A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO CNPq-UCA-UNICAMP: O Laptop Educacional e a Educação Baseada na Investigação PROJETO DE EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA 2013 EMEF Dr Airton Policarpo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO CNPq-UCA-UNICAMP: O Laptop Educacional e a Educação Baseada na Investigação PROJETO DE EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA 2013 EMEF Dr Airton Policarpo."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO CNPq-UCA-UNICAMP: O Laptop Educacional e a Educação Baseada na Investigação PROJETO DE EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA 2013 EMEF Dr Airton Policarpo - Pedreira Turma : 4° ano A Professora : Maria Luisa Gasparini Ferreira

2 Temática da investigação - Solo - Erosão - Vegetação - Clima

3 Plano para realização do experimento Erosão é um tema que faz parte da disciplina de ciências. Como o terreno da escola é bastante acidentado e apresenta locais com e sem vegetação, a idéia foi partir de uma vivência real da criança, já que muitos deles ao invés de subir pelas escadas escolhem os locais onde tem gramado, tornando-os secos e sem vegetação. Além de causar um problema para o solo, torna a aparência da escola desagradável.

4 A Pergunta: Por que tem solos tão diferentes no espaço da escola? Por que tem locais com erosão?

5 Plano para realização do experimento Andar pela escola e escolher lugares que serão observados, Delimitá-los com estacas, cercá-los com barbante. Fazer um diário de bordo, com registro coletivo. Regar as áreas delimitadas com a mesma quantidade de água 2 vezes por dia, durante 30 dias.

6 Variáveis Variável Dependente Erosão no solo da escola.

7 Variáveis Variáveis Independentes Solo Plano com vegetação Solo Plano sem vegetação Solo com Declive com vegetação Solo com Declive sem Vegetação

8 Fase de levantamento de hipóteses Levantamento junto aos alunos de hipóteses relativas à pergunta selecionada. O que vai acontecer com os nossos terrenos ? Vai mudar alguma coisa ? (Respostas dos alunos) Vai ficar do mesmo jeito. Não vai crescer grama. Vai formar barro.

9 Registro de Observações Tabela onde marcarão suas observações: 1º - Houve erosão ou não? Sim Não 2º - Marque o que você observou: O solo absorveu toda a água O solo demorou para absorver a água Criou uma poça Escorreu toda a água

10 Interdisciplinaridade As crianças estão aprendendo fazer registro, após observações (Português). Em matemática – perímetro e área. Representação através de desenhos.


Carregar ppt "PROJETO CNPq-UCA-UNICAMP: O Laptop Educacional e a Educação Baseada na Investigação PROJETO DE EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA 2013 EMEF Dr Airton Policarpo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google