A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Modulo 21 Nuno Silva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Modulo 21 Nuno Silva."— Transcrição da apresentação:

1 Modulo 21 Nuno Silva

2 Formas de Pagamento Tanto o exportador como o importador devem evitar os riscos de natureza comercial a que estão sujeitas as translações internacionais.

3 Ao remeter a mercadoria ao exterior, o exportador deve tomar precauções para receber o pagamento. Por sua vez, o importador necessita de segurança quanto ao devido recebimento da mercadoria, nas condições acertadas com o exportador.

4 Pagamento Antecipado Nesta modalidade, o importador paga ao exportador antes do envio da mercadoria.

5 Cobrança Documentaria
A Cobrança Documentaria é regida pelas Uniform Rules for Collections (Regras Uniformes para Cobranças) da Câmara de Comércio Internacional – CCI (em inglês).

6 Os seguintes os documentos a serem encaminhados juntamente com a carta cobrança:
Factura comercial; Conhecimento de embarque; Certificado de origem, se necessário; Packing list (romaneio); Apólice de seguro internacional; e Outros certificados, quando exigidos pelo importador

7 Definir com clareza a forma de pagamento que deverá ser observada em uma operação de exportação é de fundamental relevância para ambas as partes. Assim, a escolha da modalidade de pagamento deve atender simultaneamente aos interesses do exportador e do importador.

8 São as seguintes as modalidades de pagamento no comércio exterior:
Pagamento Antecipado; Cobrança Documentaria; Carta de Crédito ou Crédito Documentário.

9 Carta de Crédito Esta modalidade tem seus procedimentos definidos pelas Regras e Usos Uniformes sobre Créditos Documentários da Câmara de Comércio Internacional (CCI), conhecidas como Brochura 500 (UCP 500), em vigor desde Janeiro de 1994.

10 O pagamento por Carta de Crédito envolve, por conseguinte:
O importador que, após as negociações iniciais com o exportador, solicita a abertura da carta de crédito; O banco emissor da carta de crédito, responsável pelo pagamento ou pelo aceite da letra de câmbio;

11 O banco avisador, que informa o exportador sobre a abertura de crédito, confere a documentação apresentada pelo exportador e efectua o pagamento ou aceite da letra de câmbio; e O exportador.

12 Contrato de Câmbio Toda vez que é realizada uma transacção comercial ou financeira com residentes no exterior é necessária uma operação cambial, que consiste na troca entre a moeda nacional e a estrangeira.

13 O Contrato de Câmbio deve conter os seguintes dados:
Nome do banco autorizado a contratar o câmbio; Nome do exportador; Valor da operação;

14 Taxa de câmbio negociada;
Prazo para liquidação; Nome do corretor de câmbio, se houver; Comissão do corretor de câmbio; Nome do importador; Dados bancários do exportador; Condições de financiamento, etc.

15 Fechamento do câmbio Nas exportações com prazo não superior a 180 dias, contado da data do embarque das mercadorias, o Fechamento do Câmbio com um banco autorizado e escolhido pelo exportador é formalizado com o preenchimento do formulário BACEN – TIPO 01.

16 Liquidação do Câmbio A última obrigação do exportador, relacionada com a operação de câmbio, é a entrega da moeda estrangeira ao banco, que, por sua vez, efectuará o pagamento do valor equivalente em moeda nacional à taxa de câmbio acertada na data da contratação do câmbio. Este procedimento é conhecido como Liquidação do Câmbio.

17 Incentivos à Exportação
O principal propósito do financiamento às exportações é tornar o produto mais competitivo no mercado internacional..

18 Se sua empresa tem um produto de boa qualidade, semelhante aos melhores do mundo, mas você não consegue ser competitivo, uma das razões pode estar no financiamento. Muitas vezes, a decisão de compra de um bem ou serviço, pode ser determinada pelas condições de pagamento

19 Alfândega Alfândega é uma repartição governamental oficial de controle do movimento de entradas e saídas de mercadorias para o exterior ou dele provenientes, responsável, inclusive, pela cobrança dos tributos pertinentes.

20 AS COOPERATIVAS E O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONOMICO
As cooperativas, organizadas como empresas em benefício dos seus membros, oferecem um modelo empresarial que é particularmente relevante em épocas economicamente difíceis e em casos de colapso dos mercados.

21 Fim


Carregar ppt "Modulo 21 Nuno Silva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google