A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ARTE RUPESTRE Arte Rupestre é o nome que se dá ao tipo de arte mais antigo da história, baseado principalmente nas pinturas, desenhos ou representações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ARTE RUPESTRE Arte Rupestre é o nome que se dá ao tipo de arte mais antigo da história, baseado principalmente nas pinturas, desenhos ou representações."— Transcrição da apresentação:

1 ARTE RUPESTRE Arte Rupestre é o nome que se dá ao tipo de arte mais antigo da história, baseado principalmente nas pinturas, desenhos ou representações artísticas gravadas nas paredes e tetos das cavernas. Esse tipo de arte teve seu início no período Paleolítico Superior, e as formas que o homem usava como material artístico eram ossos de animais, cerâmicas e pedras, além de fabricarem as tinturas através das folhas das árvores e do sangue de animais.

2 As primeiras manifestações dos homens nas rochas foram suas próprias mãos em negativo, como que parte de um ritual, um registro de sua própria existência.

3 Parque Cueva de Las Manos – um paredão de pedras com pinturas dos povos primitivos que habitavam a região há cerca de anos. (Patagônia Argentina)

4 Os desenhos representados nas cavernas eram figuras de grandes animais selvagens, a figura humana raramente era representada, sugerindo muitas vezes atividades como a caça. Normalmente não eram feitos de forma naturalista, como nos desenhos de animais.

5

6

7

8 O complexo de Lascaux, em Dordogne, Franca, datam de a.C. e foram descobertas em contêm aproximadamente 2 mil imagens do período paleolítico, a maioria retratando: bisões, cavalos, veados e até mesmo um rinoceronte. Mesmo com a gama de cores reduzidas disponíveis aos artistas o trabalho é impressionante: detalhes anatômicos, aproveitando as curvas das rochas e muitas vezes sugerindo a tridimensionalidade.

9

10 A Arte Rupestre não se resume às pinturas nas cavernas, mas também contém rochas entalhadas, empilhamento de pedras e os geoglifos que são enormes desenhos feitos no chão através de símbolos (geométricos- círculos, quadrados, linhas... zoomorfos – animais ou antropomorfos – seres humanos). As linhas e geoglifos de Nasca, no Peru, são os exemplos mais conhecidos desses desenhos.

11 Geoglifos Nazca / Peru

12 Antigamente se pensava que a arte rupestre era uma armação criada pelos criacionistas (que crêem que Deus criou tudo) para desmentir Darwin, já que segundo a sua teoria os homens daquela época não eram capazes de manifestações artísticas como a arte rupestre. Contudo, a veracidade da arte rupestre foi comprovada, dando assim, a oportunidade, de gerar valiosas pistas quanto à cultura e às crenças daquela época.

13 Questões: 1.Na Idade dos Metais, o domínio do fogo possibilitou a produção de outra técnica de arte diferente da pintura. Identifique essa técnica, especifique o material empregado e descreva a figuras representadas. 2.Releia, na página 14, o boxe: O patrimônio arqueológico brasileiro. Pesquise e explique o que significam as expressões: bens patrimoniais da União e tombamento.

14 Referências Bibliográficas: Farthing Stephen – Tudo Sobre Arte - Traduzido Rio de Janeiro: Sextante, GOMBRICH, E. H.; História da Arte; São Paulo: LTC Editora, NUNES, Benedito. Introdução à Filosofia da Arte, São Paulo: Ática, Pesquisa: Professora Daniela de Brito


Carregar ppt "ARTE RUPESTRE Arte Rupestre é o nome que se dá ao tipo de arte mais antigo da história, baseado principalmente nas pinturas, desenhos ou representações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google