A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Operacional Aberto (Linux) AULA 02 Prof. André Lucio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Operacional Aberto (Linux) AULA 02 Prof. André Lucio."— Transcrição da apresentação:

1 FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Operacional Aberto (Linux) AULA 02 Prof. André Lucio

2 Competências da Aula 2 Virtualbox Instalação e Configuração do GNU/Linux o o Debian o o CentOS o o Ubuntu o o Fedora

3 Aula 02 VIRTUALBOX

4 Virtualbox VirtualBox é uma poderosa ferramenta virtualização para empresa, bem como uso doméstico. É um produto extremamente rico em recursos, de alto desempenho para clientes corporativos, é também a única solução profissional que está disponível gratuitamente como software de código aberto sob os termos da GNU General Public License (GPL) versão 2. VirtualBox é uma poderosa ferramenta virtualização para empresa, bem como uso doméstico. É um produto extremamente rico em recursos, de alto desempenho para clientes corporativos, é também a única solução profissional que está disponível gratuitamente como software de código aberto sob os termos da GNU General Public License (GPL) versão 2. Atualmente, o VirtualBox roda em Windows, Linux, Macintosh e Solaris anfitriões e suporta um grande número de sistemas operacionais convidados, incluindo mas não limitado ao Windows (NT 4.0, 2000, XP, Server 2003, Vista, Windows 7, Windows 8), DOS / Windows 3.x, Linux (2.4, 2.6 e 3.x), Solaris e OpenSolaris, OS / 2, e OpenBSD. Atualmente, o VirtualBox roda em Windows, Linux, Macintosh e Solaris anfitriões e suporta um grande número de sistemas operacionais convidados, incluindo mas não limitado ao Windows (NT 4.0, 2000, XP, Server 2003, Vista, Windows 7, Windows 8), DOS / Windows 3.x, Linux (2.4, 2.6 e 3.x), Solaris e OpenSolaris, OS / 2, e OpenBSD.

5 Virtualbox

6 Aula 02 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO GNU/LINUX

7 Debian O Debian foi lançado em 16 Agosto de 1993 O Debian foi lançado em 16 Agosto de 1993 por Ian Murdock, ao tempo estudante por Ian Murdock, ao tempo estudante universitário, que escreveu o Manifesto universitário, que escreveu o Manifesto Debian que apelava à criação de uma Debian que apelava à criação de uma distribuição Linux a ser mantida de uma maneira distribuição Linux a ser mantida de uma maneira aberta, segundo o espírito do Linux e do GNU. aberta, segundo o espírito do Linux e do GNU. O Projeto Debian cresceu vagarosamente e lançou suas versões 0.9x em 1994 e 1995, quando dpkg ganhou notoriedade. Os primeiros ports para outras arquiteturas iniciaram em 1995, e a primeira versão 1.x do Debian aconteceu em 1996. O Projeto Debian cresceu vagarosamente e lançou suas versões 0.9x em 1994 e 1995, quando dpkg ganhou notoriedade. Os primeiros ports para outras arquiteturas iniciaram em 1995, e a primeira versão 1.x do Debian aconteceu em 1996.

8 Debian Distribuição: livre; Distribuição: livre; Descrição: criada com o intuito de Descrição: criada com o intuito de prover um sistema operacional prover um sistema operacional totalmente livre e gratuito, foi totalmente livre e gratuito, foi uma das primeiras distribuições GNU/Linux a uma das primeiras distribuições GNU/Linux a serem criadas. Atualmente é uma das maiores serem criadas. Atualmente é uma das maiores distribuições e a que mais distribuições e a que mais gerou distribuições derivadas. Por ser uma referência gerou distribuições derivadas. Por ser uma referência em sistemas GNU/Linux, é a distribuição mais utilizada em em sistemas GNU/Linux, é a distribuição mais utilizada em órgãos públicos e governos; órgãos públicos e governos; Interface padrão: GNOME; Interface padrão: GNOME; Sistema de pacote: DEB - Debian Package; Sistema de pacote: DEB - Debian Package; Site oficial: http://www.debian.org Site oficial: http://www.debian.org

9 Debian Ian Murdock

10 Debian - Instalação

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32 Ubuntu Ubuntu foi concebido em 2004 Ubuntu foi concebido em 2004 por Mark Shuttleworth, um por Mark Shuttleworth, um empreendedor Sul-Africano de empreendedor Sul-Africano de sucesso, e sua companhia Canonical. sucesso, e sua companhia Canonical. Shuttleworth reconheceu o poder do Linux e Shuttleworth reconheceu o poder do Linux e do código-aberto, mas reconhecia as fraquezas do código-aberto, mas reconhecia as fraquezas que impediam o seu uso disseminado. que impediam o seu uso disseminado.

33 Ubuntu Shuttleworth pretendia abertamente resolver estes pontos fracos e criar um sistema que fosse fácil de usar, completamente livre, e que pudesse competir com outros sistemas operacionais populares. Com o sistema Debian como base, Shuttleworth começou a construir o Ubuntu. Usando seus próprios fundos a princípio, CDs de instalação eram prensados e enviados para todo o mundo sem nenhum custo para o usuário final. O Ubuntu se espalhou rapidamente, o tamanho da comunidade rapidamente cresceu, e logo se tornou a mais popular distribuição Linux baseada em Debian disponível. Shuttleworth pretendia abertamente resolver estes pontos fracos e criar um sistema que fosse fácil de usar, completamente livre, e que pudesse competir com outros sistemas operacionais populares. Com o sistema Debian como base, Shuttleworth começou a construir o Ubuntu. Usando seus próprios fundos a princípio, CDs de instalação eram prensados e enviados para todo o mundo sem nenhum custo para o usuário final. O Ubuntu se espalhou rapidamente, o tamanho da comunidade rapidamente cresceu, e logo se tornou a mais popular distribuição Linux baseada em Debian disponível.

34 Ubuntu Distribuição: livre (convencional e Live); Distribuição: livre (convencional e Live); Descrição: com seu slogan Linux Descrição: com seu slogan Linux for Human Beings - é voltada for Human Beings - é voltada para o usuário final, apesar de ter para o usuário final, apesar de ter versão para servidores. Patrocinada pelo versão para servidores. Patrocinada pelo milionário Mark Shuttleworth é, atualmente, a maior milionário Mark Shuttleworth é, atualmente, a maior distribuição em número de downloads. distribuição em número de downloads. Interface padrão: GNOME ou KDE (para Kubuntu); Interface padrão: GNOME ou KDE (para Kubuntu); Sistema de pacote: DEB - Debian Package; Sistema de pacote: DEB - Debian Package; Site oficial: http://www.ubuntu.com Site oficial: http://www.ubuntu.com

35 Ubuntu Mark Shuttlework

36 Ubuntu - Instalação

37

38

39

40

41

42

43 CentOS O CentOS é uma versão O CentOS é uma versão gratuita do Red Hat gratuita do Red Hat Enterprise, gerado a partir do código fonte Enterprise, gerado a partir do código fonte disponibilizado pela Red Hat e mantido de disponibilizado pela Red Hat e mantido de forma bastante competente por um grupo de forma bastante competente por um grupo de desenvolvedores, que combina representantes desenvolvedores, que combina representantes de diversas empresas que utilizam o sistema de diversas empresas que utilizam o sistema (sobretudo empresas de hospedagem) e (sobretudo empresas de hospedagem) e voluntários. voluntários.

44 CentOS Ele é, basicamente, uma versão gratuita do RHEL, que possui um excelente histórico de segurança e conta com uma boa estrutura de suporte comunitário e atualizações pontuais de segurança, qualidades que o tornam uma das distribuições Linux mais populares em servidores, sobretudo em servidores web. Ele é, basicamente, uma versão gratuita do RHEL, que possui um excelente histórico de segurança e conta com uma boa estrutura de suporte comunitário e atualizações pontuais de segurança, qualidades que o tornam uma das distribuições Linux mais populares em servidores, sobretudo em servidores web.

45 CentOS Se você está interessado na estabilidade do Red Hat Enterprise, ou precisa rodar softwares como o Oracle, que são suportados apenas nele, mas não tem como pagar caro pelo sistema, o CentOS é a sua melhor opção. Se você está interessado na estabilidade do Red Hat Enterprise, ou precisa rodar softwares como o Oracle, que são suportados apenas nele, mas não tem como pagar caro pelo sistema, o CentOS é a sua melhor opção.

46 CentOS O CentOS nada mais é do que um Red Hat Enterprise compilado a partir do código fonte disponibilizado pela Red Hat, com os logotipos as marcas registradas removidas. Isso garante que os dois sistemas sejam binariamente compatíveis (ou seja, um software compilado para rodar no Red Hat Enterprise roda também na versão correspondente do CentOS sem precisar de modificações) e todos os passos de instalação e configuração dos dois sistemas são idênticos, o que faz com que toda a documentação do Red Hat Enterprise se aplique também ao CentOS. O CentOS nada mais é do que um Red Hat Enterprise compilado a partir do código fonte disponibilizado pela Red Hat, com os logotipos as marcas registradas removidas. Isso garante que os dois sistemas sejam binariamente compatíveis (ou seja, um software compilado para rodar no Red Hat Enterprise roda também na versão correspondente do CentOS sem precisar de modificações) e todos os passos de instalação e configuração dos dois sistemas são idênticos, o que faz com que toda a documentação do Red Hat Enterprise se aplique também ao CentOS.

47 CentOS Distribuição: Livre (Live); Distribuição: Livre (Live); Descrição: O CentOS, Descrição: O CentOS, abreviação de Community abreviação de Community Enterprise Operating System, é uma Enterprise Operating System, é uma distribuição Linux de classe Enterprise derivada de códigos distribuição Linux de classe Enterprise derivada de códigos fonte gratuitamente distribuídos pela Red Hat Enterprise Linux e mantida fonte gratuitamente distribuídos pela Red Hat Enterprise Linux e mantida pelo CentOS Project. pelo CentOS Project. O CentOS, foi apontado como uma das melhores distros para o uso em O CentOS, foi apontado como uma das melhores distros para o uso em servidores. servidores. Interface padrão: GNOME; Interface padrão: GNOME; Sistema de pacote: RPM; Sistema de pacote: RPM; Site oficial: http://www.centos.org Site oficial: http://www.centos.org

48 CentOS - Instalação

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58

59

60 Fedora O Red Hat Desktop foi uma das O Red Hat Desktop foi uma das primeiras distribuições Linux e foi primeiras distribuições Linux e foi também a mais usada até 2003, também a mais usada até 2003, quando a Red Hat pegou todos de quando a Red Hat pegou todos de surpresa, anunciando que surpresa, anunciando que descontinuaria o sistema, concentrando os descontinuaria o sistema, concentrando os esforços no Red Hat Enterprise (o braço comercial esforços no Red Hat Enterprise (o braço comercial da distribuição, destinado ao uso em empresas) e da distribuição, destinado ao uso em empresas) e nos programas de suporte e certificação que eram nos programas de suporte e certificação que eram (e continuam sendo) os grandes responsáveis pelo (e continuam sendo) os grandes responsáveis pelo faturamento da empresa. faturamento da empresa.

61 Fedora Embora o Red Hat Desktop fosse vendido em caixinhas, a distribuição em lojas de varejo era muito problemática (já que o sistema era atualizado rapidamente e era quase impossível fazer com que as lojas atualizassem os estoques na mesma velocidade) e, descontados todos os custos com produção e transporte, a renda obtida com as vendas sempre foi muito pequena. Estes mesmos problemas foram enfrentados por outras distribuições que apostaram na venda de caixinhas, o que explica o por que desse sistema de distribuição ter sido quase que inteiramente descontinuado, em favor dos downloads, venda de CDs via web e prestação de serviços em geral. Embora o Red Hat Desktop fosse vendido em caixinhas, a distribuição em lojas de varejo era muito problemática (já que o sistema era atualizado rapidamente e era quase impossível fazer com que as lojas atualizassem os estoques na mesma velocidade) e, descontados todos os custos com produção e transporte, a renda obtida com as vendas sempre foi muito pequena. Estes mesmos problemas foram enfrentados por outras distribuições que apostaram na venda de caixinhas, o que explica o por que desse sistema de distribuição ter sido quase que inteiramente descontinuado, em favor dos downloads, venda de CDs via web e prestação de serviços em geral.

62 Fedora O Fedora representa um conjunto de projetos patrocinados pela Red Hat e direcionados pelo Projeto Fedora. Estes projetos são desenvolvidos por uma imensa comunidade internacional de pessoas focadas em prover e manter as melhores iniciativas através dos padrões livres do software de fonte aberto O Fedora representa um conjunto de projetos patrocinados pela Red Hat e direcionados pelo Projeto Fedora. Estes projetos são desenvolvidos por uma imensa comunidade internacional de pessoas focadas em prover e manter as melhores iniciativas através dos padrões livres do software de fonte aberto

63 Principais Distribuições Fedora Distribuição: livre; Distribuição: livre; Descrição: mantida pela Descrição: mantida pela RedHat, serve de teste para o RedHat, serve de teste para o carro chefe da carro chefe da empresa, o RedHat Enterprise. empresa, o RedHat Enterprise. Interface padrão: GNOME; Interface padrão: GNOME; Sistema de pacote: RPM - RedHat Package Manager; Sistema de pacote: RPM - RedHat Package Manager; Site oficial: http://fedora.redhat.com Site oficial: http://fedora.redhat.com

64 Fedora - Instalação

65

66

67

68

69

70

71

72

73

74

75 Dúvidas Acesse o Fórum!! Acesse o Fórum!! Acessem o Chat!! Acessem o Chat!! (4ª às 20:30hs)


Carregar ppt "FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Operacional Aberto (Linux) AULA 02 Prof. André Lucio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google