A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS CIÊNCIAS FÍSICAS E QUÍMICAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS CIÊNCIAS FÍSICAS E QUÍMICAS"— Transcrição da apresentação:

1 AS CIÊNCIAS FÍSICAS E QUÍMICAS
Colégio COC Imperatriz Ciências – 8ª Série Profa. Amanda Lira

2 A EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE
O homem sempre foi curioso: Observar e analisar o ambiente; Transformação de materiais em objetos; Utensílios domésticos e ferramentas feitos de pedra, argila e metais. Antigüidade – técnicas rudimentares Conhecimento – melhorias para a vida humana.

3 A EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE
Avanços na tecnologia: Fogo – fonte de luz e calor; Roda – movimentar água; Vapor d’água – movimentar máquinas. Au, Ag, Fe, Cu, Sn, Zn: Fabricação de utensílios e ferramentas. Século XIX: Al – metal mais barato do que Au e Ag.

4 A EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE
Sistematização dos conhecimentos: O por quê das coisas; Comparações; Relações de causas e efeitos. Revolução industrial: Máquinas - ↑a produção; Fábricas produzem em série; Navios e locomotivas a vapor – acelera a circulação de mercadoria.

5 A EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE
1ª Guerra Mundial: Grandes destruições X Grandes avanços científicos e tecnológicos: Saúde – radiologia; Tecnologia – sonar; Transportes – aviação. Televisão, rádio, telefone, computador, automóvel, alimentos industrializados, medicamentos, fibras sintéticas, plásticos ... O que representam? Homem a procura do bem-estar e de uma vida melhor!

6 O MÉTODO CIENTÍFICO Método: Método científico:
Caminho para chegar a um fim ou pelo qual se atinge um objetivo. Método científico: Caminho trilhado pelo cientista quando está em busca de “verdades” científicas. O que é ser um cientista? É ter uma atitude científica! Cientista profissional – trabalha em novas descobertas.

7 O MÉTODO CIENTÍFICO O cientista deve:
Registrar todas as etapas, dúvidas, dificuldades, decisões e justificativas. Seguir uma seqüência de passos com base experimental e lógica. Os conhecimentos produzidos pelas ciências são VERDADEIROS: Até que novas descobertas são feitas!

8 AS ETAPAS DO MÉTODO CIENTÍFICO

9 DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E O MEIO AMBIENTE
Não reinamos na natureza! Ciência – novas descobertas Homem industrializa essas descobertas – Tecnologia. Progresso nos transportes e meios de comunicação – integração de indivíduos e de culturas. Indústrias: Transformam substâncias da natureza em objetos úteis. Seus resíduos podem contaminar o ambiente.

10 DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E O MEIO AMBIENTE
A solução seria acabar com as indústrias? Somos capazes de viver sem os produtos industrializados? Desenvolvimento sustentável: Política de conservação do meio ambiente; Manter os benefícios da indústria sem trazer prejuízos ao meio ambiente.

11 FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS DA MATÉRIA
Qualquer sólido, líquido ou gás que ocupe lugar no espaço; Objeto de estudo da física e da química. Substâncias: Diferentes tipos de composição da matéria. Corpo: Parte da matéria ou porção limitada da matéria. Objeto: Corpo produzido pelo homem e que tem alguma utilidade.

12 FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS DA MATÉRIA
No Universo, a matéria: Não é criada e nem destruída, mas apenas transformada; Uma série de acontecimentos podem alterar a sua composição e a sua situação. Fenômeno: Qualquer modificação operada nos corpos pela ação de agentes físicos ou químicos; Fato observável; Ex: ferrugem ou gelo quando derrete.

13 FENÔMENO FÍSICO Não altera a estrutura da matéria;
Não ocorre a transformação em outra substância; Ex: amassar uma folha de papel, evaporação da água, aquecer uma panela de alumínio.

14 FENÔMENO QUÍMICO Altera a estrutura da matéria ou a sua constituição interna; Resulta na formação de novas substâncias; Ex: queima de uma vela, escurecimento da prata, apodrecimento dos alimentos.


Carregar ppt "AS CIÊNCIAS FÍSICAS E QUÍMICAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google