A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MONARQUIA ABSOLUTISTA E PARLAMENTAR CAPÍTULO 1 DA PÁGINA 11 ATÉ 20.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MONARQUIA ABSOLUTISTA E PARLAMENTAR CAPÍTULO 1 DA PÁGINA 11 ATÉ 20."— Transcrição da apresentação:

1 MONARQUIA ABSOLUTISTA E PARLAMENTAR CAPÍTULO 1 DA PÁGINA 11 ATÉ 20

2 MONARQUIA ABSOLUTISTA A monarquia absolutista é uma forma de governo em que o rei detêm muitos poderes, dentre eles: Decisões econômicas, políticas e militares. Na Inglaterra no início do século XVII, a forma de governo era a MONARQUIA ABSOLUTISTA.

3 MONARQUIA ABSOLUTISTA Poder vitalício: o rei governa até o fim de sua vida. Poder hereditário: o poder é transmitido de pai para filho (filho primogênito).

4 PARLAMENTO INGLÊS CÂMARA DOS LORDES: era formada por representantes da grande nobreza e do alto clero. CÂMARA DOS COMUNS: era formada por representantes da pequena nobreza rural e da burguesia.

5 CÂMARA DOS LORDES

6 CONFLITOS ENTRE O REI E O PARLAMENTO DINASTIA STUART: Reinado de Carlos I ( ): nesse período os conflitos entre o rei e o Parlamento continuaram. 1628: o Parlamento aprova a lei de Petição de Direitos, restringindo os poderes do rei.

7 CONFLITOS ENTRE O REI E O PARLAMENTO Carlos I dissolve o Parlamento e passa a governar com o auxílio de um conselho privado. 1640: Carlos I convocar o Parlamento para lutar contra inimigos externos. A câmara dos nobres apoia Carlos I, mas a câmara dos comuns não.

8 GUERRA CIVIL A guerra civil inglesa durou de e foi ocasionada pelas disputas de poder entre o rei Carlos I e o Parlamento. 1645: as tropas do Parlamento foram ampliadas com a participação de voluntários (niveladores). Niveladores: pequenos proprietários e artesãos que defendiam mudanças profundas na sociedade.

9 GUERRA CIVIL Os niveladores defendiam a igualdade perante a lei, a abolição dos dízimos, a liberdade religiosa e a divisão das terras. A guerra civil terminou em 1649 com a derrota e execução do rei Carlos I.

10 OLIVER CROMWELL 1649: Oliver Cromwell um general inglês que assumiu o poder. 1651: Cromwell decreta os Atos de Navegação, que estabeleciam o transporte de mercadorias entre a Inglaterra e as colônias só poderia ser feito em navios ingleses. 1653: Cromwell dissolveu o Parlamento e se proclamou Lorde Protetor da Inglaterra.

11 SUCESSÕES 1658: Cromwell morre e seu filho Richard Cromwell assume o poder e enfrenta uma crise política. 1660: Richard Cromwell é destituído por uma revolta liderada pelos generais e apoiada pelos membros do Parlamento : Carlos II governa a Inglaterra tentando aumentar seu poder sobre o Parlamento.

12 SUCESSÕES : Jaime II governou durante esse período e também tentou controlar o Parlamento : neste período ocorreu a Revolução Gloriosa, que envolveu conflitos entre os que apoiavam Jaime II e os favoráveis a Guilherme de Orange (genro de Jaime II). Na Revolução Gloriosa os favoráveis a Guilherme de Orange saem vitoriosos.

13 MONARQUIA PARLAMENTAR Guilherme de Orange assinou a Declaração de Direitos, segundo a qual o rei não podia suspender nenhuma lei nem aumentar impostos sem autorização do Parlamento. Monarquia Parlamentar: nessas forma de governo há um rei ou uma rainha que exerce a função de chefe de Estado, representando o país perante outros Estados.

14 MONARQUIA PARLAMENTAR Na monarquia parlamentar o governo é exercido pelos membros do Parlamento.

15 FRANÇA Na França, no século XVII, havia diferentes grupos sociais. RENDEIROS: alugavam a terra dos nobres e dos burgueses em troca de parte da produção. TRABALHADORES ASSALARIADOS: recebiam salário pelos trabalhos realizados no campo.

16 FRANÇA TRABALHADORES URBANOS: a maioria dos trabalhadores urbanos era composta por assalariados que exerciam suas atividades nas oficinas artesanais. TRABALHADORES BRAÇAIS: eram os carregadores, carreteiros e serventes. VENDEDORES AMBULANTES: vendiam mercadorias nas ruas francesas.

17 NOBREZA NOBREZA TRADICIONAL: composta de antigos senhores feudais que haviam herdado vastas áreas de seus antepassados. Tinham privilégios: isenção de impostos e exploravam o trabalho dos camponeses. NOBREZA TOGADA: composta por grandes burgueses enriquecidos que recebiam títulos de nobreza. Privilégios: não pagavam impostos, e muitos deles ocupavam cargos públicos.

18 NOBREZA

19 CLERO ALTO CLERO: composto por cardeais, arcebispos e abades que procediam da nobreza e eram escolhidos pelo rei. BAIXO CLERO: composto por padres e monges que provinham das camadas mais pobres da sociedade.

20 CLERO

21 BURGUESIA Grandes burgueses: eram donos de empresas comerciais ou de grandes propriedades rurais. Mesmo possuindo riqueza não desfrutavam de prestígio social e os privilégios da nobreza. Pequena burguesia: composta por donos de pequenas lojas ou de oficinas artesanais.

22 LUÍS XIV Luís XIV promoveu a ampliação do território da França e procurou desenvolver a economia do país. Luís XIV atraiu para seu governo grandes burgueses, que ficaram responsáveis pelo desenvolvimento do comércio, pelo controle dos gastos e pela cobrança de impostos.

23 LUÍS XIV Esse monarca conseguiu o apoio da nobreza mantendo- os junto de si. Para demonstrar seu poder mandou construir um palácio em Versalhes, para o qual se transferiu com toda corte em 1670.

24 PALÁCIO DE VERSALHES Enorme construção, cercada por luxuosos jardins. No prédio central ficavam alojados o rei e sua família e, nos demais aposentos, os altos funcionários e grandes nobres.

25

26 LUÍS XIV O REI SOL Etiqueta na corte de Luís XIV. Teoria do Direito Divino: de acordo com essa teoria a autoridade do rei vinha diretamente de Deus. Dessa forma, o soberano estaria sujeito somente às leis de Deus, e suas decisões seriam inquestionáveis.

27 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Toledo, Eliete; Dreguer, Ricardo. História. Editora: Atual. São Paulo, Projeto Araribá - História. Editora: Moderna. São Paulo, Campos, Flavio de; Miranda, Renan Garcia. A Escrita da História. Editora: Escala Educacional. São Paulo, Cotrim, Gilberto. História global e geral. Editora: Saraiva. São Paulo, 2007.


Carregar ppt "MONARQUIA ABSOLUTISTA E PARLAMENTAR CAPÍTULO 1 DA PÁGINA 11 ATÉ 20."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google