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6 – TERMOS TÉCNICOS NO COMEX E SUAS APLICAÇÕES

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Apresentação em tema: "6 – TERMOS TÉCNICOS NO COMEX E SUAS APLICAÇÕES"— Transcrição da apresentação:

1 6 – TERMOS TÉCNICOS NO COMEX E SUAS APLICAÇÕES
INTCEX 6 – TERMOS TÉCNICOS NO COMEX E SUAS APLICAÇÕES

2 6 – TERMOS TÉCNICOS NO COMEX E SUAS APLICAÇÕES
6.1 – Logística internacional 6.2 – Modalidades de pagamento 6.3 – Incoterms

3 6.1 - LOGÍSTICA INTERNACIONAL
“O processo de planejar, implementar e controlar a eficiência, o custo eficaz do fluxo e estocagem de matérias primas, estoques em processo, e produtos acabados, e as informações relacionadas do ponto de origem até o ponto de consumo com o propósito de atender às necessidades dos clientes globalmente” Council of Logistic Management

4 CONCEITO Uma das atividades mais importantes no Comércio Exterior é a de transportes, visto que não existe compra e venda de mercadorias sem ela. É impossível a transferência da mercadoria de um ponto a outro sem o uso do transporte e não há como ser competitivo sem a melhor utilização dele. Transportar uma carga é o ato de movimento, utilizando algum meio de transporte, de um local a outro.

5 UNITIZAÇÃO DE CARGAS Unitização - agrupar vários volumes pequenos ou grandes em um maior, ou mesmo em um único volume, com o objetivo de facilitar o manuseio, movimentação, armazenagem e transporte da carga, fazendo com que a sua transferência, do ponto de origem ate o seu ponto final, possa ser realizada tratando o total de volumes envolvidos em cada unitização como apenas um volume.

6 UNITIZAÇÃO DE CARGAS - VANTAGENS
Menor numero de manuseios da carga; Menor utilização de mão-de-obra; Possibilidade do uso de mecanização; Melhoria no tempo de operação de embarque e desembarque; Redução de custos; Diminuição das avarias e roubos de volumes; Padronização internacional dos recipientes;

7 UNITIZAÇÃO DE CARGAS

8 UNITIZAÇÃO DE CARGAS

9 CARGA Carga é todo bem / mercadoria, protegida por embalagem apropriada, a fim de torná-la livre e pronta para ser transportada. Há 2 tipos principais de cargas: Geral Granel

10 CARGA GERAL Carga Geral
Composta por uma variedade de produtos que são transportados pelos diversos modos de transporte em volumes menores que a carga granel, ou seja, os volumes constituem itens individuais que são embalados / unitizados para o seu transporte.

11 CARGA GERAL A carga geral é classificada como:
Carga solta - é aquela constituída de itens avulsos como embrulhos, pacotes, caixas, sacos, tambores, peças amarradas, por exemplo. Carga unitizada - constitui todos os itens da carga solta, porém agrupados em pallet e/ou contêineres.

12 CARGA SOLTA

13 CARGA UNITIZADA

14 CARGA GERAL

15 CARGA GRANEL Mercadorias a granel, líquidas e sólidas são geralmente armazenadas em tanques e silos e transportadas por tubulações e esteiras e podem ser mercadorias como petróleo, suco de frutas concentrados, areia, sal, açúcar.

16 CARGA GRANEL

17 UNITIZAÇÃO Os meios mais comuns de unitização são: Pallets Containers

18 PALLET É um estrado de madeira, metal ou plástico e que tem a finalidade de servir na movimentação de cargas como elemento de otimização logistica. Outras vantagens com o uso dos pallets são a racionalização dos espaços de estocagem, diminuição dos danos em produtos, possibilidade de melhor utilização dos espaços verticais e principalmente a redução dos custos homem/hora.

19 PALLET

20 CONTEINER - CNTR É uma caixa de aço, alumínio ou fibra, criada para o transporte unitizado de mercadorias e suficientemente forte para resistir ao uso constante. TEU – Twenty feet Equivalente Unity (Unidade equivalente a 20 pés cúbicos)

21 INSULATED CONTEINER - IN REFRIGERADO
Estes conteiners são resfriados por ar circulante gelado com controle de temperatura. O ar gelado é fornecido pelo navio Por uma pequena base móvel Por uma unidade acoplada.

22 INSULATED CONTEINER -IN REFRIGERADO

23 INTEGRATED REEFER CONTEINER RF / RH – REFRIGERADO
Os CNTR - Conteiners Reefers são compatíveis para carregar qualquer tipo de carga que necessitem de controle de temperatura Carne congelada Peixe Frutas e vegetais, Chocolate, Produtos químicos

24 INTEGRATED REEFER CONTEINER RF / RH – REFRIGERADO

25 DRY CARGO CONTEINER - DC - DRY BOX
O Dry Cargo Conteiner serve a todo tipo de carga geral. Pode carregar carga paletizada Caixas soltas,Tambores, Bombonas

26 DRY CARGO CONTEINER DC – DRY BOX

27 OPEN TOP CONTEINER - OT Se a carga se torna difícil para ser unitizada através das portas do conteiner, então a unitização poderá ser feita através do topo do conteiner, com um guindaste. Após a ovação, é colocada uma lona que servirá como teto.

28 OPEN TOP CONTEINER - OT

29 FLAT RACK CONTEINER - FR
Para cargas muito pesadas e com tamanho fora de padrão, podemos utilizar o conteiner Flat Rack, indicado para transporte de veículos pesados, cabos, bobinas de aço, chapas de aço, tubos, etc, podendo ser utilizados as versões de 20ft e 40ft.

30 FLAT RACK CONTEINER - FR

31 VENTILATED CONTEINER VE
O design é especialmente compatível para cargas orgânicas, como o café. Existem aberturas ventiladas no alto das paredes para possibilitar a circulação de ar para evitar que a mercadoria estrague As aberturas são protegidas contra a invasão de insetos e roedores

32 VENTILATED CONTEINER VE

33 BULK CONTEINER - BK Conteiners apropriados para carregar carga a granel tais como farinha, cimento, plástico granulado, açúcar e outros tipos de carga orgânica a granel. Possuem aberturas no teto para escoar a mercadoria a granel e abertura na parte inferior das portas para o descarregamento por gravidade.

34 BULK CONTEINER - BK

35 TANK CONTEINER - TK TK’s são usados para carga IMO tipo:
Classe 1 - Explosivos Classe 2 - Gases Classe 5 - Comburentes e Peróxidos Carga não perigosa: - refrigerada (-40°C) - aquecidas até (+65°C) A IMO- Organização Marítima Internacional é um órgão pertencente às Nações Unidas,para lidar com assuntos técnicos relativos ao transporte marítimo.

36 TANK CONTEINER - TK

37 INSULATED HANGING CARGO - IH
Utilizado para o transporte de carnes. Possui sistema de ganchos especiais instalados no teto do container para acondicionar carne com osso (traseiro e dianteiro bovino) São refrigerados

38 TANK CONTAINER - TK

39 CONTEINER PLATAFORMA - PL
Utilizado para transporte de: Tratores Caminhões Máquinas Equipamentos com dimensões especiais

40 CONTEINER PLATAFORMA - PL

41 6.2 - MODALIDADES DE PAGAMENTO
Pagamento Antecipado A Vista A Prazo Cobrança Documentária

42 PAGAMENTO ANTECIPADO Antes do recebimento da mercadoria, o importador remete ao exportador o valor referente à compra efetuada

43 COBRANÇA A VISTA O banco do exportador cobra o valor da compra em troca dos documentos de posse da mercadoria.

44 COBRANÇA A PRAZO O exportador embarca o material para o importador e encaminha os documentos originais do embarque para o banco do exportador e este encaminha os mesmos para o banco do importador. O importador terá que assinar o saque para o pagamento futuro (a prazo), só assim o banco do importador entregará os documentos originais. Se o importador não fechar o câmbio na data do vencimento, o banco do importador protestará o saque.

45 COBRANÇA DOCUMENTÁRIA
É a modalidade de pagamento mais praticada pelos come internacionais, porque oferece maiores garantias tanto ao exportador quanto ao importador. É uma ordem de pagamento condicional, emitida por um banco, a pedido de seu cliente importador, em favor de um exportador, que somente faz jus ao recebimento se cumprir todas as exigências por ela estipulada através de contrato

46 6.3 - INCOTERMS Os Incoterms ou Internacional Commercial Terms foram criados em 1936 pela Câmara de Comércio Internacional com sede em Paris, França. Facilitador para esclarecer as responsabilidades pelo frete, seguro, local de embarque, modal, desembaraço na origem e destino

47 INCOTERMS São constituídos por 11 siglas de 3 letras, divididos em 4 grupos: E,F,C,D definindo de forma crescente o nível de responsabilidade e obrigações mínimas para o exportador e de forma decrescente para o importador, conforme a tabela:

48 INCOTERMS EXW - Ex-Works – Na origem
FCA - Free Carrier – Disponível no Transportador FAS - Free Alongside Ship – disponível ao lado do navio FOB - Free On Board - Entregue Livre a Bordo CPT - Carriage Paid To – Transporte pago até CIP - Carriage And Insurance Paid to – Transporte Seguro pago até CFR - Cost and Freight – Custo e Frete CIF - Cost, Insurance And Freight – Custo, Seguro e Frete DAT - Delivered At Terminal – Entrega no Terminal
 DAP - Delivered At Place – Entrega no local determinado DDP - Delivered Duty Paid) – Entregue com Direitos Pagos

49 EX-WORKS - EXW Responsabilidade do transporte da origem até o destino fica por conta do importador. O produto e a fatura comercial devem estar à disposição do importador na própria fábrica do exportador.

50 FREE ON BOARD - FOB Um dos termos mais utilizados no comércio internacional. A responsabilidade do exportador acaba quando a mercadoria estiver totalmente embarcada no navio.

51 FREE ON BOARD - FOB Problema: valor da mercadoria no local de embarque
US$ 154,200.00 frete nacional ( empresa até o porto) US$ 5,300.00 - prêmio de seguro de transporte nacional da carga US$ - taxas portuárias $ 396,00 Qual é o valor FOB da venda?

52 FREE ON BOARD - FOB Qual é o valor FOB da venda?
-valor da mercadoria no local de embarque US$ - frete nacional (empresa até o porto) US$ - prêmio de seguro de transporte nacional da carga US$ ,00 + - taxas portuárias US$ ,00 - VALOR FOB DA VENDA US$ ,00

53 COST, INSURANCE AND FREIGHT - CIF
A venda realizada no Incoterm CIF tem como característica a contratação e pagamento do frete e seguro internacional pago pelo exportador até o porto de destino nomeado.

54 COST, INSURANCE AND FREIGHT - CIF
Problema: valor da mercadoria no local de embarque US$ ,00 - frete internacional pré-pago ao armador US$ 6.290,00 - prêmio de seguro de transporte da carga US$ 475,00 Qual é o valor CIF da venda?

55 COST, INSURANCE AND FREIGHT - CIF
Qual é o valor CIF da venda? - valor da mercadoria no local de embarque US$ - frete internacional pré-pago US$ prêmio de seguro de transporte da carga US$ ,00 - VALOR CIF DA VENDA US$ ,00


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