A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Open Archives Initiative Algumas definições (http://www.oaforum.org/tutorial/): Trata-se de uma iniciativa para desenvolver e promover padrões de interoperabilidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Open Archives Initiative Algumas definições (http://www.oaforum.org/tutorial/): Trata-se de uma iniciativa para desenvolver e promover padrões de interoperabilidade."— Transcrição da apresentação:

1 Open Archives Initiative Algumas definições (http://www.oaforum.org/tutorial/): Trata-se de uma iniciativa para desenvolver e promover padrões de interoperabilidade para facilitar a eficiente disseminação de conteúdos. O termo "archive" no nome Open Archives Initiative reflete a origem da OAI, na comunidade e-prints onde esse termo é geralmente aceito como um sinônimo para repostiórios de papers científicos. A OAI usa o termo archive no seu sentido mais amplo: como um repositório para armazenar informação. Protocolo para coleta de metadados (OAI-PMH) – Trata-se de um protocolo de comunicação para permitir a coleta de metadados entre dois serviços, portanto o compartilhamento de metados entre dois serviços de informação. Protocolo é um conjunto de regras de comunicação entre dois sistemas. Exemplos: FTP, HTTP, Z39.50 etc.

2 Open Archives Initiative Algumas definições (http://www.oaforum.org/tutorial/): Coleta (harvesting) – trata-se de um procedimento de extração de metadados de um conjunto de repositórios distribuídos remotamente e de seu armazenamento consolidado em um banco de dados. Metadados – esse termo designa um tipo de dado que descreve um determinado objeto. Exemplos: título, autor, editor, resumo etc. Provedor de Dados (data provider) – Trata-se de um provedor que mantém um ou mais repositórios, que suportam o protocolo OAI-PMH, para expor os seus metadados. Provedor de Serviços (service provider) – Trata-se de um tipo de provedor que faz a coleta de metadados para compor um serviço de informação com valor agregado. Portanto, o provedor de serviço faz o harvesting dos metadados expostos pelos provedores de dados.

3 Ideais e princípios dos OA Auto publicação Sistema de armazenamento a longo prazo Política de gestão observando normas de preservação de objetos digitais Acesso livre, inclusive para coleta e replicação dos metadados Uso de padrões e protocolos com vista a solução de interoperabilidade entre as bibliotecas digitais Uso de software open source

4 Esquema Funcional do OA Provedores de Dados (Data Providers) Coleta via OAI-PMH Provedores de Serviço (Service Providers)

5 Esquema Funcional do OA mais atual Provedores de Dados (Data Providers) Coleta via OAI-PMH Agregador Provedor de Serviços (Services Providers)

6 Vantagens no uso do modelo OA Maior rapidez na disseminação da literatura científica publicada nesses repositórios Acesso livre => Maior Rapidez na disseminação da IC Maior visibilidade dos trabalhos publicados Maior impacto Acesso livre => Maior Visibilidade => Maior possibilidade de ser citado Maior interoperabilidade com outros repositórios OAI-PMH (Open Archives Initiative Protocol of Metadata Harvesting )

7 Ações empreendidas pelo IBICT Pesquisa e acompanhamento do OAI desde 2000; Implantação da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD); Aperfeiçoar a pesquisa e o ensino de pós-graduação; Registrar teses e dissertações (depósito legal de teses eletrônicas); E-prints (Diálogo Científico); Open Journal Systems – SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas); dar assistência na edição dos periódicos científicos em cada uma das etapas do processo, desde a submissão, por parte dos autores, e a avaliação, por parte dos consultores, até a publicação on-line e sua indexação. Open Conference System – em parceria com o Centro de Informações Nucleares da CNEN – SOAC (Sistema Online de Acompanhamento de Conferências); DSPACE, em parceria com a Portcom/USP, uma rede de informação na área de comunicação.

8 Ranking mundial de Repositórios OA


Carregar ppt "Open Archives Initiative Algumas definições (http://www.oaforum.org/tutorial/): Trata-se de uma iniciativa para desenvolver e promover padrões de interoperabilidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google