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APRENDIZAGEM BASEADA NA INVESTIGAÇÃO IV Seminário do Curso de “Formação Continuada AbINV” UCA-UNICAMP no Estado de São Paulo (São Paulo, Campinas, Pedreira,

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1 APRENDIZAGEM BASEADA NA INVESTIGAÇÃO IV Seminário do Curso de “Formação Continuada AbINV” UCA-UNICAMP no Estado de São Paulo (São Paulo, Campinas, Pedreira, Sud Mennucci) 18 de Outubro de 2013

2 AGENDA Foco do evento: Apresentação dos Resultados dos experimentos e conclusões. Preparação do Livro – escrita dos textos Horário Atividade 8:30 – 9:00 (30’) Recepção dos participantes. Armazenamento/testes de slides no laptop do evento. Abertura do Evento 9:00 – 10:30 (1h30’) 1 - Apresentações dos Professores sobre Investigação realizada pelos alunos na escola – Registros e Análises de dados (pelos alunos e pelos professores), Resultados do experimento Tempo de cada apresentação (+-15 min)* Sud Mennucci: Juliana/Gislene, Campinas: Gisele-Valéria, Lucia, Pedreira: Sylmara, Sandra, Maria Luisa. 10:30 – 11:00 Cofee Break 11:00 – 12:00 (1h) 2 - Apresentação: O movimento do Abinv na Escola (contado pelos supervisores) Flávia-Elza-Cps, Gislene-Sud, Lena-Pedreira Tempo de cada apresentação (+-15 min): 12:00 – 13:00 Fechamento das atividades do período da manhã 13:00 – 14:00 Almoço (conjunto) 14:00 – 15:30 (1h:30hs) 3 - Validação dos resultados da atividade “ Escravos de Jó ” (III Seminário) 4 - Dinâmica para construção dos capítulos do Livro Abinv (em grupos) 15:30 – 16:30 (1h) Apresentação e Discussão dos Resultados (da atividade anterior) 16:30 – 17:00 Fechamento do Evento e Próximos Passos

3 H ISTÓRICO DO A B I NV

4 Iº Seminário 16/Março/2012 1. Trocando ideias: Plano de A ç ão UCA 2012 (atividade em grupo), 2. Plano de A ç ão 2012 (UCA na escola + Forma ç ão Continuada)- 4 escolas (Campinas, Pedreira, São Paulo, Sud Mennucci) apresentam o planejamento 3. “ T á acontecendo na minha escola!! ” - Professores dos 4 munic í pios apresentam “ Cen á rios UCA ” (em andamento) nas escolas IIº Seminário 11/Maio/2012 1. Atividade1 “ MÃO NA MASSA ” : Concep ç ões Espontâneas de Fenômenos Naturais; 2. Atividade 2 "Li ç ão de Casa: Propor uma investiga ç ão em seu contexto escolar para coletar e analisar as Concep ç ões Espontâneas dos Alunos para Ciência, M é todo Cient í fico e Pesquisa; 3. V í deo-anima ç ão: M é todo Cient í fico (em português) 4. Constitui ç ão da Equipe do Projeto UCA/CNPQ em SP. IIIº Seminário 10/Agosto/2012 1. Relato sobre Web-conferência em 14/06/2012. 2. Retomada a "li ç ão de casa" lan ç ada no II Semin á rio (maio/2012). Cada Escola apresenta dados colhidos com os alunos, an á lise e reflexão sobre os resultados. 3. Equipe UCA-UNICAMP apresenta resultados do II Semin á rio: a) concep ç ões espontâneas de ciência, pesquisa e m é todo cient í fico; b) Resultados da atividade "mão na massa": Desenvolvimento de Cen á rios para trabalhar concep ç ões espontâneas de fenômenos naturais com alunos na escola, 4. Atividade "li ç ão de casa “ : Plano e Execu ç ão de uma atividade completa de investiga ç ão a ser conduzida na Escola IVº Seminário 26/Outubro/2012 1. Relato sobre Web-conferência em 13/09/2012 2. Retomada a “lição de casa” lançada no III Seminário 3. Atividade “Mão na Massa”: Refletir sobre “cenários de aprendizagem baseados na investigação” e como eles se alinham ao currículo e à prática dos professores. Mostra Trabalho Escolas Atividade “Lição de casa” Especificar Evento para Mostra de Trabalhos na Escola - exposição dos alunos sobre as investigações por eles realizadas.

5 Iº Seminário FCAbINV 28/Junho/2013 I Seminário do curso Formação Continuada "Aprendizagem baseada na Investigação", ação UCA-UNICAMP e do projeto de pesquisa UCA-UNICAMP CNPq de 2013. 1. Retomada de Conceitos – AbInv, Reflexões sobre a prática. 2. Relatos de atividades das escolas no primeiro semestre de 2013 3. Atividade 1: “Mão na Massa”: Cenários “mão na massa”, discussão das respostas da atividade realizada nas Escolas. 4. Atividade 2: “Lição de Casa” Preparação de experimento a ser encaminhado nas escolas. 2º Seminário FCAbINV 09/Agosto/2 013 II Seminário do curso Formação Continuada "Aprendizagem baseada na Investigação", ação UCA-UNICAMP e do projeto de pesquisa UCA-UNICAMP CNPq de 2013. 1.Apresentações das Escolas sobre a “Lição de Casa”: plano do experimento a ser realizado em setembro nas Escolas (inclui pergunta, hipótese, variáveis e plano de execução do experimento). 2.Revisão dos Planos/Experimentos das escolas 3.Lição de Casa: Execução do experimento de investigação planejado na Escola. 3º Seminário FCAbINV 20/Setembr o/2013 III Seminário do curso Formação Continuada "Aprendizagem baseada na Investigação", ação UCA-UNICAMP e do projeto de pesquisa UCA-UNICAMP CNPq de 2013. 1. Atividade 1: Apresentações das Escolas : resultados parciais com descrição do plano do experimento reelaborado - inclui levantamento junto aos alunos de perguntas de pesquisa científica e seleção de perguntas testáveis e escolha de uma; Levantamento junto aos alunos de hipóteses relativas à pergunta selecionada e seleção de hipóteses que possam ser verificadas em experimento - com explicitação das variáveis dependentes e independentes; e plano de execução do experimento (métodos e materiais, coleta e registro de dados, análise e conclusões sobre como os resultados respondem ou não a pergunta inicial). 2. Atividade 2: “Escravo de Jó”: em grupos, participantes realizam análise de respostas dos pares para o experimento. Para fazer esta análise consultam plano da investigação preenchido no googledocs e respondem: "Eu entendi que a pergunta é...", "Eu entendi que a hipótese é... (variável dependente e variável independente)","Eu entendi que o experimento é... (quem faz: o que usa)" 3. Atividade 3: Supervisores apresentam síntese das ações de formação relacionadas ao Abinv encaminhadas na escola no período (agosto a setembro): destaque a estratégias, atividades, resultados, reflexões. 4. Atividade 4: Dinâmica para Organização livro Abinv: Pensando sobre os formatos – prós e contras.

6 FOTOGRAFIAS Do EVENTO III Seminário do Curso de “Formação Continuada AbINV” UCA-UNICAMP no Estado de São Paulo (São Paulo, Campinas, Pedreira, Sud Mennucci) 20 de Setembro de 2013

7 Seminário ISeminário IISeminário IIISeminário IV Campinas NTE3223 Campinas Escola Elza P. Aguiar3355 Campinas Unicamp7889 São Paulo - Escola Jamil4300 Pedreira - Escola Airton Policarpo4885 Sud Mennucci6565 Visitantes2034 GRÁFICO DE PARTICIPAÇÃO NOS SEMINÁRIOS DE 2012.

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9 EQUIPE ABINV, DADOS ESCOLAS, ATUALIZAÇÃO PORTAL DO PROJETO

10 EQUIPE FCAbINV 2013 Formação Continuada Aprendizagem Baseada na Investigação NIED – UNICAMP José Armando Valente Maria Cecília Calani Baranauskas Maria Cecília Martins Fernanda M. P. Freire João Vilhete V. d’Abreu Manoel Lourenço Filho Ann Berger Valente Larissa de Souza Oliveira NIED – UNICAMP José Armando Valente Maria Cecília Calani Baranauskas Maria Cecília Martins Fernanda M. P. Freire João Vilhete V. d’Abreu Manoel Lourenço Filho Ann Berger Valente Larissa de Souza Oliveira CAMPINAS Supervisor Bolsista Flávia Martins Guimarães Fung Professoras Bolsistas Gisele Flávia Alves de Oliveira Valéria Alves dos Santos Salgado Lúcia Helena Caldas CAMPINAS Supervisor Bolsista Flávia Martins Guimarães Fung Professoras Bolsistas Gisele Flávia Alves de Oliveira Valéria Alves dos Santos Salgado Lúcia Helena Caldas PEDREIRA Supervisor Bolsista Maria Helena Nogueira de Sá Professor Bolsista Ellys Sylmara Ferrari Cartarozzi Sandra Santa Tosa Ramos Cozoli Maria Luisa Gasparini PEDREIRA Supervisor Bolsista Maria Helena Nogueira de Sá Professor Bolsista Ellys Sylmara Ferrari Cartarozzi Sandra Santa Tosa Ramos Cozoli Maria Luisa Gasparini SUD MENNUCCI Supervisor Bolsista Gislene Basso de Paula Professor Bolsista Juliana Aparecida dos Santos Souza SUD MENNUCCI Supervisor Bolsista Gislene Basso de Paula Professor Bolsista Juliana Aparecida dos Santos Souza

11 Portal AbINV para Compartilhamento registros, materiais da escola no projeto de pesquisa. Já cadastrados no Portal: Gislene, Juliana, Fernanda, Flávia, Gisele, Valéria, João, Ann, Sylmara, Lena, Sylas, Marciel, Valente, Cecília, Ciça, Larissa, Manoel, Lúcia. Manual para postagens no Portal. Quem já está colocando registros da investigação no Portal? www.nied.unicamp.br/abinv

12 ATIVIDADE 1 ESCOLAS - APRESENTAÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE INVESTIGAÇÃO REALIZADA PELOS ALUNOS NA ESCOLA – REGISTROS E ANÁLISES DE DADOS ( PELOS ALUNOS E PELOS PROFESSORES ), RESULTADOS DO EXPERIMENTO

13 A TIVIDADE 2: O MOVIMENTO DO A BINV NA E SCOLA ( CONTADO PELOS SUPERVISORES : F LÁVIA -E LZA -C PS, G ISLENE -S UD, L ENA -P EDREIRA )

14 ATIVIDADE 3: VALIDAÇÃO DOS RESULTADOS DA ATIVIDADE “ESCRAVOS DE JÓ” ( III SEMINÁRIO )

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17 ATIVIDADE 4: DINÂMICA PARA CONSTRUÇÃO DOS CAPÍTULOS DO LIVRO ABINV

18 RESULTADOS “FORMATOS” (III SEMINÁRIO) - ORGANIZAÇÃO LIVRO ABINV: ESTRUTURA E DESIGN DO LIVRO.

19 A MAGIA DAS CORES - http://www.cienciamao.usp.br/dados/smm/_amagiadascores.trabalho.pdfhttp://www.cienciamao.usp.br/dados/smm/_amagiadascores.trabalho.pdf

20 Formato 1: Tradicional Prós Contras - Texto tem uma estrutura didaticamente boa: resumo, introdução, objetivo, desenvolvimento e resultado. Clareza de informações. - Atende as expectativas do meio acadêmico. - Informações detalhadas e organizadas. - Aceitação acadêmica e possibilidade de refinar a formação do professor do ponto de vista teórico. - Fica uma narrativa distante do professor que atua na rede. Mais ainda inacessível aos alunos do Ensino Fundamental. - Escrever neste formato também é uma dificuldade para nós mesmos. - Pouco atrativo. - Não desperta a curiosidade do leitor. - Exige uma linguagem científica. - Dificuldade do professor em escrever utilizando este gênero em curto espaço de tempo.

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22 Nova Escola Ano XXVIII – nº 264 Agosto de 2013

23 Formato 2: Narrativa Ilustrada Prós Contras - Tendo em vista o público alvo (professores) e objetivando a expansão AbINV para outras escolas, este é o melhor formato por ser um texto mais informal preservando o rigor dos conceitos tratados e rico em imagens, o que auxilia a compreensão do conteúdo. - Formato mais próximo à linguagem do professor, do que já estamos fazendo - Privilegia a escrita, com uma linguagem mais "solta", os gráficos, imagens, desenhos - É mais atrativo para alunos, professore de vários níveis. - Os professores já tem habilidades nesse formato. - Falta de aceitação da comunidade acadêmica. - Pode haver um desequilíbrio entre o texto e imagem. Pode haver um excesso de imagem para substituir a narrativa e reflexão do escritor. - O custo pode ser mais elevado devido a imagens coloridas

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25 Nova Escola Ano XXVIII – nº 264 Agosto de 2013

26 Formato 3: História em Quadrinhos Prós Contras - Linguagem atrativa para crianças (mas o livro será escrito para as crianças?) - Este formato seria interessante se o público alvo for o aluno e o objetivo do livro for o método científico - Gênero amplamente aceito por crianças e adolescentes. - Apelo atrativo para as crianças. - Falta de conhecimentos específicos. - Perda de detalhes. - A equipe não domina a técnica de HQ. - Transpor o que estamos fazendo para esse tipo de narrativa, sem que fique "infantilizado" é muito difícil. - Sairia um "gibi" muito grande. E não haveria personagens suficientes para compor a narrativa.

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28 ESTRUTURA DO LIVRO: Formato 2: Narrativa Ilustrada Parte 1 – O PROJETO A metodologia Experiências de formação Parte 2 – O MOVIMENTO DO AbINV NA ESCOLA (contado pelos supervisores) Parte 3 – O AbINV NA SALA DE AULA (contado pelos professores/pesquisadores) Parte 4 – CONSIDERAÇÕES FINAIS

29 Conteúdo (Relatos professores) Introdução para situar: - Escola - Tema - Classe Contar sobre o experimento considerando os itens do processo de investigação Reflexão: - voz do professor - voz do aluno - o aprendizado na investigação realizada na escola - voz do pesquisador P ARTE 3 – O A B INV NA SALA DE AULA ( CONTADO PELOS PROFESSORES / PESQUISADORES )

30 Reconhecer o problema a ser investigado Hipóteses (explicações testáveis) Perguntas, O que já se conhece? Observações baseadas em fatos Cenário, materiais, plano Coleta de dados, registro, observação Análise de dados (categorização, interpretação, etc.) Conclusão, documentação Experimento para testar hipóteses

31 O problema – Conte aqui sobre o tema da investigação. Qual problema será investigado pelos alunos? Quem está investigando? O que eles já conhecem sobre o problema? (concepções espontâneas) As perguntas - Conte aqui sobre quais perguntas foram levantadas e como isso foi feito. Quais são as perguntas dos alunos para o problema? Como foram coletadas as respostas dos alunos? (dinâmica de trabalho encaminhada pelo professor) As hipóteses – Conte sobre as hipóteses, quais são elas? como foram levantadas? Quais são testáveis? Quais não são testáveis? Quais foram as hipóteses levantadas (explicações testáveis) por eles? Quais hipóteses foram selecionadas para investigação? Justifique a seleção. As variáveis – comente sobre as variáveis da hipótese, que condição ou fator pode afetar o resultado da sua investigação? Qual (ou quais) é a variável independente? - o que você muda em um experimento. O experimento – Detalhe o passo a passo do experimento Qual é o experimento realizado pelos alunos Que material é utilizado no experimento?

32 Os dados – conte sobre a coleta de dados do experimento, o que vai ser coletado, como? Qual dado vai ser coletado? Que instrumento(s) é(são) utilizado(s) na coleta de dados? O registro – escreva aqui sobre a forma de registro dos dados, de que forma e quem vai realizar o registro? Utilizando qual instrumento? Como os dados do experimento foram/estão sendo registrados pelos alunos? Onde o registro do dado está sendo feito? A análise – Comente sobre como será/foi realizada análise dos dados coletados. Como será feita a análise dos dados registrados? Os dados foram analisados pelos alunos de forma a serem utilizados pelos mesmos para responderem as perguntas da investigação? Sim, Não, Porque Resultados – Escreva sobre os resultados parciais do processo de investigação Como os resultados da análise de dados do experimento respondem a pergunta da investigação? Reflexão sobre a participação do aluno no processo de investigação. “A voz do aluno” O que o aluno comenta sobre a investigação científica da qual ele participou? Qual a “consciência”, percepção do aluno sobre o processo de investigação que ele realizou? “A voz do Professor” Comente sobre o resultado da construção de conhecimento vivenciada pelo aluno na sua concepção enquanto professor

33 E SCOLHA DAS C APAS DO LIVRO A B INV

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35 ATIVIDADE EM GRUPO: DINÂMICA PARA CONSTRUÇÃO DOS CAPÍTULOS DO LIVRO ABINV

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37 P RÓXIMOS P ASSOS

38 120 horas: Ações de Formação nos Seminários: 24 horas (4 horas x 6 seminários) Ações de Formação para implantação da metodologia na escola: 96 horas (4 horas semanais). P ROPOSTA FCA BINV 2013 Objetivo: Planejar e executar ações de formação focadas na articulação do conteúdo curricular com o uso do laptop em sala de aula e outros materiais pedagógicos, na perspectiva da aprendizagem baseada na investigação. Mês AgostoSetembro Outubro Novembro Evento II Seminário FCAbINV 09/08/13 (tarde) III Seminário FCAbINV 20/09/13 (manhã/tarde) IV Seminário FCAbINV 18/10/13 (manhã/tarde) V Seminário FCAbINV 08/11/13 (tarde e noite - Confraternização) AgostoSetembroOutubroNovembro Apresentação e Discussão do Plano no II Seminário Execução do Plano na Escola Discussão do andamento no III Seminário Apresentação dos Resultados do Experimento e Conclusões – Preparação para escrita do Livro IV Seminário Documentação do Experimento (Livro) - final da escrita V Seminário Eventos: Agenda Cronograma Execução do Experimento na Escola

39 LIÇÃO DE CASA - Organização de resultados finais do experimento e conclusões para a escrita dos capítulos do livro e apresentação no V Seminário (08/11/2013).

40 APRENDIZAGEM BASEADA NA INVESTIGAÇÃO IV Seminário do Curso de “Formação Continuada AbINV” UCA-UNICAMP no Estado de São Paulo (São Paulo, Campinas, Pedreira, Sud Mennucci) 18 de Outubro de 2013 Obrigada!


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