A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instalação e Manutenção de Computadores

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instalação e Manutenção de Computadores"— Transcrição da apresentação:

1 Instalação e Manutenção de Computadores
Prof. Hayslan N C Bucarth

2 OBJETIVOS DA AULA PLACA DE VIDEO MEMORIAS RESOLUÇÃO
PCI, AGP, PCI-E 16X TIPOS DE MONITORES LCD, LED E TRC CONECTORES VGA, HDMI O objetivo da aula será passar o conhecimento necessário sobre um a placa de video. Qual a necessidade, quais os tipos de placas de vídeo. Sobre o tipos de memória e suas características físicas.

3 O que é uma placa de vídeo?
Placa de Video O que é uma placa de vídeo? Conhecidas também como adaptador de vídeo ou aceleradora gráfica. É responsável por enviar a imagem processada para o Monitor.

4 Placa de Video Elas podem ser encontradas em três modos:
OnBoard – São as encontradas junto as placas mãe, normalmente não tem memória própria e não tem um desempenho muito bom para Games. OffBoard – São as conhecidas com GPU pois tem seu próprio conjunto de processamento e motores gráficos. APU – São a integração em um único corpo do GPU + PCU, fazendo que tenham um grande ganho de processamento. GPU (Graphics Processing Unit, ou Unidade de Processamento Gráfico), conhecido também como VPU ou unidade de processamento visual, é o nome dado a um tipo de microprocessador especializado em processar gráficos em computadores pessoais, estações de trabalho ou videogames. GPUs modernas manipulam gráficos computadorizados com eficiência e sua estrutura de processamento paralelo os tornam mais capazes neste tipo de trabalho que CPUs normais. Uma GPU normalmente é utilizada em placas de vídeo (este é chamado de Placa de Vídeo Offboard ou Placa de Vídeo Dedicada), mas versões simplificadas são integradas diretamente na placas-mãe o que é chamado de Acelerador Gráfico Integrado ou Placa de Vídeo Onboard. Uma unidade de processamento acelerado (sigla UPA ou em inglês APU de Accelerated processing unit) é um sistema de processamento que inclui a capacidade de processamento adicional destinada a acelerar um ou mais tipos de cálculos fora de uma CPU. Isto pode incluir uma unidade de processamento gráfico (GPU) usada para computação de propósito geral (GPGPU), um conjunto de portas de campo programáveis ​​(FPGA), ou sistema de processamento especializado semelhante. Variações sobre o uso deste termo incluem uma variação em que a APU é descrita como um dispositivo de processamento que integra uma CPU e uma GPU OpenCL compatível com o mesmo molde, melhorando assim as taxas de transferência de dados entre os componentes, enquanto reduz o consumo de energia em 50% com a tecnologia atual sobre a arquitetura tradicional. APUs também podem incluir o processamento de vídeo e outras aplicações específicas aceleradores. Exemplos incluem AMD Fusion, Cell (microprocessador), Intel HD Graphics, e Projeto da NVIDIA Denver.[1]

5 Memórias Tipos DDR – Todos os tipos. GDDR - Memórias especias.
A quantidade de memória disponível para a placa de vídeo seja OnBoard ou OffBoard, influencia em sua capacidade qualidade. DDR - São as mesma utilizadas pelos processares, e em geral é elas que são compartilhada na memória de vídeo quando o é placa OnBoard. GDDR – São um tipo de memória de especificas para placa de vídeo, onde elas tem uma frequência de trabalho muito mais alta.

6 BARRAMENTO ou Slot PCI – Utilizado inicialmente para ligar placa vídeo apenas para exibição em monitores. AGP – Foi Criado para ligar as placas de vídeo a placa mãe, assim melhorando o desempenho. PCIe 16x – É o barramento mais atual, criado para substituir o slot AGP e para dar maior capacidade de atuação. Até o lançamento do barramento AGP as placas de vídeo eram instaladas no barramento PCI. A taxa de transferência máxima teórica do barramento PCI 32 bits a 33 MHz era de 133 MB/s, uma taxa insuficiente para aplicações 3D (como jogos, por exemplo) e que limitava o desenvolvimento de placas de vídeo mais sofisticadas. Além da sua baixa taxa de transferência, o barramento PCI tinha um outro problema: estava “sufocado”. A arquitetura de chipsets utilizada na época era de pontes, que utilizava o barramento PCI para a comunicação do circuito de ponte norte com a ponte sul. Além disso, a maioria dos periféricos on-board do micro eram instalados no barramento PCI, como as portas IDE on-board, controladora SCSI, vídeo, som e rede on-board. Isso sem falar nos periféricos que podiam ser instalados no barramento PCI através dos slots PCI. Motivada por essas razões, a Intel lançou o barramento AGP. A finalidade principal do barramento AGP era de aumentar a taxa de transferência das placas de vídeo fazendo com que elas não fossem mais instaladas no barramento PCI, e sim no barramento AGP, que é mais rápido. Tecnicamente falando o AGP não é um barramento, já que apenas um dispositivo é conectado nele: a placa de vídeo. É mais uma conexão ponto-a-ponto de alto desempenho usada apenas por placas de vídeo.

7 Versão Modos de Operação Alimentação AGP 1.0 x1 e x2 3,3V AGP 2.0 x1, x2, x4 1,5V AGP 3.0 x1, x2, x4 e x8

8 Barramento A capacidade de placa de vídeo tem de acessar o a memória. Geralmente é definido com 128 bits, 256 bits. São quantidade de trilhas que liga GPU a memória de uma placa de vídeo.

9 MONITORES É um dispositivo de saída de vídeo do computador, tendo a função de exibir imagens geradas digitalmente ao utilizador.

10 MONITORES CRT - Catodic Ray Tube – Monitores de Raios Catódios.
LCD – Monitores de Cristal Liquido. LED - Light-emitting Diode, ou diodo emissor de luz O princípio de funcionamento de um monitor CRT é usar um canhão de elétrons, montado na parte de trás do tubo de imagem para acender as células de fósforo que compõe a imagem. O canhão emite elétrons, que possuem carga negativa. Para atraí-los até a parte frontal do tubo é utilizada uma cinta metálica chamada de anodo, que é carregada com cargas positivas. Os monitores de cristal líquido também gastam menos eletricidade. Enquanto um monitor tradicional de 14 polegadas consome por volta de 90 W, e um de 17 polegadas por volta de 110 W, um LCD de 15" dificilmente ultrapassa a marca dos 35W. Outra vantagem é que estes monitores emitem uma quantidade muito menor de radiação nociva (praticamente nenhuma em alguns modelos) o que os torna especialmente atraentes para quem fica muito tempo em frente ao monitor diariamente. Finalmente, nos monitores de cristal líquido não existe flicker, pois ao invés da imagem ser formada pela ação do feixe de elétrons, como nos monitores CRT, cada ponto da tela atua como uma pequena lâmpada, que muda sua tonalidade para formar a imagem. O termo "refresh rate" não se aplica ao monitores de cristal líquido, pois neles a imagem é sempre perfeita.

11

12 VGA - Video Graphics Array HDMI - High-Definition Multimedia Interface
CONECTORES VGA - Video Graphics Array HDMI - High-Definition Multimedia Interface

13 Referencia http://www.hardware.com.br/dicas/gddr3-gddr5.html


Carregar ppt "Instalação e Manutenção de Computadores"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google