A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) Do avanço fascista ao Dia D

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) Do avanço fascista ao Dia D"— Transcrição da apresentação:

1 A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939-1945) Do avanço fascista ao Dia D
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) Do avanço fascista ao Dia D. Fonte: Livro O Século XX – “O tempo das Crises,revoluções, fascismos e guerras. Autor do artigo: Prof. Williams da Silva Gonçalves.

2

3 A GUERRA TOTAL: Para a Alemanha:
Domínio da Europa ocidental e transformação dos territórios em Estados vassalos. Redução da União Soviética à situação de colônia alemã. Para os Aliados: Rendição incondicional da Alemanha, sem a aceitação de uma paz negociada. Os países envolvidos mobilizaram mais de 20% de sua população masculina, além das mulheres.

4 Os Antecedentes do conflito:
As disputas relacionadas com a Primeira Guerra Mundial; A crise do modelo Liberal 1929; O avanço das propostas socialistas; O Avanço do modelo Fascista; O Pacto Anti-Komintern. (O Eixo) (1936); O Rearmanento Alemão.

5 O contexto geopolítico da guerra.
Hitler rompe com as cláusulas de Versalhes: Invasão da Áustria (Anschluss); Apoio à invasão italiana à Etiópia; Reintroduz forças armadas na região da margem esquerda do rio Reno (Remânia); Apoio à Falange na Guerra Civil Espanhola; Anexação da Região dos Sudetos na Tchecoslováquia.

6

7

8

9 Mapa da Europa pós Primeira Guerra Mundial.

10

11 A Guerra Civil Espanhola.
FALANGE (Partido Fascista) X Frente Popular (Partido de tendência esquerdista e contando com apoio dos liberais)

12 A Política de Apaziguamento:
Neutralidade de Inglaterra e França diante do avanço da Alemanha; Objetivavam provocar um conflito entre Alemanha e URSS; A Conferência de Munique (1938).

13 A Resposta Soviética. aproximação com a Alemanha a partir do Pacto de Não-Agressão; Este determinava, entre outras medidas: Não ocorrer ataques mútuos; A divisão da Polônia; A conquista de territórios Bálticos pela URSS.

14

15

16 O Estopim!!!!! A “invasão” alemã à Polônia;
Ataque alemão à França e Inglaterra: As etapas foram: A invasão da Dinamarca e Noruega; Invasão de Luxemburgo, Bélgica e Holanda; Invasão da França pela região da floresta de Ardenas. (A França ficou dividida em duas áreas); A tentativa de invasão da Inglaterra com ataques aéreos e de submarinos.

17

18

19

20

21 A Operação Barbarossa. Em 1941, Hitler inicia a invasão da URSS, contando com: 3,5 milhões de homens, tanques e 5 mil aviões; O objetivo era a tomada de Leningrado e de Moscou, além da rendição incondicional da URSS; Conquista de mais de 800 Km em apenas um mês; Em cinco meses grande parte da URSS estava nas mãos dos Nazistas.

22

23

24 A Contra-Ofensiva Soviética:
Convocação da Nação; Utilização da tática da “terra arrasada”; A chegada do inverno; Apoio dos pesados tanques T-34; Manutenção da máquina de guerra em funcionamento; Cercamento dos 250 mil soldados alemães; Rendição do Marechal Paulus.

25 A Entrada dos Estados Unidos.
Em 7 de dezembro de 1941, o Japão, ataca Pearl Harbour; Este fato levou, os Estados Unidos, a romper com sua política de neutralidade e entrar na Guerra ao lado dos aliados.

26

27

28 A Grande virada da Guerra!!!
A resistência da população civil aos avanços dos fascistas; As vitórias aliadas sobre os Afika Korps. (a derrota do general Rommel); As vitórias americanas sobre o Japão no Pacífico; A Vitória Soviética na batalha de Stalingrado; A invasão aliada a Normandia (O dia D)

29

30

31

32 Os acordos assinados durante e no pós Guerra:
A Carta do Atlântico (1941): Defesa da Autodeterminação dos povos. A Declaração das Nações Unidas (1942) A Conferência de Teerã (1943): Ficam definidas as bases para o ataque a Normandia e prosseguem-se as negociações para a criação da ONU. A Conferência de Yalta (1945): Objetivavam estabelecer as áreas de influência, na Europa, de Inglaterra, Estados Unidos e União Soviética. A Conferência de Potsdam (1945): Fica decidida a divisão da Alemanha em quatro Zonas de Influência. A Conferência de Bretton Woods (1944): Criação do FMI e do BIRD. A Conferência de São Francisco (1945): Criação da ONU.

33

34

35

36

37 O fim da Guerra do Pacífico:
A guerra do Pacífico acaba a partir do lançamento de duas bombas atômicas no Japão; A Bomba como instrumento de força diante da Bipolaridade: CAPITALISMO x SOCIALISMO


Carregar ppt "A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) Do avanço fascista ao Dia D"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google