A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revisão PG 2 8º Ano- História.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revisão PG 2 8º Ano- História."— Transcrição da apresentação:

1 Revisão PG 2 8º Ano- História

2 Colonização das Américas
Colônias de exploração- interesse em organizar uma atividade econômica complementar as da metrópole (América Portuguesa, América Espanhola e Sul da América do Norte), marcadas pela grande propriedade monocultora e pelas formas variadas de trabalho obrigatório. Colônias de povoamento- formadas por indivíduos que fugiam de perseguições religiosas (Norte da América Inglesa); predomínio da economia de subsistência; pequenas e médias propriedades; organização politica-administrativa mais democrática

3 Colonização da América Inglesa
Grupos de Colônias Nova Inglaterra- colônia de povoamento; indústria nascente; vida urbana e classe média; região povoada principalmente por puritanos. Sul- colônia de exploração, mão de obra escrava, pouca vida urbana, sociedade dividida entre uma oligarquia de senhores e uma massa de escravos, pequena classe média. Intermediário- estilo de vida, sociedade e atividades lembravam as colônias da Nova Inglaterra, pessoas de diversos lugares (ingleses, holandeses, suecos), pontos de partida em direção ao interior.

4 Inglaterra Ato de Navegação (Inglaterra)
Em 1651 deu um grande impulso aos negócios da Inglaterra na medida que estabeleceu que os produtos comercializados pelo país fossem transportados exclusivamente em navios britânicos ou em navios de seus países de origem. Tal medida francamente favorável aos interesses da burguesia mercantil inglesa estimulou a indústria naval britânica e provocou um choque com os interesses holandeses. Inglaterra e Holanda mergulharam numa guerra que durou dois anos, terminando em 1654 com a vitória da Inglaterra, marcando o início efetivo de sua hegemonia marítima. A Guerra do Ópio A Guerra do Ópio, também conhecida como Guerra Anglo-Chinesa, foi um conflito armado ocorrido em território chinês, em meados do século XIX, entre a Grã-Bretanha e a China. Ocorreram dois conflitos: A Primeira Guerra do Ópio (entre os anos de 1839 e 1842) e a Segunda Guerra do Ópio (entre 1856 e 1860). Como não conseguiam ampliar o comércio de mercadorias com os chineses, os ingleses passaram a vender ópio, de forma ilegal, para a população da China como forma de ampliar os lucros. O ópio, cultivado na Índia (colônia britânica) era viciante e fazia muito mal a saúde. Em pouco tempo, os ingleses estavam vendendo toneladas de ópio na China, tornando o vício uma epidemia.

5 Revolução Americana Origens das insatisfações coloniais- aumento de impostos: Lei do Açúcar, Lei do Selo e Lei do Chá. Leis Intoleráveis (1774)- medidas severas tomadas pela Inglaterra após a destruição do carregamento de chá em Boston. Declaração de Independência ( ): redigida basicamente por Thomas Jefferson, fortaleceu a posição dos radicais e garantiu apoio externo para a rebelião norte-americana. Significado da Independência dos EUA- Demonstrou a possibilidade que as colônias tinham de se libertarem de suas metrópoles; a forma de governo adotada (república federal) era algo original em uma época de predomínio de monarquias.

6 Revolução Francesa Crise no Antigo Regime- Monarquia absoluta, país essencialmente agrícola, sociedade dividida em ordens, clero e nobreza possuíam privilégios e não pagavam impostos, cabendo ao Terceiro Estado arcar com todas as despesas da nação; durante o governo de Luís XVI, a crise econômica atingiu grandes proporções. Assembleia Nacional Constituinte- formada pelo terceiro Estado. Tomada da Bastilha; declaração dos direitos do Homem e do Cidadão; Constituição de 1791. Convenção Nacional Girondinos- enfrentaram a continuidade da guerra com a Áustria e o julgamento do rei Luis XVI, golpe dentro da convenção, destruição do girondinos pelos montanheses (jacobinos). Montanheses (jacobinos)- fase do terror, líder Robispierre. Planície- terror branco, caça aos jacobinos. Diretório- fase final da revolução, intensa corrupção e sucessivos golpes de Estado- Napoleão Bonaparte executa o golpe 18 de Brumário e assume o poder.

7 A Era Napoleônica Consulado
Golpe de 18 de Brumário- Golpe de Estado executado por Napoleão , o tornando o primeiro cônsul (centralização político –administrativa)- consolidação do poder da burguesia. Código Napoleônico- foi ortogada uma nova constituição e Napoleão foi reconhecido como Imperador. Império Politica Interna- criação da nobreza imperial; bonapartismo (personalização do poder). Politica externa- Guerras Napoleônicas , bloqueio continental (afetar a Inglaterra, fuga da família real para o Brasil), Campanha da Rússia (derrota de Napoleão); Campanha na França (Napoleão abdicou e foi deportado para a Ilha de Elba, restaurou-se a dinastia Bourbon (Luís XVII) Governo de Cem dias: após escapar da Ilha de Elba, Napoleão volta a França e governa por cem dias, visto como fora da lei é derrotado pelo duque de Waterloo. Exilio e morte- Abdicou pela segunda vez, foi levado como prisioneiro a Ilha de Santa Helena, onde ficou até sua morte.

8 Brasil Colonial Colônia de exploração; Pau Brasil- Primeiro produto explorado. Início da Colonização – evitar a pirataria; decadência do comércio com o Oriente; expansão da produção açucareira e possibilidade da descoberta de metais preciosos. Capitanias hereditárias- apenas São Vicente e Pernambuco prosperaram. Governo Geral- Autoridade diretamente subordinada ao rei que dispunha de recursos para auxiliar as capitanias hereditárias. Salvador- primeira cidade e capital do Brasil.

9 Brasil Colonial Domínio Holandês em Pernambuco (1630-1654)
Durante a União Ibérica (Espanha e Portugal com o mesmo rei), as atenções da coroa estavam nas colônias espanholas e em seus metais preciosos. Proibidos de entrar com suas frotas em Portugal, os holandeses vieram para o Brasil devido ao comércio do açúcar. Mauricio de Nassau- nomeado governador (1637), obteve a simpatia dos luso-brasileiros, fez várias melhorias em Recife, mas por desavenças com a Companhia Nassau voltou para a Europa (1644) Insurreição Pernambucana- revolta para expulsar os holandeses de Pernambuco motivada pela cobrança de dividas que os senhores de engenho tinham junto a Companhia das Índias Ocidentais.

10 Brasil Colonial Mineração
Encontrado pelos bandeirantes, os metais preciosos recuperaram a economia brasileira após o declínio do ciclo açucareiro; Pequenas e médias unidades de produção (baixo investimento inicial); Estimulo a migrações; ocupação de extensos territórios; deslocamento do eixo econômico para o Centro-Sul, mudança da Capital de Salvador para o Rio de Janeiro; urbanização. Tributação: quinto (20% de toda produção); Casas de Fundição (ouro devia ser transformado em barras); Capitação (imposto cobrado por escravo utilizado na mineração).

11 Brasil Colonial A corte portuguesa no Brasil
Portugal aliado a Inglaterra enfrentou a invasão francesa (Napoleão) , a família real portuguesa transferiu-se para o Brasil (Rio de Janeiro 1808) Abertura dos portos às Nações amigas (principalmente para a Inglaterra) , rompimento do monopólio comercial português. O Brasil, de colônia, passou a ser a sede do Império Colonial Português.


Carregar ppt "Revisão PG 2 8º Ano- História."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google