A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RETRATO DA ESCOLA BRIGADEIRO FRANCISCO DE LIMA E SILVA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RETRATO DA ESCOLA BRIGADEIRO FRANCISCO DE LIMA E SILVA"— Transcrição da apresentação:

1 RETRATO DA ESCOLA BRIGADEIRO FRANCISCO DE LIMA E SILVA
Leticia Maciel da Rosa

2 EEEF BRIGADEIRO FRANCISCO DE LIMA E SILVA
Fachada da escola A escola atualmente atende o ensino fundamental (9 anos), tendo 480 alunos. No turno da manhã temos turmas do 6° ao 9° ano e pela tarde temos turmas da educação infantil nível B ao 5° ano. Temos quadra de esporte, duas pracinhas, refeitório, biblioteca , laboratórios de ciências e informática, sala de vídeo, sala de recursos e um jardim de plantas e flores cultivado pelos alunos. O CPM da escola também atua de forma bastante expressiva, auxiliando em festas e arrecadação de verba. 

3 Jardim cultivado pelos alunos
Entrada interna Pracinha Jardim cultivado pelos alunos Quadra esportiva

4 Sala de aula Saguão

5 Trabalhamos também através de projetos e a cada início de ano letivo a escola promove uma eleição entre as turmas, onde cada uma vota em projetos sugeridos pelos alunos, os dois projetos mais votados por cada turma se transformam em pesquisas e culminamos com exposição dos trabalhos para comunidade escolar a cada final de trimestre. Os alunos se envolvem e gostam muito do trabalho através de projetos! 

6 O grupo de professores do turno da tarde é bastante unido, embora seja formado por professoras que trabalham de maneira bem distintas umas das outras e que tenham uma visão e postura pedagógicas também bem diferentes. O diretor não é muito presente e passa a maior parte do seu tempo em reuniões na secretaria de educação ou envolvido com a parte burocrática da escola, deixando a parte da gestão para as duas vice-diretoras, fazendo com isso que a escola fique dividida em dois turnos. Os professores da manhã e tarde reúnem-se, somente em dois momentos no ano letivo, na reunião inicial e na festa junina, portanto não nos conhecemos a não ser de vista. Essa falta de unidade reflete negativamente no trabalho da escola principalmente perante a comunidade.  Realizamos reuniões esporádicas e essas servem sempre para planejamento de festas ou da exposição dos trabalhos de projetos, recados e comunicados da SEC. Nunca é proporcionado momentos onde possamos discutir nossa prática ou refletir sobre as mesmas.

7 CARTAZ MOSTRANDO OS ALUNOS DESTAQUE DO TURNO DA TARDE
Como já havia citado, a falta de unidade pedagógica escolar faz com que a escola divida-se em duas, e tento retratar apenas uma das diversas situações em que isso acontece, o turno da manhã tem como prática homenagear os alunos que se destacaram durante o trimestre e o critério utilizado para isso são as notas que os alunos tiraram em suas avaliações. Já os professores do turno da tarde repudiam essa prática, argumentando que através disso os alunos sofrem uma exposição desnecessária, estimulando uma competitividade negativa, já que nem sempre os alunos que tiram as melhores notas são os que mais se esforçam, e que também a homenagem deveria ser feita destacando então, outros aspectos vividos e explorados pelos alunos dentro do ambiente escolar que não fossem somente as notas tiradas por eles. CARTAZ MOSTRANDO OS ALUNOS DESTAQUE DO TURNO DA TARDE

8 CONSIDERAÇÕES FINAIS  O olhar que tenho sobre a escola onde trabalho é certamente outro depois da realização do trabalho "RETRATO DA ESCOLA". Fazer parte e construir o dia dia do nosso local de trabalho, está longe de olhar criticamente para ele. Na construção do RETRATO olhei para minha escola com "outros olhos" procurando analisá-la sob seus aspectos positivos e negativos.  Percebi que trabalhar no Brigadeiro é ao mesmo tempo muito bom e ruim... Tenho um carinho especial por minha escola, afinal é a escola que escolhi e confiei a educação da minha filha (ela adora estudar lá), gosto do bairro onde ela se localiza, dos colegas e dos alunos que atendemos. A comunidade onde atuo não é carente, e isso me dá a possibilidade de ter bons recursos materiais para realização do meu trabalho. Os pais são muito participativos e presentes estando sempre envolvidos com a questões de ensino dos seus filhos, exigindo assim, bastante de seus docentes e isso fez com que eu tenha aprendido e crescido muito na minha profissão. Em contrapartida trabalhar em uma escola onde a gestão falha é muito difícil, o fato de não termos uma supervisão atuante e uma direção dividida em turnos, faz com nossa escola perca o seu objetivo quanto escola e também sua identidade. As decisões da escola não são construídas em conjunto, os professores não são ouvidos quanto suas necessidades, as coisas que são feitas servem muito para constarem no papel ou apenas para serem vistas com bons olhos pela comunidade. Essas situações a longo prazo geram muito desconforto e estresse. Vejo que a escola que trabalho hoje é bastante distante da escola que eu gostaria que ela fosse, mas mesmo assim conseguimos oferecer uma educação de qualidade, embora tenhamos muitas questões para aperfeiçoar, melhorar, rever, modificar, ressaltar... O importante é saber que a escola é um ambiente aberto a críticas e sugestões e de transformação constante.


Carregar ppt "RETRATO DA ESCOLA BRIGADEIRO FRANCISCO DE LIMA E SILVA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google