Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
PROJETO DE EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA 2013
PROJETO CNPq-UCA-UNICAMP: O Laptop Educacional e a Educação Baseada na Investigação PROJETO DE EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA 2013 EMEF “ Dr Airton Policarpo” - Pedreira Turma : 4° ano A Professora : Maria Luisa Gasparini Ferreira
2
Temática da investigação
- Solo - Erosão - Vegetação - Clima
3
Plano para realização do experimento
Erosão é um tema que faz parte da disciplina de ciências. Como o terreno da escola é bastante acidentado e apresenta locais com e sem vegetação, a idéia foi partir de uma vivência real da criança, já que muitos deles ao invés de subir pelas escadas escolhem os locais onde tem gramado, tornando-os secos e sem vegetação. Além de causar um problema para o solo, torna a aparência da escola desagradável.
4
A Pergunta: Por que tem solos tão diferentes no espaço da escola? Por que tem locais com erosão?
5
Plano para realização do experimento
Andar pela escola e escolher lugares que serão observados, Delimitá-los com estacas, cercá-los com barbante. Fazer um diário de bordo, com registro coletivo. Regar as áreas delimitadas com a mesma quantidade de água 2 vezes por dia, durante 30 dias.
6
Variáveis Variável Dependente Erosão no solo da escola.
7
Variáveis Independentes
Solo Plano com vegetação Solo Plano sem vegetação Solo com Declive com vegetação Solo com Declive sem Vegetação
8
Fase de levantamento de hipóteses
Levantamento junto aos alunos de hipóteses relativas à pergunta selecionada. O que vai acontecer com os nossos terrenos ? Vai mudar alguma coisa ? (Respostas dos alunos) Vai ficar do mesmo jeito. Não vai crescer grama. Vai formar barro.
9
Registro de Observações
Tabela onde marcarão suas observações: 1º - Houve erosão ou não? Sim Não 2º - Marque o que você observou: O solo absorveu toda a água O solo demorou para absorver a água Criou uma poça Escorreu toda a água
10
Interdisciplinaridade
As crianças estão aprendendo fazer registro, após observações (Português). Em matemática – perímetro e área. Representação através de desenhos.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.