A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação de Coleções.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação de Coleções."— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação de Coleções

2 Definição A avaliação completa o ciclo do desenvolvimento de coleções e leva de volta à análise de necessidades da comunidade. Envolve tanto objetos como atividades, englobando valores quantitativos e qualitativos. Permite checar a correta execução das demais etapas do desenvolvimento de coleções. Atividade menos aplicada em bibliotecas.

3 Características Permite responder a diversas questões:
Quais são os pontos fortes da coleção? Os recursos para desenvolvimento de coleções foram gastos de forma eficiente? As coleções são úteis no serviço à comunidade? Como? Quanto? Como é a nossa coleção, quando comparada a outras do mesmo tipo?

4 Objetivos Desenvolver um programa de aquisição inteligente e realista, baseado no conhecimento aprofundado da coleção existente. Justificar demandas por aumento de recursos ou para alocações em áreas específicas. Aumentar a familiaridade da equipe com a coleção.

5 Evolução Aumento de sofisticação das atividades de avaliação de coleções. Utilização de computadores para manuseio e análise de grandes quantidades e variedades de dados. Existência de bases de dados numéricas e softwares que ajudam a comparar coleções.

6 Preparação para a avaliação
Definir os objetivos e propósitos da avaliação. Escolher o(s) método(s) apropriado(s). Definir os dados a serem coletados. Estabelecer a forma de coleta. Organizar a análise dos dados.

7 Metodologia para Avaliação de Coleções
Método impressionista Checagem/Verificação de listas Métodos estatísticos Métodos de avaliação de uso

8 Método Impressionista
Envolve o uso de consultores externos, especialistas nas áreas de assunto da coleção Utilizado por instituições credenciadoras (CAPES, CNPq, etc.) Proporciona uma avaliação subjetiva

9 Checagem/Verificação de Listas
Comparação do acervo com listas pré-existentes ou especialmente compiladas, como, por exemplo: Bibliografias por área ou nacionais Listas de livros indicados Listas de best sellers Listas ad hoc

10 Métodos Estatísticos Compilação de Estatísticas variadas: tamanho bruto, tamanho relativo/equilíbrio, acréscimos ano a ano, fórmulas Estatísticas são comumente coletadas pelas bibliotecas Números significam alguma coisa

11 Métodos de Avaliação de Uso
Baseados no uso real dos documentos Uso passado é um “previsor” do uso futuro Devem envolver todas as modalidades de uso: uso local, empréstimo, cópias, etc. Devem considerar o não-uso dos materiais Considerar diferentes práticas de uso (prazos diferenciados, número de materiais emprestados, etc.)


Carregar ppt "Avaliação de Coleções."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google