A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PROJETO GEOGRAFIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PROJETO GEOGRAFIA."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PROJETO GEOGRAFIA ANÁLISE AMBIENTAL DAS MARGENS DO RIO BARRA NOVA PRÓXIMO A EECAAM/CAICÓ-RN

2 As Áreas de Preservação Permanente (APP), foram instituídas pelo Código Florestal (Lei nº , de 25 de maio de 2012) e consistem em espaços territoriais legalmente protegidos, ambientalmente frágeis e vulneráveis, podendo ser públicas ou privadas, urbanas ou rurais, cobertas ou não por vegetação nativa.

3 Entre as diversas funções ou serviços ambientais prestados pelas APP em meio urbano, vale mencionar:  
A proteção do solo prevenindo a ocorrência de desastres associados ao uso e ocupação inadequados de encostas e topos de morro; A proteção dos corpos d'água, evitando enchentes, poluição das águas e assoreamento dos rios; A manutenção da permeabilidade do solo e do regime hídrico, prevenindo contra inundações e enxurradas, colaborando com a recarga de aquíferos e evitando o comprometimento do abastecimento público de água em qualidade e em quantidade; A função ecológica de refúgio para a fauna e de corredores ecológicos que facilitam o fluxo gênico de fauna e flora, especialmente entre áreas verdes situadas no perímetro urbano e nas suas proximidades; A atenuação de desequilíbrios climáticos intraurbanos, tais como o excesso de aridez, o desconforto térmico e ambiental e o efeito "ilha de calor".

4

5

6 O que é Crescimento Desordenado?
O rápido crescimento urbano das áreas urbanas associadas à politicas ineficientes de uso e ocupação do solo, provocando a ocupação de áreas que DEVERIAM estar protegidas ambientalmente.

7

8

9

10

11

12

13

14

15 FATORES QUE CAUSAM A POLUIÇÃO DO RIO
Esgotos extremamente sujos que caem diretamente nos rios; Produtos químicos; Lixos sólidos, principalmente o domestico que é descartado dentro dos rios; Falta de sensibilização da população.

16 1- LUGAR: Rio Tietê ( São Paulo) 2- LUGAR: Rio Iguaçu (Paraná)
PRINCIPAIS RIOS POLUIDOS 1- LUGAR: Rio Tietê ( São Paulo) 2- LUGAR: Rio Iguaçu (Paraná) 3- LUGAR: Ipojuca (Pernambuco)

17 Soluções para não provocar a poluição dos rios:
- Pessoas e empresas não devem jogar lixo dentro dos rios; - Investimentos do setor público no tratamento de esgoto; - Os governos devem punir rigorosamente pessoas e empresas que poluem os rios. - Os governos não devem permitir a ocupação irregular próxima às margens dos rios.

18 EUTROFIZAÇÃO

19

20

21 Vamos lá?


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PROJETO GEOGRAFIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google