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1 Portal do Livro Didático Eletrônico Acesso facilitado aos livros didáticos.

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Apresentação em tema: "1 Portal do Livro Didático Eletrônico Acesso facilitado aos livros didáticos."— Transcrição da apresentação:

1 1 Portal do Livro Didático Eletrônico Acesso facilitado aos livros didáticos

2 Breve Histórico 2003 – Articulação e negociação entre o Programa COMUT e a SESU/MEC 2003 – Articulação e negociação entre o Programa COMUT e a SESU/MEC Construir um portal para o fornecimento de impressão de fragmentos de livros didáticos à semelhança do Portal da Editora Juruá; Construir um portal para o fornecimento de impressão de fragmentos de livros didáticos à semelhança do Portal da Editora Juruá; Negociação com a Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa do MCT com vistas à obtenção de recursos para o projeto; Negociação com a Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa do MCT com vistas à obtenção de recursos para o projeto; Submissão de projeto à Finep para obtenção de recursos; Submissão de projeto à Finep para obtenção de recursos; 2005 – Liberação de recursos por parte da Finep; 2005 – Liberação de recursos por parte da Finep; Realização de reuniões com representantes da indústria do livro (Associação Brasileira da Livro, Associação Brasileira de Editores Universitários, Associação Brasileira de Direitos Reprográficos, etc.) Realização de reuniões com representantes da indústria do livro (Associação Brasileira da Livro, Associação Brasileira de Editores Universitários, Associação Brasileira de Direitos Reprográficos, etc.) Realização de workshop com representantes da indústria do livro e com especialistas em segurança de informação Realização de workshop com representantes da indústria do livro e com especialistas em segurança de informação Prospecção de tecnologias para atender as exigências dos representates da indústria do livro Prospecção de tecnologias para atender as exigências dos representates da indústria do livro 2

3 Breve histórico 2006 – Mudança do modelo previamente sugerido no projeto submetido à Finep; 2006 – Mudança do modelo previamente sugerido no projeto submetido à Finep; Percepção sobre a oferta de serviços semelhantes ao que o Ibict se propôs a desenvolver e oferecer à comunidade discente do país (Pasta do professor, Pearson Education, Editora Juruá, etc.); Percepção sobre a oferta de serviços semelhantes ao que o Ibict se propôs a desenvolver e oferecer à comunidade discente do país (Pasta do professor, Pearson Education, Editora Juruá, etc.); Percepção de que o governo não deveria ter ações de competição com a iniciativa privada; Percepção de que o governo não deveria ter ações de competição com a iniciativa privada; Elevado custo no desenvolvimento de uma solução compatível com os interesses do mercado editorial; Elevado custo no desenvolvimento de uma solução compatível com os interesses do mercado editorial; Submissão de alterações ao projeto original à Finep; Submissão de alterações ao projeto original à Finep; Comunicação, sobre as alterações propostas à Finep, aos representantes da indústria do livro Comunicação, sobre as alterações propostas à Finep, aos representantes da indústria do livro Prospecção de iniciativas de conteúdos didáticos no Brasil e no mundo (wikibooks, wikilivros, produção de conteúdos didáticos de acesso livre, etc) Prospecção de iniciativas de conteúdos didáticos no Brasil e no mundo (wikibooks, wikilivros, produção de conteúdos didáticos de acesso livre, etc) 2007 – Elaboração dos termos de referência do novo projeto para licitação pública; 2007 – Elaboração dos termos de referência do novo projeto para licitação pública; Elaboração de termos de referência de forma a descrever o novo modelo que foi proposto à Finep; Elaboração de termos de referência de forma a descrever o novo modelo que foi proposto à Finep; Contratação de uma empresa para o desenvolvimento do novo Portal; Contratação de uma empresa para o desenvolvimento do novo Portal; 3

4 4 Novo modelo do PLDE Portal de Livros Didáticos Eletrônicos Fornecer aceso a conteúdos didáticos Quem participa? Quem participa? Conteúdos produzidos por órgãos públicos; Conteúdos produzidos por órgãos públicos; Autores voluntários por intermédio de colaboração (wiki) Autores voluntários por intermédio de colaboração (wiki) Autores contratados pelo MCT ou MEC para produção de conteúdos em conformidade com políticas públicas Autores contratados pelo MCT ou MEC para produção de conteúdos em conformidade com políticas públicas Usuários Usuários Aplicações Wiki repositório Pergunta/resposta Sebo virtual

5 5 Visão Geral Perguntas/Respostas Módulo Pergutnas/Respostas – esclarecer dúvidas por intermédio do software Rau-Tu (faq) Repositório Módulo Repositório. Obras de domínio público, do setor público e contratadas por órgãos públicos, Wiki Módulo Wiki. Função de construção colaborativa de conteúdos didáticos Sebo Virtual Portal Elo do Saber Módulo Sebo Virtual – Espaço de compra/venda/troca de livros

6 6 Estágio atual Portal Elo do Saber concluído do ponto de vista de informáticaconcluído do ponto de vista de informática Ingestão de conteúdosIngestão de conteúdos Elaboração de modelo de gestãoElaboração de modelo de gestão Articulação MCT/IBICT/MECArticulação MCT/IBICT/MEC Definição de critérios para povoar o repositório de conteúdos;Definição de critérios para povoar o repositório de conteúdos; Divulgação e promoção do usoDivulgação e promoção do uso

7 Conclusão atuar sempre utilizando o modelo Open, conservando os mecanismos que garantam a disseminação e uso de conteúdos de forma livre / creative commons atuar sempre utilizando o modelo Open, conservando os mecanismos que garantam a disseminação e uso de conteúdos de forma livre / creative commons não competir com a iniciativa privada; não competir com a iniciativa privada; trabalhar de forma articulada com o MEC e MCT trabalhar de forma articulada com o MEC e MCT Manter integração com outras iniciativas que tenham políticas compatíveis com o modelo Open Manter integração com outras iniciativas que tenham políticas compatíveis com o modelo Open estimular a troca de conhecimentos por intermédio da colaboração. estimular a troca de conhecimentos por intermédio da colaboração. 7

8 Obrigado!!! Hélio Kuramoto Coordenador Geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados Manutenção de Produtos Consolidados SAuS Quadra 05 Lote 06 Bloco H ou


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