A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AOCP – EBSERH - FARMACÊUTICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AOCP – EBSERH - FARMACÊUTICO"— Transcrição da apresentação:

1 AOCP – EBSERH - FARMACÊUTICO
SOLUÇÕES PROF. RAYDER SOARES

2 MOTIVAÇÃO

3 LABORATÓRIO

4 REGRAS DE SEGURANÇA

5

6 CONCEITOS

7 CONCENTRAÇÃO DAS SOLUÇÕES

8 DILUIÇÃO E MISTURA

9

10 QUESTÃO UFJF 2015 O farmacêutico do laboratório de farmacotécnica do hospital precisa pesar mg de hidróxido de sódio para utilizar em determinado procedimento. A balança do laboratório, embora precisa, disponibiliza o valor da pesagem apenas em kilograma (kg). Sendo assim, qual das alternativas a seguir apresenta o valor correto (em quilogramas) que o farmacêutico deverá buscar no display (visor) da balança? (A) 2,527 Kg. (B) 0,02527 Kg. (C) 0, Kg. (D) 0, Kg. (E) 25,27 Kg.

11 QUESTÃO UFMS 2014 Considerando que erros de medicação ocorrem frequentemente, calcular corretamente a dose, bem como preparar corretamente uma solução, pode contribuir para a diminuição destes eventos. Deste modo, os profissionais da saúde devem ter um perfeito entendimento de alguns conceitos e expressões, bem como de unidades de medida. Ante o exposto, assinale a alternativa correta. (A) Ao diluirmos um flaconete com 10 mL de glicose 50% em um frasco de 500 mL de cloreto de sódio, a solução final apresentará um teor de glicose igual a 0,5%. (B) Molaridade de uma solução é o número de moles contidos em um litro de solvente. (C) Normalidade é o número de equivalentes (Eq) de soluto contido em um litro de solução (D) Se diluirmos 20 mL de glicose 50% em um frasco de soro fisiológico de 250 mL, teremos uma solução com exatamente 4% de glicose. (E) Molaridade expressa o número de moles de um soluto dissolvido em um kg de solução.

12 QUESTÃO UFMS 2014 Durante o preparo de uma solução contendo um sal “S”, o farmacêutico se depara com um frasco “A” que contém 250 mL de uma solução 0,5 M deste sal, e um frasco “B” com 300 mL de uma solução a 7,0 M do mesmo sal. Quantos mL da solução do frasco “B” deverão ser adicionados ao frasco “A” para obtermos uma solução 2 M deste sal? (A) 25 mL. (B) 50 mL. (C) 65 mL. (D) 75 mL. (E) 105 mL.

13 QUESTÃO UFC 2014 Uma família capta água de um poço para seu consumo e a concentração de íons fluoreto nessa água é de 5,0 · 10–5 mol/litro. Se uma pessoa da família tomar 1,0 litro dessa água por dia, ao fim de um dia, a massa de fluoreto, em miligramas, que essa pessoa ingeriu é igual a: Massa molar do fluoreto: 19,0 g/mol. (A) 0,19. (B) 0,95. (C) 1,9. (D) 9,5. (E) 19.

14 QUESTÃO UFC 2014 O melhor local para armazenar um princípio ativo fotossensível e termossensível será (A) em frasco âmbar e em uma prateleira comum. (B) em um frasco transparente e em armário comum. (C) em frasco âmbar e sob refrigeração. (D) em frasco hermeticamente fechado e em local arejado. (E) em frasco transparente e em uma prateleira comum.

15 QUESTÃO UFMT 2014 Durante o preparo de 50 L de solução fluoretada 0,05%, o farmacêutico utilizou 25g de NaF (fluoreto de sódio). Com relação à etiqueta deste produto, foi solicitado ao setor de farmácia que, além de sua concentração percentual (%), fosse expressa no rótulo o valor em ppm de íon fluoreto (F- ). Assinale a alternativa com o valor aproximado em ppm de íons fluoreto desta solução. (Considere as massas molares: Na = 23 g; F = 19 g). (A) 23 ppm. (B) 125 ppm. (C) 226 ppm. (D) 495 ppm. (E) 1395 ppm.

16 QUESTÃO UFPB 2014 Sobre os equipamentos de proteção individual e as boas práticas de biossegurança em laboratório, assinale a alternativa INCORRETA (A) O uso de luvas não substitui a lavagem das mãos. (B) Não se deve utilizar luvas na lavagem dos instrumentos e das superfícies de trabalho. (C) Após utilizados, os jalecos não devem ser colocados em armário onde são guardados objetos pessoais. (D) O chuveiro de emergência e o lava-olhos são exemplos de equipamentos de proteção coletiva. (E) Luvas de látex devem ser utilizadas sempre que houver chance de contato com sangue.

17 QUESTÃO UFPE 2014 Uma máquina de envasar pomada leva quatro horas para encher bisnagas de 40 g, na velocidade bisnagas/hora. Qual das alternativas a seguir apresenta a quantidade de horas que a máquina levará para envasar a mesma quantidade de bisnagas, na velocidade de bisnagas/hora? (A) 5,33 horas. (B) 4 horas. (C) 6 horas. (D) 4,5 horas. (E) 3 horas.

18

19 QUESTÃO UFPE 2014 Uma emulsão é uma dispersão em que a fase dispersa é composta de pequenos glóbulos de líquido que se encontram distribuídos em um veículo no qual são imiscíveis. Sobre essas formas farmacêuticas, assinale a alternativa correta. (A) Nas emulsões, a fase dispersa é a fase interna e a fase dispersante é a fase externa. (B) Emulsões apresentando fase interna aquosa e fase externa oleosa são emulsões água em óleo. (C) A viscosidade das emulsões é invariável, sendo a mesma viscosidade para emulsões líquidas e emulsões sólidas. (D) A emulsificação é um processo que visa à preparação de misturas instáveis de dois líquidos miscíveis. (E) Emulsões para aplicação na pele devem ser necessariamente emulsões óleo em água.

20 QUESTÃO EXTRA Qual a normalidade (concentração normal) de uma solução que contém 21,56 g de H2SO4 dissolvido em 200 cm3 solução? Dados: H = 1; S = 32; O = 16 Normalidade = nE / V = m / (E.V) = 21,56 / (49×0,2) 2,19 Normal

21 QUESTÃO EXTRA Um farmacêutico precisa preparar 500mL de uma solução de hidróxido de cálcio 1,4 normal qual a massa da base que deverá ser usada ? M = 1,4 x 37 x 0,5 M = 25,9 g

22 QUESTÃO UFGD 2013 No preparo de 50 L de uma formulação de solução fluoretada 0,05%, o farmacêutico observou a fórmula disponível no Formulário Nacional da Farmacopeia Brasileira descrita a seguir: FLUORETO DE SÓDIO mg SOLUÇÃO CONSERVANTE DE PARABENOS g ESSÊNCIA Q.S. ÁGUA PURIFICADA Q.S.P ml De acordo com a fórmula e o volume de solução fluoretada 0,05% a ser preparada, o farmacêutico irá precisar de (A) 2,5 g de fluoreto de sódio e 100 g de solução conservante de parabenos. (B) 2,5 g de fluoreto de sódio e 1000 g de solução conservante de parabenos. (C) 25 g de fluoreto de sódio e 1 kg de solução conservante de parabenos. (D) 250 mg de fluoreto de sódio e 0,1 kg de solução conservante de parabenos. (E) 25 g de fluoreto de sódio e 100 g de solução conservante de parabenos.

23 QUESTÃO UFES 2013 Qual dos procedimentos a seguir NÃO está de acordo com as boas práticas de laboratório e de biossegurança? (A) Tirar as luvas para atender ao telefone durante o trabalho em laboratório (B) Utilizar bandejas para transitar com material patogênico pelos corredores do laboratório. (C) Em caso de acidente, lavar a área afetada com água em abundância. (D) Reutilizar luvas descartáveis apenas quando não estiverem sujas após a primeira utilização. (E) Utilizar jaleco apenas nas áreas de trabalho. Não utilizar em refeitórios, bibliotecas e ônibus.

24 GRATO PELA PRESENÇA E ATENÇÃO DE TODOS. BOA NOITE !

25 raydersoares@hotmail.com Confie em DEUS e faça tudo de coração .
OBRIGADO PELA ILUSTRE COMPANHIA !


Carregar ppt "AOCP – EBSERH - FARMACÊUTICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google