Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Um Seder para os Nossos Dias Moacyr Scliar
Instituto de Tecnologia ORT Turma 301 Grupo: Bernardo José Goldenberg Barbosa Carlos Augusto Lima Mattoso Eleonora Fátima da Silva Erik Lobo Hadju Leonardo Krause Lipet Slipoi Kaplan Victor Veloso Absalão Um Seder para os Nossos Dias Moacyr Scliar A Figura de Abraão na Obra
2
A História de Abraão As principais fontes para o estudo da história dos hebreus são os textos bíblicos (Antigo Testamento) e os vestígios coletados nas pesquisas arqueológicas; De acordo com as fontes históricas, os hebreus viviam na cidade de Ur, no sul da Mesopotâmia, eram nômades, organizados em comunidades comandadas por chefes que se chamavam patriarcas; Segundo os relatos bíblicos, Abraão é o primeiro patriarca e conduziu os hebreus de Ur para a Palestina (considerada pelos hebreus como a “Terra Prometida”).
3
A História de Abraão A Bíblia nos conta que aos 49 anos, Abraão casou-se com Sara, como ela não podia dar-lhe filhos, ofereceu a serva Hagar ao marido para que esta gerasse seu primogênito. Nasceu então Ismael, considerado pelos muçulmanos o ancestral dos povos árabes. Todavia, já antes do nascimento de Ismael, conflitos irrompiam entre Sara e Hagar; Ao completar 99 anos, Abraão recebeu uma visita de Deus, que ordenou que Abraão e todos os homens da casa fossem circuncidados. Impôs tal dever também a toda criança do sexo masculino que nascesse, devendo a circuncisão ser realizada em seu oitavo dia de vida; Após ser circuncidado, Abraão recebeu nova mensagem de Deus anunciando que Sara daria à luz a um filho, Isaque; Os conflitos entre Sara e Hagar continuavam constantes, mesmo após o nascimento de Isaque. Abraão decidiu então despedir sua serva junto com seu primogênito Ismael; Depois da morte de Sara, Abraão se uniu a Quetura com quem teve mais seis filhos, dando origem a outros povos como os Midianitas.
4
A Figura de Abraão nas Religiões Judaica, Cristã e Islâmica
As religiões Judaica, Cristã e Islâmica têm na figura do patriarca Abraão seu referencial inicial. O Judaísmo é uma religião ordenada pelo Criador através de um pacto com Abraão e sua descendência, o filho de Abraão, Isaque. O Cristianismo, por ser uma religião que deriva do judaísmo, possui crença similar a dos judeus sobre Abraão, porém ele não possui a importância que tem no Judaísmo. O Islamismo se identifica com a tradição religiosa do patriarca Abraão, pois eles acreditam descender de Ismael.
5
A Trajetória de Abraão
6
Abraão em “Um Seder para os Nosso Dias”
De Abraão nasceu Isaac, Jacob, e de Jacob, José e seus irmãos. José, o vidente; José, que se tornou vizir do Faraó. Com José foram ter seus ingratos irmãos, quando a fome assaltou as terra de Canaã. Na terra de Goshen foram viver, e ali se multiplicaram como as estrelas do céu e os grãos de areia das praias do mar.[…] […] Há cerca de anos a trajetória deste povo (os hebreus) teve início - quando Abraão deixou seu lugar de origem, na região entre o Tigre e o Eufrates, para ir a Canaã. Pois disse-lhe o Senhor: “Sai de tua terra, e da terra de tua gente, e da casa de teu pai, Eu farei de ti uma grande nação, e te abençoarei, e farei grande teu nome; e serás uma benção; e eu abençoarei quem te abençoar, e amaldiçoarei quem te amaldiçoar; e em ti serão todos os povos da terra abençoados” (Gênesis 12, 1-3) Mas não cessou com a chegada a Canaã a peregrinação judaica. Povo nômade, os hebreus deslocavam-se constantemente. E por isso não construíram grandes cidades, nem monumentos comparáveis às pirâmides. O que os hebreus levavam consigo, em suas migrações, era a sua tradição, era a palavra que deu origem ao livro sagrado, a Bíblia, seu grande legado para a humanidade.
7
Abraão em “Um Seder para os Nosso Dias”
Na visão de Scliar, a migração de Abraão de seu local de origem rumo a Canaã, seguindo orientação divina, é o evento que marca o início da trajetória histórica dos judeus e é o começo da construção de toda a sociedade judaica. Ao destacar, em sua Hagadá, a história de Abraão, Scliar revela para os leitores a importância do momento quando se fundaram as bases culturais de uma nação mostrando, assim, a importância e o valor da tradição como elemento fundamental para a união de um povo e para a permanência de seus princípios e valores no tempo.
8
Bibliografia COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral. Vol. Único. São Paulo: Editora Saraiva, p. 56. Bíblia Sagrada. Brasília: Edifício da Bíblia, 1969. SCLIAR, Moacyr. Um Sèder para os Nossos Dias.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.