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PublicouCarmem Barateiro Gil Alterado mais de 8 anos atrás
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Bases Epistemológicas da Ciência Moderna Profa. Dra. Luciana Zaterka luciana.zaterka@ufabc.edu.br
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Os filósofos modernos e a teoria do conhecimento
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Cristianismo erro e a ilusão são parte da natureza humana em decorrência do caráter pervertido de nossa vontade, após o pecado original.
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1. Como, sendo seres decaídos e pervertidos, podemos conhecer a verdade? 2. Sendo nossa natureza dupla (matéria e espírito), como nossa inteligência pode conhecer o que é diferente dela? Isto é, como seres corporais podem conhecer o incorporal (Deus) e como seres dotados de alma incorpórea podem conhecer o corpóreo (mundo)? 3. Os filósofos antigos consideravam que éramos entes participantes de todas as formas de realidade: por nosso corpo, participamos da Natureza; por nossa alma, participamos da Inteligência divina. O cristianismo, ao introduzir a noção de pecado original, introduziu a separação radical entre os humanos (pervertidos e finitos) e a divindade (perfeita e infinita). Com isso, fez surgir a pergunta: como o finito (humano) pode conhecer a verdade (infinita e divina)?
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Verdade e Erro Aletheia: presença e manifestação do verdadeiro como é possível o erro? Para os modernos, a situação é exatamente contrária. Se a verdade depende da revelação e da vontade divinas, e se nosso intelecto foi pervertido pela nossa vontade pecadora, como podemos conhecer a verdade?
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Fé x Razão Cristianismo Pessoa/Consciência Para os pensadores cristãos: podemos conhecer a verdade, desde que a razão não contradiga a fé e se submeta a ela no tocante às verdades últimas e principais.
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Filósofos Modernos 1.A primeira tarefa que os modernos se deram foi a de separar fé de razão, considerando cada uma delas destinada a conhecimentos diferentes e sem qualquer relação entre si. 2.A segunda tarefa foi a de explicar como a alma/consciência, embora diferente dos corpos, pode conhecê-los. Consideraram que a alma pode conhecer os corpos porque os representa intelectualmente por meio das ideias e estas são imateriais como a própria alma. 3.A terceira tarefa foi a de explicar como a razão e o pensamento podem tornar-se mais fortes do que a vontade e controlá-la para que evite o erro.
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Conhecimento sujeito do conhecimento Pensamento Coisas Sujeito Objeto
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Aletheia x Veritas Os gregos indagavam: como o erro é possível? Os modernos perguntaram: como a verdade é possível? Ideias/mentes/consciência realidade correspondem
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Análise das causas do erro: Bacon: teoria dos ídolos Descartes: a dúvida metódica
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