A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Em 2009 - 21de Maio. TRADIÇÃO JÁ EM DESUSO EM MUITAS LOCALIDADES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Em 2009 - 21de Maio. TRADIÇÃO JÁ EM DESUSO EM MUITAS LOCALIDADES."— Transcrição da apresentação:

1 Em de Maio

2 TRADIÇÃO JÁ EM DESUSO EM MUITAS LOCALIDADES

3 A tradição na minha localidade é o padre fazer a benção dos campos e uma procissão da igreja até ao calvário. No calvário as pessoas apanham e trazem rosmaninhos, bela- luz, espigas, malmequeres selvagens... Segue-se a procissão para a igreja

4 Passeio matinal, em que se colhem espigas de vários cereais, flores campestres e raminhos de oliveira para formar um ramo, chamado RAMO DA ESPIGA Noutras localidades é também tradição: O ramo deve ser colocado por trás da porta de entrada, e só deve ser substituído por um novo, no Dia da Espiga do ano seguinte.

5

6 A espiga é para que haja pão (que nunca falte comida, que haja abundância em cada lar)

7 Para que nunca falte a luz Dantes as pessoas alumiavam-se com lamparinas de azeite, e o azeite faz-se com as azeitonas, que são o fruto da oliveira

8 A cor dos malmequeres e das papoilas, simboliza alegria

9 vinho Para que não falta alegria

10

11 Para que não falte o dinheiro

12 Para que não falte AMOR E VIDA

13 HISTÓRIA

14 Era uma vez três espigas que se encontram à beira da mesma mó: uma de centeio, outra de trigo a terceira, uma grande espiga de milho. Eram muito antipáticas umas para as outras.

15 Dizia o trigo para o centeio: - Chega-te para lá, centeio centeiaço que tu não fazes as funções que eu faço. Ao que o centeio lhe respondia: - Cala-te lá, trigo espadanudo que tu não acodes ao que eu acudo. Mas o espigão de milho era o mais ralhão: - Caluda! Tudo caluda! Vocês não são como eu graúdas, vocês não são como eu barbudas, vocês não são como eu folhudas, vocês não são como eu rabudas.

16 - Calem-se lá, espigas miúdas suas choninhas, suas lingrinhas, suas fuinhas, caras bicudas, comigo não fazem vocês farinha! As outras iam para responder, mas a mó pôs-se a trabalhar... E não é que a farinha delas todas e de outras mais de centeio, de trigo e milho, foi parar a uma padaria - veja-se a coincidência! - especializada, precisamente, em belos pães de mistura... Provei um, ainda quente, barrado com manteiga. Estava óptimo!

17 TRABALHO ELABORADO PELOS ALUNOS DO 3º E 4º ANOS, COM AJUDA DA PROF. MADALENA


Carregar ppt "Em 2009 - 21de Maio. TRADIÇÃO JÁ EM DESUSO EM MUITAS LOCALIDADES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google