A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRENDIZAGEM BASEADA NA INVESTIGAÇÃO V Seminário do Curso de “Formação Continuada AbINV” UCA-UNICAMP no Estado de São Paulo (Campinas, Pedreira, Sud Mennucci)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRENDIZAGEM BASEADA NA INVESTIGAÇÃO V Seminário do Curso de “Formação Continuada AbINV” UCA-UNICAMP no Estado de São Paulo (Campinas, Pedreira, Sud Mennucci)"— Transcrição da apresentação:

1 APRENDIZAGEM BASEADA NA INVESTIGAÇÃO V Seminário do Curso de “Formação Continuada AbINV” UCA-UNICAMP no Estado de São Paulo (Campinas, Pedreira, Sud Mennucci) 05 de Dezembro de 2013

2 AGENDA Foco do evento: Síntese do Trabalho, Reflexão e Confraternização HorárioAtividade 8:30 Recepção dos participantes. Armazenamento/testes de slides no laptop do evento. Abertura do Evento 9:00 às 10:30 Apresentações dos Professores “O Abinv na Sala de aula” (parte 3 do livro) – síntese da Reflexão do capítulo Sud Mennucci: Juliana/Gislene, Campinas: Gisele-Valéria, Lucia Pedreira: Sylmara, Sandra, Maria Luisa. Coffee Break 11:00 às 11:45 Apresentações dos Supervisores “O movimento do Abinv na Escola” (parte 2 do livro) – síntese da Reflexão do capítulo Flávia, Gislene, Lena 11:45 às 12:30Meta-reflexão 13:00Almoço e Confraternização!!!!!

3 H ISTÓRICO DO A B I NV

4 Iº Seminário 16/Março/2012 1. Trocando ideias: Plano de A ç ão UCA 2012 (atividade em grupo), 2. Plano de A ç ão 2012 (UCA na escola + Forma ç ão Continuada)- 4 escolas (Campinas, Pedreira, São Paulo, Sud Mennucci) apresentam o planejamento 3. “ T á acontecendo na minha escola!! ” - Professores dos 4 munic í pios apresentam “ Cen á rios UCA ” (em andamento) nas escolas IIº Seminário 11/Maio/2012 1. Atividade1 “ MÃO NA MASSA ” : Concep ç ões Espontâneas de Fenômenos Naturais; 2. Atividade 2 "Li ç ão de Casa: Propor uma investiga ç ão em seu contexto escolar para coletar e analisar as Concep ç ões Espontâneas dos Alunos para Ciência, M é todo Cient í fico e Pesquisa; 3. V í deo-anima ç ão: M é todo Cient í fico (em português) 4. Constitui ç ão da Equipe do Projeto UCA/CNPQ em SP. IIIº Seminário 10/Agosto/2012 1. Relato sobre Web-conferência em 14/06/2012. 2. Retomada a "li ç ão de casa" lan ç ada no II Semin á rio (maio/2012). Cada Escola apresenta dados colhidos com os alunos, an á lise e reflexão sobre os resultados. 3. Equipe UCA-UNICAMP apresenta resultados do II Semin á rio: a) concep ç ões espontâneas de ciência, pesquisa e m é todo cient í fico; b) Resultados da atividade "mão na massa": Desenvolvimento de Cen á rios para trabalhar concep ç ões espontâneas de fenômenos naturais com alunos na escola, 4. Atividade "li ç ão de casa “ : Plano e Execu ç ão de uma atividade completa de investiga ç ão a ser conduzida na Escola IVº Seminário 26/Outubro/2012 1. Relato sobre Web-conferência em 13/09/2012 2. Retomada a “lição de casa” lançada no III Seminário 3. Atividade “Mão na Massa”: Refletir sobre “cenários de aprendizagem baseados na investigação” e como eles se alinham ao currículo e à prática dos professores. Mostra Trabalho Escolas Atividade “Lição de casa” Especificar Evento para Mostra de Trabalhos na Escola - exposição dos alunos sobre as investigações por eles realizadas. 2012

5 Iº Seminário FCAbINV 28/Junho/2013 I Seminário do curso Formação Continuada "Aprendizagem baseada na Investigação", ação UCA-UNICAMP e do projeto de pesquisa UCA-UNICAMP CNPq de 2013. 1. Retomada de Conceitos – AbInv, Reflexões sobre a prática. 2. Relatos de atividades das escolas no primeiro semestre de 2013 3. Atividade 1: “Mão na Massa”: Cenários “mão na massa”, discussão das respostas da atividade realizada nas Escolas. 4. Atividade 2: “Lição de Casa” Preparação de experimento a ser encaminhado nas escolas. 2º Seminário FCAbINV 09/Agosto/2013 II Seminário do curso Formação Continuada "Aprendizagem baseada na Investigação", ação UCA-UNICAMP e do projeto de pesquisa UCA-UNICAMP CNPq de 2013. 1.Apresentações das Escolas sobre a “Lição de Casa”: plano do experimento a ser realizado em setembro nas Escolas (inclui pergunta, hipótese, variáveis e plano de execução do experimento). 2.Revisão dos Planos/Experimentos das escolas 3.Lição de Casa: Execução do experimento de investigação planejado na Escola. 3º Seminário FCAbINV 20/Setembro/2013 III Seminário do curso Formação Continuada "Aprendizagem baseada na Investigação", ação UCA-UNICAMP e do projeto de pesquisa UCA-UNICAMP CNPq de 2013. 1. Atividade 1: Apresentações das Escolas : resultados parciais com descrição do plano do experimento reelaborado - inclui levantamento junto aos alunos de perguntas de pesquisa científica e seleção de perguntas testáveis e escolha de uma; Levantamento junto aos alunos de hipóteses relativas à pergunta selecionada e seleção de hipóteses que possam ser verificadas em experimento - com explicitação das variáveis dependentes e independentes; e plano de execução do experimento (métodos e materiais, coleta e registro de dados, análise e conclusões sobre como os resultados respondem ou não a pergunta inicial). 2. Atividade 2: “Escravo de Jó”: em grupos, participantes realizam análise de respostas dos pares para o experimento. Para fazer esta análise consultam plano da investigação preenchido no googledocs e respondem: "Eu entendi que a pergunta é...", "Eu entendi que a hipótese é... (variável dependente e variável independente)","Eu entendi que o experimento é... (quem faz: o que usa)" 3. Atividade 3: Supervisores apresentam síntese das ações de formação relacionadas ao Abinv encaminhadas na escola no período (agosto a setembro): destaque a estratégias, atividades, resultados, reflexões. 4. Atividade 4: Dinâmica para Organização livro Abinv: Pensando sobre os formatos – prós e contras. 2013

6 4º Seminário FCAbINV 18/Outubro/2013 IV Seminário do curso Formação Continuada "Aprendizagem baseada na Investigação", ação UCA-UNICAMP e do projeto de pesquisa UCA-UNICAMP CNPq de 2013. 1. Apresentações dos Professores sobre Investigação realizada pelos alunos na escola – Registros e Análises de dados (pelos alunos e pelos professores), Resultados do experimento. 2. Apresentação: O movimento do Abinv na Escola (contado pelos supervisores) 3. Validação dos resultados da atividade “Escravos de Jó” (III Seminário) 4. Dinâmica para construção dos capítulos da parte 3 do Livro Abinv – O movimento AbINV na Sala de Aula (contado pelos professores e pesquisadores) Apresentação e Discussão dos Resultados (dinâmica para o livro)

7 FOTOGRAFIAS SEMINÁRIOS ABINV 2013 (I, II, III, IV, V) UCA-UNICAMP NO ESTADO DE SÃO PAULO (SÃO PAULO, CAMPINAS, PEDREIRA, SUD MENNUCCI)

8 UCA/UNICAMP – FCAbINV – Seminários de formação 2013

9 Seminário ISeminário IISeminário IIISeminário IV Campinas NTE3223 Campinas Escola Elza P. Aguiar3355 Campinas Unicamp7889 São Paulo - Escola Jamil4300 Pedreira - Escola Airton Policarpo4885 Sud Mennucci6565 Visitantes2034 GRÁFICO DE PARTICIPAÇÃO NOS SEMINÁRIOS DE 2012.

10 GRÁFICO DE PARTICIPAÇÃO – SEMINÁRIOS 2013 I Seminário FCAbINV - 2013 II Seminário FCAbINV - 2013 III Seminário FCAbINV - 2013 IV Seminário FCAbINV - 2013 Campinas Unicamp - NIED9109 Pedreira - EMEF Airton Policarpo4424 Sud Mennucci - EMEF José B. Gomes8754 Campinas EMEF Elza P. Aguiar8744 Campinas NTE111 São Paulo - EE Jamil P. Sawaya321 Total333122 Número de Participantes

11 E QUIPE A B I NV, D ADOS E SCOLAS, P ORTAL DO P ROJETO

12 EQUIPE FCAbINV 2013 Formação Continuada Aprendizagem Baseada na Investigação NIED – UNICAMP José Armando Valente Maria Cecília Calani Baranauskas Maria Cecília Martins Fernanda M. P. Freire João Vilhete V. d’Abreu Manoel Lourenço Filho Ann Berger Valente Larissa de Souza Oliveira NIED – UNICAMP José Armando Valente Maria Cecília Calani Baranauskas Maria Cecília Martins Fernanda M. P. Freire João Vilhete V. d’Abreu Manoel Lourenço Filho Ann Berger Valente Larissa de Souza Oliveira CAMPINAS Supervisor Bolsista Flávia Martins Guimarães Fung Professoras Bolsistas Gisele Flávia Alves de Oliveira Valéria Alves dos Santos Salgado Lúcia Helena Caldas CAMPINAS Supervisor Bolsista Flávia Martins Guimarães Fung Professoras Bolsistas Gisele Flávia Alves de Oliveira Valéria Alves dos Santos Salgado Lúcia Helena Caldas PEDREIRA Supervisor Bolsista Maria Helena Nogueira de Sá Professor Bolsista Ellys Sylmara Ferrari Cartarozzi Sandra Santa Tosa Ramos Cozoli Maria Luisa Gasparini PEDREIRA Supervisor Bolsista Maria Helena Nogueira de Sá Professor Bolsista Ellys Sylmara Ferrari Cartarozzi Sandra Santa Tosa Ramos Cozoli Maria Luisa Gasparini SUD MENNUCCI Supervisor Bolsista Gislene Basso de Paula Professor Bolsista Juliana Aparecida dos Santos Souza SUD MENNUCCI Supervisor Bolsista Gislene Basso de Paula Professor Bolsista Juliana Aparecida dos Santos Souza

13

14

15

16 Portal AbINV - Compartilhamento materiais da escola e Seminários realizados no projeto de pesquisa. www.nied.unicamp.br/abinv

17 L IVRO A B INV

18 P ARTE 1 – O P ROJETO A B INV, Cenários hipotéticos de Investigação METODOLOGIA E DINÂMICAS DE FORMAÇÃO

19 P ARTE 2 – O MOVIMENTO A B INV NA E SCOLA Pedreira: Título - Maria Helena Nogueira de Sá Sud Mennucci: Formação de professores e impactos do Projeto AbIinv na comunidade da EMEF José Benigo Gomes - Gislene Basso de Paula e Fernanda Maria Pereira Freire Campinas: Já fazemos pesquisa. Que novidade tem esta tal investigação? Flávia Martins Guimarães Fung

20 P ARTE 3 – O M OVIMENTO A B INV NA S ALA DE A ULA Pedreira: Título - Maria Luisa Gasparini e Maria Helena N. Sá Título - Sandra Santa Tosa Ramos Cozoli e Maria Helena N. Sá Alimentação e Saúde - Ellys Sylmara Ferrari Cartarozzi e Maria Helena N. Sá Sud Mennucci: Crianças e borboletas: aprendizados e transformações - Juliana Conde e Fernanda Maria Pereira Freire Campinas: Investigando a Química da Digestão - Lucia Helena Caldas e Ann Berger Valente Cenário de aprendizagem baseada na investigação : Alimentação e Saúde - Gisele Flávia Alves de Oliveira, Valéria Alves dos Santos Salgado e João Vilhete Viegas d’Abreu

21 Pergunta: É possível, através de tingimento, fazer com que uma pena branca fique igual a uma pena naturalmente colorida? Pergunta: É possível com apenas R$10,00 comprar produtos alimentares que possam suprir minhas necessidades nutricionais/calóricas de 1 dia? Pergunta: Por que tem solos tão diferentes no espaço da escola? Por que tem locais com erosão? Perguntas: Lagartas só comem folhas? Pergunta: É o ácido que digere os alimentos? Pergunta: Por que o suco gástrico é necessário? MÃO NA MASSA – CONSTRUÇÃO DOS CAPÍTULOS DO LIVRO

22 C RONOGRAMA LIVRO A B INV Dezembro: Conclusão dos Capítulos. Janeiro: Formatação, Revisão Gramatical e Editoração. Fevereiro: Finalização Parte 4 (Considerações Finais) Março/Abril: Lançamento do livro no Portal AbINV e envio ao CNPq (conclusão do Projeto) Comunicação/email com autores

23 ATIVIDADE 1: ESCOLAS - APRESENTAÇÕES DOS PROFESSORES “O ABINV NA SALA DE AULA” (PARTE 3 DO LIVRO) – SÍNTESE DA REFLEXÃO DO CAPÍTULO

24 ATIVIDADE 2: SUPERVISORES “O MOVIMENTO DO ABINV NA ESCOLA” - SÍNTESE DA REFLEXÃO DO CAPÍTULO

25 ATIVIDADE 3: META-REFLEXÃO ABINV

26 II-Sem 11/Maio/2012 Livro 26 III-Sem 10/Agosto/2012 IV-Sem 26/Outubro/2012 Web-Conf 13/09/2012 I-Sem 28/Junho/2013 Mostra Trab Escolas Dezembro/2012 Web-Conf 14/06/2012 V-Sem 05/Dez/2013 II-Sem 09/Agosto/2013 III-Sem 20/Setembro/2013 IV-Sem 18/Outubro/2013 2º 3º 4º 1º 2º 3º 4º 5º Planos de Investigaçã o nas Escolas Concepções espontâneas Concepções espontâneas nas Escolas espontâneas Web- Questionário Refina mento Livro (relatos reflexões) Aprofund amento na prática Pergunta Hipótese Variáveis Experiment o Registros Análise de dados Resultado “Escravos de Jó” Como encontrar uma pergunta científica interessante? Como escrever uma boa hipótese? Como planejar o experimento (procedimento)? O que são variáveis em um experimento? Como mostrar o resultado? Como escrever a conclusão? Livro - Formato Livro - Conteúdo GDOCS

27 27 Escola Alunos Conhecimento Aprendizagens Experimentos Professores Conteúdos O que é Método Científico? O que é Pesquisa? O que é Ciência? Problemas? Perguntas? Hipóteses? Variáveis dependentes? Variáveis independentes? Experimentos?

28 28 O que é Pesquisa? EMEF Profa ELZA M. P. de Aguiar 5º ano Prof.ª Gisele - 27 respostas O que é Ciência? O que é Método Científico? EMEF Dr. AIRTON POLICARPO 5º ano Prof.ª Sylmara – 25 respostas EMEF JOSE BENIGO GOMES 5º Ano – Profa Jane – 20 respostas

29 Cenários de Investigação Científica AbINV 2013

30 META-REFLEXÃO ABINV TODOS

31 APRENDIZAGEM BASEADA NA INVESTIGAÇÃO V Seminário do Curso de “Formação Continuada AbINV” UCA-UNICAMP no Estado de São Paulo (São Paulo, Campinas, Pedreira, Sud Mennucci) 05 de Dezembro de 2013 Obrigada!


Carregar ppt "APRENDIZAGEM BASEADA NA INVESTIGAÇÃO V Seminário do Curso de “Formação Continuada AbINV” UCA-UNICAMP no Estado de São Paulo (Campinas, Pedreira, Sud Mennucci)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google