A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revolução Francesa - 1789 Antigo Regime Política: Absolutismo – poder nas mãos do rei Política: Absolutismo – poder nas mãos do rei Economia: mercantilismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revolução Francesa - 1789 Antigo Regime Política: Absolutismo – poder nas mãos do rei Política: Absolutismo – poder nas mãos do rei Economia: mercantilismo."— Transcrição da apresentação:

1

2 Revolução Francesa Antigo Regime Política: Absolutismo – poder nas mãos do rei Política: Absolutismo – poder nas mãos do rei Economia: mercantilismo – o estado controla o acúmulo de metais preciosos Economia: mercantilismo – o estado controla o acúmulo de metais preciosos Sociedade: estamental: o nascimento define a posição social Sociedade: estamental: o nascimento define a posição social Cultura: controle da Igreja Cultura: controle da Igreja

3 Nesse tempo, a sociedade estava dividida em três estratos: O Clero (1º estado) A Nobreza (2º estado) Os Servos, Camponeses, Burgueses e outros (3º estado).

4 Sociedade Francesa Sociedade francesa 1º estado: clero2º estado: nobreza3º Estado: povo Alto e baixo Cortesã, provincial e de toga Alta e baixa burguesia Sans culottes e camponeses

5 Contexto histórico francês Gastos com envolvimento em guerras: Gastos com envolvimento em guerras: Guerra dos 7 anos (1756 – 1763); Independência dos EUA (1776) Gastos com a manutenção da nobreza; Gastos com a manutenção da nobreza; Desejo de liberdade comercial –burguesia Desejo de liberdade comercial –burguesia Péssimas colheitas aumentam a miséria do povo; Péssimas colheitas aumentam a miséria do povo; 1º e 2º estados: não pagavam impostos; 1º e 2º estados: não pagavam impostos; Difusão de idéias iluministas (liberdade e igualdade). Difusão de idéias iluministas (liberdade e igualdade).

6 Momentos marcantes da revolução Convocação do Estados Gerais (05/05/1789); Convocação do Estados Gerais (05/05/1789); Órgão consultivo, convocado em crises; Órgão consultivo, convocado em crises; Voto por estado; Voto por estado; burguesia exige voto por cabeça; burguesia exige voto por cabeça; Burguesia cria a Assembléia Nacional Constituinte (17/06/1789) Burguesia cria a Assembléia Nacional Constituinte (17/06/1789) A própria Guarda real rebela-se contra o rei, aderindo aos revolucionários A própria Guarda real rebela-se contra o rei, aderindo aos revolucionários

7

8

9 Povo invade propriedades no campo e na cidade, levando o caos aos nobres e à igreja; Povo invade propriedades no campo e na cidade, levando o caos aos nobres e à igreja; É redigida a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (26/08/1789) que garantia: É redigida a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (26/08/1789) que garantia: Igualdade de todos perante a lei; Igualdade de todos perante a lei; Propriedade privada; Propriedade privada; Liberdade individual. Liberdade individual. Artigo 1º. Os homens nascem e permanecem livres e iguais em todos os seus direitos.Artigo 1º. Os homens nascem e permanecem livres e iguais em todos os seus direitos. Artigo 2º. São direitos naturais e imprescindíveis de todos os homens a liberdade, a propriedade e a resistência à opressão.

10 Nobres e clero que juraram fidelidade à Constituição passam a ser funcionários civis do Estado; Nobres e clero que juraram fidelidade à Constituição passam a ser funcionários civis do Estado; Os que combatem a revolução, fogem para países vizinhos, que temem os ideais defendidos na França; Os que combatem a revolução, fogem para países vizinhos, que temem os ideais defendidos na França; Em 1791 o rei é obrigado a jurar a constituição; Em 1791 o rei é obrigado a jurar a constituição; A assembléia Legislativa é caracterizada pela importância dada à alta burguesia (girondinos); A assembléia Legislativa é caracterizada pela importância dada à alta burguesia (girondinos); Convenção Nacional ( ): os girondinos não conseguem barrar o avanço das nações européias; não melhoram as condições de vida do povo, criando inclusive o voto censitário; Convenção Nacional ( ): os girondinos não conseguem barrar o avanço das nações européias; não melhoram as condições de vida do povo, criando inclusive o voto censitário;

11

12

13 Luis XVI é guilhotinado em 1793; Luis XVI é guilhotinado em 1793; Jacobinos (baixa burguesia) se aproveita para tomar o poder; Jacobinos (baixa burguesia) se aproveita para tomar o poder; Comitê de Segurança Pública: para combater as ameaças estrangeiras; Comitê de Segurança Pública: para combater as ameaças estrangeiras; Comitê de Salvação Pública: (abole o voto censitário e a escravidão nas colônias, estabelece a reforma agrária, o ensino público. Comitê de Salvação Pública: (abole o voto censitário e a escravidão nas colônias, estabelece a reforma agrária, o ensino público.

14 O TERROR DA REVOLUÇÃO

15

16 Crise do governo jacobino Pressões estrangeiras e medo de traição: Período de Terror ( ); Com a morte de líderes populares (Danton, Hebert), Robespierre fica isolado Os Girondinos retomam o poder (golpe do 9 do Termidor). Volta do voto censitário e fim do tabelamento de preços; Mas a descrença do povo exigia alguém de mais prestígio; entra em cena NAPOLEÃO BONAPARTE!


Carregar ppt "Revolução Francesa - 1789 Antigo Regime Política: Absolutismo – poder nas mãos do rei Política: Absolutismo – poder nas mãos do rei Economia: mercantilismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google