A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

– Neste trimestre letivo, estudaremos o livro de Gênesis. – O livro de Gênesis é o livro das origens, princípios e começos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "– Neste trimestre letivo, estudaremos o livro de Gênesis. – O livro de Gênesis é o livro das origens, princípios e começos."— Transcrição da apresentação:

1 – Neste trimestre letivo, estudaremos o livro de Gênesis. – O livro de Gênesis é o livro das origens, princípios e começos.

2 * I – O LIVRO DE GÊNESIS * – O livro de Gênesis é o primeiro livro do Pentateuco, o conjunto dos cinco livros escritos por Moisés e que são chamados de “os livros da lei”, a Torá, como este grupo é denominado pelos israelitas. * – “Gênesis” significa “origem” e o tema do livro de Gênesis é, precisamente, a origem de todas as coisas.

3 * a) da criação de todas as coisas; * b) da criação do ser humano; * c) do princípio da história da humanidade ; * d) das origens do povo de Israel, com as histórias dos patriarcas da nação israelita (Abraão, Isaque e Jacó, bem como a pormenorização da história de José, o filho de Jacó pela ida dos israelitas para o Egito).

4 * – O autor do livro de Gênesis é Moisés, pois toda a Torá, ou seja, o Pentateuco é de autoria de Moisés, como nos dá conta o próprio Senhor Jesus (Lc.24:44). * – O livro que foi escrito durante a peregrinação de Israel na Terra Prometida e que, certamente, estava no livro que Moisés entregou e mandou que ficasse junto a arca pouco antes de sua morte (Dt.31:9).

5 * – Apesar de ser o livro que está, pelo próprio teor, no início da Bíblia Sagrada, Gênesis não foi o primeiro livro a ser escrito. * – Tanto estudiosos da Bíblia quanto a tradição judaica entendem que o primeiro livro a ser escrito foi o livro de Jó, tenha sido ele escrito pelo próprio Jó, tenha sido ele escrito por Moisés, como considera a tradição judaica, escrito este que se teria dado quando Moisés ainda se encontrava em Midiã.

6 * II – A ESTRUTURA DO LIVRO DE GÊNESIS AS DUAS PRIMEIRAS DISPENSAÇÕES * Podemos dividir o livro do Gênesis da seguinte forma (I): * I. Narrativa da criação – Gn.1:1-2:25. * II. Narrativa de fatos da dispensação da consciência – da queda do homem até o dilúvio – Gn.3:1-8:21 * III. Narrativa de fatos da dispensação do governo humano – do dilúvio até a confusão das línguas em Babel – Gn.9:1-11:32.

7 * IV. Narrativa da vida de Abraão ou “ciclo de Abraão” – Gn.12:1-25:18 * V. Narrativa da vida de Isaque ou “ciclo de Isaque” – Gn.25:19-27:46 * VI. Narrativa da vida de Jacó ou “ciclo de Jacó” – Gn.28:10-36:43 * VII. Narrativa da vida de José ou “ciclo de José” – Gn.37:1-50:26

8 * – A primeira parte do livro de Gênesis, que abarca os dois primeiros capítulos, trata da criação de todas as coisas. * – A segunda parte do livro de Gênesis, que abarca os capítulos 3 até 8, narra os principais fatos ocorridos durante a chamada “dispensação da consciência”, ou seja, aquele período em que Deus tratou com o homem através da consciência humana, daquele “voz de Deus” que existe no interior de cada ser humano.

9 * A ESTRUTURA DO LIVRO DE GÊNESIS – A TERCEIRA E QUARTA DISPENSAÇÕES * – Depois da narrativa do dilúvio, o livro de Gênesis passa, no nono capítulo, a descrever o chamado “pacto noaico”, ou seja, a aliança firmada entre Deus e Noé, onde se estabelecem as diretrizes para o repovoamento da terra, diretrizes estas que deram origem ao que se denomina de “dispensação do governo humano”. * – Com o reinício da humanidade, Moisés relata o desenvolvimento desta nova comunidade formada pelos descendentes de Noé, a começar pela própria família de Noé até a rejeição de Deus por parte de todos no episódio da torre de Babel.

10 * – Ante a rejeição da comunidade única de Babel, mister se fazia a construção de um novo povo de Deus. * – A partir do capítulo 12, mostra-se a origem deste novo povo de Deus, a nação de Israel. Até o capítulo 25, temos o que se costuma denominar de “ciclo de Abraão”, ou seja, a narrativa da vida de Abraão, nascido Abrão, que, aos setenta anos de idade, foi chamado por Deus para deixar a sua cidade, Ur dos caldeus, para ser o pai de uma grande nação, nação esta de onde viria a “semente da mulher” prometida pelo Senhor ao primeiro casal no jardim do Éden.

11 * – A seguir, temos o chamado “ciclo de Isaque”, que abarca desde Gn.25:19, quando se relata o nascimento dos filhos gêmeos de Isaque, até o final do capítulo 27, onde o protagonista passa a ser o “filho da promessa”, ou seja, o filho que Deus havia prometido dar a Abraão. * Isaque foi outro peregrino na terra de Canaã (Cf. Hb.11:8,9), que havia herdado a promessa de Deus dada a seu pai, que também enfrentou embates na terra de Canaã, mas que manteve a continuidade da fé de seu pai.

12 * – A partir do capítulo 28 até o final do capítulo 36, o protagonista da história passa a ser Jacó, que posteriormente teve seu nome mudado para Israel (Gn.32:28), que, * apesar de não ter sido o primogênito de Isaque, herdou as promessas feitas a Abraão, diante do desprezo que Esaú teve em relação à primogenitura (Gn.25:33,34).

13 * – A partir do capítulo 37, temos o chamado “ciclo de José”, em que o protagonista da história passa a ser José, o oitavo filho de Jacó (o sétimo filho homem) e primeiro filho de Raquel, * que foi vendido pelos seus irmãos ao Egito e lá se tornou governador do Egito, para onde, durante os anos de fome que havia predito a Faraó, levou os seus familiares para morar.

14 * – O livro do Gênesis termina com a morte de José e o povo de Israel no Egito, onde iria se formar como uma nação, de modo que temos aqui a história do “começo do povo de Israel”. * Site: adultos-liccoes/430-licao-1-genesis-o-livro-da- criacao-divina-i


Carregar ppt "– Neste trimestre letivo, estudaremos o livro de Gênesis. – O livro de Gênesis é o livro das origens, princípios e começos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google