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(Como resolver com bem menos esforço problema típico de profissional)

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Apresentação em tema: "(Como resolver com bem menos esforço problema típico de profissional)"— Transcrição da apresentação:

1 (Como resolver com bem menos esforço problema típico de profissional)

2 ESTAÇÃO AUTOMÁTICA (DADO DE HORA EM HORA) PLUVIÔMETRO CONVENCIONAL (LIDO ÀS 9:00 H) Distância entre equipamentos: X m

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4  Desprezar algum deles?  Qual?  E se o que escolhemos desprezar tiver recebido o mesmo tratamento das outras estações do estudo?  Olhar os dados? Mas são 365 por estação. Olhar dado a dado?  Solução: Ensinar o computador a realizar o trabalho!

5  Data fora de ordem!

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8  Data repetida!

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11  Datas mudam a cada nova informação

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13  Será que as datas problemáticas, repetidas, aparecem no trecho dos dados no meio do arquivo?

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15  Existe falha?

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18 function [desordem,duplicado]=dataconsist(horalidadeci) [ordhld,iordhld]=sort(horalidadeci); diordhld=diff(iordhld); desordem=sum(diordhld<0)~=0; %fora da ordem? if (desordem==1) fp=fopen('datasdesordenadas.txt','wt'); fprintf(fp,'Linha Data\n'); fiordhld=find(diordhld<0)+1; for i=1:length(fiordhld) fprintf(fp,'%5i %15.2f\n',fiordhld(i),horalidadeci(iordhld(i))); end fclose(fp); end [temp,idupli] = exdupli (horalidadeci); duplicado=~isempty(idupli); if (duplicado==1) fp=fopen('datasduplicadas.txt','wt'); fprintf(fp,'Linha Data\n'); for i=1:length(idupli) fprintf(fp,'%5i %15.2f\n',idupli(i),horalidadeci(idupli(i))); end fclose(fp); end

19 function [desordem,duplicado]=dataconsist(horalidadeci) [ordhld,iordhld]=sort(horalidadeci); diordhld=diff(iordhld); desordem=sum(diordhld<0)~=0; %fora da ordem? if (desordem==1) fp=fopen('datasdesordenadas.txt','wt'); fprintf(fp,'Linha Data\n'); fiordhld=find(diordhld<0)+1; for i=1:length(fiordhld) fprintf(fp,'%5i %15.2f\n',fiordhld(i),horalidadeci(iordhld(i))); end fclose(fp); end [temp,idupli] = exdupli (horalidadeci); duplicado=~isempty(idupli); if (duplicado==1) fp=fopen('datasduplicadas.txt','wt'); fprintf(fp,'Linha Data\n'); for i=1:length(idupli) fprintf(fp,'%5i %15.2f\n',idupli(i),horalidadeci(idupli(i))); end fclose(fp); end 6-Funções 7-Arquivo 2-Modularização 3-Estrutura de condição 4-Estrutura de repetição 1-Comentários 5-Estrutura de dados

20 Estrutura

21 ConteúdoAulasItens Introdução 3 Apresentação, Raciocínio lógico, Algoritmos, Organização de computadores, Programas e linguagens, MATLAB, conexão com Excel Tópicos Preliminares3 Tipos de informação, variáveis, expressões (numéricas e literais): operadores e prioridades, Atribuição e troca de informação com o usuário, comentários, ajuda Estruturas de controle7 Seqüenciais (script, modularização e atualização de variáveis), Condicionais (tipos, flag), Repetição (tipos, contador, acumulador-elemento neutro, uso do índice) Estruturas de dados 4 Homogêneo(termos recursivos) e Heterogêneo (variável auxiliar) Funções4Comparar a script, modularização, gráficos Arquivos 3 Operações, abertura (tipos de acesso), encerramento, escrita, leitura

22 Compromisso

23  Introdução à organização dos computadores: Arquitetura, Sistemas Operacionais e Compiladores;  Algoritmos Estruturados e Estruturas de Dados;  Linguagens de Programação: Teoria e Prática em Laboratório.

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25  Facilitar ao aluno o desenvolvimento de habilidade teórica e prática para construir programas computacionais visando solucionar problemas do cotidiano, i.e., durante a graduação e em sua vida profissional.

26  2 Avaliações Bimestrais (Abs)  Composição de cada Ab:  Prova Prática 1 = 40%  Prova Prática 2 = 40%  Mini-testes = 20%  1 Reavaliação da AB de média mais baixa e inferior a 7,0 (sete) Entrega de Listas de exercícios levará à final se precisar de até 1,0 em alguma AB e se listas correspondentes forem entregues com resolução completa e no prazo  1 Prova Final, escrita, se necessário 26

27  Turma dividida em grupos de 3 ou 4 (entregue na 3 a semana)  Ex: 1-Abel, 2-Alda, 3-Olga, 4-Rui  Individual (Questão 1) ou dupla (Todas) em cada prova a critério dos alunos  Professor anuncia duplas na hora da prova  Exemplos: Ímpares (1 e 3, 2 e 4), extremos (1 e 4, 2 e 3) ou menores (1 e 2, 3 e 4)  Se alguém da dupla estiver atrasado, os dois membros da dupla fazem individualmente  Tempo: 50 minutos  Dica: formar grupo por afinidade para que cada membro ajude no estimulo/cobrança ao estudo 27

28 Critérios  Somatório da médias: ▪ ≥14 pontos: Aprovado ▪ ≥ 10 pontos e < 14: Final  Média = 0,6 *(∑médias bimestrais)/2 + 0,4* final  Média ≥ 5,5: Aprovado  Média < 5,5: Reprovado por média ▪ < 10 Pontos: Reprovado por média  Observações:  Os Alunos terão direito a 25% de faltas da carga horária total (aulas e provas) da disciplina (60 horas x 25% = 15horas). Ultrapassando esse limite, o aluno será Reprovado por falta, independentemente de suas notas

29  Livro texto: Forbellone & Eberspächer 2005  FORBELLONE, André Luiz e EBERSPÄCHER, Henri Frederico – Lógica de Programação. 3 a Edição – 2005. Editora: Prentice Hall Brasil.  Outras referências e listas de exercícios em www.ctec.ufal.br/professor/cfs www.ctec.ufal.br/professor/cfs  DVD de instalação do programa MATLAB 29

30  Monitor  A definir  Apoio complementar: ▪ PET-Eng.Ambiental ▪ Orientados de Iniciação Científica – Sofia Melo 30

31  www.ctec.ufal.br/professor/cfs www.ctec.ufal.br/professor/cfs  Ou adicione à sua agenda do google:  IC-Turma_A  IC-Turma_D 31

32 32

33  Porque alunos de Engenharia Ambiental devem ser bons em programação?  Economia de tempo e esforço para a realização de tarefas repetitivas  Evolução da informática e relação com diferentes campos de atuação ▪ Caracterização de ambientes ▪ Simulação de processos ▪ Previsão de comportamentos 33

34 34

35 35

36 36

37 37 http://mtc-m17.sid.inpe.br/col/sid.inpe.br/mtc-m17@80/2006/12.11.16.47/doc/p50.pdf IPH4Plan – Paz et al. 2006

38 38 Equações de St. Venánt

39 39 http://mtc-m17.sid.inpe.br/col/sid.inpe.br/mtc-m17@80/2006/12.11.16.47/doc/p50.pdf IPH4Plan – Paz et al. 2006

40 http://galileu.iph.ufrgs.br/collischonn/ClimaRH/softwares/IPH-TRIM3D-BIO_principal.htm 40

41  Lógica e Algoritmo  História do computador e da programação  Linguagem  Aplicação


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