A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Língua Portuguesa Prof. Izabel Por que – Por quê – Porque – Porquê.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Língua Portuguesa Prof. Izabel Por que – Por quê – Porque – Porquê."— Transcrição da apresentação:

1 Língua Portuguesa Prof. Izabel Por que – Por quê – Porque – Porquê

2 Por que / Por quê / Porque / Porquê:
saiba usar! Observe as seguintes frases: Por que o céu é azul? Por que alguns países vivem em guerra? Por que os bebês choram quando nascem? O que elas têm em comum? Todas elas são perguntas diretas e empregam a expressão POR QUE no INÍCIO da frase. Separado e sem acento

3 Separado e com acento Agora observe as próximas frases:
O céu é azul por quê? Alguns países vivem em guerra por quê? Os bebês choram quando nascem por quê? O que essas frases têm em comum? Qual a diferença entre essas frases e as três frases anteriores? Essas frases são perguntas diretas, como as três frases anteriores. Porém, POR QUÊ aparece no FINAL da pergunta e passa a ser tônico (forte). Daí a presença do acento. Separado e com acento

4 Para resumir: Em perguntas diretas, emprega-se POR QUE (no começo da frase) ou POR QUÊ (no final da frase). Por que você não fez a lição? Por que é importante comer legume? Por que as colas grudam? Por que as pessoas morrem de fome no sertão? Maria não viajou por quê? Você não tem ido à aula por quê? José está aborrecido por quê? Eu não posso comer doce antes do almoço por quê?

5 Observações: A expressão POR QUE também pode aparecer no meio da frase. Quando isso ocorre, o POR QUE está como sinônimo de: Por qual razão ou por qual motivo. Não sei por que o João precisou sair correndo da festa. Não se sabe por que os governantes tomam certas decisões. Quero saber por que você tirou nota baixa, filho. Pelo qual ou pelos quais / pela qual ou pelas quais. O motivo por que João precisou sair correndo da festa não nos interessa. A razão por que os governantes tomam certas decisões precisaria ser explicada. A causa por que você tirou nota baixa me preocupa, filho!

6 A expressão POR QUÊ também pode aparecer como sinônimo de POR QUAL RAZÃO ou POR QUAL MOTIVO.
Só que, nesse caso, a expressão sempre aparecerá no FINAL da frase, pois, como foi mencionado anteriormente, o QUE sempre recebe acento quando empregado no final da frase (por ter se tornado tônico). Exemplos: João saiu correndo da festa e nós ficamos sem saber por quê. (=por qual motivo, por qual razão) Minha mãe sempre diz que devo comer legumes, mas nunca me explicou por quê. Maria disse que não vai à festa, mas não me contou por quê. Separado e com acento

7 Porque: causa ou explicação
O termo PORQUE é uma conjunção que estabelece relação de causa ou de explicação entre orações. Assim, o seu uso tem significado aproximado de “pois”, “já que”, “uma vez que”. Observe: Não fui viajar porque estava doente. Minha mãe não foi ao mercado porque não tinha dinheiro. Chegue cedo ao show, porque o estádio estará lotado. Abra a janela, porque o calor está insuportável. Junto e sem acento

8 Curiosidade Embora pouco recorrente atualmente, a palavra PORQUE também pode ser empregada como conectivo que estabelece relação de finalidade entre orações. Veja as frases a seguir: Não faça mal a ninguém porque não façam a você. (= para que) Estudem porque aprendam. (= para que) Meus pais trabalham muito porque me deem boa vida. (= para que) Maria acordou cedo porque chegasse adiantada ao trabalho. (= para que)

9 E finalmente... O termo PORQUÊ é sinônimo de “causa”, “razão”, “motivo”, “explicação”. Sendo um substantivo, deve vir precedido por artigo, numeral ou pronome adjetivo (determinantes do substantivo). Veja as frases abaixo: Não sei o porquê de tanta gritaria nesta casa! (artigo) Só tenho um porquê para contestar: minha conta foi bloqueada. (numeral) Havia vários porquês para a discussão entre os irmãos. (pronome adjetivo)

10 Concluindo... Podemos sintetizar o emprego dos porquês da seguinte forma: POR QUE Perguntas diretas (começo da frase): Por que você está triste? Sentido de “por qual motivo” ou “pelo (a/as) qual (is)”: Não sei por que tenho estado distraído ultimamente. POR QUÊ Perguntas diretas (final da frase): Você está triste por quê? Sentido de “por qual motivo”: Tenho estado distraído ultimamente e nem sei por quê. PORQUE Conectivo que estabelece relação de causa ou explicação e de finalidade (menos usual) entre as orações: Leve o guarda-chuva, porque vai chover mais tarde. PORQUÊ Substantivo sinônimo de “causa”, “motivo”, “razão”. Como tal, geralmente é precedido por artigo, podendo também ser precedido por pronome adjetivo ou numeral: Eu ainda não sei o porquê disso tudo!

11 Exercícios de fixação Complete as frases a seguir usando por que, por quê, porque ou porquê. 1 – Quero saber ***** Mariana está tão chateada hoje. 2 – João perguntou para a esposa o ***** de a conta do cartão de crédito ter sido tão alta. 3 – ***** será que há tanta miséria no mundo? 4 – Minha mãe brigou comigo hoje e eu nem sei *****. 5 – Os homens gostariam de saber o ***** de as mulheres gostarem tanto de bolsas e sapatos. 6 – São ásperos os caminhos ***** passei. 7 – A menina não foi ao baile ***** não tinha um vestido bonito. 8 – Todos lutamos ***** haja justiça social. 9 – Pedro cancelou a reunião *****? 10 – O túnel ***** deveríamos passar desabou ontem.


Carregar ppt "Língua Portuguesa Prof. Izabel Por que – Por quê – Porque – Porquê."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google