A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O clima desértico é caracterizado pelo baixo índice de chuva e solo seco, sendo marcada por dunas de areia e montanhas pedregosas com pouca vegetação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O clima desértico é caracterizado pelo baixo índice de chuva e solo seco, sendo marcada por dunas de areia e montanhas pedregosas com pouca vegetação."— Transcrição da apresentação:

1

2 O clima desértico é caracterizado pelo baixo índice de chuva e solo seco, sendo marcada por dunas de areia e montanhas pedregosas com pouca vegetação. Por se localizarem em regiões de alta pressão, a insolação durante o dia é muito forte, o que eleva a temperatura facilmente, chegando a até 50ºC em alguns lugares.

3

4 O clima desértico pode ser dividido em 2 categorias de acordo com sua amplitude térmica e sua localização

5 O clima desértico quente é encontrado geralmente na costa ocidental dos continentes, chegando até o litoral, como no Norte do México e da África (onde fica o Deserto do Saara); Sudoeste dos Estados Unidos; Arábia; Paquistão; Interior da Austrália; Sudoeste da África do Sul; Litoral do Peru, e Chile; Durante a noite, esfria muito rápido e a temperatura cai drasticamente, mas nunca chegando a ficar abaixo de 0ºC.

6 Já o clima desértico frio é encontrado apenas no interior dos continentes, em regiões limitadas por altas montanhas, como na Mongólia (onde fica o Deserto de Gobi) Turquestão ; Na grande bacia do Oeste dos Estados Unidos e nas montanhas rochosas Nesses lugares, durante a noite, pode nevar. A vegetação do clima desértico é formada por gramíneas, cactos e pequenos arbustos, que se adaptam à seca da região através da xeromorfa, que é o estado vegetal naturalmente protegido contra a seca excessiva.

7 * Elevada amplitude térmica (diferença entre mínima e máxima temperatura do dia). Em alguns desertos, por exemplo, a temperatura durante o dia pode chegar em 40°C e a noite pode cair para -5°C. *Baixíssimos índices de umidade relativa do ar. Durante o ano, a média de umidade fica em torno de 30%. * Baixíssimo índice pluviométrico (chuvas) anual. Na média anual, regiões de clima desértico possuem índice de chuvas em torno de 200 mm. Porém, em alguns desertos, pode ficar anos sem chover. - São típicos de regiões tropicais e subtropicais do mundo. Também é conhecido como clima árido.

8 Roedores como o rato-canguru; Répteis como serpentes e lagartos; Aracnídeos como escorpiões; Insetos ; E camelos; Que pela falta de água, também sofreram adaptação, a maioria desenvolvendo hábitos noturnos para evitar as elevadas temperaturas do dia.

9 A localização do deserto é parte crucial à explicação sobre as temperaturas mais correntes das zonas desérticas. Geralmente os quentes estão situados perto do litoral enquanto que desertos frios estão dentro das zonas continentais, em zonas que possuem limitação em consequência das altas montanhas.

10 O próprio clima do deserto não permite grande existência de espécies animais. Tipos que conseguem sobreviver conseguem a sobrevivência com longos números de dias sem fazer o consumo direto de água, retida e consumida aos poucos. Grande parte sobrevive com insetos e percevejos.

11 Integrantes: Anna Paula Tome Gabrielly Dutra Luana Pereira Mauricio Marinho

12 Obrigado!!!


Carregar ppt "O clima desértico é caracterizado pelo baixo índice de chuva e solo seco, sendo marcada por dunas de areia e montanhas pedregosas com pouca vegetação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google