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Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU-WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012.

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1 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU-WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012

2 Equipe do Projeto Piloto Banco Mundial – Shomik Mehndiratta – Georges Darido – Diego Canales – Andréa Leal – Transportation Management Services (Consultores) – Peter Valk – Paulo Nunes-Ueno Slide - 2 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012

3 Princípios Básicos do Projeto Piloto Atribuições do Banco Mundial Desenvolver a base conceitual do projeto Convidar empresas privadas a participar Prover essas empresas com ferramentas e know-how para implementar o projeto Fornecer assistência técnica aos participantes Analisar o impacto do piloto e desenvolver um estudo Implementar a mesma iniciativa em outras áreas da cidade se ela for bem-sucedida na fase piloto Slide - 3 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012

4 Princípios Básicos do Projeto Piloto Atribuições das Organizações Participantes Indicar um coordenador de mobilidade Convidar todos os funcionários a participar Desenvolver um programa de mobilidade Distribuir a pesquisa online sobre mobilidade para funcionários antes e depois do piloto Slide - 4 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012

5 Estrutura da Apresentação Parte I - Visão Geral do Projeto Parte II - Visão Geral de TDM (Gestão de Demanda de Transporte em inglês) Parte III - Estudos de Caso Parte IV - Recursos Locais Parte V - Passo-a-Passo do Piloto na Berrini Parte VI- Próximos Passos – Multiplicação de Programas de Mobilidade Corporativa Slide - 5 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012

6 Parte I Slide - 6 Visão Geral do Projeto Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012

7 Sumário do Projeto Piloto Missão: Reduzir Demanda por Viagens de Carro Fazer levantamento do déficit de vagas de estacionamento e custos Reduzir poluição do ar, emissão de CO2 e uso de energia Melhorar a sustentabilidade Reduzir congestionamento e custos de viagem Melhorar acesso a entrada e saída (inclusive ao estacionamento dos prédios) Melhorar o recrutamento e retenção de funcionários Melhorar a qualidade de vida Slide - 7 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012

8 Sumário do Projeto Piloto (continuação) Por que focar nos empregadores? Funcionários estão passando mais tempo no trânsito Stress relacionado ao deslocamento para o trabalho Elevados gastos com transporte Impactos para o empregador Queda de produtividade Custo (estacionamento) Impacto em recrutamento e retenção de funcionários Slide - 8 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012

9 Sumário do Projeto Piloto (continuação) Por que focar no CENU e no WTC? Centros de emprego com alta densidade = massa crítica de usuários de transporte Péssimas condições de mobilidade e acessibilidade em horários de pico – Elevada taxa de viagens de carro com um único ocupante – Congestionamentos intensos na Marginal Tietê e na Avenida Berrini – Lotação dos estacionamentos – Ônibus superlotados, com operação afetada pelo trânsito – Resultando em prejuízos para as empresas e entraves operacionais Slide - 9 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012

10 Sumário do Projeto Piloto (continuação) Parceria entre o Banco Mundial e o Setor Privado Participação voluntária Benefícios para os funcionários a um baixo custo Melhora a qualidade de vida para toda a comunidade Slide - 10 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012

11 Parte II Visão Geral de TDM (Gestão de Demanda de Transporte em inglês) Slide - 11 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012

12 Visão Geral de TDM Dois tipos de solução - Oferta Aumentar a capacidade do sistema viário para absorver mais veículos – Mais ruas, estradas, estacionamento Custa caro, não há espaço disponível, não é sustentável (não se pode aumentar a estrutura indefinidamente) Slide - 12 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012

13 Visão Geral de TDM (continuação) Dois tipos de solução – Demanda Mudar o comportamento para reduzir as viagens de carro e as ocasiões em que elas ocorrem – Aumentar opções de viagem (ônibus/trem/metrô, carro/vans, bicicleta/caminhada, teletrabalho) – Aumentar a conveniência – Cortar custos Medidas mais baratas, respondem às mudanças nas condições de mobilidade, são sustentáveis Slide - 13 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012

14 Slide- 14 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012 Parte III Estudos de Caso

15 Slide- 15 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012 Santander: Sucesso LocalEstacionamento vagas de estacionamento (para funcionários) A metade do estacionamento é destinada aos funcionários de cargos superiores; pagando 50% do valor praticado em mercado na região, sendo R$ 140,00 A outra parte do estacionamento é destinada ao projeto Carona Amiga (transporte solidário), que proporciona ao participante os mesmos benefícios que os cargos superiores possuem, quanto à utilização de vaga e valor praticado Os condutores são submetidos a uma auditoria sazonal para aferição do cumprimento das normas de utilização Temos atualmente 332 grupos, com 763 funcionários participantes

16 Slide- 16 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012 Santander: Sucesso LocalBicicletário Excelente estrutura e localização de estacionamento Disponibilização de vestiários com infraestrutura para banhos, com chuveiros, serviço de toalhas, shampoo, condicionador e sabonete Sala de alongamento com armários para guardar pertences pessoais Atualmente utilizado por 60 ciclistas Equipe dedicada para apoio aos funcionários

17 Slide- 17 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012 Santander: Sucesso Local

18 Slide- 18 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012 Santander: Sucesso LocalFretados Fretados: transporte complementar residência-trabalho-residência Vans entre sites: facilitar a locomoção entre os prédios administrativos do Banco Vans almoço: transporte durante horário de almoço para locais com concentração de restaurantes Elegibilidade fretado: funcionários, estagiários e jovens aprendizes Vans: funcionários, estagiários, jovens aprendizes e terceiros Total de 43 veículos, sendo 22 vans, 04 microônibus e 17 ônibusUsuários Fretado: média de 530 p/dia e 404 cadastrados Vans entre sites: média 341 p/dia Vans almoço: média de 750 p/dia

19 Slide- 19 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012 Santander: Sucesso LocalInfraestrutura Ponto de embarque e desembarque dos fretados dentro da Torre e nos bolsões autorizados pela Prefeitura; Concessão da SPTrans para circular na zona de restrição à circulação de fretados (regulamentação municipal) Fiscais da empresa de transporte contratada para monitorar os motoristas, a saída e chegada dos veículos Na Torre, comunicação visual com indicação das linhas Impacto para o Banco/Funcionário/Cidade: Facilitar o acesso do funcionário aos prédios administrativos Certificação Leed (pontuação no item transporte alternativo) Redução do número de veículos em circulação

20 Slide- 20 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de Estudos de Caso – Gestão de Mobilidade nos Estados Unidos Redmond, WA, USA (Sede) Local suburbano funcionários e fornecedores Por quê? – Qualidade de vida do funcionário e recrutamento / retenção – Regulamentos locais – Gerenciar os custos indiretos – Cidadania corporativa Taxa de transporte alternativo – Transporte público = 16%; Van = 2% – Carona = 11%; Teletrabalho = 5% – Bicicleta = 2%; Caminhada = 2% – Outros = 2% – Serviço de táxi Garantido 40% usam alternativas Microsoft

21 Slide- 21 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012 Seattle (WA/USA) Centro 500 funcionários e fornecedores Por que implementar gestão de mobilidade? – Fornecimento inadequado de estacionamento nas proximidades – Recompensa para não estacionar – Os participantes que concordam em não usar transporte individual ganham US$ 150 adicionais Estacionamento cobrado Impacto: – De 74% dos funcionários utilizando carros em 2008 para 53% em 2011 – 47% dos funcionários usam meios alternativos Microsoft

22 Slide- 22 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012 Seattle Childrens Hospital (Seattle, WA) funcionários em ambiente urbano Elementos do Programa de Mobilidade – Calendário de viagens na Web – Incentivo: US$ 3.25 para cada dia sem carro – Bicicleta gratuita para funcionários que pedalam ao trabalho 2 dias/semana – Painel de indicadores online mostra impactos em $ e ao meio ambiente Resultado: 60% usam alternativas Seattle Childrens Hospital

23 Slide- 23 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012 Recursos Locais Recursos Locais Parte IV

24 Slide- 24 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012 Serviço de Ônibus Fretados Carona Bicicleta Caminhada Transporte Público Horários Alternativos de Trabalho Teletrabalho Alternativas elencadas pelo projeto

25 Slide- 25 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012 Parceiros Locais Serviço de organização de caronas – Caronetas Federação de Empresas de Ônibus Fretados - Transfretur Serviço de aluguel de carros por hora - Zazcar Serviço de apoio a ciclistas - Bike Anjo Design de instalações para bicicletas - TC Urbes Teletrabalho – SOBRATT Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) Ônibus (SP Trans) e Metrô Trem (CPTM)

26 Slide- 26 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012 Fretados

27 Slide- 27 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012 FretadosVantagens Características do ônibus Conforto e segurança Custo de transporte acessível PontualidadeDesvantagens Área de abrangência; Densidade de passageiros Legislação Municipal o Restrições à circulação no centro expandido da cidade

28 Slide- 28 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012 FretadosTransfretur Sindicato das Empresas de Transporte por Fretamento e por Turismo da Região Metropolitana de São Paulo Telefone

29 Slide- 29 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012 Organização de CaronasCaronetas

30 Slide- 30 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012 Caronetas – Características Custo zero O Caronetas cria um link para sua empresa ( para que seja divulgado entre seus funcionários e colaboradores, sem custos de cadastro ou manutenção para empresas e usuários. Segurança Os usuários são sempre validados através do corporativo ou responsável/superior de suas empresas, ampliando a segurança de todos os participantes do processo. Meio ambiente Redução da emissão de gases causadores do efeito estufa e dos veículos em circulação na cidade, resultando em melhoria na qualidade de vida. Perspectiva do usuário Possibilidade de combinar caronas em tempo real – maior flexibilidade de horário. Divisão de custos, network dentro e fora da empresa

31 Slide- 31 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012 Bike Anjo Apoio a ciclistas

32 Slide- 32 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012 Descrição dos serviços Bike Anjo é um projeto que promove o uso da bicicleta como meio de transporte por meio de uma rede de pessoas com experiência em pedalar na cidade que ajudam quem quer aprender a andar de bicicleta de forma mais segura Serviço voluntário: temos uma rede de 250 voluntários em 40 cidades do Brasil que já ajudaram gratuitamente mais de 500 iniciantes a começarem a pedalar Soluções corporativas: – Oficina Educativa Bike Anjo – Monitoria de passeios de campanha de uso de bicicleta – Orientação de campanhas educacionais e de incentivo ao uso de bicicleta – Bike Bus Apoio a ciclistas

33 Slide- 33 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012 Perfil dos usuários que o serviço mais atrai 92% dos usuários são empregados querendo utilizar a bicicleta para o trabalho 80% são mulheres O motivo pelo qual a maioria dos usuários desejam usar a bicicleta como meio de transporte: tempo no trânsito e qualidade de vida Apoio a ciclistas

34 Slide- 34 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012 Design de Infraestrutura para Bicicletas TC Urbes Telefone

35 TC Urbes Mobilidade e Projetos Urbanos apresentação Planos e projetos de mobilidade t Projeto de Micro Acessibilidade para Bienal de Roterdã, Holanda; t Mapa de Rotas Cicláveis de São Paulo, SP; t Plano Cicloviário de Salvador, BA; t Plano Cicloviário e Sinalização Cidade de Deus, Bradesco, Osasco, SP; t Requalificação dos equipamentos e ciclovias do Parque Metropolitano de Pituaçu, Salvador, BA; t Projeto da Primeira fase do plano cicloviário de Santo Amaro, São Paulo, SP; t Plano de Mobilidade e Sustentável do Município de São Paulo, SP; t Plano de Mobilidade e Acessibilidade do Centro Histórico de Paranaguá, PR; t Sinalização do X encontro de culturas tracionais da Chapada dos Veaderos, Alto do Paraíso, GO; t Projeto de Implantação do Parque Linear Pinheiros em São Paulo, SP; t Projeto de parque linear no Município de Ferros, MG; t Projeto do Sistema de Ciclovias de 160 km em Rio Branco, AC; t Sistematização e Avaliação da Rede Cicloviária Estrutural do Município de São Paulo, SP; t Plano de Sistema Cicloviário Integrado ao Transporte Público de Santo Amaro, São Paulo, SP; Consultorias t Plano Diretor Cicloviário de Porto Alegre, RS; t Análise de infraestrutura terminais e pardas de ônibus de transporte coletivo de Goiânia, GO; t Plano de Trânsito e Transporte de Rio Branco, AC; t Plano de Mobilidade de Belo Horizonte, MG; Publicações t A bicicleta e as cidades: como inserir a bicicleta na política de mobilidade urbana, 2009 Realização: Instituto de Energia e Meio ambiente t Plataforma Cidades Sustentáveis: colaboração em mobilidade, 2010 Realização: Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis.

36 TC Urbes Mobilidade e Projetos Urbanos Plano cicloviário de Santo Amaro São Paulo - SP Raio Pedestres e Ciclistas Mapa da Rede Cicloviária de Santo Amaro

37 Slide- 37 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012 Zazcar Telefone Aluguel de carro por hora

38 Slide- 38 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012 Zazcar – Zazcar – primeira empresa de compartilhamento de carros da América Latina Alternativa ao tradicional aluguel de carro: Alternativa ao tradicional aluguel de carro: o usuário tem acesso por hora ou dia, sem intermediação, a carros estacionados em diversos pontos da cidade, e pagam apenas pelas horas em que o carro foi utilizado Aluguel de carro por hora

39 Slide- 39 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012 TeletrabalhoSOBRATT Telefone

40 Slide- 40 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012 Teletrabalho SOBRATT - Descrição dos serviços Implantação do Teletrabalho Treinamento – Para implantar o teletrabalho na empresa, os teletrabalhadores e os gestores serão treinados pelas organizações associadas e indicadas pela Sobratt.

41 Slide- 41 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012 Teletrabalho SOBRATT - Descrição dos serviços Promoção do Teletrabalho nas empresas – Adota-se o Projeto de Demonstração da empresa, em uma amostra específica do quadro de funcionários, antes de torná-lo acessível a todos os qualificados. Concluído o projeto de demonstração, podem-se estabelecer regras mais permanentes, com base nessa experiência, aplicáveis á empresa.

42 Parte V Passo-a-Passo do Piloto na Berrini Slide - 42 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012

43 Slide- 43 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012 Etapas do Projeto As empresas participantes devem: 1.Enviar para seus funcionários o link de uma pesquisa sobre mobilidade e preferências de transporte 1.Incentivar que seus funcionários usem pelo menos duas das alternativas de transporte propostas 1.Enviar novamente a pesquisa, para verificar o impacto do projeto

44 Slide- 44 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de a Etapa: Pesquisa

45 Slide- 45 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de a Etapa: Pesquisa

46 Slide- 46 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de a Etapa: Pesquisa

47 Slide- 47 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012 Situação atual Projeto em implementação: Maio a julho: empresas enviam o link da pesquisa Julho a outubro: empresas implementarão as alternativas de transporte Outubro a novembro: pesquisa de avaliação de impacto Novembro: Relatório de Avaliação do Projeto

48 Slide- 48 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012 Situação atual Empresas na área de influência do projeto: CENU – 43 WTC – 36 Número total de funcionários: Empresas participantes Total de empresas participando até o momento: 13 Incluindo Microsoft, Toyota, Monsanto, Sheraton e Meliá Total de funcionários nessas empresas: Total de respostas até o momento: 400 Meta: 2.000

49 Slide- 49 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012 Situação atual Resultados Preliminares: Questões pertinentes a teletrabalho: Funcionários que se locomovem para o trabalho todos os dias da semana: 91.6% Questões relacionadas a estacionamento: A empresa paga pelo estacionamento ou me dá uma vaga no prédio onde trabalho: 39.7% A empresa paga uma parte da minha despesa com estacionamento: 14.6% Eu pago pelo estacionamento: 12.8%

50 Slide- 50 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012 Situação atual Resultados Preliminares: Preferências – Se tivesse alternativa ao uso do carro, que meio de transporte preferiria usar? Carona 35.7% Ônibus fretado 33% Transporte público 17% Bicicleta 14.3%

51 Slide- 51 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012 Situação atual Resultados Preliminares: Fatores que propiciariam o uso de outros meios de transporte: Dos funcionários que gostariam de pedalar para o trabalho, 44.5% o fariam se houvesse vestiários no local de trabalho Dos funcionários que gostariam de ir de carona para o trabalho, 41.8% o fariam se tivessem a transporte garantido para casa em caso de emergência Dos funcionários que gostariam de usar ônibus fretado, 59.9% o fariam se pudessem utilizar o ônibus em mais de um horário

52 Parte VI Próximos Passos – Multiplicação de Programas de Mobilidade Corporativa Slide - 52 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012

53 Slide- 53 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012 Próximos Passos Com base na avaliação do Piloto: Procurar expandir o projeto, tanto através da implementação de novos pilotos em outras áreas da cidade, quanto, e principalmente, da divulgação do sucesso do projeto e de iniciativas do setor privado O objetivo central do projeto é demonstrar as vantagens de se adotar um programa de mobilidade para funcionários, pelas perspectivas de: o Custo, o Qualidade de vida e o Sustentabilidade Tendo conhecimento desses ganhos, a expectativa é que as empresas passem a adorar espontaneamente programas de mobilidade O CRA-SP é um parceiro fundamental nessa missão. Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012

54 Slide- 54 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012 EncerramentoObrigada! Andréa Leal Slide - 54 Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa CENU - WTC Apresentação para o CRA-SP 10 de julho de 2012


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