A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O IMPACTO INTERNACIONAL DAS REVISTAS ELETRÔNICAS Mesa redonda: Do Linotipo ao Bit: evolução e rumos da publicação científica Coordenadora: Profa. Dra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O IMPACTO INTERNACIONAL DAS REVISTAS ELETRÔNICAS Mesa redonda: Do Linotipo ao Bit: evolução e rumos da publicação científica Coordenadora: Profa. Dra."— Transcrição da apresentação:

1 O IMPACTO INTERNACIONAL DAS REVISTAS ELETRÔNICAS Mesa redonda: Do Linotipo ao Bit: evolução e rumos da publicação científica Coordenadora: Profa. Dra. Regina L. Sugayama

2 Benedito Barraviera Professor Titular de Infectologia da Faculdade de Medicina de Botucatu e Pesquisador do Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos CEVAP - UNESP Videoconferência apresentada ao XXI Congresso Brasileiro de Entomologia realizado em Recife – PE entre 6 e 11 de agosto de 2006.

3 Joseph Henri em 1851 fez a seguinte previsão: “A humanidade tem seu progresso baseado em pesquisa, estudo e investigação, que geram saber, conhecimento, ou, simplesmente informação. Praticamente para cada item de interesse existe algum registro de saber pertinente. A não ser que essa massa de informações seja armazenada com ordem e que se especifiquem bem os meios em que nos irão expor os respectivos conteúdos, tanto a literatura como a ciência perecerão esmagadas sob seu próprio peso”.

4 O CRESCIMENTO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EVOLUÇÃO DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS DESDE 1900

5 O CRESCIMENTO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EVOLUÇÃO DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS DESDE 1900

6 Impacto = s.m. (do latim Impactus) -colisão de dois ou mais corpos -torpedo ou bomba aérea que atinge o alvo -ponto de penetração de um projétil -ponto de queda de um meteorito -ponto de impacto – ponto onde a trajetória de um projétil atinge o objetivo -estudo de impacto ambiental – processo de levantamento e observação que visa prever e facilitar a acomodação de um elemento artificial em determinado local sem causar prejuízo ao meio ambiente.

7

8 IMPACTO DAS TECNOLOGIAS E DA VELOCIDADE O ritmo acelerado da evolução das tecnologias estimula previsões aterrorizantes e constata-se na prática efeitos preocupantes! “Basta dizer que foram necessários catorze anos para se chegar à seqüência do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Já no caso do vírus da Síndrome respiratória aguda grave (SARS), a seqüência foi feita em apenas 31 dias”!!!

9 Qual seria o impacto das revistas eletrônicas no atual meio científico ? Como poderíamos definir “Impacto” para as revistas eletrônicas ? Poderia ser definido como: O processo de levantamento e observação que visa prever e facilitar a acomodação de um elemento “novo” (Internet) em determinado local (Biblioteca) sem causar prejuízo ao mercado editorial (Revistas em papel) e ao usuário final (Pesquisador).

10 Importância do “FATOR DE IMPACTO” O “fator de impacto” (FI) de um periódico tem sido considerado como o parâmetro de sua influência no universo científico em que se insere. Idealizado em 1955 por Eugene Garfield nos Estados Unidos da América, o “fator de impacto para periódicos” foi criado no início dos anos 60 para auxiliar na seleção de periódicos para o Science Citation Index, então existente.

11 O que seria “FATOR DE IMPACTO DE UM PERIÓDICO CIENTÍFICO” ? O fator de impacto é uma ferramenta útil para a avaliação da relevância de um periódico sobre a comunidade científica. É calculado pela divisão do número de citações registradas nos últimos dois anos pelo número de artigos publicados no período. Assim, é possível mensurar as consultas realizadas e avaliar o impacto da publicação sobre a produção científica.

12 Desde 1972 o Journal of Citation Reports (JCR) informa anualmente os fatores de impacto dos periódicos científicos indexados pelo Institute for Scientific Information (ISI). O “fator de impacto” (FI) baseia-se em dois elementos: “o número de citações no ano corrente”, obtidas por artigos publicados em determinado periódico nos dois anos imediatamente precedentes, que equivale ao “numerador” da equação; dividido pelo “número de artigos publicados” naquele determinado periódico nos dois anos de referência, que é utilizado como “denominador” da equação.

13 Exemplo de cálculo de Fator de Impacto (FI) Como exemplo, o Fator de Impacto para o ano de 2005 utiliza o número de citações de artigos publicados em 2004 e 2003 em DETERMINADO PERIÓDICO e recebidos em 2005; dividido pelo número de artigos publicados no PERIÓDICO entre 2004 e 2005. O Fator de impacto será um número sempre menor que UM ou no máximo UM.

14 HISTÓRICO DAS REVISTAS ELETRÔNICAS -Até o final de 1995 existiam cerca de 100 revistas eletrônicas no mundo. -Histórico no Brasil: -Abril de 1995: The Journal of Venomous Animals and Toxins foi lançado e distribuído em disquetes de 3.5” -Julho de 1996: Online Journal of Plastic and Reconstructive Surgery é publicado e distribuído no formato online. Em 1996 a Internet comercial é implantada definitivamente no Brasil!

15 A primeira revista eletrônica científica do Brasil sobre Toxinologia e Doenças Tropicais completa 12 anos de existência!

16 The Journal of Venomous Animals and Toxins – ISSN 0104-7930 – foi lançado no mercado editorial brasileiro em Abril de 1995. Foi a primeira revista eletrônica científica brasileira dedicada à Toxinologia. É até hoje uma publicação oficial do Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos da UNESP – CEVAP. Inicialmente era uma publicação bianual, escrita em língua inglesa e distribuída em disquetes de 3.5” para 1.600 pesquisadores sócios das Sociedade Brasileira de Toxinologia e International Society on Toxinology.

17 Esta era a capa do The Journal of Venomous Animals and Toxins. O disquete era distribuído no interior da mesma. Vol. 1, No. 2, p.46-97, 1995. O pesquisador imprimia o conteúdo e montava a sua revista em papel!

18 Este era o disquete de 3,5” distribuído no interior da capa. Vol. 5, No. 2, pp. 125-235, 1999.

19 The Journal of Venomous Animals and Toxins foi a primeira publicação eletrônica selecionada e incluída no Scientific Electronic Library Online (SciELO). A coleção completa do periódico está disponível no SciELO desde Novembro de 1998. A partir de então passamos a ter disponível a medida do “Fator de Impacto” do periódico. The Journal of Venomous Animals and Toxins foi a primeira publicação eletrônica selecionada e incluída no Scientific Electronic Library Online (SciELO). A coleção completa do periódico está disponível no SciELO desde Novembro de 1998. A partir de então passamos a ter disponível a medida do “Fator de Impacto” do periódico.

20 www.scielo.br/jvat

21 A partir de 2.000 até 2.002 a revista passou a ser distribuída em CD-Rom. O envio pelo correio, dentro do envelope bolha, consumia importantes recursos!

22 A partir de 2.003 ampliamos a proposta incluindo as Doenças Tropicais.

23 A partir de 2.003 abolimos definitivamente o correio! Abrimos o site: www.jvat.org.br

24 Impacto mensal fornecido pelo Provedor alugado!

25

26

27

28

29 PLoS Biology – “a peer reviewed open access journal” Citação: Eysenbach G (2006) Citation Advantage of Open Access Articles. PLoS Biol 4(5): e157 O autor avaliou o Periódico Proceedings of the National Academy of Science a partir de 8 de Junho de 2004 comparando artigos publicados no formato Open Access (OA) com os Non-Open Access. Os pontos de comparação foram: 6 meses (Dez. 2004), 10 meses (Abr. 2005), 17 meses (Out. 2005) e 21 meses (Abr. 2006) após a publicação dos “papers”.

30 Uncited articles Non-Open Access (n=1280) Open Access (n=212) P value December 2004 (6 months after) 1056 (82.5%)170 (80.2%)P=0.44 April 2005 (10 months after) 627 (49%)78 (36.8%)P=0.001 October 2005 (17 months after) 172 (13.6%)11 (5.2%)P<0.001 April 2006 (21 months after) 70 (5.5%)3 (1.42%)P=0.009

31

32 CONCLUSÕES O periódico Proceedings of the National Academy of Sciences tem um modelo híbrido. O conteúdo é restrito aos assinantes, mas os autores podem tornar seus artigos disponíveis gratuitamente na Internet, desde que paguem por isso. Artigos científicos publicados em revistas de acesso aberto têm impacto maior e são citados com mais freqüência do que estudos de literatura paga. O autor (Gunther Eysenbach) constatou que os artigos de acesso aberto foram citados duas vezes mais que os demais papers no período avaliado (21 meses após). CONCLUSÕES O periódico Proceedings of the National Academy of Sciences tem um modelo híbrido. O conteúdo é restrito aos assinantes, mas os autores podem tornar seus artigos disponíveis gratuitamente na Internet, desde que paguem por isso. Artigos científicos publicados em revistas de acesso aberto têm impacto maior e são citados com mais freqüência do que estudos de literatura paga. O autor (Gunther Eysenbach) constatou que os artigos de acesso aberto foram citados duas vezes mais que os demais papers no período avaliado (21 meses após).

33 VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS PERIÓDICOS ELETRÔNICOS 1-Rapidez na produção e na distribuição 2-Acessibilidade de qualquer lugar do mundo 3-Custos de assinatura reduzidos 4-Suporte integral à multimídia 5-Suporte a hiperlinks internos e externos 6-Disponibilidade de consulta a todos os volumes (Banco de dados) 7-Disseminação da informação de forma mais rápida e eficiente

34 VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS PERIÓDICOS ELETRÔNICOS 1-Barreiras socioculturais – resistências às mudanças – ler a tela do microcomputador 2-Barreiras econômicas – equipamentos para acesso e armazenamento dos dados 3-Barreiras tecnológicas – velocidade nas redes, dificuldade de visualização de recursos multimídia, etc.

35 CONCLUSÕES E CONSIDERAÇÕES Vivemos no mundo do Impacto e da Velocidade! O que daria mais velocidade ao progresso da ciência brasileira e mundial ? -Ter todas as revistas científicas disponíveis gratuitamente na Internet (Open Access)! -Ter investimentos para a melhoria das nossas revistas. A principal barreira é a da língua (inglês)!

36 CONCLUSÕES E CONSIDERAÇÕES A maioria das Agências brasileiras de fomento são omissas com os nossos periódicos científicos! Elas investem anualmente milhões de dólares na aquisição de periódicos estrangeiros e NÃO investem na melhoria dos produzidos no Brasil! É uma guerra desigual! Na hora da avaliação exige-se impacto dos periódicos nacionais que carecem de investimentos!

37 CONCLUSÕES E CONSIDERAÇÕES Produzir periódico científico de qualidade no Brasil ainda é feito na base da “PAIXÃO”! Precisamos profissionalizar o sistema mantendo o Acesso aberto na Internet. Se quisermos ter um país com ciência competitiva necessitamos de investimentos!

38 Curso de Extensão Universitária a Distância "Como produzir um Periódico Eletrônico Científico" O Curso Editoração Eletrônica Científica - Como produzir um Periódico Eletrônico Científico - foi elaborado com o objetivo de contribuir com os Editores na transformação dos conteúdos das publicações em papel para a forma digital, ou produzir uma nova revista já definitivamente no formato eletrônico. Inscrições abertas no site www.jvat.org.br. Duração do curso: 5 semanas. Investimentos (incluindo material didático): R$ 220,00. Contato: marli@cevap.org.br. Responsável: Benedito Barraviera.

39 Pela atenção, Muito obrigado !!! Benedito Barraviera bbviera@jvat.org.br bbviera@cevap.org.br Esta conferência está disponível no site http://www.barraviera.med.br


Carregar ppt "O IMPACTO INTERNACIONAL DAS REVISTAS ELETRÔNICAS Mesa redonda: Do Linotipo ao Bit: evolução e rumos da publicação científica Coordenadora: Profa. Dra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google