Foi usada arma de fogo? E o(a) sr(a) pessoalmente, foi agredido fisicamente Algum parente seu foi assaltado Alguém que o(a) sr(a) conhece foi assaltado Foi abordado de maneira brusca ou indevida por uma autoridade policial? Foi testemunha de algum ato violento praticado por autoridades policiais contra cidadãos comuns? Base: Base: 229 Avaliação dos serviços Segurança Pública – Ocorrência de Violência %

54 Média 6,1 Muito Boa Muito Ruim 10 1 Base: Classificação da oferta de cultura e oportunidades de lazer e esporte na cidade Oferta de cultura e oportunidades de lazer e esporte na cidade nos últimos doze meses Avaliação dos serviços Acesso a cultura, lazer e esporte % >

55 Atividades de lazer nos últimos 12 meses (estimulada – até 3 opções) % Avaliação dos serviços Acesso a cultura, lazer e esporte (*) Principais citações

56 Avaliação dos serviços Tabela Resumo 1

57 % CentroSulNorte Barra/ Jacarepaguá Oeste Coleta de lixo Energia elétrica Água Telefone fixo Esgoto Educação Transporte Saúde Segurança Gás encanado Muito bom/bom Regular Muito ruim/ ruim Avaliação dos serviços Tabela Resumo 2

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59 % Cultura política Questões que deveriam receber mais atenção do Prefeito (até 3 opções)

60 % Defender os cidadãos das decisões do prefeito ou das entidades do município Encaminhar os pedidos das comunidades e/ou dos cidadãos perante os poderes constituídos ou órgãos adequados Elaborar leis municipais para regular a administração da cidade e a conduta dos cidadãos Servir de intermediária e representante entre os cidadãos e o Prefeito Aprovar o orçamento do município e selecionar os setores, comunidades ou temas aos quais será destinado o orçamento Nenhuma destas Não sabe/ Não opinou Base: Cultura política Principal função da Câmara de Vereadores

61 % Cultura política Principal função da Prefeitura (espontânea)

62 Pelo conjunto de propostas que avalia como melhor Por aquele candidato que promete mais melhorias para o seu bairro, ou sua causa Por simpatia por determinado candidato Por candidatos indicados por amigos e parentes Por simpatia por determinado partido Vota nulo (Esp.) Nenhuma destas Não sabe/ Não opinou Base: % Cultura política Como vota, na maioria das vezes

63 Base: 1995 Pelo rádio, TV, outros Pelo jornal Por ouvir falar O candidato presta contas (internet ou outro meio) Não costuma acompanhar o desempenho do candidato eleito Não sabe/ Não opinou % Cultura política Acompanhamento do desempenho de candidatos eleitos

64 Confiança nas Instituições % Base: Corpo de Bombeiros/ Defesa Civil Correios Procon Forças Armadas Guarda Municipal Ministério Público Poder Judiciário Polícia Civil Prefeitura do Rio de Janeiro Tribunal de Contas do Município Subprefeituras/ administrações regionais Câmara Municipal do Rio de Janeiro Polícia Militar De maneira geral, o(a) sr(a) diria que confia ou não confia em cada uma destas instituições:

65 Igreja ou grupo religioso Clube ou grupo esportivo Sociedade de amigos de bairro Grupo de música, grafite, dança, teatro, etc Outro tipo de associação Sindicato Partido político Cooperativa Não participa de nenhum Não sabe/Não opinou Base: % Participação em Associações Inclusão e cidadania

66 % Fez Reclamou pela má qualidade de um produto ou serviço Participou de um abaixo-assinado Entrou em contato com um funcionário público ou político para fazer uma reivindicação ou denúncia Trabalhou ou fez uma doação a uma outra organização ou associação Entrou em contato com meios de comunicação Participou de alguma manifestação pública Comprou algum produto por razões éticas, de meio ambiente, ou políticas Trabalhou ou fez uma doação a um grupo ou partido político Integrou algum Conselho Comunitário ou Associação de bairro Base: Inclusão e cidadania

67 Na sua opinião, o fato de um Prefeito eleito prestar contas publicamente de seu mandato à população é: Base: % Cultura política

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69 Pensando no seu interesse em apoiar um movimento que tenha por missão acompanhar a Câmara de Vereadores e lutar pela transparência da gestão pública, o(a) sr(a) diria que pessoalmente tem: Base: % Movimento Rio Como Vamos Interesse

70 O(a) sr(a) conhece, mesmo que só de ouvir falar, o Movimento Rio como vamos? Base: % Movimento Rio Como Vamos Conhecimento

71 Base: 159 (Para quem conhece) E através de quais destes meios o(a) sr(a) tomou conhecimento sobre o Movimento Rio como vamos? (até 3 opções) Jornais televisivos Em jornais Conversa com amigos/ parentes Entrevistas e notas pelo rádio Pela Internet Na escola/ no trabalho Associação de moradores Boletins ou relatórios do projeto Não sabe/ Não opinou % Movimento Rio Como Vamos Conhecimento

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73 Os fluminenses, em sua grande maioria, sentem orgulho (63%) por morar no Rio de Janeiro, ressaltando as belezas naturais e atrativos turísticos como o que há de melhor na cidade. Também a maioria relativa é otimista em relação ao futuro da cidade para os próximos 10 anos. Ao mesmo tempo, as avaliações que fazem sobre a sua qualidade de vida e sua situação econômica mostram estabilidade ou pequena melhora nos últimos 12 meses. Por outro lado, o quadro crítico da segurança pública é revelado nas citações do há de pior na cidade e no local onde mora (75% e 37%, respectivamente), e na obtenção da pior nota entre os serviços avaliados. Chama a atenção também, os sentimentos de Desigualdade Social e de Injustiça que se destacam como traços negativos da cidade. Considerações Finais

74 Apesar de demonstrarem um forte sentimento de ligação com o Rio de Janeiro, é clara a percepção de que a população não está comprometida com o cuidado da cidade no que tange à urbanização e meio ambiente (também responsabilidade do poder público) e da atitude cidadã de seus moradores. Na escala de avaliação utilizada, onde a média é 5,5, todos os quesitos recebem notas abaixo dela. Alguns serviços básicos, tais como coleta de lixo, fornecimento de água, luz e gás, saneamento básico/esgoto, transporte e educação obtêm avaliações acima da média, MAS ….. Os serviços essenciais de Saúde Pública (5,0) e Segurança Pública (4,8) deixam a desejar. Considerações Finais

75 A oferta de cultura e oportunidades de lazer e esporte também recebe nota acima da média (6,1), mas a grande maioria declara que sua principal atividade nos últimos 12 meses foi freqüentar a praia (52%), bem distante das demais. Observa-se um grande distanciamento da população em relação ao universo político, revelado através do alto desconhecimento dos papéis constitucionais da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, e na falta de hábito ou de interesse em acompanhar os desempenhos dos candidatos eleitos. Também é baixo o índice de participação em associações e de práticas que revelam pró-atividade na busca por melhorias para si próprio e para a sociedade. Considerações Finais

76 Por fim, o Movimento Rio Como Vamos, ainda tem baixo conhecimento, mesmo que de ouvir falar, por apenas 8% dos entrevistados, e desperta pouco interesse para o acompanhamento das ações da Câmara dos Vereadores e a Prefeitura, mas ao mesmo tempo cobram transparência da gestão pública. O grande desafio do Rio Como Vamos será o de conscientizar a população da importância da sua participação ativa, seja diretamente ou através dos representantes eleitos para a conquista de melhorias para a cidade e nas condições de vida da população. Considerações Finais

77 FIM


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