A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Crescimento populacional no mundo e no Brasil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Crescimento populacional no mundo e no Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 Crescimento populacional no mundo e no Brasil

2

3 Taxas Populacionais

4

5

6 Crescimento Populacional
É caracterizado como o aumento do número de habitantes no planeta. Esse fenômeno é consequência do crescimento vegetativo, obtido através do saldo entre as taxas de natalidade (nascimentos) e de mortalidade (mortes). Quando a taxa de natalidade é superior à taxa de mortalidade, temos um crescimento vegetativo positivo, caso contrário, a taxa é negativa.

7 Final do século XVII e início do século XVIII, o crescimento populacional no mundo se intensificou;antes desse período a expectativa de vida era muito baixa, fato que elevava as taxas de mortalidade. - Em 1930, a Terra era habitada por cerca de 2 bilhões de pessoas; - Em1960, esse número atingiu a marca de 3 bilhões; - Durante a década de 1980, a população mundial ultrapassou a marca de 5 bilhões de pessoas.

8 Distribuição da população mundial
De acordo com dados divulgados em 2010 pelo Fundo de População das Nações Unidas, a população mundial é de 6,908 bilhões de habitantes. - Segundo estimativas da (ONU), o contingente populacional do planeta atingirá a marca de 9 bilhões de habitantes em 2050.

9 Distribuição da população mundial
A distribuição da população mundial ocorre de forma desigual, havendo grande diferença no contingente populacional dos continentes. Veja a população referente a cada um deles: África: 1,031 bilhão de habitantes América: 934,3 milhões de habitantes Antártica: 4 mil habitantes (no verão) e 900 habitantes (no inverno) Ásia: 4,160 bilhões de habitantes Europa: 749,6 milhões de habitantes Oceania: 37,1 milhões de habitantes

10 - O continente com maior concentração populacional é a Ásia (4,1 bilhões de habitantes), correspondendo cerca de 65% da população mundial. - A África é o segundo continente mais populoso. Sua população só não é maior em virtude da baixa expectativa de vida. - A Europa, que já representou 21% dos habitantes da Terra, atualmente, possui apenas 10,7%, sendo que a tendência é diminuir a cada ano. - A América, por sua vez, apresenta crescimento populacional de 1% ao ano, sendo que essa taxa é maior se considerarmos apenas os países latino-americanos. Os Estados Unidos e o Canadá possuem crescimento populacional de 0,9%.

11 O continente asiático é mais populoso por possuir três dos quatro países mais populosos do planeta. Veja o ranking dos dez países mais populosos: 1° - China (Ásia): habitantes. 2° - Índia (Ásia): habitantes 3° - Estados Unidos (América): habitantes 4° - Indonésia (Ásia): habitantes 5° - Brasil (América):  habitantes 6° - Paquistão (Ásia): habitantes 7° - Bangladesh (Ásia): habitantes 8° - Nigéria (África): habitantes 9° - Rússia (Europa): habitantes 10° - Japão (Ásia): habitantes

12 Países mais povoados

13 Crescimento populacional do Brasil

14 Em razão do constante aumento populacional ocorrido no Brasil, o país ocupa hoje a quinta posição dos países mais populosos do planeta, ficando atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Indonésia. - De acordo com dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira atingiu a marca de habitantes.

15

16 O crescimento populacional ocorre através de dois fatores: a migração e o crescimento vegetativo. - No Brasil, o crescimento vegetativo é o principal responsável pelo aumento populacional, já que os fluxos migratórios ocorreram de forma mais intensa entre 1800 e Nesse período, a população brasileira totalizava ,397 habitantes, bem longe dos atuais  

17 Nos últimos 50 anos houve uma explosão demográfica no território brasileiro, o país teve um aumento de aproximadamente 130 milhões de pessoas. - No período de 1991 a 2005, a população brasileira teve um crescimento próximo a 38 milhões de indivíduos. - o crescimento demográfico brasileiro vem sofrendo reduções nos últimos anos. - A urbanização, a queda da fecundidade da mulher, o planejamento familiar, a utilização de métodos de prevenção à gravidez, a mudança ideológica da população são todos fatores que contribuem para a redução do crescimento populacional.

18 Na década de 1960, as mulheres brasileiras tinham uma média de 6,3 filhos, atualmente essa média é de 2,3 filhos, que está abaixo da média mundial, que é de 2,6. - Conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística  (IBGE), em 2050, a população brasileira será de aproximadamente 259,8 milhões de pessoas.

19

20

21

22

23

24

25

26 Fases do crescimento demográfico
Caracteriza-se por ter elevadas taxas de natalidade e mortalidade, ligadas à cultura dos filhos serem mão-de-obra ocasionando uma alta natalidade, e baixas ou mesmo nenhuma condições de saneamento resultando em epidemias tendo um alto índice de mortalidade, o que faz a população crescer muito pouco. A Europa passou por ela antes de 1760 O Brasil passou por ela antes de 1940

27 1ª Fase

28 2ª Fase Ocorre um decréscimo da mortalidade, como consequência das melhorias alimentares e sanitárias, a evolução da medicina (combate às doenças como Cólera e Malária no Brasil), a urbanização e a expectativa de vida. No entanto, a alta taxa de natalidade é mantida, o que acarreta um intenso crescimento populacional (explosão demográfica). A Europa passou por ela entre 1760 a 1880 O Brasil passou por ela entre 1940 a 1970

29 2ª Fase

30 3ª Fase Nessa fase temos a queda acelerada da taxa de natalidade devido a educação familiar ao acesso a métodos anticoncepcionais, a entrada da mulher no mercado de trabalho e a manutenção da taxa de mortalidade fixando o modelo urbano. A Europa passou por ela entre 1880 a 1940 O Brasil está no ciclo final dessa fase.

31 3ª Fase

32 4ª Fase Observa-se nessa fase baixas taxas de natalidade devido ao alto custo de se criar filhos e a opção de manter o padrão de vida e baixas taxas de mortalidade com consequente queda do crescimento populacional ou sua estagnação. Há consequências: aumento da proporção de idosos podendo ocasionar um rombo na previdência; encolhimento da população e necessidade de imigrantes para trabalhar nos empregos de mais baixo salário. Alguns países da Europa como a Alemanha e Itália estão nessa fase.

33 4ª Fase

34

35

36

37

38

39


Carregar ppt "Crescimento populacional no mundo e no Brasil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google