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PublicouÁgatha Dias Canedo Alterado mais de 8 anos atrás
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(Como resolver com bem menos esforço problema típico de profissional)
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ESTAÇÃO AUTOMÁTICA (DADO DE HORA EM HORA) PLUVIÔMETRO CONVENCIONAL (LIDO ÀS 9:00 H) Distância entre equipamentos: X m
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Desprezar algum deles? Qual? E se o que escolhemos desprezar tiver recebido o mesmo tratamento das outras estações do estudo? Olhar os dados? Mas são 365 por estação. Olhar dado a dado? Solução: Ensinar o computador a realizar o trabalho!
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Data fora de ordem!
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Data repetida!
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Datas mudam a cada nova informação
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Será que as datas problemáticas, repetidas, aparecem no trecho dos dados no meio do arquivo?
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Existe falha?
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function [desordem,duplicado]=dataconsist(horalidadeci) [ordhld,iordhld]=sort(horalidadeci); diordhld=diff(iordhld); desordem=sum(diordhld<0)~=0; %fora da ordem? if (desordem==1) fp=fopen('datasdesordenadas.txt','wt'); fprintf(fp,'Linha Data\n'); fiordhld=find(diordhld<0)+1; for i=1:length(fiordhld) fprintf(fp,'%5i %15.2f\n',fiordhld(i),horalidadeci(iordhld(i))); end fclose(fp); end [temp,idupli] = exdupli (horalidadeci); duplicado=~isempty(idupli); if (duplicado==1) fp=fopen('datasduplicadas.txt','wt'); fprintf(fp,'Linha Data\n'); for i=1:length(idupli) fprintf(fp,'%5i %15.2f\n',idupli(i),horalidadeci(idupli(i))); end fclose(fp); end
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function [desordem,duplicado]=dataconsist(horalidadeci) [ordhld,iordhld]=sort(horalidadeci); diordhld=diff(iordhld); desordem=sum(diordhld<0)~=0; %fora da ordem? if (desordem==1) fp=fopen('datasdesordenadas.txt','wt'); fprintf(fp,'Linha Data\n'); fiordhld=find(diordhld<0)+1; for i=1:length(fiordhld) fprintf(fp,'%5i %15.2f\n',fiordhld(i),horalidadeci(iordhld(i))); end fclose(fp); end [temp,idupli] = exdupli (horalidadeci); duplicado=~isempty(idupli); if (duplicado==1) fp=fopen('datasduplicadas.txt','wt'); fprintf(fp,'Linha Data\n'); for i=1:length(idupli) fprintf(fp,'%5i %15.2f\n',idupli(i),horalidadeci(idupli(i))); end fclose(fp); end 6-Funções 7-Arquivo 2-Modularização 3-Estrutura de condição 4-Estrutura de repetição 1-Comentários 5-Estrutura de dados
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Estrutura
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ConteúdoAulasItens Introdução 3 Apresentação, Raciocínio lógico, Algoritmos, Organização de computadores, Programas e linguagens, MATLAB, conexão com Excel Tópicos Preliminares3 Tipos de informação, variáveis, expressões (numéricas e literais): operadores e prioridades, Atribuição e troca de informação com o usuário, comentários, ajuda Estruturas de controle7 Seqüenciais (script, modularização e atualização de variáveis), Condicionais (tipos, flag), Repetição (tipos, contador, acumulador-elemento neutro, uso do índice) Estruturas de dados 4 Homogêneo(termos recursivos) e Heterogêneo (variável auxiliar) Funções4Comparar a script, modularização, gráficos Arquivos 3 Operações, abertura (tipos de acesso), encerramento, escrita, leitura
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Compromisso
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Introdução à organização dos computadores: Arquitetura, Sistemas Operacionais e Compiladores; Algoritmos Estruturados e Estruturas de Dados; Linguagens de Programação: Teoria e Prática em Laboratório.
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Facilitar ao aluno o desenvolvimento de habilidade teórica e prática para construir programas computacionais visando solucionar problemas do cotidiano, i.e., durante a graduação e em sua vida profissional.
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2 Avaliações Bimestrais (Abs) Composição de cada Ab: Prova Prática 1 = 40% Prova Prática 2 = 40% Mini-testes = 20% 1 Reavaliação da AB de média mais baixa e inferior a 7,0 (sete) Entrega de Listas de exercícios levará à final se precisar de até 1,0 em alguma AB e se listas correspondentes forem entregues com resolução completa e no prazo 1 Prova Final, escrita, se necessário 26
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Turma dividida em grupos de 3 ou 4 (entregue na 3 a semana) Ex: 1-Abel, 2-Alda, 3-Olga, 4-Rui Individual (Questão 1) ou dupla (Todas) em cada prova a critério dos alunos Professor anuncia duplas na hora da prova Exemplos: Ímpares (1 e 3, 2 e 4), extremos (1 e 4, 2 e 3) ou menores (1 e 2, 3 e 4) Se alguém da dupla estiver atrasado, os dois membros da dupla fazem individualmente Tempo: 50 minutos Dica: formar grupo por afinidade para que cada membro ajude no estimulo/cobrança ao estudo 27
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Critérios Somatório da médias: ▪ ≥14 pontos: Aprovado ▪ ≥ 10 pontos e < 14: Final Média = 0,6 *(∑médias bimestrais)/2 + 0,4* final Média ≥ 5,5: Aprovado Média < 5,5: Reprovado por média ▪ < 10 Pontos: Reprovado por média Observações: Os Alunos terão direito a 25% de faltas da carga horária total (aulas e provas) da disciplina (60 horas x 25% = 15horas). Ultrapassando esse limite, o aluno será Reprovado por falta, independentemente de suas notas
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Livro texto: Forbellone & Eberspächer 2005 FORBELLONE, André Luiz e EBERSPÄCHER, Henri Frederico – Lógica de Programação. 3 a Edição – 2005. Editora: Prentice Hall Brasil. Outras referências e listas de exercícios em www.ctec.ufal.br/professor/cfs www.ctec.ufal.br/professor/cfs DVD de instalação do programa MATLAB 29
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Monitor A definir Apoio complementar: ▪ PET-Eng.Ambiental ▪ Orientados de Iniciação Científica – Sofia Melo 30
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www.ctec.ufal.br/professor/cfs www.ctec.ufal.br/professor/cfs Ou adicione à sua agenda do google: IC-Turma_A IC-Turma_D 31
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Porque alunos de Engenharia Ambiental devem ser bons em programação? Economia de tempo e esforço para a realização de tarefas repetitivas Evolução da informática e relação com diferentes campos de atuação ▪ Caracterização de ambientes ▪ Simulação de processos ▪ Previsão de comportamentos 33
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37 http://mtc-m17.sid.inpe.br/col/sid.inpe.br/mtc-m17@80/2006/12.11.16.47/doc/p50.pdf IPH4Plan – Paz et al. 2006
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38 Equações de St. Venánt
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39 http://mtc-m17.sid.inpe.br/col/sid.inpe.br/mtc-m17@80/2006/12.11.16.47/doc/p50.pdf IPH4Plan – Paz et al. 2006
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http://galileu.iph.ufrgs.br/collischonn/ClimaRH/softwares/IPH-TRIM3D-BIO_principal.htm 40
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Lógica e Algoritmo História do computador e da programação Linguagem Aplicação
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