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Programação estruturada unidade 2

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Apresentação em tema: "Programação estruturada unidade 2"— Transcrição da apresentação:

1 Programação estruturada unidade 2
Elaine Cristina

2 Linguagem c Operadores; Estruturas: Decisão; Repetição;

3 atribuição Para atribuir valor a uma variável usamos em C o sinal de igual; x = 100; int x = 100; A ordem de atribuição será da direita pra esquerda; Y = x =3; Y = (x = 3)

4 aritméticos “+” Soma; “-” Subtração; “*” Multiplicação; “/” Divisão;
“/” Módulo;

5 aritméticos - precedência
*, / e % têm precedência sobre + e - ; Quando há operadores de mesma precedência, a regra de associatividade é da esquerda pra direita;

6 menos unário Serve para atribuir sinal negativo a um valor associado;
Int x = -8;

7 Operador de endereços Opera sobre o nome da variável e resulta em seu endereço; É referido por : &variavel; Os endereços de memória são números no qual a mémoria do computador é dividida; Um endereço é a referência que o computador usa para localizar variáveis; São impressos em hexadecimal e o formato usado para eles é o %p;

8 constantes A palavra reservada “const”, garante que a variável associada não será alterada em todo o programa; Const int N = 8; Const double PI = ; Toda constante deve ser inicializada; Geralmente definimos constantes com letras maiúsculas;

9 Conversão de tipos automática
Conversão Automática – Dois ou mais operandos de diferentes tipos de encontram em uma mesma expressão; O conteúdo da variável de menor tamanho é convertido ao tipo da variável de maior tamanho; É feita em uma área temporária de memória, antes da expressão ser executada; Após o resultado será convertido para o tipo da variável a esquerda do operador de atribuição;

10 Conversão de tipos explícita - cast
Consiste em escrever o tipo desejado entre parênteses e, em seguida, o valor ou a expressão a ser avaliada. O resultado é a conversão da expressão para o tipo especificado; (tipo desejado)variável; (tipo desejado)expressão;

11 Incremento e decremento
“++” Incrementa o valor 1 ao valor de uma determinada variável; “--” Incrementa o valor 1 ao valor de uma determinada variável; Possuem precedência aos operadores aritméticos; Pré-fixado: N = 5; X = ++n; A saída será n = 6 e x = 6; Pós-fixado: X = n++; A saída será n = 6 e x = 5;

12 Operadores aritméticos de atribuição
+=, -= , *=, /=,%=; Combinam expressões aritméticas com operação de atribuição; Int soma, i ; Soma += i equivale a soma = soma + i;

13 Operadores relacionais
> maior; >= maior ou igual; < menor; <= menor ou igual; == igual; != diferente; Tem precedência menor que os aritméticos;

14 Operadores lógicos && - E ||- OU ! – NÃO (unário)
Vamos preencher a tabela verdade; A B A && B A II B !A !B V F

15 Operadores lógicos A B A && B A II B !A !B V F

16 Operador ternário Operador condicional;
Exp1? Exp2 : exp3; Se a exp1 for válida, a expressão 2 será executada, caso não seja, a expressão 3 será executada; Pra testar... Vamos fazer um programa que calcule a média de três notas de um aluno e caso sua média seja maior que 7,0 o aluno passou, senão o aluno não passou;

17 Avaliação lógica ou numérica
OPERADORES OPERANDOS RESULTADO Aritméticos Numéricos Numérico Relacionais Lógico Lógicos

18 Estruturas de decisão Através do qual o programa pode decidir o que deve ser executado a seguir; If; Switch;

19 IF Comando simples: Comandos aninhados: if(expressão de teste) {
instruções; } Comandos aninhados:

20 IF If e else: if(expressão de teste) { instruções; } else { }


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