A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual Daniela Erani Monteiro Will Universidade do Sul de Santa Catarina Brasil,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual Daniela Erani Monteiro Will Universidade do Sul de Santa Catarina Brasil,"— Transcrição da apresentação:

1 Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual Daniela Erani Monteiro Will Universidade do Sul de Santa Catarina Brasil, 2006

2 Modelo de ensino Desenho pedagógico dos materiais didáticos

3 Modelo de ensino 1.Definido a partir das necessidades e características do público-alvo 2.Escolha das mídias 3.Definição das estratégias pedagógicas e metodológicas Modelo de ensino

4 1. Público-alvo UnisulVirtual Média de idade de 35 anos Com experiência profissional, mas sem formação superior Homens e mulheres casados, com filhos Não teve condições de concluir curso superior na idade regular Com acesso à internet (atualmente) Modelo de ensino 1.Público-alvo 2.Mídias 3.Estratégias pedagógicas

5 2. Mídias utilizadas Material impresso Modelo de ensino 1.Público-alvo 2.Mídias 3.Estratégias pedagógicas

6 Ambiente Virtual de Aprendizagem Modelo de ensino 1.Público-alvo 2.Mídias 3.Estratégias pedagógicas

7 Teleconferência Modelo de ensino 1.Público-alvo 2.Mídias 3.Estratégias pedagógicas Aula inaugural a cada semestre Por teleconferência com transmissão via satélite, para todo o Brasil Recepção organizada em todos os pólos com membros da equipe UnisulVirtual Objetivo: sentimento de pertencimento à instituição, conhecer a equipe e a metodologia de estudo

8 3. Estratégias pedagógicas e metodológicas A.Materiais didáticos B.Sistema Tutorial C.Ambiente Virtual de Aprendizagem D.Sistema de avaliação E.Disciplina introdutória Modelo de ensino 1.Público-alvo 2.Mídias 3.Estratégias pedagógicas

9 A. Materiais didáticos Impressos –Manuais do curso do aluno do Ambiente Virtual de Aprendizagem –Livro didático um por disciplina material base para os estudos Modelo de Ensino Estratégias pedagógicas A.Materiais didáticos B.Sistema Tutorial C.Ambiente Virtual D.Avaliação E. Disciplina introdutória

10 B. Sistema Tutorial 1.Público-alvo 2.Mídias 3.Estratégias pedagógicas Aluno Coorde- nação de curso TutoriaMonitoria Capacitação e Apoio Pedagógico à Tutoria Modelo de Ensino Estratégias pedagógicas A.Materiais didáticos B.Sistema Tutorial C.Ambiente Virtual D.Avaliação A.Materiais didáticos B.Sistema Tutorial C.Ambiente Virtual D.Avaliação E. Disciplina introdutória

11 Tutoria Acompanha os alunos durante a disciplina Cria oportunidades de aprendizagem Responde as dúvidas Emite feedback e fornece os conceitos sobre as atividades de avaliação Sistema Tutorial Tutoria Monitoria Coordenação de curso Capacitação

12 Monitoria Questões administrativas Presta orientação técnica aos alunos quanto ao uso do sistema de comunicação Sistema Tutorial Tutoria Monitoria Coordenação de curso Capacitação

13 Coordenação de curso Organização e desenvolvimento do projeto pedagógico e do curso Acompanhamento aos professores tutores Sala de apoio pedagógico/comunicação direta com os alunos Sistema Tutorial Tutoria Monitoria Coordenação de curso Capacitação

14 Capacitação e Apoio Pedagógico à Tutoria Capacitação inicial e continuada de professores tutores Acompanhamento e orientação aos professores tutores antes, durante e após o oferecimento da disciplina Portfólio de professores tutores Sistema Tutorial Tutoria Monitoria Coordenação de curso Capacitação

15 C. Ambiente Virtual de Aprendizagem Ferramenta de comunicação: alunos e Sistema Tutorial Apoio à aprendizagem Conteúdos e atividades complementares Modelo de Ensino Estratégias pedagógicas A.Materiais didáticos B.Sistema Tutorial C.Ambiente Virtual D.Avaliação A.Materiais didáticos B.Sistema Tutorial C.Ambiente Virtual D.Avaliação E. Disciplina introdutória

16 D. Sistema de Avaliação Atividades obrigatórias – Avaliação a distância – Avaliação presencial Atividades complementares – Auto-avaliação Modelo de Ensino Estratégias pedagógicas A.Materiais didáticos B.Sistema Tutorial C.Ambiente Virtual D.Avaliação E. Disciplina introdutória

17 Avaliação a Distância No mínimo uma por disciplina Ferramenta de aprendizagem Foco na aplicabilidade do conhecimento e reflexão sobre o conteúdo Envio via Ambiente Virtual, no meio da disciplina Nota e feedback do professor tutor Modelo de Ensino Estratégias pedagógicas A.Materiais didáticos B.Sistema Tutorial C.Ambiente Virtual D.Avaliação A.Materiais didáticos B.Sistema Tutorial C.Ambiente Virtual D.Avaliação E. Disciplina introdutória

18 Avaliação a Distância Elaborada pelo professor conteudista (junto com o material didático) Análise didático-pedagógica - Designer Instrucional responsável pelo curso O professor conteudista deve realizar as adequações sugeridas Modelo de Ensino Estratégias pedagógicas A.Materiais didáticos B.Sistema Tutorial C.Ambiente Virtual D.Avaliação A.Materiais didáticos B.Sistema Tutorial C.Ambiente Virtual D.Avaliação E. Disciplina introdutória

19 Avaliação Presencial Uma por disciplina Realizada bimestralmente (2 avaliações por vez) em pólos por todo o Brasil Instrumento para a aprendizagem Foco na aplicabilidade do conhecimento e reflexão sobre o conteúdo Nota e feedback do professor tutor Modelo de Ensino Estratégias pedagógicas A.Materiais didáticos B.Sistema Tutorial C.Ambiente Virtual D.Avaliação A.Materiais didáticos B.Sistema Tutorial C.Ambiente Virtual D.Avaliação E. Disciplina introdutória

20 Avaliação Presencial Professor tutor quem elabora Os instrumentos de avaliação presencial passam, obrigatoriamente, pela análise pedagógica da Equipe de Avaliação da Aprendizagem O professor tutor deve realizar as adequações sugeridas Modelo de Ensino Estratégias pedagógicas A.Materiais didáticos B.Sistema Tutorial C.Ambiente Virtual D.Avaliação A.Materiais didáticos B.Sistema Tutorial C.Ambiente Virtual D.Avaliação E. Disciplina introdutória

21 Auto-avaliação Constam no livro didático e Ambiente Virtual de Aprendizagem Por unidade Aluno realiza a verificação do seu desempenho, por meio do comentário do professor tutor ou resposta automática no Ambiente Virtual Foco na compreensão e reflexão sobre o conteúdo Acompanhamento do professor tutor Sem nota/conceito Modelo de Ensino Estratégias pedagógicas A.Materiais didáticos B.Sistema Tutorial C.Ambiente Virtual D.Avaliação A.Materiais didáticos B.Sistema Tutorial C.Ambiente Virtual D.Avaliação E. Disciplina introdutória

22 Interagindo na UnisulVirtual Primeira disciplina do curso, optativa Objetiva integrar o aluno à instituição e à metodologia de estudo a distância Possibilita experimentar e conhecer melhor os recursos disponíveis Modelo de Ensino Estratégias pedagógicas A.Materiais didáticos B.Sistema Tutorial C.Ambiente Virtual D.Avaliação A.Materiais didáticos B.Sistema Tutorial C.Ambiente Virtual D.Avaliação E. Disciplina introdutória

23 Desenho dos materiais didáticos Definido a partir do modelo de ensino Estratégias pedagógicas e metodológicas para facilitar o estudo e promover a aprendizagem Estrutura Conteúdo específico Etapas de produção Desenho dos materiais

24 Quem participa do desenho? Desenho dos materiais Designer instrucional Coordenador de curso Revisor ortográfico Professor conteudista Designer gráfico

25 Estratégias pedagógicas Desenho dos materiais Estratégias Pedagógicas Estrutura Conteúdos Etapas de produção Busca permanente pelo diálogo Conteúdos e atividades de aprendizagem com ênfase na auto- aprendizagem e no desenvolvimento da criticidade dos alunos

26 Adaptação metodológica dos materiais Desenho dos materiais Estrutura e linguagem Revisão geral, de acordo com a estrutura definida pela UnisulVirtual Linguagem dialogada e mais próxima da realidade do aluno Reescrever frases confusas ou de difícil entendimento Iconização própria – identidade visual Estratégias Pedagógicas Estrutura Conteúdos Etapas de produção

27 Adaptação metodológica dos materiais Desenho dos materiais Estratégias pedagógicas Consonância dos conteúdo e atividades com os objetivos de aprendizagem Imagens para melhor compreensão dos conceitos abordados Ligações entre os itens do conteúdo Estratégias Pedagógicas Estrutura Conteúdos Etapas de produção

28 Adaptação metodológica dos materiais Desenho dos materiais Estratégias pedagógicas Questões para reflexão ao longo do texto, especialmente para relacionar a teoria com a prática Atividades de aprendizagem problematizadoras, que possibilitem a reflexão e re-construção do conhecimento Estratégias Pedagógicas Estrutura Conteúdos Etapas de produção

29 Estrutura dos materiais didáticos Livros didáticos Unidades on-line Desenho dos materiais Estratégias Pedagógicas Estrutura Conteúdos Etapas de produção

30 Livros didáticos Desenho dos materiais Introdução Apresentação e identificação da disciplina Estrutura Unidades didáticas: objetivos de aprendizagem, conteúdo (seções de estudo), atividades de aprendizagem, síntese da unidade, indicação para estudos complementares Finalização Síntese da disciplina, comentários sobre as atividades de aprendizagem, referências, currículo do professor Estratégias Pedagógicas Estrutura Conteúdos Etapas de produção

31 Desenho dos materiais Estratégias Pedagógicas Estrutura Conteúdos Etapas de produção

32 Desenho dos materiais Estratégias Pedagógicas Estrutura Conteúdos Etapas de produção

33 Desenho dos materiais Estratégias Pedagógicas Estrutura Conteúdos Etapas de produção

34 Unidades on-line Desenho dos materiais Conteúdo das unidades Objetivos de aprendizagem Síntese, Saiba Mais, Dicas Atividades obrigatórias e complementares Dados da disciplina Plano de ensino Critérios de avaliação Cronograma de estudo Ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem Fórum, Chat, Mural, Tutor, Monitor, Secretaria, Midiateca, Desempenho, Turma, Exposição, Agenda Estratégias Pedagógicas Estrutura Conteúdos Etapas de produção

35 Desenho dos materiais Conteúdo das unidades on-line Estratégias Pedagógicas Estrutura Conteúdos Etapas de produção

36 Desenho dos materiais Dados da disciplina Estratégias Pedagógicas Estrutura Conteúdos Etapas de produção Cronograma de estudo

37 Desenho dos materiais Ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem Estratégias Pedagógicas Estrutura Conteúdos Etapas de produção

38 Desenho dos materiais Conteúdos Elaboração: professor da Unisul – preferencialmente Finalização e adaptação metodológica: designer instrucional da UnisulVirtual Estratégias Pedagógicas Estrutura Conteúdos Etapas de produção

39 Desenho dos materiais Etapas de produção Estratégias Pedagógicas Estrutura Conteúdos Etapas de produção 1. Planejamento - Cronograma de execução do curso; Seleção dos professores conteudistas; Cronograma de produção, por disciplina; Orientação pedagógica; Plano de ensino 2. Elaboração do conteúdo - Autoria do conteúdo para o material impresso e on-line; Elaboração das atividades; Análise e aprovação do conteúdo pela coordenação do curso 3. Produção dos materiais - Adaptação metodológica do conteúdo; Estruturação dos materiais; Encaminhamento para revisão ortográfica; Preparação dos materiais para a publicação/diagramação; Revisão final 4. Avaliação e revisão - Avaliação dos materiais; Aplicação dos ajustes e atualizações


Carregar ppt "Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual Daniela Erani Monteiro Will Universidade do Sul de Santa Catarina Brasil,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google