A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História e Evolução do Computador “Nos primórdios da civilização havia mercadorias para trocar, distâncias a medir e comparar, medidas a representar e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História e Evolução do Computador “Nos primórdios da civilização havia mercadorias para trocar, distâncias a medir e comparar, medidas a representar e."— Transcrição da apresentação:

1 História e Evolução do Computador “Nos primórdios da civilização havia mercadorias para trocar, distâncias a medir e comparar, medidas a representar e valores a registrar para que pudessem ser depois utilizados. A humanidade começou cedo a calcular, surgiram as contas.” Lucas

2 Necessidade de Calcular  O primeiro elemento com que o homem contou para fazer seus cálculos foi o conjunto de dedos de suas mãos, daí veio a palavra digital, vindo de dígito, que significa dedo.  Com a evolução da humanidade novas invenções foram necessárias para auxiliar os cálculos.  Ao longo dos séculos foram construídas algumas máquinas com a função de realizarem cálculos aritméticos e outras operações inteligentes.

3 História do computador  O Ábaco, um instrumento para auxiliar nos cálculos, foi inventado por volta do ano 2400 A.C. Ainda é utilizado nos países asiáticos e em alguns centros de ensino pelo mundo. Valor = ? Ábaco chinês 2/5

4 História do computador  A primeira calculadora mecânica foi criada pelo alemão Wilhelm Schickard ( ) em Sendo capaz de somar, subtrair, multiplicar e dividir.  Esta máquina foi perdida durante a guerra dos 30 anos.

5 História do computador  Blaise Pascal, matemático francês, inventou a primeira máquina de somar (máquina Pascalina) em 1642; construída com rodas dentadas, seu intuito era simplificar o ofício do pai, que era contador.  Somas e Subtrações

6 História do computador Gottfried Wilhelm Von Leibnitz, matemático alemão,aperfeiçoou a máquina Pascalina em torno de 1670, introduzindo um mecanismo capaz de multiplicar, dividir e calcular a raiz quadrada dos números reais. No entanto, sua operação apresentava muita dificuldade e sujeita a erros

7 História do computador Charles-Xavier Thomas de Colmar ( ) construiu, baseado no modelo de Leibniz, o aritmômetro, uma máquina finalmente operacional da qual mais de 1500 unidades foram fabricadas e vendidas em trinta anos, tendo obtido a medalha de ouro da exposição de Paris de 1855.

8 História do computador  Joseph Marie Jacquard, técnico de tecelagem francês, criou o tear automático controlado por cartões perfurados, em  Em sete anos, já havia 11 mil teares desse tipo operando na França.  Quase foi morto

9 História do computador  Charles P. Babbage, matemático inglês, projetou a Máquina das Diferenças em 1822, e a Máquina Analítica, em É considerado o precursor do computador eletrônico digital, pois sua máquina analítica possuía três estágios fundamentais (como os computadores atuais): (a) entrada (com cartões perfurados), (b) processamento utilizando engrenagens e, (c) saída(resultados dos cálculos)

10 História do computador Máquina das Diferenças de Babbage Charles P. Babbage

11 História do computador  Condessa Ada Lovelace ( ) é principalmente conhecida por ter escrito um programa que poderia utilizar a máquina analítica de Charles Babbage.  Publicou os primeiros programas de computador em uma série de notas para o engenho analítico. Por isso, Lovelace é popularmente considerada como a primeira programadora.

12 História do computador Um trabalho que era feito em sete anos, de forma manual foi realizado em dois anos e meio. Herman Hollerith, engenheiro americano, inventou um conjunto de máquinas de processamento de dados que operava com cartões perfurados (baseado no tear de Jacquard) para processar o Censo Americano de 1890.

13 História do computador  Hollerith fundou uma companhia para produzir máquinas de tabulação. Anos depois, em 1924, essa companhia veio a se chamar como International Business Machines, ou IBM.  Com a II Guerra Mundial, as pesquisas aumentaram nessa área.

14 História do computador Primeiro computador (Z1) Konrad Zuse ( ). Em 1936, esse engenheiro alemão construiu, a partir de relés que executavam os cálculos e dados lidos em fitas perfuradas, o Z1.

15 Nos Estados Unidos, a Marinha, em conjunto com a Universidade de Harvard e a IBM, construiu em 1944 o Mark I, o primeiro computador eletro-mecânico. Com base no calculador analítico de Babbage “Seria a realização” Mark I ocupava 120 m x 3m, tinha milhares de relés e fazia muito barulho. Uma multiplicação de números de 10 dígitos levava 3 segundos para ser efetuada. História do computador

16  Ao mesmo tempo o exercito americano desenvolvia um projeto semelhante ao MARK I, o primeiro computador a válvulas eletrônicas.  ENIAC (Electronic Numerical Integrator And Calculator) foi o primeiro computador eletrônico, inventado pelos professores John Eckert e John Mauchly da Universidade da Pennsylvania (E.U.A.), em  Conseguia fazer 500 multiplicações por segundo  Tinha cerca de válvulas, ocupava três andares e queimava uma válvula a cada dois minutos.  Usado para calcular trajetórias de mísseis.  Financeiramente inviável  Só ficou pronto em 1946, após a guerra.

17 ENIAC

18 História do computador  John Von Newman, matemático húngaro, formula nos Estados Unidos a proposição prática para computadores universais, que armazenam programas em memórias, melhorando o método inicialmente utilizado pelo ENIAC. Esse princípio é utilizado nos computadores até hoje.

19 História do computador No ENIAC, o programa era feito rearranjando a fiação em um painel. John von Neumann propôs a ideia que transformou os calculadores eletrônicos em "cérebros eletrônicos": modelar a arquitetura do computador segundo o sistema nervoso central. Para isso, eles teriam que ter três características: 1. Codificar as instruções de uma forma possível de ser armazenada na memória do computador. Von Neumann sugeriu que fossem usados uns e zeros. 2. Armazenar as instruções na memória, bem como toda e qualquer informação necessária a execução da tarefa, e 3. Quando processar o programa, buscar as instruções diretamente na memória, ao invés de lerem um novo cartão perfurado a cada passo.

20 História do computador Este é o conceito de programa armazenado, cujas principais vantagens são:  Rapidez  Versatilidade  Automodificação.  Assim, o computador programável que conhecemos hoje, onde o programa e os dados estão armazenados na memória ficou conhecido como Arquitetura de von Neumann. Vídeo Resumo


Carregar ppt "História e Evolução do Computador “Nos primórdios da civilização havia mercadorias para trocar, distâncias a medir e comparar, medidas a representar e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google