A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A REVOLUÇÃO FRANCESA ANTECEDENTES, FASES DA REVOLUÇÃO E DESFECHO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A REVOLUÇÃO FRANCESA ANTECEDENTES, FASES DA REVOLUÇÃO E DESFECHO."— Transcrição da apresentação:

1 A REVOLUÇÃO FRANCESA ANTECEDENTES, FASES DA REVOLUÇÃO E DESFECHO

2 ANTECEDENTES – FRANÇA PRÉ-REVOLUCIONÁRIA Burguesia – crescimento e exploração. Despotismo dos Bourbon. Mercantilismo. Privilégios feudais. Crise financeira. Sociedade estamental – Clero, Nobreza e Terceiro Estado.

3 AS FASES DA REVOLUÇÃO FRANCESA A REVOLTA ARISTOCRÁTICA 1786 – Crise financeira/econômica – convocação da Assembléia dos Notáveis – Revolta da Aristocracia.

4 OS ESTADOS GERAIS 1789 – agravamento da crise – convocação da Assembléia dos estados Gerais. Palácio de Versalhes Necker – déficit que a Nação deveria pagar. Conflitos – privilegiados X Terceiro Estado = Mundo dos Privilégios X Mundo dos Talentos. Estados Gerais burguesia – fim dos privilégios e do voto por estados.

5

6 A ASSEMBLÉIA NACIONAL 17 de junho – Abade de Sieyès – Assembléia Nacional – apoio de nobres e membros do clero – ineficiência de Luís XVI. 20 de junho – dissolução da Assembléia – sala do jogo de pela – Conde de Mirabeau – Assembléia Constituinte (09/07) – início do fim do Absolutismo. 14 de julho – TOMADA DA BASTILHA – revolução.

7

8 ASSEMBLÉIA CONSTITUINTE Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão – 17 artigos básicos da modernidade e o desejo de autonomia da burguesia. Abolição dos privilégios – pressão do Grande Medo. Fim do monopólio católico. Liberdade de imprensa – disputa de forças – Coroa, Assembléia e Rua. A aristocracia, a burguesia e os sans-culottes. CONSTITUIÇÃO DE 1791 – garantia dos interesses da Alta Burguesia francesa. Junho de 1791 – tentativa de fuga de Luís XVI e Maria Antonieta.

9 A CONVENÇÃO Fase popular – República Jacobina. Jacobinos, girondinos, sans-culottes e montanheses – guerra contra a Áustria. Federados milícias francesas A Marselhesa. Agosto de 1792 – A Convenção – proclamação da República, girondinos x jacobinos – execução de Luís XVI e Maria Antonieta vitória dos jacobinos criação do Comitê de Salvação Pública.

10

11 COMITÊ DE SALVAÇÃO PÚBLICA PRINCIPAIS MUDANÇAS: Abolição da escravidão nas colônias francesas. Fim de todos os privilégios. Ensino primário gratuito e obrigatório. Estabelecimento de preços máximos para artigos de primeira necessidade. Divisão das grandes propriedades. Assistência aos indigentes.

12 CRISE DA REPÚBLICA JACOBINA – O TERROR Forte reação dos girondinos em relação as decisões dos jacobinos onda de crimes, assassinatos e conspirações. Resposta dos jacobinos O TERROR. Isolamento de Robespierre. Junho de 1794 – Alta Burguesia no poder. Robespierre é guilhotinado.

13 O DIRETÓRIO Os Girondinos no poder. Objetivo – implantação de uma República Moderada. Constituição de Agravamento – crise econômica, corrupção, escassez de alimentos, nova coligação contra a França – 18 DE BRUMÁRIO DE NAPOLEÃO BONAPARTE.


Carregar ppt "A REVOLUÇÃO FRANCESA ANTECEDENTES, FASES DA REVOLUÇÃO E DESFECHO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google