A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A minha visita ao Museu da Lâmpada

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A minha visita ao Museu da Lâmpada"— Transcrição da apresentação:

1 A minha visita ao Museu da Lâmpada
Nome: Caio Rebouças Condolato Nº: 6

2 Criado pelos sócios fundadores da GIMAWA, uma das principais revendedoras de materiais elétricos, projetos e consultoria na área, o Museu da Lâmpada aborda sua história desde a descoberta do fogo até as lâmpadas mais modernas utilizadas atualmente. Um lugar que agrega conhecimento e ao mesmo tempo detentor de um acervo significativo histórico, o museu da lâmpada foi inaugurado em 15 de abril de 2012, para encantar o público e apresentar a história da invenção que é o símbolo da boa ideia. O museu conta com um acervo de pesquisa, materiais e equipamentos capazes de reproduzir a linha do tempo, desde a descoberta do fogo, a invenção da lâmpada, até o desenvolvimento das mais modernas tecnologias em iluminação.   Venha conhecer este maravilhoso espaço que proporciona interação e cultura aos seus visitantes!

3 O FOGO | A descoberta que revolucionou a vida humana Na PRÉ-HISTÓRIA o homem primitivo obtinham o fogo através da manifestação da natureza!  Para isso acontecer, era necessário que os raios acertassem as árvores, e assim, gerar o FOGO! Estes são os indícios da descoberta do fogo pelos seres humanos, entretanto, alguns enxergavam o fogo como uma benção e outros como uma maldição. O domínio do fogo Já no período neolítico o homem desenvolveu técnicas para obter o fogo usando pedras e a agricultura. Produziu ferramentas e criou animais para consumo. Assim, começou a ser independente e a evolução trouxe um novo rumo para a humanidade. Com o fogo, a noite já não era tão perigosa e diminuía a necessidade de se esconder ou lutar. Acredita-se que com a descoberta, a evolução do homem foi diretamente atingida, pois permitiu mais tempo para pensar. O Uso do fogo como iluminação Até o século XIX o fogo era usado como principal meio de iluminação, utilizando óleo de baleia e outros materiais para manter postes de iluminação pública e lampiões acesos

4 Quem foi Thomas Alva Edison
Quem foi Thomas Alva Edison?   Inventor, cientista e empresário, Thomas Alva Edison nasceu no dia 11 de Fevereiro de 1847, em Ohio, nos Estados Unidos, em uma família de classe média. Seu pai, Samuel Edison, canadense de origem holandesa, trabalhou como marceneiro, carpinteiro e negociante de imóveis. E sua mãe, Nancy Eliot Edison, dedicou-se como educadora. Ele era o caçula de sete irmãos. Durante toda a sua vida, Thomas Edison registrou patentes de diversas criações e aperfeiçoamentos. O Feiticeiro de Menlo Park (The Wizard of Menlo Park), como era conhecido, foi um dos primeiros inventores a aplicar os princípios da produção maciça (grande quantidade de produtos) ao processo da invenção. Além de ter desenvolvido dispositivos importantes de interesse industrial. A importância de suas invenções para a humanidade  Conhecido como o “pai” da lâmpada incandescente, Thomas Edison foi o criador e aperfeiçoador de outras invenções essenciais para a vida humana. O fonógrafo foi uma de suas principais invenções, outra foi o cinetógrafo, que era a primeira câmera cinematográfica do mundo. O equipamento mostrava os filmes que ele criava. Edison também aprimorou o telefone, inventado por Antonio Meucci, e o transformou em um aparelho que funcionava melhor e mais eficaz. Aperfeiçoou também a máquina de escrever. Além das citadas grandes contribuições, Edison, também trabalhou em projetos variados, como alimentos empacotados a vácuo, um aparelho de raio-X e um sistema de construções mais baratas feitas de concreto. Por suas contribuições, Edison é considerado um dos precursores da revolução tecnológica do século XX e, em 1969, foi incluso no Automotive Hall of Fame (O hall da fama automotivo). Principais invenções  Thomas Edison teve um papel determinante no surto da indústria do cinema e na vida da humanidade. São estes os aparelhos que inventou e lançou no mercado: - Cinetógrafo (Kinetograph): máquina de filmar - Cinescópio ou Cinetoscópio (Kinetoscope): caixa com imagens filmadas vistas no seu interior; - Cinefone ou Cinetofone (Kinetophone): versão do cinescópio com som síncrono gerado por um fonógrafo; - Vitascópio (Vitascope): projetor de filmes em tela; - Contador automático de votos: equipamento eletromecânico que transmite telegraficamente as cotações da bolsa de valores; - Lâmpada incandescente: dispositivo elétrico que transforma energia elétrica em energia luminosa e energia térmica

5 Como a lâmpada incandescente funciona
Como a lâmpada incandescente funciona? No início o maior desafio era desenvolver um filamento resistente.  Atualmente, os filamentos são, geralmente, feitos de tungstênio e metal, que só derrete quando submetido a temperatura altíssima. Para evitar que os filamentos entrem em combustão e se queimem rapidamente, remove-se todo o ar da lâmpada, enchendo-a com a mistura de gases inertes, nitrogênio, argônio ou criptônio. 2/3 Processo que acontece ao ligar uma lâmpada na corrente elétrica: 1- Quando se aciona um interruptor, a corrente elétrica passa pela lâmpada através de duas gotas de solda de prata que se encontram na parte inferior; 2- Que correm ao longo de fios de cobre e se acham firmemente fixados dentro de uma coluna de vidro; 3- Entre as duas extremidades dos fios de cobre estende-se um outro fio,  muito fino, chamado filamento que é composto por tungstênio. 4- Quando a corrente passa por este último torna-o incandescente, produzindo luz  atingindo ate três mil graus.

6 As Lâmpadas FLUORESCENTES   A lâmpada fluorescente é um tipo de lâmpada criada por Nikola Tesla, introduzida no mercado consumidor, em Ao contrário das lâmpadas de filamento, possui grande eficiência por emitir mais energia eletromagnética em forma de luz, do que calor. Como funciona As lâmpadas fluorescentes são lâmpadas de descarga e em seu tubo são inseridas partículas de mercúrio, que em contato com os eletros disponibilizados pela energia nos condutores, chocam com as partículas de mercúrio e entram em reação e trazem luminosidade. Para potencializar esta iluminação, o tubo de vidro que é inserido o “gás de mercúrio” é revestido com material a base de fósforo e quando disposto a esta radiação ultravioleta gerada da reação, produz a luz visível enxergada nas lâmpadas fluorescentes.

7 As Lâmpadas HALÓGENAS Em 1958, foi introduzida a lâmpada halógena
As Lâmpadas HALÓGENAS Em 1958, foi introduzida a lâmpada halógena. Lâmpadas halógenas são lâmpadas incandescentes com filamento de tungstênio contido em um gás inerte e em uma pequena quantidade de halogêneo, como iodo ou bromo, que são componentes químicos. O tungstênio é um elemento químico que em sua forma impura é um metal de cor branca e cinza. Como funcionam? As lâmpadas halógenas possuem luz brilhante, que possibilita realçar as cores e os objetos com eficiência energética, bem maior do que a das lâmpadas incandescentes comuns. O gás de halogênio recicla uma parte do tungstênio, queimado e transportando novamente uma parte para o filamento. Assim, aumenta a durabilidade do filamento da halógena, comparando-se com a incandescente.   ​Onde se aplica? O mercado possui uma grande variedade de lâmpadas e luminárias focadas para a iluminação do comércio, hotelaria, museus, marcenaria e arquitetura em geral.

8 As Lâmpadas de Vapor Lâmpadas de Vapor de Sódio Em 1962, foi inventada a Lâmpada de Sódio de Alta Pressão ​Sob alta pressão A lâmpada a vapor de sódio sob alta pressão é eficiente, durável e confiável.  A lâmpada de sódio utiliza uma mistura de sódio com mercúrio, além de gases nobres que iniciam a ignição da lâmpada. Curiosidade: O maior obstáculo para a elaboração desse audacioso projeto, foi a confecção de um tubo de descarga que suportasse a agressividade do sódio sob altas temperaturas e pressões. A solução foi o desenvolvimento de um tipo especial de cerâmica translúcida, denominada alumina.  ​Sob baixa pressão Foi desenvolvida por volta de Este tipo de lâmpada tem como princípio de funcionamento, a descarga em um tubo de vidro especial em forma de U, contendo uma atmosfera composta de 99% de neônio e 1% de argônio, além do sódio. Curiosidade: Esta lâmpada possui algumas peculiaridades que a tornam semelhante à lâmpada fluorescente, no que diz respeito às características funcionais, como por exemplo, os catodos aquecidos e o circuito de ligação, constituído de um reator e um starter, similares aos da lâmpada fluorescente. ​Lâmpadas de Vapor de Mercúrio Em 1931 foi Inventada a lâmpada a vapor de mercúrio. ​ ​Sob alta pressão A lâmpada de mercúrio sob alta pressão, como o próprio nome diz, é uma lâmpada que tem como princípio de funcionamento a descarga entre dois eletrodos imersos em uma atmosfera de argônio, com uma pequena quantidade de mercúrio. Para que a lâmpada a vapor de mercúrio possa funcionar com segurança, a mesma deve operar com reator, para que a corrente de tensão seja limitada a valores aceitáveis para o seu funcionamento. ​​ Lâmpadas de Vapor Metálico ​ Sob alta pressão A lâmpada de vapor de mercúrio com iodetos metálicos ou lâmpada de vapor metálico, é o aperfeiçoamento da lâmpada de vapor de mercúrio.  Sua diferença mede-se pela presença de iodetos metálicos, pelo seu desempenho e possibilidade de variar a coloração da lâmpada pela seleção dos iodetos metálicos colocados no interior do tubo de descarga. Curiosidade: Esse tipo de lâmpada, também conta com um revestimento de alumina nas extremidades do tubo de descarga, cujo objetivo é refletir o calor produzido para os eletrodos e impedir a condensação dos iodetos no interior do tubo.

9 Os LED's A palavra LED vem do inglês Light Emitting Diode, em português, significa Diodo Emissor de Luz. Como o próprio nome já diz, é um diodo que quando energizado emite luz visível ao olho humano. O que é diodo? Diodo semicondutor é um dispositivo ou componente eletrônico, composto de cristal semicondutor de silício ou germânio numa película cristalina, cujas faces opostas são dopadas por diferentes gases durante sua formação.   ​Quem inventou o LED? Em 1961, Robert Biard e Gary Pittman, pesquisadores da Texas Instruments, descobriram que o GAAS (Arsenieto de Galio, um dos compostos usados na fabricação de diodos retificadores e de sinal) emitia radiação infravermelha quando percorrido por uma corrente elétrica. A radiação infravermelha não é visível a olho nú e somente em 1962, que Nick Holonyak Jr., da General Electric, conseguiu obter luz visível (vermelha) a partir de um LED. Robert Biard e Gary Pittman patentearam o LED, mas Holonyak é considerado o 'pai do diodo emissor de luz'. Em 1971, surgiu o LED azul, mas a sua intensidade luminosa era muito baixa. Somente em 1989, é que surgiram os primeiros LED's azuis comerciais, permitindo a criação dos diversos dispositivos visuais a LED (TV de LED, painéis RGB, etc.).​ Vantagens LED  Durabilidade: Estimada em até horas; Não emite calor, raios UV e IV; Não agride os objetos iluminados por sua irradiação luminosa; Não atrai insetos; Não agride o meio ambiente, dispensando descarte; Segurança total: não oferece risco, pois não tem gases nem filamento e sua voltagem é baixa; Alta Resistência: Não requerer manutenção;

10 Reciclagem das Lâmpadas Lâmpada Incandescente Como são produzidas em vidro, metal e o filamento de tungstênio (sem nenhum componente tóxico), elas não contem nenhum material que prejudica o meio ambiente, portanto, não existe problema em descartá-la em lixo comum! O ideal é fazer a reciclagem correta de vidros e alumínio. Lâmpada Halógena Apesar de ser preenchida com pequena quantidade de gás halógeno, o mesmo não oferece perigo para as pessoas e nem para o meio ambiente. Podem ser descartadas em lixo comum como as Lâmpadas incandescentes. O ideal é também fazer a reciclagem correta de vidros e alumínio.

11 Redação Pessoal: A experiência de ir lá foi incrível, foi realmente como eu tivesse realizado uma viagem no tempo, na história da lâmpada. Conheci como foi a criação da lâmpada, a importância do fogo, quem criou a lâmpada, quem foi Thomas Edison, enfim, não vou contar senão estraga a experiência.... Recomendo muito ir lá.


Carregar ppt "A minha visita ao Museu da Lâmpada"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google