A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONSUMIR PARA VIVER OU VIVER PARA CONSUMIR?. O QUE É CONSUMO? Segundo o Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa: CONSUMIR é destruir, aniquilar, fazer.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONSUMIR PARA VIVER OU VIVER PARA CONSUMIR?. O QUE É CONSUMO? Segundo o Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa: CONSUMIR é destruir, aniquilar, fazer."— Transcrição da apresentação:

1 CONSUMIR PARA VIVER OU VIVER PARA CONSUMIR?

2 O QUE É CONSUMO? Segundo o Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa: CONSUMIR é destruir, aniquilar, fazer desaparecer. CONSUMIDOR é gastador, destruidor.

3 DICIONÁRIO LATINO-PORTUGUÊS DO MIN. EDUCAÇÃO E CULTURA DICIONÁRIO LATINO-PORTUGUÊS DO MIN. EDUCAÇÃO E CULTURA CONSUMIR É: Tomar ou empregar inteiramente;Comer, devorar, gastar, esgotar, destruir, enfraquecer, debilitar. CONSUMIDO : MORTO, ACABADO. CONSUMIDOR: DESTRUIDOR.

4 NÃO HÁ VIDA SEM CONSUMO Podemos afirmar que todos os seres vivos CONSOMEM PARA VIVER.

5 MAS SÓ O HOMEM RESTRINGE SUA VIDA AO CONSUMO Dentre todos os seres vivos, o homem é o único que consome o que não precisa para viver.

6 O CONSUMISMO INDEPENDE DO NÍVEL DE RENDA Lamentavelmente, mesmo pessoas com renda mínima, comportam-se como se tivessem uma renda alta na ânsia de consumir.

7 MUNDO MODERNO: INOVAÇÃO E VELOCIDADE Temos a impressão de que precisamos dos novos produtos para fazer parte do mundo. Ciência e tecnologia têm propiciado o império do NOVO! VELOZ! MENOR MAIOR CAPACIDADE AVANÇADO

8 DESCARTABILIDADE Estamos imersos na cultura do consumo contínuo... Adquirimos novos produtos que não param de ser criados, já sabendo que serão logo substituídos por outros.

9 MUDANÇAS E MARKETING Vivemos uma era de transformações. A economia está cada vez mais virtual – cartões de crédito, compras pela internet, bancos on-line.

10 MARKETING MISSÃO: SEDUZIR O CONSUMIDOR

11 FELICIDADE COMO PRODUTO O consumismo penetra em áreas que deveriam ser sagradas para todos os indivíduos: seu corpo e sua alma.

12 O CORPO OBJETIFICADO Convencidas de que devem ter um corpo como o padrão criado pela mídia algumas pessoas submetem-se a atos irracionais para alcançá-lo.

13 CHINESAS PEDEM PARA TEREM AS PRÓPRIAS PERNAS QUEBRADAS E TRACIONADAS PARA AUMENTAR SUA ESTATURA MULHERES RETIRAM OSSOS DA COSTELA PARA AFINAR A CINTURA Mulher morre intoxicada após uma escova definitiva SAÚDE 60% Dos internados no Hospital das Clínicas por anorexia são do sexo masculino

14 O CORPO TORNOU-SE TAMBÉM INSTRUMENTO DE PROPAGANDA O homem deixou de usar seu corpo como reflexo de sua personalidade E passou a usá-lo como propaganda de idéias que não são suas!

15 A ALMA MERCANTILIZADA Paz e tranqüilidade têm sido falsamente compradas pelas pessoas através de: Medicamentos Psicoterapias Livros de auto-ajuda Palestras Programas de TV!

16 A SOCIEDADE DO ESPETÁCULO A indústria cultural criou um ideal de sociedade e de pessoas bonitas, ricas, saudáveis e felizes. O resultado disso é a MERCANTILIZAÇÃO e a OBJETIFICAÇÃO DAS PESSOAS

17 PAGANTES ALIENADOS O consumidor torna-se obediente à indústria do marketing. Aprisionado aos modelos, fica escravizado pela obrigação do TER para ser aceito socialmente.

18 EM SOCIEDADES MATERIALISTAS, AS PESSOAS JULGAM-SE PELO QUE CADA UMA TÊM. Criou-se a idéia de que a felicidade está nos bens materiais.

19 O HOMEM TRANSFORMOU EM CONSUMÍVEL O NÃO INGERÍVEL CONSUMO vem de sumo, boca, ingestão. A característica do que é consumível é a não-permanência, é a reposição contínua. O ir ao shopping dá prestígio.

20 MAS NO SHOPPING NÃO SE COMPRAM PRINCÍPIOS MORAIS Princípio é tudo aquilo que nos impede de ter preço: Dignidade. Honestidade. Responsabilidade. Senso de justiça. Consumir é fácil, difícil é evoluir, crescer!

21 GERAÇÃO NET: PRÁTICA E COMODISTA GERAÇÃO NET: PRÁTICA E COMODISTA Os jovens têm sido vítimas da desagregação dos valores morais da sociedade moderna. Nascidos na Era do Descartável e do Controle Remoto, aprenderam desde cedo a jogar fora ou trocar de canal buscando satisfação do interesse e do conforto.

22 O NÃO- DESCARTE PODE SER APRENDIDO A criança precisa ser ensinada a cuidar daquilo que gosta e que é seu......PARA NÃO TORNAR-SE UM ADULTO QUE SÓ PROCURA O QUÊ OU QUEM QUANDO PRECISA!

23 CONSUMISMO APLICADO ÀS RELAÇÕES HUMANAS Seguindo a lógica do descartável, muitos jovens estendem às pessoas o tratamento dado aos objetos. Passam a ver o pai, a mãe, os amigos como pessoas que sãoacessadas ou deletadas conforme a necessidade.

24 PAI Ele garante minha mesada, paga minha escola, me dá dinheiro... Eu aaaamo meu pai!.. Ou será que o vejo apenas como...???

25 MÃE Ela me busca, me leva, guarda minhas coisas... Faz minha comida predileta. Eu a-do-ro minha mãe! Ou será que estou consumindo-a...???

26 FAMILIARES Me presenteiam no aniversário e no Natal... Eu amo de paixão meu vô, minha vó, meus tios... Mas, não sei porque... Não consigo ter papo com eles...

27 AMIGO Empresta o caderno, põe meu nome no trabalho, confirma minha mentira, e na casa dele(a) tem, o que na minha não tem. É meu (minha) melhor amigo(a)! Será que sou consumidor de amigo?

28 PROFESSOR Me ensina, me chama à atenção, me aconselha, me orienta. Dá revisão na véspera da prova... Como é mesmo o nome dele?

29 A SOCIEDADE ESTÁ DOENTE Precisamos identificar em nosso comportamento sinais de desprezo ou descaso pelas coisas que usamos e pelas pessoas que amamos. O consumo é necessário, o consumismo é doentio.

30 NEM O PLANETA PODE MAIS COM NOSSO CONSUMISMO

31 NÃO SEJA ESCRAVO DO CONSUMISMO

32 1.NÃO SEJA CONSUMIDOR DE SI MESMO Valorize seu corpo do jeito que ele é. A beleza das pessoas é irradiada de dentro para fora. Nenhuma academia ou cirurgia plástica pode consertar o caráter de alguém.

33 2. RESPEITE SUA AUTONOMIA Liberte-se da moda e dos padrões de aparência. Seja você mesmo! Não pague para fazer propaganda em seu próprio corpo.

34 3. VALORIZE AS PESSOAS QUE TE AMAM COMO PESSOAS

35 4. PRESERVE NOSSO AMBIENTE

36 5. CUIDE DE NOSSO PAÍS

37 6. CUIDE DAS PESSOAS

38 7. E CUIDE DE NOSSOS SONHOS E IDEAIS


Carregar ppt "CONSUMIR PARA VIVER OU VIVER PARA CONSUMIR?. O QUE É CONSUMO? Segundo o Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa: CONSUMIR é destruir, aniquilar, fazer."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google