Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEric Bentes Melgaço Alterado mais de 8 anos atrás
1
Outubro 2009
2
Estado do Amazonas Amazonas: 4,3x Alemanha 6,4x Reino Unido 6,3x São Paulo 98% da Área Preservada 3,4 milhões de habitantes Manaus: 1,7 milhão de habitantes 8ª maior cidade Brasileira 4ª maior renda per capita 7º maior PIB do Brasil
3
Manaus 97% das empresas usam internet 100% dos cidadãos estão cientes da internet 39% usam internet regularmente 20% usam internet esporadicamente Como levar internet aos demais 61 municípios? Contexto
4
PROBLEMA: Distribuição Geográfica dos Municípios Altos Custos da Comunicação Poucos Serviços Disponíveis para o Interior Aumento da População Excluída Digitalmente SOLUÇÃO: Projeto Amazonas Digital OBJETIVO: Disponibilizar aos municípios do Estado do Amazonas o acesso à Internet e aos serviços on-line de políticas públicas do Estado do Amazonas
5
IMPLANTAÇÃO EM 2 FASES 1ª Fase = 15 Municípios 2ª Fase = 46 Municípios (sob demanda) ELEMENTOS DO PROJETO 1 Ponto de presença 3 a 5 pontos cliente 1 a 7 Hotspots (depende do porte) Escopo do Projeto
6
Topologia da Solução Ponto de Presença Telecentro MUNICÍPIO DO INTERIOR Órgão Estadual Câmara Pré-WiMax INTERNET PRODAM MANAUS Prefeitura Hotspot BANDA C
7
Ponto Presença de Itacoatiara
8
Ponto de Presença Telecentro MUNICÍPIO DO INTERIOR Pré-WiMax Hotspot Banda C Ponto Cliente Topologia da Rede Municipal Montagem de Hotspot Ponto Cliente Alcance de aprox. 300 metros
9
Tefé Ponto de Presença Hotspots
10
Tabatinga Ponto de Presença Hotspots
11
Manacapuru Ponto de Presença Hotspots
12
Locais com hotspots
13
Contrapartida das Prefeituras Telecentro para população de baixa renda Internet Cursos Integridade dos equipamentos Rede Telecentro Profissionais para Telecentro e Equipamentos
14
Pesquisa Manacapuru Total de entrevistados: 258 59,69% usa a internet 24,81% não usa por falta de conhecimento 11,24% não usa por falta de interesse 3% não usa por falta de acesso Dos usuários de Internet: 43,51% usam provedor privado 18,83% usam o provedor do Amazonas Digital 37,66% não sabem informar Dos usuários do Amazonas Digital: 31,03% são adolescentes (12 a 18) 24,14% são jovens (18 a 24) 20,69% são jovens adultos (24 a 30) 20,69% são adultos (30 a 40) 3,45% são adultos mais velhos (40 a 65) Maior Uso: Dinheiro Sexo Pessoas Informação Entretenimento
15
Página Inicial do Projeto
16
Comércio local de equipamentos
17
Desafios da Implantação Grandes Distâncias Logística dos Equipamentos Alto Índice Pluviométrico Dificuldades de Instalação dos Hotspots
18
MUNICÍPIO DISTÂNCIA DE MANAUS POPULAÇÃO BARCELOS 1200Km (Fluvial) - 4 dias(*) 24.567 BOCA DO ACRE 2000Km 29.818 CARAUARI 1450Km (Fluvial) - 7dias(*) 25.110 COARI 600Km (Fluvial) - 2 dias(*) 65.222 EIRUNEPÉ 1700Km (Fluvial) - 10 dias(*) 29.411 HUMAITÁ 1143Km 38.559 JAPURÁ 1500Km (Fluvial) - 5 dias(*) 5.281 MANICORÉ 784Km 44.327 MAUÉS 294Km 47.020 PRESIDENTE FIGUEIREDO 126Km 24.360 SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA 1100Km (Fluvial) - 6 dias(*) 39.129 TABATINGA 1150Km (Fluvial) - 7 dias(*) 45.293 TEFÉ 850Km (Fluvial) - 3 dias(*) 62.920 ITACOATIARA 270Km 84.676 MANACAPURU84Km82.309 (*) Distâncias Fluviais – Tempo de viagem de barco de Manaus até a localidade Desafios da Implantação
19
Inauguração do Projeto
20
Expectativa Melhora na comunicação Interior - Capital Maior uso dos serviços de e-gov Interiorização da modernização do Estado Redução da exclusão social com os Telecentros Capacitação com o uso da mão-de-obra local Crescimento do e-commerce nos municípios Aumento do comércio de bens de informática Maior atração de turistas e aumento da publicidade
21
Obrigado! COMISSÃO GESTORA DO PROJETO: Aristóbulo Araújo (PRODAM - Coordenador) Fabiano Marques (SEPLAN/CEPINF) Flávio Ramos (SECT) Heleno Ferreira (SEPLAN/CEPINF) Márcio Belmont (PRODAM) Tadeu Rocha (SECT) amazonasdigital@seplan.am.gov.br
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.