A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comercio Internacional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comercio Internacional"— Transcrição da apresentação:

1 Comercio Internacional
Tânia Carneiro Nº20 12ºS

2 Comercio internacional
O comércio internacional é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande parcela do PIB. O comércio internacional está presente em grande parte da história da humanidade, mas a sua importância económica, social e política se tornou crescente nos últimos séculos.

3 Regulamentação do comércio internacional
Tradicionalmente o comércio é regulamentado através de tratados bilaterais entre nações. Durante os séculos de crença no mercantilismo a maioria das nações mantinham altas tarifas e muitas restrições ao comércio internacional. No século 19, especialmente no Reino Unido, a crença no livre comércio tornou-se um paradigma e este pensamento tem dominado as nações ocidentais desde então.

4 Durante as recessões económicas, sempre surgem pressões para o aumento de tarifas de importação, com o intuito de proteger a produção doméstica. A grande depressão estadunidense levou ao colapso do comércio internacional, fazendo com que a crise se aprofundasse, segundo a visão de alguns. A regulamentação do comércio internacional é realizada através da OMC no nível global.

5 Riscos do comércio internacional
Os riscos existentes no comércio internacional podem ser divididos em dois grandes grupos Riscos políticos; Riscos económicos .

6 Riscos económicos Insolvência do comprador;
Atraso no pagamento - a falha do comprador em pagar o total em até seis meses; De não-aceitação; Relacionados à soberania económica.

7 Riscos políticos De cancelamento ou não renovação de licenças de exportação ou importação; Relacionados a conflitos armados; Expropriação ou confisco por companhias importadoras; De imposição de um banimento de algum bem após o embarque; De transferência : A imposição de controlo de transferência de valores pelo país importador devido a crises de liquidez; Relacionados à soberania política.

8 Importações Importação é o processo comercial e fiscal que consiste em trazer um bem, que pode ser um produto ou um serviço, do exterior para o país de referência. O procedimento deve ser efectuado via nacionalização do produto ou serviço, que ocorre a partir de procedimentos burocracia (burocráticos) ligados à Receita do país de destino.

9 Exportações Exportação é a saída de bens, produtos e serviços além das fronteiras do país de origem. Esta operação pode envolver pagamento (cobertura cambial), como venda de produtos, ou não, como nas doações.

10 Diferença entre importação/exportação e comércio intracomunitário
A diferença entre o comércio externo e o comércio interno é que quando os economistas estão a analisar dados concretos falam de comércio externo quando pretendem explicar teorias trata-se de comércio interno.

11 Os termos de comércio internacional (incoterms)
Incoterms ou comércio internacional são termos de vendas internacionais, publicados pela Câmara Internacional de Comércio. São utilizados para dividir os custos e a responsabilidade no transporte entre a figura do comprador e do vendedor.

12 Transportes O transporte terrestre é o movimento de pessoas e mercadorias por terra. Inclui o transporte rodoviário Transporte marítimo é o movimento de pessoas e mercadorias pelo mar ou rios, em barcos e navios, usado principalmente para movimentar mercadorias em longas distâncias O transporte aéreo é o movimento de pessoas e mercadorias pelo ar usando aviões ou helicópteros, usado preferencialmente para movimentar passageiros ou mercadorias urgentes ou de alto valor.

13 Documentaçao Factura - representa a venda para clientes em território nacional; Factura pró-forma – documento que indica o valor da mercadoria;

14 Apólice Uma apólice é um documento emitido por uma seguradora, que formaliza a aceitação do risco objecto do contrato de seguro. Nela estão discriminadas uma série de condições, como o bem ou a pessoa segurado/a.

15 Pagamento directo O que é cobrança documentaria no comércio exterior? Trata-se da modalidade que mais implica riscos para o exportador. Nesta modalidade de cobrança, o exportador envia a mercadoria ao país de destino e entrega os documentos de embarque e a letra de câmbio ao banco negociador do câmbio

16 Seguros relativos á exportação
Existem três tipos de seguros relativos á exportação que são eles: Seguro de crédito; Seguro de créditos financeiros; Seguro de caução.

17 Condições e mecanismos gerais
Mecanismos de flexibilização do Protocolo de Quioto ou Mecanismos de Flexibilidade são arranjos regulamentados pelo Protocolo de Quioto que facilitam que as partes (países) incluídas no Anexo I

18 Garantias de pagamentos
Fiança - É um contrato por meio do qual o banco, que é o fiador, garante o cumprimento da obrigação de seus clientes Caução - É a cautela que alguém tem ou toma como garantia de indemnização de algum dano possível ou devido à possível falta do cumprimento de alguma obrigação.

19 Aval é a declaração cambial através da qual uma pessoa (avalista), se torna responsável pelo pagamento de um título de crédito nas mesmas condições de seu avalizado. Garantia bancária - Documento em que o Banco garante ao beneficiário, a pedido do Cliente (ordenador), o cumprimento de uma obrigação que este contraiu.

20 Defesa da sociedade As cooperativas dão um importante contributo desenvolvimento socio-económico. A capacidade das cooperativas de criarem empresas variáveis e sustentáveis, assegura o emprego produtivo e a geração de rendimento, contribuindo, assim, para a redução da pobreza.


Carregar ppt "Comercio Internacional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google