A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Materiais Compósitos em Raquetes de Tênis Breve histórico... No final da década de 80, houve uma grande revolução na tecnologia das raquetes, feitas até

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Materiais Compósitos em Raquetes de Tênis Breve histórico... No final da década de 80, houve uma grande revolução na tecnologia das raquetes, feitas até"— Transcrição da apresentação:

1 Materiais Compósitos em Raquetes de Tênis Breve histórico... No final da década de 80, houve uma grande revolução na tecnologia das raquetes, feitas até então de aço ou madeira, com a introdução do grafite (fibra de carbono) na produção das raquetes. O grafite oferecia boa resistência e era muito mais leve que o alumínio. Em pouquíssimo tempo, vários outros materiais foram introduzidos nas raquetes, tais como titanium, fibra de vidro, e atualmente o Aerogel. O Aerogel é um material sólido mesoporoso extremamente leve derivado de um gel, no qual a sua parte líquida foi substituída por um gás. O resultado desse processo é um bloco sólido com densidade extremamente baixa e com várias propriedades notáveis, entre as quais destaca-se excelente eficiência como isolante térmico e elétrico, além de ser o material sólido mais leve que existe.

2 Requisitos: As raquetes apresentam fragilidade na zona Y e por isso devem ser reforçadas naquela regiam. Também devem ter o aro estável e firme, pois assim maior energia será transmitida à bola. Materiais tubulares, apesar de leves, apresentam elevada vibração, e dificil controle da bola quando esta não acerta o centro da raquete.

3 Materiais Utilizados: Fibra de vidro e Carbono; Kevlar; Titânio; Aerogel.

4 Aerogel (sílica, carbono e alumínio) – O Aerogel é um material sólido extremamente leve derivado de um gel, no qual a sua parte líquida foi substituída por um gás. O resultado desse processo é um bloco sólido com densidade extremamente baixa e com várias propriedades notáveis, entre as quais destaca-se excelente eficiência como isolante térmico e elétrico, além de ser o material sólido mais leve que existe. Transparentes, vermelhos escuros, consistem em um tipo de material coloidal interconectado com diâmetros de aproximadamente 10nm. São frágeis porém estruturalmente fortes. O mecanismo de polimerização, a estrutura e propriedades do Aerogel são similares ao processo sol-gel da sílica. Oferece muita resistência na estrutura do aro, sem aumento do peso da raquete, melhorando o manuseio e a sensibilidade no momento do impacto da bola. São 4 vezes mais efetivos que as fibras de carbono.


Carregar ppt "Materiais Compósitos em Raquetes de Tênis Breve histórico... No final da década de 80, houve uma grande revolução na tecnologia das raquetes, feitas até"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google