A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comércio Internacional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comércio Internacional"— Transcrição da apresentação:

1 Comércio Internacional
Escola Secundária de Paços de Ferreira Curso Técnico Profissional de Secretariado Disciplina: Técnicas de Secretariado Comércio Internacional

2 Comércio Internacional
O comércio internacional é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios.

3 Importação Importação é o processo comercial e fiscal que consiste em trazer um bem, que pode ser um produto ou um serviço, do exterior para o país de referência.

4 Exportação Exportação é a saída de bens, produtos e serviços além das fronteiras do país de origem. Esta operação pode envolver pagamento (cobertura cambial), como venda de produtos, ou não, como nas doações.

5 Comércio Intracomunitário
Expedição ou chegada de mercadorias transaccionadas entre Portugal e os restantes Estados-membros da União Europeia.

6 Incoterms International Commercial Terms são regras de âmbito internacional e de carácter facultativo, que definem responsabilidades (comprador e vendedor) quanto ao pagamento de frete, seguro e despesas portuárias.

7 Documentação das trocas comerciais
Factura - É um documento comercial que representa a venda para clientes domiciliados em território nacional. Factura Pró-forma - Factura sem valor comercial, emitida sem que haja qualquer transacção e que lista um conjunto de bens ou serviços.

8 Apólice - É um documento emitido por uma seguradora, que formaliza a aceitação do risco objecto do contrato de seguro. Conhecimento de Embarque - É o documento emitido por conta do transportador, descrevendo-se o tipo e quantidade de mercadorias embarcadas. Certificado de Origem - permite aos exportadores nacionais atestar a origem dos seus produtos. É um documento fornecido pelo exportador e utilizado pelo importador, para comprovação da origem da mercadoria.

9 Modalidades de Pagamento no Comércio Internacional
Pagamento Antecipado; Remessa sem saque ou remessa directa; Cobrança documentária; Carta de crédito (L/C letter of credit);

10

11 Financiamento à Exportação
O principal propósito do financiamento às exportações é tornar o produto mais competitivo no mercado internacional. O financiamento à exportação pode ser concedido na fase de produção da mercadoria.

12 Seguros relativos à exportação
Seguro de crédito - é um sistema de seguro que cobre os riscos do não pagamento dos créditos, por parte dos seus clientes. (riscos comerciais e riscos políticos). Seguro de Caução - incide na prestação de uma garantia por parte de um Tomador a favor de um segurado que poderá ser uma entidade pública ou privada.

13 Alfândegas Alfândega designa um departamento público, geralmente localizado junto a portos marítimos, fronteiras terrestres e aeroportos, com a função de controlar, registar e cobrar direitos de entrada de mercadorias no território.

14 Trabalho Realizado por:
Diana Coelho nº7 12ºS


Carregar ppt "Comércio Internacional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google