A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Números NO DESERTO. Números Por que neste livro se registram dois censos: ◦Um no principio do livro e outro no capitulo 26. ◦Relata a história das peregrinações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Números NO DESERTO. Números Por que neste livro se registram dois censos: ◦Um no principio do livro e outro no capitulo 26. ◦Relata a história das peregrinações."— Transcrição da apresentação:

1 Números NO DESERTO

2 Números Por que neste livro se registram dois censos: ◦Um no principio do livro e outro no capitulo 26. ◦Relata a história das peregrinações de Israel desde o Sinai até a chegada a margem do Rio Jordão. ◦Corresponde um espaço de trinta e nove anos. ◦Forma um elo histórico entre os livros de Êxodo e Josué.

3 Caráter do livro Acontecimentos históricos: Leis para Israel; Regras transitórias válidas para os hebreus até que chegassem a Canaã.

4 Foco do livro Serviço; Conduta.

5 Assunto do livro O fracasso do povo hebreu; Falharam em cumprir as ordens de Deus; Quase toda uma geração pereceu no deserto; Deus levanta uma geração diferente.

6 Tema do livro Infidelidade no Deserto

7 Ensino Como Deus lida com o seu povo: Deus supria a necessidade do povo e os protegia dos inimigos; Deus deu ao povo um grande líder e os salvou de todas as suas aflições; Deus utilizou as experiências do deserto para moldar o caráter de seu povo;

8 Ensino Como Deus lida com o seu povo: Deus disciplinava o seu povo como um pai amoroso; Deus mostrou que nada podia frustrar seus propósitos nem anular a sua aliança.

9 Ensino O que o livro de Números pode nos ensinar?

10 Esboço do livro I.Preparativos para a viagem até Canaã; II.A viagem do Sinai a Cades-Barnéia; III.O fracasso em Cades-Barnéia devido a incredulidade; IV.Controvérsia acerca da autoridade; V.Experiências na viagem para Moabe; VI.Preparativos para entrar em Canaã.

11 I. Preparativos para a viagem a Canaã A. Recenseamento e organização de Israel (Cap 1-4) Era preciso organizar bem as tribos e estabelecer a lei e a ordem; Levantou-se um censo para que cada israelita soubesse a sua função; Haviam homens de guerra, sem incluir os levitas; O serviço militar era obrigatório para todos os homens a partir dos vinte anos de idade; Os levitas faziam parte de uma guarda especial do Tabernáculo.

12 I. Preparativos para a viagem a Canaã B.Disposição das tribos nos acampamentos (Cap 2) Eram divididos em quatro acampamentos com três tribos em cada um; Os quatro acampamentos estavam organizados em uma esquadra retangular, com o Tabernáculo no centro e os israelitas ao redor dele.

13

14 I. Preparativos para a viagem a Canaã B.Disposição das tribos nos acampamentos (Cap 2) As tribos de Judá, Rúben, Efraim e Dã eram líderes; Segunda a tradição judaica cada uma das tribos lideres portava uma bandeira.

15

16

17

18

19 I. Preparativos para a viagem a Canaã B.Disposição das tribos nos acampamentos (Cap 2) Israel em Marcha:

20 I. Preparativos para a viagem a Canaã B.Disposição das tribos nos acampamentos (Cap 2) Israel em Marcha: 1.Judá era a testa da nação, pois era superior em numero as outras tribos; 1.A organização de Israel era militar;

21 I. Preparativos para a viagem a Canaã C.Os levitas (Cap 3 e 4) Os levitas eram responsáveis pelo cuidado com o Tabernáculo; Levi teve três filhos: Gérson, Coate e Merari; Os descendentes dos filhos de Levi constituíam três divisões e cada divisão tinha um cargo especial em relação com o cuidado do Tabernáculo.

22 I. Preparativos para a viagem a Canaã C.Os levitas (Cap 3 e 4) Deveres: Ajudar no transporte do Tabernaculo; Formar a guarda quando estavam parados.

23 I. Preparativos para a viagem a Canaã C.Os levitas (Cap 3 e 4) Deveres: Gersonitas: Cuidavam das cobertas do Tabernáculo. Coatitas: Cuidavam dos moveis e utensílios do Tabernáculo. Meraritas: Cuidavam das tabuas da armação.


Carregar ppt "Números NO DESERTO. Números Por que neste livro se registram dois censos: ◦Um no principio do livro e outro no capitulo 26. ◦Relata a história das peregrinações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google