A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História da Informática Trabalho elaborado por: João Ribeiro - 667 Belmiro Moreira – 20295 AC/AFC - 05 outubro 2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História da Informática Trabalho elaborado por: João Ribeiro - 667 Belmiro Moreira – 20295 AC/AFC - 05 outubro 2012."— Transcrição da apresentação:

1 História da Informática Trabalho elaborado por: João Ribeiro - 667 Belmiro Moreira – 20295 AC/AFC - 05 outubro 2012

2 Indice: Charles Babbage………………………………………….……………………3 2ª Guerra Mundial…………………………………….…….…………………4 Jonh von Neumann…………………………………………………………….5 Gerações de Computadores……………………………………………………6 Datas/Personalidades/Inventos…………………………………………….......8 WWW………………………………………………………………………...17 Web 1.0………………………………………………………………………18 Web 2.0 ……………..……………………………………………….............20 Diferenças entre Web1.0 e Web2.0…………………………………………..31 Web 3.0…………………………………………………………………........32 Webgrafia…………………………………………………………………….34

3 Introdução A ideia de se construir um computador surgiu pelo professor de matemática, Charles Babbage, que queria desenvolver uma máquina de tecer números. Esta máquina teria de fazer cálculos controlados por cartões. Foi descrito pela primeira vez em 1837, mas Charles Babbage continuou a trabalhar no seu projeto até à sua morte. A parte de calcular ficou pronta em 1906 e foi o seu filho que a terminou.

4 Foi durante a 2ª Guerra Mundial, que começaram a aparecer os primeiros computadores. O primeiro computador foi construído em Inglaterra e chamava-se Colossos. O Exército Americano desenvolveu, em segredo, um projeto chefiado pelos engenheiros J. Presper Eckert e Jonh Mauchly. Era um computador a válvulas, chamava-se ENIAC (Eletronic Numeric Integrator and Calculator). Os custos de manutenção do ENIAC eram elevados porque dezenas de milhares de válvulas queimavam a cada hora que passava e o calor gerado por elas necessitava de ser controlado por um complexo sistema de refrigeração.

5 Jonh von Neumann O matemático Jonh von Neumann formalizou o projeto lógico de um computador sugerindo que as instruções fossem armazenadas na memória do computador. As instruções na altura eram colocadas por cartões perfurados e executadas uma a uma. Armazená-las na memória, para depois as executar, tornaria o computador mais rápido, já que no momento da execução, as instruções era obtidas com rapidez eletrónica.

6 Gerações de Computadores Os computadores da primeira geração, entra 1945-1959, usavam válvulas eletrónicas, tinham quilómetros de fios, eram lentos e aqueciam bastante; Os computadores da segunda geração, entre 1959-1964, as válvulas foram substituídas por transístores (componente eletrónico usado como amplificador e interruptor de sinais eletrónicos) e os fios de ligação por circuitos impressos, o que tornou os computadores mais rápidos, pequenos e de baixo custo; Os computadores da terceira geração, entre 1964-1970, foram construídos com circuitos integrados, proporcionando maior compactação, redução dos custos e velocidade de processamento.

7 Os computadores da quarta geração, desde 1970 até aos dias de hoje, são caraterizados por um aperfeiçoamento da tecnologia já existente, proporcionando uma otimização da máquina para os problemas do utilizador, maior grau de miniaturização, confiabilidade e maior velocidade na ordem dos nanos segundos. O termo, computadores da quinta geração foi criada pelos japoneses para descrever os potentes computadores “inteligentes” que queria construir em meados da década de 90. Posteriormente o termo passou a envolver elementos de diversas áreas de pesquisa relacionadas à inteligência computorizada: inteligência artificial, sistemas especialistas e linguagem natural.

8 Datas/Personalidades/Inventos DatasPersonalidadesInventos/empresasObs. 1834Charles Babbage Pai do computador mecânico. Inventou o calculador analítico, podia executar vários algoritmos, usando cartões perfurados para entrada de dados, e uma placa de cobre que era gravada á saída dos dados. A máquina era totalmente mecânica, mas naquela época, era impossível construir uma maquina tão avançada como aquela, porque a tecnologia da altura não o permitia. 1934Konrad ZuseDesenvolveu um computador com relés eletromagnéticos (só ficou operacional em 1941). “Z1” Reles - é um interruptor acionado elétricamente

9 19432ª Guerra Mundial O primeiro computador foi construído em Inglaterra, chamava-se Colossos e tinha por objetivo decifrar os códigos das mensagens alemãs (que usavam um dispositivo chamado ENIGMA) Enigma é o nome por que é conhecida uma máquina eletromecânica de criptografia com rotores, utilizada tanto para criptografar como para descriptografar mensagens secretas. 1944Howad Aiken Desenvolveu o Mark I na Universidade de Harvard, usando relés com base no Calculador analítico que Babbage não conseguiu construir. O Mark I tinha cerca de 750.000 componentes eletromecânicos e era programado estabelecendo ligações elétricas dentro do computador.

10 1945Jonh von Neumann Publicou um artigo que descreve a arquitetura básica de um computador, em como o programa estava guardado na memória, como números, pondo de lado a necessidade de fazer alterações físicas no computador. É uma arquitetura que possibilita uma máquina digital de armazenar os programas no mesmo espaço de memória que os dados. É um projeto modelo de um pc digital de programa armazenado que utiliza uma unidade de processamento (CPU) e uma de armazenamento para comportar, respetivamente, instruções e dados. 1946J. Presper Eckert e Jonh Mauchly O ENIAC ficou operacional. Tinha 18.000 válvulas eletrónicas e pesava 30 toneladas. Era programado através de milhares de cabos num painel. O ENIAC não foi acabado a tempo (na 2ª Guerra Mundial). Foi projetado para calcular trajetórias balísticas.

11 1947Jonh Bardeen, Walter Houser Brattain e William Bradford Shokley Foi desenvolvido o primeiro transístor, era como uma válvula eletrónica, mas sem a energia de aquecimento e com tensões mais baixas, gastando menos energia e de forma mais fiável. Estes 3 senhores foram mais tarde condecorados com o Prémio Nobel da Física. 1963Foi definido o Código ASCII, que colocou ordem na diversidade de codificação dos carateres usada pelos vários fabricantes. Isto possibilitou a troca de informação entre computadores. ASCII (American Standard Code for Information Intercharge).

12 1964Doug Engelbart Foi inventado o “Rato”. 1968Gordon Moore e Robert Noyce Fundadores da Intel, empresa fabricante de circuitos integrados. Circuitos integrados – Parte hardware de um computador. 1968Doug Engelbart Doug Engelbart demonstrou que os computadores podiam ser controlados por manipulação de objetos no ecrã em vez de linhas de comando.

13 1969Gordon Moore e Robert Noyce A Intel produziu o primeiro microprocessador, capaz de processar 4 bits de cada vez. 4004 1969Dennis Ritchie Chefiou uma parceria entre a Bell Telephone labs, a General Eletric e o MIT que veio dar origem ao Sstema Operativo UNIX. MIT - Massachusetts Institute of Technology. 1972Gordon Moore e Robert Noyce A Intel produziu o primeiro microprocessador de 8 bits.

14 1976Bill Gates e Paul Allen Fundaram a empresa Microsoft. É uma empresa que desenvolve softwares. 1976Steve Jobs e Steve Wozniac Fundaram a Apple.É uma empresa de que comercializa produtos eletrónicos de consumo, software de computadores e computadores pessoais. 1978Gordon Moore e Robert Noyce A Intel produziu o primeiro microprocessador de 16 bits. 1984Steve Jobs e Steve Wozniac A Apple lança o primeiro Macintosh. 1988O primeiro vírus aparece na Internet.

15 1990Tim Berners LeeDesenvolveu o conceito de Web 1.0. 1991Linus TorvalsCria o sistema de gestão e exploração LINUX. O LINUX veio substituir o UNIX, foi estendido para uma versão mais simplificada. 1996Larry Page e Sergey Brin Fundaram a Google.Motor de Busca. 2004Mark Elliot, Zuckenberg, Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin e Chris Hughes Fundaram a rede social Facebook.

16 2004Dave Hyatt e Blake Ross Criadores do Mozilla Firefox. 2006Jack DorseyCriador da rede social Twitter. 2007Bill Gates e Paul Allen A Microsoft lança o seu novo Sistema Operativo designado Vista. 2009Bill Gates e Paul Allen A Microsoft lança o Windows 7.

17 World Wide Web

18 Principais Características Web 1.0 Foi a primeira geração da internet comercial e o seu maior trunfo era a quantidade de informações disponíveis; O conteúdo era pouco interativo, era apenas mais um espaço de leitura; O usuário ficava apenas no papel de mero espetador da ação que se passava na página que ele visitava; Não tinha autorização para alterar o seu conteúdo; Já existiam hiperlinks; Os aplicativos da Web 1.0 eram fechados; Produto; Discurso Corporativo; Edição Profissional; Preciso; Complexidade; Audiência em massa;

19

20 Web 2.0

21 Web Com a Web democratizou-se a publicação on-line e o acesso á informação. Com o aparecimento da web 2.0, com o conceito de Tim O`Reilly e a facilidade de interação entre os cibernautas torna-se uma realidade, tendo O´Reilly em 2005 num artigo sobre a Web 2.0, propõe palavras chave que caracterizam a Web 1.0 e a Web 2.0 fazendo a comparação evolutiva entre estes dois conceitos, representado a seguir:

22

23 Web 2.0 ” Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, de um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva.” Tim O` Reilly

24 Web 2.0 O termo Web 2.0 é utilizado para desenvolver a segunda geração da W.W.W. (World Wide Web) tendência que reforça o conteúdo de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais. Sua essência é permitir que os utilizadores sejam mais que meros espectadores; eles são parte integrante do espetáculo. Os melhores sites são ferramentas para que os internautas gerem conteúdo, criem comunidades e interajam. Alguns sites como a Wikipédia, possibilitam a construção coletiva do conhecimento. É difícil lidar com o excesso de informação inútil.

25 Exemplos de Web 2.0

26

27

28

29 Principais caraterísticas web 2.0 Comunidade Nichos Simplicidade Publicar Disponibilidade Interativa rápida Edição do Usuário / Participação Opinião Compartilhar

30 Elementos / Funcionalidades Geralmente presentes na Web 2.0 Blogues Wikis Tagging Rss fedds Agregação de Conteúdos colaborativos /Participativos Jornalismo Novas formas de Lucrar

31 Diferença entre a Web 1.0 e a Web 2.0 ? Sites Web 1.0 Os Sites são estáticos; Os Sites não são Interativos; Os aplicativos são fechados; Sites Web 2.0 Ambientes próprios criação e manutenção de redes sociais; Multíplos Plugins; Sites Dinâmicos com interatividade e participação do usuário final com a estrutura e conteúdo da página; Que permitem estender a funcionalidade básica de um determinado site ou aplicação e / ou agregar conteúdo interativo

32 Web 3.0 / Web semântica A web 3.0 é uma evolução da 2.0, pois tem o intuito de mudar as formas de pesquisas para facilitar a vida do usuário da web 2.0, afim de que possa suprir as necessidades de hoje que são consideradas, extravasação de dados, ou seja, o usuário está cada vez mais a colocar muitos dados aleatoriamente e isso dificulta a localização. A web 3.0 também vem proporcionar a interatividade entre, homem e máquina, melhorando as linguagens de programação para que o homem e a máquina falem a mesma língua. Como exemplo, podemos utilizar o Google, tendo inovado o seu site com uma nova forma de pesquisa interativa, que o usuário pode encontrar informações sobre o arquivo que ele adicionou na barra de pesquisa do site do Google

33 Web 3.0 / Web semântica A Web semântica é uma extensão da Web atual, que permitirá aos computadores e humanos trabalharem em cooperação. A Web semântica interliga significados de palavras e, neste âmbito, tem como finalidade conseguir atribuir um significado (sentido) aos conteúdos publicados na Internet de modo que seja percetível tanto pelo humano como pelo computador.

34 Web 3.0 / Web semântica O objetivo principal da Web semântica não é, pelo menos para já, treinar as máquinas para que se comportem como pessoas, mas sim desenvolver tecnologias e linguagens que tornem a informação legível para as máquinas. A finalidade passa pelo desenvolvimento de um modelo tecnológico que permita a partilha global de conhecimento assistido por máquinas (W3C 2001). A integração das linguagens ou tecnologias eXtensible Markup Language (XML), Resource Description Framework (RDF), arquiteturas de meta-dados, ontologias, agentes computacionais, entre outras, favorecerá o aparecimento de serviços Web que garantam a interoperabilidade e cooperação.

35 Fontes de pesquisa eletrónica http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_computa%C3%A7%C3%A3o http://pt.wikipedia.org/wiki/Enigma_(m%C3%A1quina) http://pt.wikipedia.org/wiki/MIT http://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft http://pt.wikipedia.org/wiki/Apple http://en.wikipedia.org/wiki/Intel http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_sem%C3%A2ntica http://pt.wikipedia.org/wiki/Www#Web_3.0 Bibliografia: Web 1, Web 2, Web 3. José Delgado, Carlos Ribeiro, Arquitetura de Computadores - 4ª Edição (pp. 18-24)


Carregar ppt "História da Informática Trabalho elaborado por: João Ribeiro - 667 Belmiro Moreira – 20295 AC/AFC - 05 outubro 2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google