A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O IBICT e a Open Archives Initiative. A riqueza de um país é medida pelo seu desenvolvimento científico e tecnológico, onde a informação é gerada e utilizada.

Cópias: 1
O IBICT e a Open Archives Initiative. Motivação Incremento de conteúdos brasileiros na Internet Promover o acesso livre à Informação em C&T Produtos e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O IBICT e a Open Archives Initiative. A riqueza de um país é medida pelo seu desenvolvimento científico e tecnológico, onde a informação é gerada e utilizada."— Transcrição da apresentação:

1 O IBICT e a Open Archives Initiative

2 A riqueza de um país é medida pelo seu desenvolvimento científico e tecnológico, onde a informação é gerada e utilizada em todo o seu processo.

3 Motivação Incremento de conteúdos brasileiros na Internet Promover o acesso livre à Informação em C&T Produtos e serviços de Informação Integração de iniciativas Produção Científica Brasileira

4 Ciclo do publicação científica x fator de impacto Pesquisando Pesquisadores escrevem artigos (Pré-prints) Artigos são submetidos às revistas Pré-print é avaliado pelos pares Pré-print avaliado e aceito, certificado, para publicação na revsita Pesquisador poderá ler o seu artigo se a sua universidade tiver assinatura da revista

5

6 Modelo OA Existência de dois atores principais: Existência de dois atores principais: –Data providers Administra o depósito e publicação, expondo os metadados para harvest Administra o depósito e publicação, expondo os metadados para harvest –Service providers Fornece serviços de informação com base nos metadados coletados junto aos data providers Fornece serviços de informação com base nos metadados coletados junto aos data providers

7 Ideais e princípios dos OA Auto publicação Auto publicação Sistema de armazenamento a longo prazo Sistema de armazenamento a longo prazo Política de gestão observando normas de preservação de objetos digital Política de gestão observando normas de preservação de objetos digital Acesso livre, inclusive para coleta e replicação dos metadados Acesso livre, inclusive para coleta e replicação dos metadados Uso de padrões e protocolos com vista a solução de interoperabilidade entre as bibliotecas digitais Uso de padrões e protocolos com vista a solução de interoperabilidade entre as bibliotecas digitais Uso de software open source Uso de software open source

8 Vantagens no uso do modelo OA Maior rapidez na disseminação da literatura científica publicada nesses repositórios Maior rapidez na disseminação da literatura científica publicada nesses repositórios –Acesso livre => Maior Rapidez na disseminação da IC Maior visibilidade dos trabalhos publicados Maior visibilidade dos trabalhos publicados Maior impacto Maior impacto –Acesso livre => Maior Visibilidade => Maior possibilidade de ser citado Maior interoperabilidade com outros repositórios Maior interoperabilidade com outros repositórios –OAI-PMH (Open Archives Initiative Protocol of Metadata Harvesting )

9 Esquema Funcional do OA

10 Agregadores

11 Modelo OA

12 Ações empreendidas pelo IBICT Pesquisa e acompanhamento do OAI desde 2000; Pesquisa e acompanhamento do OAI desde 2000; Implantação da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD); Implantação da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD); E-prints (Diálogo Científico); E-prints (Diálogo Científico); Open Journal Systems; Open Journal Systems; Open Conference System – em parceria com o Centro de Informações Nucleares da CNEN; Open Conference System – em parceria com o Centro de Informações Nucleares da CNEN; DSPACE, em parceria com a Portcom/USP, uma rede de informação na área de comunicação. DSPACE, em parceria com a Portcom/USP, uma rede de informação na área de comunicação.

13 Considerações Finais As ações empreendidas pelo IBICT criaram condições para o cumprimento de sua missão, enquanto organismo de governo responsável pela IC no país; As ações empreendidas pelo IBICT criaram condições para o cumprimento de sua missão, enquanto organismo de governo responsável pela IC no país; Essas condições poderão propiciar um futuro menos dependente das revistas científica comerciais. Essas condições poderão propiciar um futuro menos dependente das revistas científica comerciais. Criação de repositórios institucionais ou temáticos; Criação de repositórios institucionais ou temáticos; O Brasil ocupa o quinto lugar em termos de repositórios OA; O Brasil ocupa o quinto lugar em termos de repositórios OA;

14 Ranking mundial de Repositórios OA

15 Obrigado!!! Hélio Kuramoto Coordenador Geral de Projetos Especiais IBICT SAS Quadra 05 Lote 06 Bloco H – Brasília, DF Telefones:


Carregar ppt "O IBICT e a Open Archives Initiative. A riqueza de um país é medida pelo seu desenvolvimento científico e tecnológico, onde a informação é gerada e utilizada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google