A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceitos Básicos – Amostragem e Amostras

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceitos Básicos – Amostragem e Amostras"— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos Básicos – Amostragem e Amostras
Aula 02 – Bioestatística Professora: Dra.Alexandra Braga

2 Amostragem “Não é necessário tomar um vinho inteiro para ver se é bom.” Não é preciso assistir uma reportagem inteira para saber se vale a pena assisti-la até o fim. Para analisar a qualidade do setor de enfermagem de um determinado hospital não é preciso consultar todas as pessoas que já foram atendidas no hospital.

3 Amostragem Consiste no processo de colher amostras de uma população.

4 Amostragem São dois tipos de amostragem: Probabilístico:
Cada elemento da população tem probabilidade conhecida e diferente de zero de pertencer a amostra. Não Probabilístico: São utilizadas quando não se conhece a probabilidade de um elemento da população ser escolhido para participar da amostra.

5 Tipos de Amostragem Para cada tipo de amostragem existem técnicas de seleção da amostra. Amostragem Aleatória Simples Amostragem Proporcional Estratificada Amostragem Sistemática Probabilística Amostragem por Conveniência Não Probabilística Amostragem por estimativa

6 Amostragem Probabilística
Aleatória Simples equivalente a um sorteio lotérico (todos os elementos devem ter a mesma chance de serem sorteados). Os elementos são retirados ao acaso da população. Os elementos da população não se encontram ordenados.

7 Amostragem Probabilística
Amostragem Sistemática Os elementos da população encontram-se ordenados. Exemplo: prontuários médicos de um hospital; os prédios de uma rua; as linhas de produção, etc. A seleção dos elementos que constituirão a amostra pode ser feito por um sistema imposto pelo pesquisador.

8 Amostragem Probabilística
Amostragem Sistemática Exemplo: No caso de uma linha de produção, podemos, a cada dez itens produzidos, retirar um para pertencer a uma amostra da produção diária. Neste caso, estaríamos fixando o tamanho da amostra em 10% da população.

9 Amostragem Probabilística
Amostragem Proporcional Estratificada Muitas vezes a população se divide em subpopulações, denominadas de estratos. É provável que cada estrato possua comportamento heterogêneo com relação a variável em estudo. A amostra proporcional estratificada é composta por elementos proveniente de todos os estratos.

10 Amostragem Probabilística
Amostragem Proporcional Estratificada Exemplo: Vamos obter uma amostra proporcional estratificada de 10% para a pesquisa da estatura de 90 alunos de uma escola onde 54 são meninos e 36 são meninas. O primeiro passo é determinar o tamanho da amostra em cada estrato Numeramos os alunos de 01 a 90, sendo que de 01 a 54 correspondem meninos e de 55 a 90 meninas. obtemos uma amostra aleatória ou sistemática de cada sexo e reunimos as informações numa só amostra, denominada amostra estratificada.

11 Amostragem Não Probabilística
Amostragem por Conveniência a amostra é colhida na parte da população que é acessível. Exemplo: Imagine que um(a) nutricionista trabalha em uma escola e deseja entrevistar 50 mães de crianças para conhecer os hábitos alimentares dessas crianças

12 Amostragem Não Probabilística
Amostragem a estimativa É o caso em que o pesquisador procura ser aleatório, sem, no entanto, utilizar um sorteio aleatório rigoroso Exemplo: Se tirarmos 100 parafusos de uma caixa que contém parafusos do mesmo modelo e tamanho, de certo não faríamos uma amostragem aleatória simples, pois seria extremamente trabalhosa, mas faríamos retiradas estimando.

13 Exercícios Numa população que apresenta grande variação, em relação a certa característica em estudo, qual a técnica de amostragem adequada? Identifique o tipo de amostragem utilizado. a) Ao escalar um júri um tribunal de justiça decidiu selecionar aleatoriamente 4 pessoas brancas, 3 morenas, e 4 negras. b) Um cabo eleitoral escreve o nome de cada senador do Brasil, em cartões separados, mistura e extraí 10 nomes. c) Um administrador hospitalar faz uma pesquisa com as pessoas que estão na fila de espera para serem atendidas pelo sistema SUS, entrevistando uma a cada 10 pessoas da fila.

14 Exercícios Considere a seguinte relação de clientes de uma determinada loja. Deseja-se realizar um sorteio que deverá premiar cinco clientes. Que tipo de amostragem deverá ser utilizada para se obter os premiados?

15 “Representada pela letra n”
AMOSTRA “Amostra é um subconjunto retirado da população com o objetivo de representá-la.” (PIANA; MACHADO; SELAU, 2009, p.120). “Representada pela letra n” “Conclusões e decisões tomadas com base em amostras só tem sentido na medida em que as amostras representam a população.” (VIEIRA, 2003, p.13)

16 Exercício Determine uma população e amostra a partir da imagem abaixo:

17 Amostras – Por que se usam?
Custo e demora dos censos. Populações podem ser infinitas Impossibilidade física de examinar toda a população. Uma amostra pode ser mais atualizada que um censo. A precisão pode sofrer no caso de um censo de uma grande população. Alto custo

18 Amostras Representatividade: conter em proporção tudo o
que a população possui qualitativa e quantitativa. Imparcial: todos os elementos da população tem igual oportunidade de fazer parte da amostra.

19 Representatividade de uma Amostra
Exemplo 1: Suponha que estivéssemos interessados em conhecer o grau de instrução dos habitantes do Estado de São Paulo. População: habitantes do estado de São Paulo Amostra: 400 moradores de regiões com difícil acesso a uma escola ou universidade. Esta amostra é representativa da população pesquisada?

20 Representatividade de uma Amostra
Exemplo 2: Deseja-se avaliar o estado nutricional de crianças de 5 a 10 anos de idade na cidade de Porto Alegre. População: crianças com a faixa etária de 5 a 10 anos de idade da cidade de Porto Alegre. Amostra: 300 crianças de regiões onde a renda média mensal das famílias é de 1 salário mínimo foram escolhidas.

21 Intervalo de Amostragem
O intervalo de amostragem (α ) é calculado da forma: α =N/n EXEMPLO: Seja N=500 e n = 50. Qual seria o intervalo de amostragem?

22 Referências CRESPO, Antônio Arnot. Estatística Fácil. 19ª ed. São Paulo: Saraiva, 2009. VIEIRA, Sonia.  Introdução à bioestatística. 4ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. CALLEGARI-JACQUES, Sidia M. Bioestatística Princípios e Aplicações. Porto Alegre: Artmed, 2003.


Carregar ppt "Conceitos Básicos – Amostragem e Amostras"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google