A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FÍSICA E QUÍMICA A 10º A. Lição nº de outubro de 2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FÍSICA E QUÍMICA A 10º A. Lição nº de outubro de 2011."— Transcrição da apresentação:

1 FÍSICA E QUÍMICA A 10º A

2 Lição nº de outubro de 2011

3 A Interação entre a radiação e os metais - efeito fotoelétrico Efeito fotoelétrico – ocorre quando uma radiação incide sobre uma placa metálica com uma energia suficiente para remover os eletrões desse metal.

4 < + n=1 n=2 n=3 n= E rem E rad inc E rad inc = E rem + E c Para ocorrer o efeito fotoelétrico é necessário que: E rad inc E rem

5 E rad inc = E rem + E c E rem – Energia de remoção: energia mínima necessária para extrair um eletrão de um átomo. E c – Energia cinética: energia associada à velocidade com que o eletrão sai do átomo. E rad inc – Energia da radição incidente

6 MetalE rem / JRadiação incidente Césio3,04 x Luz visível Potássio3,52 x Luz visível Sódio3,68 x Luz visível Cálcio4,32 x Luz visível Zinco5,81 x Luz UV Platina8,48 x Luz UV Tabela: Energia de remoção dos eletrões menos atraídos ao núcleo e a natureza da radiação incidente necessária para ocorrer emissão de eletrões.

7 Para ocorrer o efeito fotoelétrico é necessário que: E rad inc E rem Cada fotão origina a extração de um só eletrão. Assim quanto maior a intensidade do feixe (depende unicamente do nº de fotões do feixe incidente), maior é o nº de eletrões extraídos. A energia cinética dos eletrões extraídos depende da energia de cada fotão da radiação incidente e não depende da intensidade do feixe.

8 Exercício: A energia mínima de extração de um metal é de 8,64 x J. a)Que significa este valor? b)Se a energia do fotão incidente for de 9,97 x J, qual a energia cinética do eletrão ejetado? c)Qual será a velocidade desse eletrão ejetado? (m e- = 9,1 x kg)


Carregar ppt "FÍSICA E QUÍMICA A 10º A. Lição nº de outubro de 2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google