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Apresentação para o CRA-SP

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Apresentação em tema: "Apresentação para o CRA-SP"— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação para o CRA-SP
24 March 2017 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU-WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012 World Bank | Transportation Management Services

2 Equipe do Projeto Piloto
Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao 24 March 2017 Banco Mundial Shomik Mehndiratta Georges Darido Diego Canales Andréa Leal Transportation Management Services (Consultores) Peter Valk Paulo Nunes-Ueno Slide: Pilot Project Team Shomik, Georges Darido são os chefes do projeto e ficam em Wahington Diego Canales esteve aqui no início da implementação do projeto e agora está começando a implementar esse mesmo programa no México Eu, sou mestre em Políticas Públicas, trabalhava para o Banco de DC até o final do ano passado, e agora fico baseada em São Paulo, reponsável pelo projeto Transportation Management Services – empresa americana especializada em programas de mobilidade e que foi contratada para desenvolver o projeto conceitualmente Slide - 2 10 de julho de 2012 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP World Bank | Transportation Management Services

3 Princípios Básicos do Projeto Piloto
Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao 24 March 2017 Atribuições do Banco Mundial Desenvolver a base conceitual do projeto Convidar empresas privadas a participar Prover essas empresas com ferramentas e know-how para implementar o projeto Fornecer assistência técnica aos participantes Analisar o impacto do piloto e desenvolver um estudo Implementar a mesma iniciativa em outras áreas da cidade se ela for bem-sucedida na fase piloto Banco Contratou a consultoria de especialistas para desenvolver o projeto Dá assistência técnica para que as empresas implementem o projeto Fazer um estudo do impacto do projeto, com uma análise sobre lições aprendidas e aperfeiçoamentos para iniciativas futuras Desenvolver novos pilotos em outras regiões da cidade Slide - 3 27 de mar 12 10 de julho de 2012 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP CENU – WTC Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa Oficina de Implementação Slide - 3 World Bank | Transportation Management Services

4 Princípios Básicos do Projeto Piloto
Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao 24 March 2017 Atribuições das Organizações Participantes Indicar um coordenador de mobilidade Convidar todos os funcionários a participar Desenvolver um programa de mobilidade Distribuir a pesquisa online sobre mobilidade para funcionários antes e depois do piloto Slide - 4 27 de mar 12 10 de julho de 2012 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP CENU – WTC Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa Oficina de Implementação Slide - 4 World Bank | Transportation Management Services

5 Estrutura da Apresentação
Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao 24 March 2017 Parte I - Visão Geral do Projeto Parte II - Visão Geral de TDM (Gestão de Demanda de Transporte em inglês) Parte III - Estudos de Caso Parte IV - Recursos Locais Parte V - Passo-a-Passo do Piloto na Berrini Parte VI- Próximos Passos – Multiplicação de Programas de Mobilidade Corporativa Agenda 8h30 -9h Café da Manhã 9h Apresentação 10h15-10h30 Intervalo 12h -13h Almoço 15h Encerramento 8h30 – 9h00: Café da Manhã 9h00 – 16h00: Apresentação 9h – 9h15: Parte I Apresentação Agenda 9h15 – 9h30: Parte II Visão Geral de TDM (Gestão de Demanda de Tráfego em inglês) 9h30 – 10h00: Parte III Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa - Toolkit 10h00 – 10h45: Parte IV Ações do Empregador para Melhorar a Mobilidade 10h45 – 11h00: 15 minutos de pausa 11h00 – 11h30: Parte V Estudos de Caso 11h30 – 12h30: Parte VI Recursos Locais 12h30 – 13h30: Almoço 13h30 – 14h00: VI Recursos Locais (continuação) 13h30 – 14h30: Parte VII Preparando um Plano de Mobilidade 14h30 – 14h45: 15 minutos de pausa 14h30 – 15h30: Parte VIII Implementação 15h15 – 5h30: Parte IX Finalizando Slide - 5 10 de julho de 2012 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP World Bank | Transportation Management Services

6 Visão Geral do Projeto Parte I
Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao Parte I 24 March 2017 Visão Geral do Projeto 9:15 – 9:30 Slide: TDM Overview 10 de julho de 2012 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP Slide - 6 World Bank | Transportation Management Services

7 Sumário do Projeto Piloto
Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao 24 March 2017 Missão: Reduzir Demanda por Viagens de Carro Fazer levantamento do déficit de vagas de estacionamento e custos Reduzir poluição do ar, emissão de CO2 e uso de energia Melhorar a sustentabilidade Reduzir congestionamento e custos de viagem Melhorar acesso a entrada e saída (inclusive ao estacionamento dos prédios) Melhorar o recrutamento e retenção de funcionários Melhorar a qualidade de vida Slide: Pilot Program Overview Diminuir o número de pessoas dirigindo sozinhas par o trabalho Resulta em: menos congestionamento, menos poluição, emissão de gases do efeito estufa, menos custo e tempo perdido nas viagens Com impacto positivo na qualidade de vida das pessoas, do meio ambiente e da sustentabilidade, Melhorando a qualidade de vida para a cidade como um todo Slide - 7 27 de mar 12 10 de julho de 2012 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP CENU – WTC Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa Oficina de Implementação Slide - 7 World Bank | Transportation Management Services

8 Sumário do Projeto Piloto (continuação)
Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao 24 March 2017 Por que focar nos empregadores? Funcionários estão passando mais tempo no trânsito Stress relacionado ao deslocamento para o trabalho Elevados gastos com transporte Impactos para o empregador Queda de produtividade Custo (estacionamento) Impacto em recrutamento e retenção de funcionários Slide - 8 27 de mar 12 10 de julho de 2012 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP CENU – WTC Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa Oficina de Implementação Slide - 8 World Bank | Transportation Management Services

9 Sumário do Projeto Piloto (continuação)
Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao 24 March 2017 Por que focar no CENU e no WTC? Centros de emprego com alta densidade = massa crítica de usuários de transporte Péssimas condições de mobilidade e acessibilidade em horários de pico Elevada taxa de viagens de carro com um único ocupante Congestionamentos intensos na Marginal Tietê e na Avenida Berrini Lotação dos estacionamentos Ônibus superlotados, com operação afetada pelo trânsito Resultando em prejuízos para as empresas e entraves operacionais Slide: Pilot Program Overview Pesquisa Origem – Destino do Metrô indica que a região da Berrini é uma das áreas da cidade com o maior número de pessoas dirigindo sozinhas para o trablaho Slide - 9 27 de mar 12 10 de julho de 2012 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP CENU – WTC Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa Oficina de Implementação Slide - 9 World Bank | Transportation Management Services

10 Sumário do Projeto Piloto (continuação)
Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao 24 March 2017 Parceria entre o Banco Mundial e o Setor Privado Participação voluntária Benefícios para os funcionários a um baixo custo Melhora a qualidade de vida para toda a comunidade Slide - 10 27 de mar 12 10 de julho de 2012 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP CENU – WTC Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa Oficina de Implementação Slide - 10 World Bank | Transportation Management Services

11 Visão Geral de TDM (Gestão de Demanda de Transporte em inglês)
Parte II Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao 24 March 2017 Visão Geral de TDM (Gestão de Demanda de Transporte em inglês) Slide - 11 27 de mar 12 10 de julho de 2012 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP CENU – WTC Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa Oficina de Implementação Slide - 11 World Bank | Transportation Management Services

12 Visão Geral de TDM Dois tipos de solução - Oferta
Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao 24 March 2017 Dois tipos de solução - Oferta Aumentar a capacidade do sistema viário para absorver mais veículos Mais ruas, estradas, estacionamento Custa caro, não há espaço disponível, não é sustentável (não se pode aumentar a estrutura indefinidamente) Slide - 12 27 de mar 12 10 de julho de 2012 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP CENU – WTC Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa Oficina de Implementação Slide - 12 World Bank | Transportation Management Services

13 Visão Geral de TDM (continuação)
Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao 24 March 2017 Dois tipos de solução – Demanda Mudar o comportamento para reduzir as viagens de carro e as ocasiões em que elas ocorrem Aumentar opções de viagem (ônibus/trem/metrô, carro/vans, bicicleta/caminhada, teletrabalho) Aumentar a conveniência Cortar custos Medidas mais baratas, respondem às mudanças nas condições de mobilidade, são sustentáveis É possível alterar as escolhas de meio de transporte das pessoas e os horários em que elas se deslocam Empregadores têm grande influência sobre essas escolhas Podem flexibilizar o horário de trabalho, dar incentivos, como pagar, ou não estacionamento, e estimular o trabalho remoto, ou teletrabalho Slide - 13 27 de mar 12 10 de julho de 2012 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP CENU – WTC Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa Oficina de Implementação Slide - 13 World Bank | Transportation Management Services

14 Estudos de Caso Parte III
Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao Parte III 24 March 2017 Estudos de Caso 11:00 – 11:30 Slide: Case Studies Santander Microsoft Russell Investments Seattle Children’s Hospital World Bank | Transportation Management Services

15 Santander: Sucesso Local
Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao Santander: Sucesso Local 24 March 2017 Estacionamento 2.541 vagas de estacionamento (para funcionários) A metade do estacionamento é destinada aos funcionários de cargos superiores; pagando 50% do valor praticado em mercado na região, sendo R$ 140,00 A outra parte do estacionamento é destinada ao projeto Carona Amiga (transporte solidário), que proporciona ao participante os mesmos benefícios que os cargos superiores possuem, quanto à utilização de vaga e valor praticado Os condutores são submetidos a uma auditoria sazonal para aferição do cumprimento das normas de utilização Temos atualmente 332 grupos, com 763 funcionários participantes Slide: Case Studies Santander é um caso exemplar de como o setor privado inova quando necessário. A mudança ocorreu em função da necessidade. Mudança da Paulista para a Vila Olímpia, onde ficava o anitgo esqueleto da eletropaulo. Como a esturtura era antiga, havia menos da metade do número de vagas que o Banco precisaria. Eles têm hoje um prefeito do prédio reponsável pela questão de mobilidade (foi quem fez essa apresentação) e criaram o seguinte programa de transporte: metade das vagas de estacionamento só pode ser usada por quem dá ou pega carona World Bank | Transportation Management Services

16 Santander: Sucesso Local
Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao Santander: Sucesso Local 24 March 2017 Bicicletário Excelente estrutura e localização de estacionamento Disponibilização de vestiários com infraestrutura para banhos, com chuveiros, serviço de toalhas, shampoo, condicionador e sabonete Sala de alongamento com armários para guardar pertences pessoais Atualmente utilizado por 60 ciclistas Equipe dedicada para apoio aos funcionários Slide: Santander: Local Success Colocaram no prédio um bicicletário e um vestiário World Bank | Transportation Management Services

17 Santander: Sucesso Local
Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao 24 March 2017 Slide: Santander: Local Success Presentation material to be provided by Santander in Portuguese Slide: Objectives: Slide: Santender Case Study Actions Fretado: 35 buses Vans: Service to/from other company locations across the city. Bicycle: Excellent parking devices and location Showers and lockers with towel service; used by 50 cyclists  Will be starting a bike rental service Bicycling supported by top management Two vice-presidents bike to work and are champions Helped competitors and neighboring building with bicycling know-how Contemplating launching a biking campaign World Bank | Transportation Management Services

18 Santander: Sucesso Local
Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao Santander: Sucesso Local 24 March 2017 Fretados Fretados: transporte complementar residência-trabalho-residência Vans entre sites: facilitar a locomoção entre os prédios administrativos do Banco Vans almoço: transporte durante horário de almoço para locais com concentração de restaurantes Elegibilidade fretado: funcionários, estagiários e jovens aprendizes Vans: funcionários, estagiários, jovens aprendizes e terceiros Total de 43 veículos, sendo 22 vans, 04 microônibus e 17 ônibus Usuários Fretado: média de 530 p/dia e 404 cadastrados Vans entre sites: média 341 p/dia Vans almoço: média de 750 p/dia Slide: Santander: Local Success Implementaram serviço de fretado que levam os funcionários de casa ao trabalho, serviço de vans entre os prédios e para o horário do almoço World Bank | Transportation Management Services

19 Santander: Sucesso Local
Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao 24 March 2017 Infraestrutura Ponto de embarque e desembarque dos fretados dentro da Torre e nos bolsões autorizados pela Prefeitura; Concessão da SPTrans para circular na zona de restrição à circulação de fretados (regulamentação municipal) Fiscais da empresa de transporte contratada para monitorar os motoristas, a saída e chegada dos veículos Na Torre, comunicação visual com indicação das linhas Impacto para o Banco/Funcionário/Cidade: Facilitar o acesso do funcionário aos prédios administrativos Certificação Leed (pontuação no item transporte alternativo) Redução do número de veículos em circulação World Bank | Transportation Management Services

20 5. Estudos de Caso – Gestão de Mobilidade nos Estados Unidos
Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao 5. Estudos de Caso – Gestão de Mobilidade nos Estados Unidos Microsoft 24 March 2017 Redmond, WA, USA (Sede) Taxa de transporte alternativo Transporte público = 16%; Van = 2% Local suburbano Carona = 11%; Teletrabalho = 5% Bicicleta = 2%; Caminhada = 2% funcionários e fornecedores Outros = 2% Por quê? Serviço de táxi Garantido Qualidade de vida do funcionário e recrutamento / retenção 40% usam alternativas Regulamentos locais Gerenciar os custos indiretos Cidadania corporativa World Bank | Transportation Management Services

21 Microsoft Seattle (WA/USA) Estacionamento cobrado Impacto: Centro
Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao 24 March 2017 Seattle (WA/USA) Estacionamento cobrado Impacto: Centro De 74% dos funcionários utilizando carros em 2008 para 53% em 2011 500 funcionários e fornecedores Por que implementar gestão de mobilidade?  47% dos funcionários usam meios alternativos Fornecimento inadequado de estacionamento nas proximidades Recompensa para não estacionar Os participantes que concordam em não usar transporte individual ganham US$ 150 adicionais World Bank | Transportation Management Services

22 Seattle Children’s Hospital
Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao Seattle Children’s Hospital 24 March 2017 Seattle Children’s Hospital (Seattle, WA) 5.000 funcionários em ambiente urbano Elementos do Programa de Mobilidade Calendário de viagens na Web Incentivo: US$ 3.25 para cada dia sem carro Bicicleta gratuita para funcionários que pedalam ao trabalho 2 dias/semana Painel de indicadores online mostra impactos em $ e ao meio ambiente Resultado: 60% usam alternativas Slide: Seattle Children’s - Necessidade: Duplicação do hospital geraria uma despesa de 20 milhões de dólares só para a expansão do estacionemto. Decidiram não ampliar o estacionemento e gastar 10% disso num programa de mobilidade World Bank | Transportation Management Services

23 Parte IV Recursos Locais
Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao Parte IV 24 March 2017 Recursos Locais 11:30 – 12:30 (10 minutes per partner) = Q) Peter - Shouldn’t this section be at least 1.5 to 1.45 hours Slide: Local Resources Slide: Local Partners Ridematching - Caronetas Commuter Bus - Fretado Carsharing - Zazcar Bicycling - Bike Angels Bicycle facilities - TC Urbes Telecommute – Sobratt Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) Buses & Metro - SP Trans Trains – CPTM Images = screenshot from caronetas and local bikelanes (Sunday) World Bank | Transportation Management Services

24 Alternativas elencadas pelo projeto
Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao Alternativas elencadas pelo projeto 24 March 2017 Serviço de Ônibus Fretados Carona Bicicleta Caminhada Transporte Público Horários Alternativos de Trabalho Teletrabalho Vou falar sobre todas as alternativas em detalhe, mas queria adiantar as considerações sobre os horários alternativos de trabalho. Por que? é especialmente importante para funcionários interessados em usar transporte público. Muito melhor se puderem usar for a do horário de pico. E, se forem funcionários que dirijem, que dirijam for a do horário de pico. E World Bank | Transportation Management Services

25 Parceiros Locais Serviço de organização de caronas – Caronetas
Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao Parceiros Locais 24 March 2017 Serviço de organização de caronas – Caronetas Federação de Empresas de Ônibus Fretados - Transfretur Serviço de aluguel de carros por hora - Zazcar Serviço de apoio a ciclistas - Bike Anjo Design de instalações para bicicletas - TC Urbes Teletrabalho – SOBRATT Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) Ônibus (SP Trans) e Metrô Trem (CPTM) Slide: Local Partners Ridematching – Caronetas = image Commuter Bus – Fretado = transfretur image Carsharing – Zazcar = image Bicycling - Bike Angels = image Bicycle facilities - TC Urbes = no image Telecommute – Sobratt = no image Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) = no image Buses & Metro - SP Trans = no image Trains – CPTM = no image Images = screenshot from caronetas and local bikelanes (Sunday) World Bank | Transportation Management Services

26 Fretados Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao 24 March 2017 World Bank | Transportation Management Services

27 Fretados Vantagens Desvantagens Características do ônibus
Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao 24 March 2017 Vantagens Características do ônibus Conforto e segurança Custo de transporte acessível Pontualidade Desvantagens Área de abrangência; Densidade de passageiros Legislação Municipal Restrições à circulação no centro expandido da cidade VANTAGENS Conforto, pontualidade, retiram-se muitos carros da rua Desvantagem: falta de flexibilidade de horário, é preciso ter volume de passageiros e várias rotas Restrição municipal – áreas de embarque e desembarque de passageiros World Bank | Transportation Management Services

28 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao
Fretados 24 March 2017 Transfretur Sindicato das Empresas de Transporte por Fretamento e por Turismo da Região Metropolitana de São Paulo Telefone Slide: Local Resources Fretados WEB ADDRESS PHONE # World Bank | Transportation Management Services

29 Organização de Caronas
Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao Organização de Caronas 24 March 2017 Caronetas Slide: Local Resources – Bicycling Support Bike Angels PHONE # 7. Casos de estudo Bike Bus no Dia Mundial Sem Carro: 14 rotas organizadas por voluntários CDHU – “Vá de bike com o secretário”: ação de incentivo com funcionários da Secretaria de Habitação de São Paulo por meio de um Bike Bus para o trabalho junto com o secretário Ricardo Pereira Leite Conviva - Oficina Educativa Bike Anjo: oficina de orientação teórica e prática para pedalar no trânsito e aulas para começar a pedalar WBT 2012 – “Volte pedalando”: campanha de Bike Bus organizados para o World Bike Tour 2012 para que os novos ciclistas voltassem para casa de bicicleta World Bank | Transportation Management Services

30 Caronetas – Características
Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao Caronetas – Características 24 March 2017 Segurança Os usuários são sempre validados através do corporativo ou responsável/superior de suas empresas, ampliando a segurança de todos os participantes do processo. Custo zero O Caronetas cria um link para sua empresa (www.caronetas.com.br/SuaEmpresa) para que seja divulgado entre seus funcionários e colaboradores, sem custos de cadastro ou manutenção para empresas e usuários. Meio ambiente Redução da emissão de gases causadores do efeito estufa e dos veículos em circulação na cidade, resultando em melhoria na qualidade de vida. Slide: Caronetas – empresa que faz organizaçnao de caronas em tempo real. Márcio Nigro, presidente da empresa, que está aqui, pode falar melhor do que eu, mas a empresa traz uma série de vantagens à carona tradicional. Primeiro, porque os usuários são cadastrados através do domínio do da empresa Segurança, sabem que estão compartilhando o carro com alguém que trabalha na mesma empresa ou uma outra cadastrada. Flexibilidade de horário e compartilhamento de custo Perspectiva do usuário Possibilidade de combinar caronas em tempo real – maior flexibilidade de horário. Divisão de custos, network dentro e fora da empresa World Bank | Transportation Management Services

31 Apoio a ciclistas Bike Anjo http://bikeanjo.com.br
Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao Apoio a ciclistas 24 March 2017 Bike Anjo Slide: Local Resources – Bicycling Support Bike Angels PHONE # 7. Casos de estudo Bike Bus no Dia Mundial Sem Carro: 14 rotas organizadas por voluntários CDHU – “Vá de bike com o secretário”: ação de incentivo com funcionários da Secretaria de Habitação de São Paulo por meio de um Bike Bus para o trabalho junto com o secretário Ricardo Pereira Leite Conviva - Oficina Educativa Bike Anjo: oficina de orientação teórica e prática para pedalar no trânsito e aulas para começar a pedalar WBT 2012 – “Volte pedalando”: campanha de Bike Bus organizados para o World Bike Tour 2012 para que os novos ciclistas voltassem para casa de bicicleta World Bank | Transportation Management Services

32 Apoio a ciclistas Descrição dos serviços
Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao 24 March 2017 Descrição dos serviços Bike Anjo é um projeto que promove o uso da bicicleta como meio de transporte por meio de uma rede de pessoas com experiência em pedalar na cidade que ajudam quem quer aprender a andar de bicicleta de forma mais segura Serviço voluntário: temos uma rede de 250 voluntários em 40 cidades do Brasil que já ajudaram gratuitamente mais de 500 iniciantes a começarem a pedalar Soluções corporativas: Oficina Educativa Bike Anjo Monitoria de passeios de campanha de uso de bicicleta Orientação de campanhas educacionais e de incentivo ao uso de bicicleta Bike Bus World Bank | Transportation Management Services

33 Apoio a ciclistas Perfil dos usuários que o serviço mais atrai
Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao 24 March 2017 Perfil dos usuários que o serviço mais atrai 92% dos usuários são empregados querendo utilizar a bicicleta para o trabalho 80% são mulheres O motivo pelo qual a maioria dos usuários desejam usar a bicicleta como meio de transporte: tempo no trânsito e qualidade de vida World Bank | Transportation Management Services

34 Design de Infraestrutura para Bicicletas
Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao 24 March 2017 TC Urbes Telefone World Bank | Transportation Management Services

35 TC Urbes Mobilidade e Projetos Urbanos apresentação
Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao 24 March 2017 TC Urbes Mobilidade e Projetos Urbanos apresentação Planos e projetos de mobilidade t Projeto de Micro Acessibilidade para Bienal de Roterdã, Holanda; t Mapa de Rotas Cicláveis de São Paulo, SP; t Plano Cicloviário de Salvador, BA; t Plano Cicloviário e Sinalização Cidade de Deus, Bradesco, Osasco, SP; t Requalificação dos equipamentos e ciclovias do Parque Metropolitano de Pituaçu, Salvador, BA; t Projeto da Primeira fase do plano cicloviário de Santo Amaro, São Paulo, SP; t Plano de Mobilidade e Sustentável do Município de São Paulo, SP; t Plano de Mobilidade e Acessibilidade do Centro Histórico de Paranaguá, PR; t Sinalização do X encontro de culturas tracionais da Chapada dos Veaderos, Alto do Paraíso, GO; t Projeto de Implantação do Parque Linear Pinheiros em São Paulo, SP; t Projeto de parque linear no Município de Ferros, MG; t Projeto do Sistema de Ciclovias de 160 km em Rio Branco, AC; t Sistematização e Avaliação da Rede Cicloviária Estrutural do Município de São Paulo, SP; t Plano de Sistema Cicloviário Integrado ao Transporte Público de Santo Amaro, São Paulo, SP; Consultorias t Plano Diretor Cicloviário de Porto Alegre, RS; t Análise de infraestrutura terminais e pardas de ônibus de transporte coletivo de Goiânia, GO; t Plano de Trânsito e Transporte de Rio Branco, AC; t Plano de Mobilidade de Belo Horizonte, MG; Publicações t A bicicleta e as cidades: como inserir a bicicleta na política de mobilidade urbana, Realização: Instituto de Energia e Meio ambiente t Plataforma Cidades Sustentáveis: colaboração em mobilidade, Realização: Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Empresa que desenha instalações para bicicletas, tanto ciclovias para prefeituras, empresas e campus universitários, como instalações internas, como biciletário World Bank | Transportation Management Services

36 TC Urbes Mobilidade e Projetos Urbanos
Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao 24 March 2017 TC Urbes Mobilidade e Projetos Urbanos Plano cicloviário de Santo Amaro São Paulo - SP Mapa da Rede Cicloviária de Santo Amaro Raio Pedestres e Ciclistas World Bank | Transportation Management Services

37 Aluguel de carro por hora
Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao 24 March 2017 Zazcar Telefone World Bank | Transportation Management Services

38 Aluguel de carro por hora
Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao Aluguel de carro por hora 24 March 2017 Zazcar – primeira empresa de compartilhamento de carros da América Latina Alternativa ao tradicional aluguel de carro: o usuário tem acesso por hora ou dia, sem intermediação, a carros estacionados em diversos pontos da cidade, e pagam apenas pelas horas em que o carro foi utilizado Importante para os funcionários que vão sem carro e precisam se locomover durante o dia. Dependendo da distância e tempo de viagem, fica mais barato do que usar táxi. World Bank | Transportation Management Services

39 Teletrabalho SOBRATT www.sobratt.org.br Telefone 3151-5711
Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao 24 March 2017 SOBRATT Telefone World Bank | Transportation Management Services

40 Teletrabalho SOBRATT - Descrição dos serviços
Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao 24 March 2017 SOBRATT - Descrição dos serviços Implantação do Teletrabalho Treinamento Para implantar o teletrabalho na empresa, os teletrabalhadores e os gestores serão treinados pelas organizações associadas e indicadas pela Sobratt. PRIMEIRA ETAPA: SENSIBILIZAÇÃO Seminário sobre Teletrabalho: A Alternativa de Trabalho Flexível SEGUNDA ETAPA: TREINAMENTO E PREPARAÇÃO Treinamento com colaboradores inicialmente selecionados para o Projeto de demonstração, capacitando para sensibilizar suas famílias (realização de uma única sessão) Treinamento com as Chefias (realização de uma única sessão) Treinamento com os colegas que não vão ser Teletrabalhadores e que irão interagir com os teletrabalhadores (realização de uma única sessão) TERCEIRA ETAPA: ACOMPANHAMENTO DOS TELETRABALHADORES (por 90 dias) Acompanhamento personalizado. Elaboração de relatório final da modalidade teletrabalho para a empresa Sobratt Parceiro que ajuda a superar barreiras culturais ao teletrabalho, criando instrumentos de análise de desempenho – mostrando que é possível atingir meta e cobrar performance, mesmo que o funcionário não esteja presente no local de trabalho World Bank | Transportation Management Services

41 Teletrabalho SOBRATT - Descrição dos serviços
Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao 24 March 2017 SOBRATT - Descrição dos serviços Promoção do Teletrabalho nas empresas Adota-se o Projeto de Demonstração da empresa, em uma amostra específica do quadro de funcionários, antes de torná-lo acessível a todos os qualificados. Concluído o projeto de demonstração, podem-se estabelecer regras mais permanentes, com base nessa experiência, aplicáveis á empresa. World Bank | Transportation Management Services

42 Passo-a-Passo do Piloto na Berrini
Parte V Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao 24 March 2017 Passo-a-Passo do Piloto na Berrini Slide - 42 27 de mar 12 10 de julho de 2012 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP CENU – WTC Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa Oficina de Implementação Slide - 42 World Bank | Transportation Management Services

43 Etapas do Projeto As empresas participantes devem:
Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao 24 March 2017 As empresas participantes devem: Enviar para seus funcionários o link de uma pesquisa sobre mobilidade e preferências de transporte Incentivar que seus funcionários usem pelo menos duas das alternativas de transporte propostas Enviar novamente a pesquisa, para verificar o impacto do projeto 27 de mar 12 CENU – WTC Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa Oficina de Implementação Slide - 43 World Bank | Transportation Management Services

44 1a Etapa: Pesquisa Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao 24 March 2017 27 de mar 12 CENU – WTC Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa Oficina de Implementação Slide - 44 World Bank | Transportation Management Services

45 1a Etapa: Pesquisa Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao 24 March 2017 27 de mar 12 CENU – WTC Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa Oficina de Implementação Slide - 45 World Bank | Transportation Management Services

46 1a Etapa: Pesquisa Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao 24 March 2017 27 de mar 12 CENU – WTC Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa Oficina de Implementação Slide - 46 World Bank | Transportation Management Services

47 Situação atual Projeto em implementação:
Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao 24 March 2017 Projeto em implementação: Maio a julho: empresas enviam o link da pesquisa Julho a outubro: empresas implementarão as alternativas de transporte Outubro a novembro: pesquisa de avaliação de impacto Novembro: Relatório de Avaliação do Projeto 27 de mar 12 CENU – WTC Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa Oficina de Implementação Slide - 47 World Bank | Transportation Management Services

48 Situação atual Empresas na área de influência do projeto: CENU – 43
Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao 24 March 2017 Empresas na área de influência do projeto: CENU – 43 WTC – 36 Número total de funcionários: 8.000 Empresas participantes Total de empresas participando até o momento: 13 Incluindo Microsoft, Toyota, Monsanto, Sheraton e Meliá Total de funcionários nessas empresas: 3.036 Total de respostas até o momento: 400 Meta: 2.000 27 de mar 12 CENU – WTC Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa Oficina de Implementação Slide - 48 World Bank | Transportation Management Services

49 Situação atual Resultados Preliminares:
Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao 24 March 2017 Resultados Preliminares: Questões pertinentes a teletrabalho: Funcionários que se locomovem para o trabalho todos os dias da semana: 91.6% Questões relacionadas a estacionamento: A empresa paga pelo estacionamento ou me dá uma vaga no prédio onde trabalho: 39.7% A empresa paga uma parte da minha despesa com estacionamento: 14.6% Eu pago pelo estacionamento: 12.8% 27 de mar 12 CENU – WTC Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa Oficina de Implementação Slide - 49 World Bank | Transportation Management Services

50 Situação atual Resultados Preliminares:
Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao 24 March 2017 Resultados Preliminares: Preferências – Se tivesse alternativa ao uso do carro, que meio de transporte preferiria usar? Carona 35.7% Ônibus fretado 33% Transporte público 17% Bicicleta 14.3% 27 de mar 12 CENU – WTC Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa Oficina de Implementação Slide - 50 World Bank | Transportation Management Services

51 Situação atual Resultados Preliminares:
Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao 24 March 2017 Resultados Preliminares: Fatores que propiciariam o uso de outros meios de transporte: Dos funcionários que gostariam de pedalar para o trabalho, 44.5% o fariam se houvesse vestiários no local de trabalho Dos funcionários que gostariam de ir de carona para o trabalho, 41.8% o fariam se tivessem a transporte garantido para casa em caso de emergência Dos funcionários que gostariam de usar ônibus fretado, 59.9% o fariam se pudessem utilizar o ônibus em mais de um horário 27 de mar 12 CENU – WTC Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa Oficina de Implementação Slide - 51 World Bank | Transportation Management Services

52 Próximos Passos – Multiplicação de Programas de Mobilidade Corporativa
Parte VI Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao 24 March 2017 Próximos Passos – Multiplicação de Programas de Mobilidade Corporativa Slide - 52 27 de mar 12 10 de julho de 2012 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP CENU – WTC Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa Oficina de Implementação Slide - 52 World Bank | Transportation Management Services

53 Próximos Passos Com base na avaliação do Piloto:
Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao 24 March 2017 Com base na avaliação do Piloto: Procurar expandir o projeto, tanto através da implementação de novos pilotos em outras áreas da cidade, quanto, e principalmente, da divulgação do sucesso do projeto e de iniciativas do setor privado O objetivo central do projeto é demonstrar as vantagens de se adotar um programa de mobilidade para funcionários, pelas perspectivas de: Custo, Qualidade de vida e Sustentabilidade Tendo conhecimento desses ganhos, a expectativa é que as empresas passem a adorar espontaneamente programas de mobilidade O CRA-SP é um parceiro fundamental nessa missão. Slide: Financial Actions Objective: Lower cost of using mobility alternatives Raise cost of driving alone Actions: Provide subsidy for not driving alone Short and long term Transportation Allowance Increase cost of driving alone (e.g., parking charge) Pay employees to not park 27 de mar 12 10 de julho de 2012 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP CENU – WTC Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa Oficina de Implementação Slide - 53 World Bank | Transportation Management Services

54 Obrigada! www.empresas-pela-mobilidade.com Andréa Leal
Encerramento Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU – WTC Seminario de Implementacao 24 March 2017 Obrigada! Andréa Leal Slide - 54 27 de mar 12 10 de julho de 2012 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP CENU – WTC Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa Oficina de Implementação Slide - 54 World Bank | Transportation Management Services


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