Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMirella Lencastre Marinho Alterado mais de 8 anos atrás
1
História da arte: “ A arte Mágica dos Homens Pré-Históricos”
1 2 3 4 História da Arte 1 Pré-História Faculdade de Tecnologia Senai/ Curitiba Professora Susan Brodhage Sant´Anna
2
1 2 3 4 História da Arte 1 Pré-História
3
1 2 3 4 História da Arte 1 Pré-História
4
1 2 3 4 História da Arte 1 Pré-História
5
1 2 3 4 História da Arte 1 Pré-História
6
1 2 3 4 História da Arte 1 Pré-História
7
1 2 3 4 História da Arte 1 Pré-História
8
O que é Arte? Por que o Homem Cria?
1 2 “Impulso irresistível de reestruturar a si próprio, e a seu meio ambiente de uma forma ideal.” (JANSON, H. W. , 1996.) 3 4 História da Arte 1 Pré-História
9
1 2 3 4 História da Arte 1 Pré-História
10
A natureza humana: Evolução da espécie e habilidades
1 2 3 4 História da Arte 1 Pré-História
11
A NATUREZA HUMANA: Evolução da espécie e habilidades
1 5 milhões de anos 2 2,5 milhões de anos 3 4 História da Arte 1 Pré-História
12
Confecção de Objetos e Utensílios
PALEOLÍTICO As primeiras manifestações artísticas do homem aparecem no Paleolítico, quando o homem começa a perceber e retratar o mundo a sua volta nas paredes da caverna. a anos a.c Nômades Era Glacial Idade da Pedra Pinturas rupestres Confecção de Objetos e Utensílios 1 2 3 4 História da Arte 1 Pré-História
13
“A arte nos dá a possibilidade de comunicar a concepção que temos das coisas através de procedimentos que não podem ser expressos de outra forma.” (JANSON, H.W., 1996) 1 2 3 4 História da Arte 1 Pré-História
14
ARTE NO PALEOLÍTICO Mãos em Negativo 15.000 a.c
Cavernas de Lascaux (1940) e Chauvet ( França); de Altamira (Espanha Marcelino de Sautuola e sua filha em 1879) Outras: de Tassili ( Saara- África); São Raimundo Nonato (Piauí-Brasil) Temas de Animais em desenhos e pinturas Pigmentos naturais: terra, cinzas, sangue extrato de plantas. Naturalismo= o artista pinta o animal do modo como via, reprodução da natureza. Arte Portátil: esculturas , objetos, adereços. Vênus ( Willendorf :25.000a.c.-11cm) Culto a fertilidade, ausência da figura masculina, formas exageradas 1 2 3 4 História da Arte 1 Pré-História
15
1 2 3 4 História da Arte 1 Pré-História Vénus de Willendorf ( a a.C) Museu de história Natural de Viena, Áustria.
16
Vénus de Vestonice, Checoslováquia
1 2 3 4 História da Arte 1 Pré-História Vénus de Vestonice, Checoslováquia
17
1 2 3 4 História da Arte 1 Pré-História Da esq. para a dir. - Dama de Sreuil, Dordonha; Vénus de Savignano, Itália (Museu Pigorini, Roma)
18
1 2 3 4 História da Arte 1 Pré-História Vénus de Laussel
19
Bisonte esculpido num chifre de rena, Gruta de La Madeleine, Dordonha
1 2 3 4 História da Arte 1 Pré-História Bisonte esculpido num chifre de rena, Gruta de La Madeleine, Dordonha
20
1 2 3 4 História da Arte 1 Pré-História Venus Brassempouy
21
Período intermediário entre o Paleolítico e o Neolítico.
MESOLÍTICO ( a a.c) Período intermediário entre o Paleolítico e o Neolítico. Fim da Era Glacial= homem troca grutas pela beira mar e margens de rios. Surgem novas formas de povoamento e subsistência Domínio do Fogo Agricultura Homem sedentário Divisão do trabalho entre homens e mulheres Desenvolvimento da família 1 2 3 4 História da Arte 1 Pré-História
22
Esquemática e Abstrata Representação da Figura Humana
ARTE NO MESOLÍTICO Arte escassa Esquemática e Abstrata Representação da Figura Humana Arte Móvel : utensílios e pontas de flechas 1 2 3 4 História da Arte 1 Pré-História
23
1 2 3 4 História da Arte 1 Pré-História Da esq. para a dir. - Disco Languedocense, Elvas; Pico Asturience, Viana do Castelo; Núcleo, Rio Maior
24
1 2 3 4 História da Arte 1 Pré-História
25
Berço das civilizações no Oriente
NEOLÍTICO (5.000 a a.C.) Continuação Berço das civilizações no Oriente Jericó(Jordânia), Mureybet ( Síria), Çatal Yuk (Anatólia). Arquitetura Megalítica ( grandes pedras) Pinturas Murais Cerâmica Abstrato Metal 1 2 3 4 História da Arte 1 Pré-História
26
1 2 3 4 História da Arte 1 Pré-História
27
1 2 3 4 História da Arte 1 Pré-História Dólmens
28
Stonehenge- Inglaterra 5.000 a.C
1 2 3 4 História da Arte 1 Pré-História Stonehenge- Inglaterra a.C
29
1 2 3 4 História da Arte 1 Pré-História
30
1 2 3 4 História da Arte 1 Pré-História
31
1 2 3 4 História da Arte 1 Pré-História
32
1 2 3 4 História da Arte 1 Pré-História
33
NOSSAS HERANÇAS PRIMITIVAS: linguagem
-A comunicação a partir da simplificação gráfica. Contitue ícones. De acordo com a Semiótica : ícones são signos que representam algo por semelhança. 1 Signo é uma coisa que representa outra coisa. 2 3 4 História da Arte 1 Pré-História
34
NOSSAS HERANÇAS PRIMITIVAS: linguagem
1 2 3 4 História da Arte 1 Pré-História
35
NOSSAS HERANÇAS PRIMITIVAS: psicologia
No estudo realizado por Kuan e Roy (2007), o objetivo principal foi descobrir se a visualização poderia auxiliar na dureza mental de atletas de Kung Fu (Wushu). Dureza mental é a capacidade de o lutador resistir e persistir às situações adversas, físicas e psicológicas. Os resultados indicaram que a mentalização de imagens era a chave para o sucesso dos atletas, apesar de não ter sido o único método de preparação psicológica utilizado. Outro método relevante que contribuiu muito foi a determinação e definição de objetivos e metas. [ 1 2 3 4 História da Arte 1 Pré-História
36
NOSSAS HERANÇAS PRIMITIVAS: comportamento
1 2 3 4 História da Arte 1 Pré-História
37
NOSSAS HERANÇAS PRIMITIVAS: comportamento
1 2 3 4 História da Arte 1 Pré-História
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.